sábado, 4 de maio de 2013

Missa em Ação de Graças na igreja Matriz lembra 44 anos de vida de pároco de Acaraú

Padre Eudes completa neste sábado 44 anos
Foto: arq. Com. Rainha da Paz

Neste sábado, será celebrada uma Missa em Ação de Graças pelo Aniversário Natalício do Pároco de Acaraú, Padre Eudes Cruz, que completa 44 anos de idade. A celebração, a ser presidida pelo aniversariante, iniciará às 19h na Igreja Matriz e em seguida toda a comunidade paroquial é convidada para um momento de Confraternização que acontecerá na Praça da igreja Matriz. A festa contará com a organização da Comunidade Rainha da Paz e das pastorais. Para Padre Eudes, a data é um momento de reflexão sobre sua trajetória de vida. “Afinal a vida exige  responsabilidade em tudo.  Esse é um momento de parada no sentido de fazer uma retrospectiva e perceber o que de bom já vivi  e  os desafios enfrentados e superados”, destacou.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Acaraú

Vereadores no Plenário da Câmara Municipal na 16ª Sessão
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Na 16ª Sessão Ordinária, realizada nesta sexta-feira, dia 3 de maio, foi lida solicitação do Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará solicitando que seja discutida na Câmara o Projeto de Segurança Bancária no Município de Acaraú. Foi apresentado o ofício nº 108/2013 do Gabinete do Senador José Pimentel informando que Acaraú foi selecionado no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2 e receberá recursos para a construção de três quadras esportivas em escolas. Além disso, foi lido o ofício nº 678/2013, do Gabinete do Deputado Federal Arthur Bruno informando a indicação de Acaraú através de emenda parlamentar para ser beneficiado com recursos na ordem de R$ 1 milhão para construção, reforma e ampliação das escolas de educação básica.
Também foram aprovados três requerimentos propostos pelo vereador Cláudio Jean da Silveira (PC do B), de nº 034/2013, que requere à Prefeitura o auxílio à realização dos festejos que se avizinham de Santa Rita de Cássia, em Juritianha, distrito de Acaraú; o de nº 035/2013, que requere à Prefeitura encaminhar um técnico para analisar a possibilidade de construção de redutores de velocidade nas estradas vicinais na localidade de Correguinho dos Silvérios; e o de nº 037/2013, requerendo que a Prefeitura intervenha junto ao Governo Federal para obtenção de recursos para construção de creches e de quadras cobertas nas escolas nas localidades de Cauassu e de Volta do Rio.
Também foi aprovado o requerimento de nº 036/2013, de autoria do vereador Antônio Alves Neto (PT), requerendo à Prefeitura providenciar a colocação de luminárias na rede de iluminação pública da localidade de Cajueiro do Boi. Já o requerimento nº 38/2013, igualmente aprovado, foi proposto pelo vereador Júnior Mundó (PMDB) e requere ao Executivo realizar obra de construção de praça junto à igreja na localidade de Tucunzeiros.
Ainda na sessão, foram lidas duas mensagens do Prefeito Alexandre Gomes, a de nº 023/2013, dispondo sobre o Dia Internacional da Dança, lembrado no dia 29 de abril; além da mensagem de nº 24/2013, dispondo sobre o Dia do Trabalho comemorado em 01 de maio. Além disso, foi exposto o Projeto de Indicação nº 001/2013, de autoria do vereador José Claudenir Silveira Sousa (PT), dispondo sobre a obrigatoriedade do uso de uniforme escolar pelos alunos das escolas municipais e do fornecimento de material didático.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Polícia realiza prisões em Itarema e recupera equipamentos de som em Acaraú


Dois homens foram presos pela Polícia Militar no Município de Itarema portando uma moto Honda Twister cor preta, o valor de R$ 167,00 e dois aparelhos celulares, tudo fruto de roubo. Os acusados tratam-se de Francisco Gleiciano do Nascimento e Antônio Renato foram presos e encaminhados a Delegacia Regional de Acaraú, onde foi lavrado auto de prisão, após o qual os acusados foram recambiados para a Cadeia Pública de Itarema, onde ficarão à disposição da Justiça. Além desta ocorrência, policiais civis e militares de Acaraú conseguiram recuperar o aparelhamento de som que havia sido furtado da rádio Litoral e dois aparelhos de som do Sr. Luciano Júnior. Esses objetos foram furtados por um indivíduo conhecido como “Leury”. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar os furtos que o mesmo praticou e o documento será encaminhado à Justiça. 

