sexta-feira, 10 de maio de 2013

Caso Arapongagem – Eudes se diz vítima de racismo por parte do governador Cid Gomes


eudinh
“Eu sou solidário ao ex-prefeito Roberto Pessoa!”, disse, em sua fala na Assembleia Legislativa, nesta manhã de sexta-feira, o deputado federalEudes Xavier (PT). Ele denunciou, durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, um suposto esquema de espionagem bancado pelo Governo do Estado e secretários envolvendo contratação da empresa americana Kroll. O alvo seria o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).
Eudes leu artigo da Carta Magna lhe garantindo direito de opinião e imunidade parlamentar – referiu-se a questionamentos sempre feitos sobre como teve acesso ao suposto esquema de espionagem, colocou seu sigilo fiscal e telefônico à disposição da Assembleia. Também deixou claro que nunca foi eleito por uso de máquina alguma.
Sobre Cid Gomes, que esteve na Assembleia Legislativa rebatendo denúncias do petista, chegou a dizer, em relação a críticas feitas pelo governador, que se sentia vítima de preconceito ou até de racismo por parte do chefe do executivo estadual.
Em aparte, o deputado estadual Fernando Hugo (PSDB) rebateu o petista sobre a conquista de mandato sem apoio de máquina e o qualificou de leviano por ter feito denúncias de arapongagem envolvendo o governador Cid Gomes sem apresentar provas. “
(blog do Eliomar)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Banco do Brasil deve indenizar cliente vítima de estelionato dentro de agência


O Banco do Brasil foi condenado a pagar indenização para o agricultor E.S.S., vítima de estelionato dentro de agência. A decisão é do juiz César de Barros Lima, respondendo pela Vara Única da Comarca de Jijoca de Jericoacoara, distante 295 km de Fortaleza.
Conforme os autos, no dia 20 de outubro de 2011, o cliente foi ao banco para realizar saque. No local, foi ajudado por homem que aparentava ser funcionário da instituição. Contudo, a operação financeira não deu certo e E.S.S. foi embora.
O agricultor retornou à instituição financeira e procurou o gerente. Na ocasião, foi informado de que haviam sido feitos saques e transferências da conta, totalizando R$ 2.640,00. A vítima registrou boletim de ocorrência e solicitou o ressarcimento, que foi negado.
Então, ingressou com processo na Justiça, requereu a devolução do dinheiro e indenização por danos morais. Na contestação, o Banco do Brasil alegou que a culpa foi exclusiva do cliente por ter fornecido a senha do cartão a um estranho.
Ao julgar o caso, o magistrado determinou a devolução da quantia subtraída e fixou os danos morais em cinco vezes o valor do ressarcimento.
Para o juiz, ficou constatado que a instituição “agiu com culpa elevada, já que não tomou os cuidados necessários para se evitar o resultado lesivo”.
(TJCE)

REPERCUTE VIDEO QUE FLAGROU ESPANCAMENTO E TIROS NO CENTRO DE ACARAÚ


Na madrugada do último domingo dia 05/05, ocorreu um verdadeiro faroeste no centro de Acaraú. Depois de saírem de uma balada que ocorria em um bar de frente a praça do centenário no centro da cidade, houve uma confusão entre uma turma identificada como sendo da localidade de Curral Velho contra uma turma identificada como sendo do bairro de Pedrinhas. Durante o confronto os integrantes da turma da localidade de Curral Velho saíram em um carro escapando da confusão.

De acordo com informações, um homem que seria da localidade de Curral Velho, que estava altamente embriagado e que não participou da confusão começou a ser agredido por integrantes da turma do Bairro de Pedrinhas, sem ter a minima possibilidade de se defender de tão embriagado que estava.

Em um vídeo que circulou na internet (link abaixo) é possível ver o homem caído ao chão sem esboçar nenhuma reação levando chutes, murros, pisões, pontapés e até uma pedrada na cabeça. Ainda no vídeo  um dos elementos sacou de uma arma e fez disparos em direção a uma viatura da policia civil que ia chegando no local.

Três elementos foram presos, dentre eles um menor de 15 anos que participava das agressões e que já foi encaminhado para Fortaleza para ficar internado. Os outros dois presos foi o autor dos disparos da arma de fogo, preso na noite do mesmo dia, e o autor da pedrada na cabeça da vitima que foi preso na tarde do mesmo dia em casa e com drogas, caracterizando ainda tráfico.

A vitima foi socorrida pelos policiais civis, e de acordo com informações não confirmadas, a vitima está em coma.

Devido as cenas fortes decidimos não postar o vídeo no blog, o qual pode ser assistido pelo youtube clicando no link http://www.youtube.com/watch?v=HuE6DmS5TaI.



(O Acaraú)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aquisição de gêneros para alimentação escolar em unidade de Itarema


O Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (8) extrato de contrato (assinado em 25 de abril) de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar da Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros, na cidade de Itarema.  A aquisição será viabilizada por meio de verba FNDE/PNAE, 4924/2013, 1º semestre de 2013, de acordo com a chamada pública nº04/2013. VALOR GLOBAL: R$4.716,00 (Quatro mil, setecentos e dezesseis reais) pagos em conformidade com o contrato original DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE. 

15 anos da Morte de João Jaime Ferreira Gomes Filho

Há exatamente 15 anos, os jornais em circulação no Estado do Ceará, estampava as suas páginas com uma notícia que mais tarde teria repercussão nacional: Crime de pistolagem - Prefeito do interior do Ceará é assassinado. O prefeito vítima desse crime era do município de Acaraú, João Jaime Filho, morto com um tiro no olho direito, no início da noite de oito de maio do ano de 1998, quando trabalhava em seu escritório, em Fortaleza. A notícia da época relatava que “os pistoleiros renderam a secretária da vítima e um filho dela, invadiram a sala e executaram “Joãozinho”, como era carinhosamente chamado”.
João Jaime Ferreira Gomes Filho, casado, na época com 53 anos, teve morte imediata. O caso obteve repercussão e provocou uma série de investigações na Delegacia do 4º Distrito Policial (Pio XII - Fortaleza). As investigações avançaram e a justiça chegou a condenar a 15 anos e 17 anos de prisão respectivamente Francisco de Assis Mendes Barbosa, o Pantico, que mais tarde se envolvia em um outro crime; e André de Castro Feitosa. Além de Pantico, a Polícia indiciou os irmãos Amadeu Ferreira Gomes, o Amadeuzinho, na época vice-prefeito de Acaraú, julgado e condenado no dia 3 de junho de 2005, pelo Conselho de Sentença do 6º Tribunal do Juri, a quatro votos a três a 14 anos de prisão. Aníbal Ferreira Gomes, que por decisão do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro e por insuficiência de provas, requereu em Brasília, o arquivamento do inquérito.
Com relação a condenação de Amadeuzinho, a defesa através dos advogados Clayton Marinho e Leandro Vasques recorreram da sentença junto ao Tribunal de Justiça do Estado sob a alegação de que o seu constituinte fora julgado contra as provas dos autos. Pediram a anulação do júri e ao mesmo tempo solicitaram um novo julgamento.
Manuel Duca da Silveira Neto “Duquinha” também chegou a ser citado como envolvido no caso, porém negou a acusação. Duquinha, foi denunciado em dezembro de 1998 pelo procurador-geral da Justiça, Nicéfero Fernandes. No seu depoimento na 2ª Vara Criminal do Tribunal em setembro de 1999, Duquinha negou qualquer envolvimento na morte de João Jaime. O advogado Paulo Quezado recorreu da denúncia junto ao Tribunal da Justiça.
Uma pessoa considerada testemunhas-chave no processo que apurou o crime de “Joãozinho”, Francisco Paixão de Castro, 43 anos, corretor de imóveis, foi assassinado na manhã do dia 16 de maio de 2007, com quatro tiros, na Rua Barão de Vasconcelos, no bairro Rodolfo Teófilo. Em março do ano passado o Ministério Público do Estado do Ceará, através da 4ª Promotoria de Justiça do Júri, ofereceu denúncia contra “Pantico”; Benevides Pereira Moura, o ´Bené´; Antônio Ivanilson Soares Cunha, o ´Nego Cunha´; e José Clóvis de Souza, como envolvidos na morte Francisco Paixão de Castro.