Baixo Acaraú passa a contar com novas agências da Previdência Social


Agência da Previdência Social em Tabuleiro do Norte,
inaugurada nesta quinta-feira
Foto: Blog da Previdência
A população do Baixo Acaraú será beneficiada, na sexta-feira (2), com entrega das agências do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). As solenidades de inauguração acontecerão nos municípios de Bela Cruz, Cruz e Itarema, que sediarão as novas agências. Nesta quinta-feira, foi entregue a agência de Tabuleiro do Norte.
Entre as autoridades que devem participar das inaugurações, representantes da Superintendência e gerência do INSS, deputados e senadores, além de gestores do Governo do Estado e dos Executivos Municipais, que foram parceiros na implantação das agências, dando apoios indispensáveis como a doação de terrenos para a construção dos prédios. O deputado federal José Airton Cirilo (PT) destacou a importância das agências e a melhoria da qualidade no atendimento aos trabalhadores e aposentados.
As novas agências fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) que está entregando novas agências a municípios com mais de 20 mil habitantes e que ainda não contam com unidades fixas para a realização dos serviços previdenciários. Já foram inauguradas 17 agências no estado. O Ceará passa a contar com 60 Agências da Previdência Social (APS) para realizar o atendimento previdenciário.

Confira os horários das inaugurações:
Data: 03 de maio de 2013, sexta-feira
Às 9h - inauguração da agência de Bela Cruz 
Às 16h - Inauguração da agência de Cruz
Às 19h - Inauguração da agência de Itarema

Projeto fortalece práticas esportivas entre crianças e adolescentes de Itarema

Capacitação de futsal e handebol dirigido
a professores e coordenadores do projeto
Foto: arquivo do blog do projeto


Esporte, Vida e Educação: esse é o título de um projeto da Secretaria de Esportes do Município de Itarema que propõe a participação de crianças e adolescentes de 11 a 15 anos, do Município no tocante à prática de esporte, envolvendo 20 escolas de Ensino Fundamental II. O Esporte, Vida e Educação está beneficiando, nesta fase inicial (sua execução começou há cerca de um mês), 420 alunos (mas poderá chegar a 600 no decorrer da competição), tendo sido formadas 18 equipes de futsal masculino, 16 de futsal feminino e 8 de handebol feminino. O projeto propõe jogos intercolegiais que ocorrerá em duas modalidades: futsal e handebol. Durante a semana, os alunos treinam nas suas respectivas escolas e aos sábados as equipes competem no ginásio poliesportivo para disputar os jogos da competição.
Os professores e coordenadores do projeto passaram por uma capacitação sobre os fundamentos e técnicas adotados nas modalidades esportivas. A formação foi oportunizada pela Secretaria de Esportes. “Essa ação faz com que as equipes sejam melhor preparadas para estarem aptas a participarem com êxito dos jogos intercolegiais”, destacou Neto Brandão, funcionário da Secretaria de Esportes.
Conforme destacou, a importância do projeto reside no fato de o aluno ser inserido no mundo do esporte, integrando-o às práticas esportivas. Além disso, traz bons resultados escolares, evitando a evasão escolar, a indisciplina dos alunos e tira as crianças e adolescentes do caminho da droga, porque “o aluno estando com a mente ocupada, estudando e praticando esporte, com certeza terá pouco tempo de se envolver com coisas erradas que tanto maltrata nossa juventude”, apontou.
A solenidade de abertura do I Jogos Intercolegiais de Itarema - JIITs acontecerá no dia 14 de maio, às 8h, saindo desfile da Praça Pedra Cheirosa, no Centro de Itarema, em direção ao Ginásio Poliesportivo, onde ocorrerá hasteamento da bandeira e corrida com a tocha olímpica. Os jogos acontecem todos os sábados no ginásio, encerrando-se no dia 14 de dezembro. Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas por meio do blog http://esportevidaeducacao.blogspot.com.br.


Confira a programação da solenidade de abertura:
A solenidade de abertura dos I Jogos Intercolegiais de Itarema - JIITs acontecerá no dia 14 de maio e se dará da seguinte maneira:
7:30 da manhã concentração das escolas na Praça Pedra Cheirosa;
8:00 saída do desfile na Praça Pedra Cheirosa, percorrendo pela Av. João Batista Rios com destino ao Ginásio Poliesportivo João Damasceno Rios;
9:00 chegada das escolas no ginásio, onde será hasteada as bandeiras acompanhada do hino nacional, juramento do atleta, acendimento da pira olimpica e apresentação das equipes;
9:30 fala das aultoridades presentes;
10:00 jogo demonstrativo de Handebol feminino (equipes a confirmar) entre Colégio Virgem Poderosa - Acaraú x Morrinhos
11:00 Encerramento

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Escola de Santa Fé recebe computadores do governo federal; laboratório tem alguns problemas

Alunos dispõem de 5 computadores pelo Gesac,
mas laboratório apresenta problemas
Foto: Secretaria de Educação

Desde o dia 30 de abril, está em funcionamento na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Ferreira Sales, na localidade de Santa Fé, zona rural de Acaraú, o Laboratório de Informática Educativa, com cinco computadores. O recebimento das máquinas aconteceu por meio do Gesac, programa de inclusão digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações – através do Departamento de Serviços de Inclusão Digital – que tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. O Programa é voltado, prioritariamente, para comunidades das classes C, D e E, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso.
Apesar da inclusão digital advinda com o programa do governo federal, são perceptíveis os problemas estruturais no laboratório, onde foram acomodados os computadores, inclusive com infiltrações, que podem ocasionar danificação das máquinas ou até choque. “O laboratório estava em fase de acabamentos. Não sei se deu tempo de a construtora terminar a obra”, revelou Cláudio Jean (PC do B), que trabalhou na Secretaria de Educação de Acaraú na gestão anterior.