Designada Comissão Tomadora de Contas para apurar irregularidades em Acaraú


O Secretário Adjunto das Cidades do Estado do Ceará, Mário Fracalossi Júnior assinou, no dia 26 de abril, portaria Nº 234/2013, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (8) em que divulga que será instaurada Tomada de Contas Especial para fins de apuração de possíveis irregularidades na execução do Termo de Ajuste Nº 132/Cidades/2012, firmado entre o Estado, por meio da Secretaria das Cidades e o Município de Acaraú. A Comissão Tomadora de Contas Especial Permanente foi designada por meio da Portaria Nº 090/2013, de 20 de fevereiro deste ano, autorizada a emitir notificações e tomar depoimentos, bem como praticar todos os atos necessários ao desempenho de suas atribuições. A portaria publicada no D.O. desta quarta-feira estabelece  ainda que para a apuração dos fatos e possíveis danos ao erário estadual, com indicação dos responsáveis, se for o caso, fica estabelecido o prazo de 120 (cento e vinte dias), podendo ser prorrogado, para conclusão dos trabalhos. 

Municípios do Baixo Acaraú recebem quotas-partes de impostos estaduais


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Fazenda, divulgou os valores a serem repassados aos Municípios, entre os quais os do Baixo Acaraú, das quotas-partes do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), referentes ao mês de março deste ano. A divulgação foi feita por meio da Portaria Nº 351/2013, de 30 de abril, publicada no Diário Oficial do estado desta quarta-feira, dia 8 de maio. Com relação ao ICMS e o IPI, será repassado aos Municípios a alíquota de 25%; já do IPVA, 50%.
Confira os valores a serem repassados aos Municípios do Baixo Acaraú:

Município
ICMS
IPI
IPVA
25%
Líquido
25%
Líquido
50%
Líquido
Acaraú
578.462,62
462.770,10
1.956,87
1.565,50
111.288,09
89.030,47
Bela Cruz
221.537,55
177.230,04
749,43
599,54
50.577,46
40.461,97
Cruz
290.730,52
232.584,42
983,50
786,80
48.172,10
38.537,68
Itarema
390.329,45
312.263,56
1.320,43
1.056,34
61.012,27
48.809,82
Jijoca de Jericoacoara
328.528,15
262.822,52
1.111,37
889,10
31.397,42
25.117,94
Marco
284.703,47
227.762,78
963,12
770,50
53.725,36
42.980,29
Morrinhos
284.379,86
227.503,89
962,02
769,62
22.191,65
17.753,32
Fonte da tabela: Diário Oficial do Estado, 08/05/2013

Sonho de emancipação dos distritos de Aranaú e Juritianha, em Acaraú, poderá se tornar realidade


Alguns Vereadores de Acaraú e deputados estaduais irão a Brasília, na próxima semana, para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos referentes ao projeto de lei complementar nº 416, que regulamenta a criação, incorporação e desmembramento de municípios. Foi aprovado pedido de urgência no Congresso Nacional. Entre as regras está número mínimo de sete mil habitantes e de eleitores equivalente a 40% da população. O requerimento de urgência, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB), recebeu quase 400 votos favoráveis.

A emancipação de distritos no Ceará tornou-se possível em 2009, com a aprovação da Lei Complementar Estadual, de autoria do então deputado e atual vice-governador, Domingos Filho (PMDB), que tratava da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Estado. Após a aprovação da matéria, a Assembleia fez um estudo dos 45 distritos que solicitavam emancipação e aprovou 30 decretos legislativos.

O presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia, Luís Carlos Mourão, afirma que a decisão só será possível após consulta à população, que apontará seu desejo ou não de emancipar o distrito. 

Confira os distritos no Ceará que poderão ser emancipados:


























(Fonte do mapa: diálogos políticos wordpress)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Doação de sangue poderá ser realizada em Acaraú nesta quarta-feira (8)


 O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará - IFCE (situado vizinho ao fórum), no bairro Monsenhor Edson Magalhães, será ponto de coleta de sangue para estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). As doações poderão ser realizadas, nesta quarta-feira, dia 8 de maio, no período da manhã, das 8h às 12h. Para ser doador é necessário estar saudável, apresentar RG, ter entre 16 e 67 anos, sendo que aos que tiverem 16 e 17 anos só doam com o consentimento dos pais ou responsáveis, ter mais de 50 kg, estar bem alimentado e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Maiores informações no site www.hemoce.ce.gov.br, pelo disque sangue: 0800-286.2296 ou pelo telefone do campus do IFCE: (88)3661.4103.

Acaraú FM não contará mais em seus quadros com Juvemar de Paulo


Juvemar sai da emissora para novos projetos profissionais
Foto: Edson Costa
A Acaraú FM perdeu hoje um grande comunicador: Juvemar de Paulo. O mesmo, que trabalhou desde o início do projeto de implantação da rádio, estava atuando como produtor e  ajudava na apresentação de programa jornalístico. Em nota de esclarecimento, o comunicador, que justificou a sua saída para ingressar em novos projetos profissionais, agradeceu aos empresários Marcio Graeick e Robério Monteiro, proprietários da emissora e aos amigos que lá fez. Na nota, Juvemar de Paulo remete vários agradecimentos. “De forma especial, gostaria de AGRADECER os novos administradores da emissora, os senhores Claudenir Silveira, diretor administrativo e comercial e Tomas Filho, diretor artístico e de programação, pelo CONVITE a PERMANECER na emissora. Fico feliz em saber que deixei uma pequena parcela de contribuição na emissora e que esta deixa em minha vida depois do tempo que lá permaneci um grande legado.” Em sua despedida no jornal de hoje na Acaraú FM, muita emoção e votod de boa sorte ao âncora e novo produtor.

Secretário é assaltado no bairro Chapadinha, em Bela Cruz


Um Secretário Municipal de Bela Cruz, de iniciais F.M.M.A. (cuja identidade foi resguardada pela Polícia Civil de Bela Cruz), foi assaltado ao meio-dia desta terça-feira (7) no bairro Chapadinha, em Bela Cruz. O secretário foi abordado por dois homens armados de arma de fogo em uma moto preta 125 cilindradas, ambos de capacete. O bandido que estava na garupa acabou rendendo o secretário e levando deste a quantia de R$ 2.885,00 e dois aparelhos celulares. A vítima acabou presenciando um dos bandidos descendo da moto e entrando em um Fiat Uno, veículo que foi alugado em uma loja de veículos, em Acaraú. Após  ter sido o carro abandonado, dentro do mesmo, a Polícia encontrou os celulares que foram devolvidos à vítima e um capacete que a Polícia acredita que foi utilizada no assalto. A vítima compareceu até a Delegacia da Polícia Civil de Bela Cruz, onde foi instaurado inquérito policial. A Polícia está ouvindo as testemunhas e já apresenta um  suspeito de ter sido um dos autores do delito, mas não revelamos o nome para não atrapalhar nas investigações. A delegada Adriana Alves, titular da delegacia de Bela Cruz, está ouvindo testemunhas e a Polícia está realizando cercos além de Bela Cruz, em Cruz e Acaraú com o objetivo de prender os autores do delito.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Seminário que abordará sustentabilidade da carcinicultura será realizado em Acaraú


A Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) promoverá um Seminário onde serão debatidas as possibilidades de Desenvolvimento Sustentável da Carcinicultura da Costa Negra, formada pelos municípios de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara.
Na oportunidade será analisado como trabalhar em regime de associações e em sistema de cooperativas. O Seminário com os jovens acontecerá no dia 11 de maio de 2013, no auditório do campus de Acaraú do IFCE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia  do Ceará, conforme programação abaixo:

PROGRAMAÇÃO:

10h -  Coffee break receptivo e credenciamento

11h  -  Palestra - Desenvolvimento Sustentável da Costa Negra
Palestrante: Antônio Bezerra Peixoto – Engenheiro Agrônomo e M.S em Economia Rural

11h45   -  Palestra - Desenvolvimento Sustentável da Carcinicultura da Costa Negra
      Palestrante: Márcio Alves Bezerra - Engenheiro de Pesca, Coordenador de Extensão e        Relações Empresariais do IFCE Campus de Acaraú.

12h30    -   Almoço

13:30h    -  Palestra - Cooperativismo e Associativismo
                    Palestrante: Tomaz Machado do Carmo – Administrador de Empresa, Gestor Territorial do SEBRAE CE - Zona Norte.
 14:15h    -    Palestra - Empreendedorismo
           Palestrante: Jacob Bandeira S. Neto - Administrador de Empresa e Articulador Regional do SEBRAE/Ce em  Itapipoca.

15h30    -      Coffee break receptivo

16h    - Conferência de Busca do Futuro
Palestrante: Antônio Nóbrega Filho – Administrador de Empresa e Consultor na Área de Conferência e Planejamento Estratégico

16h45     -       Encerramento


Pároco de Bela Cruz diz que felicidade exige espiritualidade

Pároco de Bela Cruz e destacado sacerdote, Padre Emídio Moura, publicou hoje 06/05, em sua pagina na internet (fan page) o texto "A busca da Felicidade" onde destaca a fé como saída de limitações, confira o texto:



                      A BUSCA DA FELICIDADE

Por muito tempo as pessoas buscaram a felicidade numa dimensão espiritual, que nós poderíamos chamar de uma vida em harmonia com o universo, com os outros seres humanos e com Deus. Algumas décadas faz que então as pessoas começaram a buscar a felicidade na aquisição e usufruto dos bens de consumo. Felicidade já não estaria na harmonia, mas no consumir. Aqueles que conseguiram comprar tudo que precisavam acrescentaram um novo padrão de consumo. Já não bastava ter um sapato de salto, uma bolsa de mão, um vestido longo. Precisava ser aquele sapato, aquela bolsa e aquele vestido de marca tal. Daí um mesmo sapato com o mesmo conforto e design pode variar em seu preço de 1000%. Porque já não é só um calçado confortável, mas ostentação de poder de consumo.
A partir de então se criaram dois problemas graves. Primeiro: quem usa o sapado, a bolsa e o vestido ou terno de marca paga muito caro por ele e ainda não se sente feliz como queria. Segundo: os que não podem usar o mesmo sapato, a mesma bolsa, o mesmo vestido ou terno se sentem infelizes, e pensam que são assim porque não têm aqueles bens de consumo que tanto desejam. Aí, os segundos ameaçam os primeiros com a violência e assaltos. E ambos estão insatisfeitos e sentem desprezo pelos outros. Os ricos desprezam os pobres como gentalha e mundiça, etc. Os pobres desprezam os ricos como exploradores, desonestos e causa de sua infelicidade.
Hoje os ricos amanheceram ricos, contemplando seus sapatos de luxo e suas bolsas caríssimas, mesmo assim, tensos e insatisfeitos com a vida. Os pobres amanheceram pobres, com ódio por não poderem comprar aqueles sapatos e aquelas bolsas. Alguns pobres estão até planejando um assalto para ter mais dinheiro. A fim de comprar os desejados bens de consumo. E deste modo pobres e ricos estão infelizes. Simplesmente porque a nova receita de felicidade é falsa. E falsa também é a idéia de que um ano novo, ou um novo mandatário vai resolver o problema. Que haverá uma mudança qualitativa sem a ação coletiva dos homens.
E só haverá ação coletiva em favor de todos quando cada um desacelerar os impulsos do desejo. Impulsos que são estimulados pela falsa idéia de que consumir traz felicidade, pela busca de se sentir importante no grupo social e pela carga de propaganda dos meios de comunicação. E mais: quando puser um freio no próprio egoísmo. Para vencer o egoísmo o homem precisa contemplar a vida de um horizonte mais amplo. Sair dos estreitos limites de quem se entende apenas como um ser carente. Acolher a vida como um dom superior e a convivência como uma oportunidade de espalhar bondade e amor. Conter o impulso de reação para não perder de vista o sonho que o inspirou no começo. Quanta gente começou tão bem, mas se pôs a reagir aos contrários e perdeu de vista o sonho e, mais ainda, aqueles que poderiam estar consigo ajudando a construir seu sonho. Para alcançar este horizonte mais vasto a fé é um instrumento indispensável. Pois, a fé sadia nos liberta da angústia de quem só tem o presente, o qual deve ser potencializado ao máximo. A fé nos arranca da limitação do corpo frágil e transitório, e nos ensina que podemos sintonizar com alguém forte e perene que é Deus. E que este Deus recolherá cada momento, cada gesto, cada atitude de paciência, esperança e amor. PARE, PENSE, DECIDA-SE E AJA COM PERSEVERANÇA!


Bela Cruz, 05/05/2013.

Pe. Emidio Moura Gomes

Saúde entrega Policlínica de Acaraú na 6ª feira




O secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, seguiu para Brasília, nesta segunda-feira, onde participa de reunião dos coordenadores do Programa de Valorização de Atenção Básica (Provab), lançado pelo governo federal. Esse programa consiste no envio de médicos para o Interior do Estado, engajados em programas de saúde da família.
O Ceará, segundo Arruda Bastos, foi o Estado mais bem aquinhoado com o Provad. O secretário também adiantou agenda de inauguração de novos equipamentos no setor.

(blog do Eliomar)

domingo, 5 de maio de 2013

Eleição para novos diretores de escolas estaduais do Baixo Acaraú devem ser realizadas em junho

Liceu de Acaraú é uma das unidades que elegerá novo gestor
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Quinze escolas situadas em vários municípios da região do Baixo Acaraú, subordinadas a 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), deverão eleger em junho seus novos diretores. As regras da eleição estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), encontram-se dispostas na portaria nº 0399/2013-GAB, publicado no diário oficial do Estado na última sexta-feira, dia 3 de maio. O registro de candidaturas acontecerá de 27 a 31 de maio e as eleições deverão acontecer entre 10 e 14 de junho.
No Município de Acaraú, as escolas que passarão a ter novos diretores são: CEJA Padre Antônio Tomás, Escola Maria Conceição de Araújo, Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes, Escola Vicente de Paulo da Costa. Em Bela Cruz, serão eleitos novos diretores na Escola Professora Marieta Santos e Escola Theolina de Muryllo Zacas. Em Cruz, por sua vez, na Escola São Francisco da Cruz. Já em Itarema, novos gestores serão eleitos na Escola Francisco Araújo Barros, Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios, Luzia de Araújo Barros e Prefeito José Maria Monteiro. Em Jijoca de Jericoacoara, haverá eleição na Escola José Teixeira de Albuquerque. Em Marco, na Escola Ricardo de Souza Neves. Já em Morrinhos, haverá eleição na Escola Carminha Vasconcelos.

Encontro Cultural que reunirá mestres e instrutores de capoeira será realizado em Cruz

O Artes das Gerais incentiva e divulga a arte da capoeira
Foto: arq. Revista Capoeira

O Município de Cruz irá sediar o I Encontro Cultural da Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG). O encontro, que reunirá gestores e munícipes de Cruz e Bela Cruz, acontecerá no dia 25 de maio no Auditório Municipal Padre Manoel Valdery da Rocha, situado à Praça dos Três Poderes S/N, bairro Aningas, em Cruz. Devem participar Mestre Museu, Formando Salário, Formando Lorim, Contra-Mestre Guga e o Instrutor Aldeci. O evento é organizado pelos Instrutores Cobra e Curió.
O Grupo de Capoeira Artes das Gerais, entidade jurídica sem fins lucrativos, foi fundado em 26 de novembro de 1992. Atualmente possui representações em várias cidades mineiras e em outros países, como Alemanha, Polônia, EUA, Suíça e Portugal.Em sua trajetória histórica, o Grupo sempre esteve vinculado às instituições escolares, mantendo com elas uma estreita relação. Esta identidade com o universo escolar fez com que o grupo conquistasse grande prestígio e reconhecimento no contexto da capoeira nacional.
Atualmente, o Grupo incentiva, divulga e tenta resgatar nossa cultura e arte. Os professores formados pelo Artes das Gerais são profissionais capacitados para ensinar e divulgar a arte da capoeira em escolas, academias e centros esportivos.

Municípios do Baixo Acaraú participam de V Etapa dos Jogos Abertos do Interior

Entre as modalidades esportivas, o handebol

A região do Baixo Vale do Acaraú fez-se representar na V Etapa dos Jogos Abertos do Interior, realizado neste fim de semana, de 3 a 5 de maio, na cidade de Ipu. Entre os 33 municípios participantes, Acaraú, Bela Cruz, Itarema e Morrinhos. Ao todo, competiram 1737 atletas de 33 municípios da Região Norte/Ibiapaba que buscam garantir vaga na Etapa Estadual com o objetivo de conquistarem dos JAI 2013. A Solenidade de Abertura,realizaza no Ginásio Abdoral Timbó, contou com a presença do secretário estadual do Esporte Gony Arruda e do secretário Adjunto Eugenio Rabelo.

Entre os resultados, a equipe de futsal de Acaraú ganhou a de Ipu, por 6X4. A equipe de handebol de Morrinhos ganhou da de Camocim por 23X12. O time de basquete de Bela Cruz ganhou do de Irauçuba por 59X19 pontos. Já a equipe de handebol de Bela Cruz ganhou da de Tianguá por 11X9; e de Viçosa por 21X5; e de Tianguá, por 17X12.

  
A edição de 2013 dos Jogos Abertos do Interior bateu recordes de municípios participantes e atletas. No total, 113 municípios e 6394 participaram das disputas JAIs nas modalidades basquete, handebol, futsal, voleibol, e futebol de campo. A Etapa Final acontecerá de 16 a 19 de maio em Limoeiro do Norte.

Jogos Abertos do Interior

Os Jogos Abertos do Interior foram criados pela Secretaria do Esporte do Estado e tem por finalidade promover e intercâmbio esportivo entre os municípios participantes. A competição visa proporcionar boas relações entre atletas, ex-atletas e técnicos e apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense nas modalidades: voleibol, basquete, handebol, futsal e futebol.