Quanto ao número reduzido de computadores para beneficiar os cerca de 300 alunos da escola, conforme o vereador Cláudio Jean, a escola de Santa Fé tem chance de receber mais computadores, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), programa educacional que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O Proinfo leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais, prevendo 17 máquinas e uma impressora.

Denúncia. Baixa iluminação de avenida situada em frente à sede do IFCE em Acaraú favorece assaltos

O prédio do campus fica situado no bairro
Mons. Edson Magalhães, vizinho ao Sítio Buriti

 A aluna Nádia Messias, de 24 anos, do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará usou a sua página no facebook para fazer uma denúncia. Segundo relatou, na última quarta-feira, na avenida desembargador Armando de Sales Louzada, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, no período da noite, duas estudantes da unidade de ensino profissional foram abordadas por dois rapazes armados de faca em uma moto que tomaram os pertences das discentes.
Conforme Nádia, não é a primeira vez que o incidente acontece, tendo como um dos fatores que contribuem para o risco a baixa iluminação do local, que é precária. “Vou todos os dias a pé naquela rua e é muito escura, muito escuro lá”, escreveu a aluna. Além disso, o prédio do IFCE fica localizado próximo à comunidade do Sítio Buriti, que tem registrado grande quantidade de usuários de drogas.
A aluna, em seu facebook, fez um apelo à Polícia: “Seria bom que o Ronda (do Quarteirão) de Acaraú de vez em quando desse uma passada por lá de 18h as 19h, que é o horário que os alunos estão indo pra aula, e na volta, de 21h as 22h30min”. Em contato com os outros alunos, a equipe do Vale do Acaraú Notícias atestou a apreensão idêntica à da aluna. 
A diretoria geral do campus, por meio do Gabinete, encaminhará ofício dirigido ao Comando da Polícia Militar de Acaraú para que intensifiquem as fiscalizações. Além disso, será mantida uma interlocução mais intensa com a Prefeitura no sentido de aumentar a iluminação do local. Atualmente, o campus de Acaraú do IFCE dispõe de mais de 400 alunos dos cursos técnicos e superiores, 105 alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada e cerca de 60 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.

Acaraú imuniza contra a gripe 61,37% de pessoas do grupo prioritário até o momento

Profissionais de saúde de Acaraú mobilizados na campanha
Foto: arquivo da Secretaria da Saúde

Encerra-se no próximo dia 10 de maio a campanha nacional de vacinação contra a gripe (vírus influenza) nos postos de saúde de todo País. Conforme relatório do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), até o momento, no Município de Acaraú, do grupo prioritário (crianças de até 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, idosos e indígenas, além de puérperas, ou seja, mulheres que deram à luz recentemente), público-alvo da imunização, vacinaram-se até o momento 5.557 pessoas do universo de 9.054 pessoas que estão na meta da imunização. Isso representa a vacinação de 61,35% do público previsto. A vacina pode  ser recebida gratuitamente nos postos de saúde, das 8h às 17h. O prazo de vacinação foi prorrogado até 10 de maio devido aos baixos índices alcançados.

Confira os números (fonte: DATASUS-Mins. Saúde): 

Grupo
População
Nº vacinados
Cobertura(%)
Crianças
1.446
902
62,38
Trab. de   Saúde
647
459
70,94
Gestantes
723
364
50,35
Puérperas
119
74
62,18
Indígenas
237
190
80,17
Idosos
5.882
3.568
60,66
Total
9.054
5.557
61,37

Palestra de Negócios será realizada em Acaraú


Na cidade de Acaraú, será realizada uma palestra de negócios com os consultores Thiago Vitor e Miguel Felício. O evento acontecerá no dia 2 de maio às 19h no auditório do Hotel Municipal, no Centro. Na pauta, os palestrantes prometem ensinar como ganhar até R$ 200,00 semanais, compartilhando comerciais pelo facebook, entre outras dicas. Segundo os organizadores, as 20 primeiras pessoas terão direito ao sorteio de dois brindes especiais. Maiores informações no local.

Banda de Música volta às atividades em Itarema


A Banda de Música Municipal de Itarema, que estava sem atividade desde o início deste ano, voltará à ativa nesta quinta-feira( 02). Projeto que discorre sobre o funcionamento da banda foi elaborado e enviado pela Secretaria de Cultura à Câmara Municipal, onde foi aprovado e, em seguida, sancionado pelo prefeito. O retorno da banda segue com sua situação regularizada. Além a mesma disporá de uma ajuda de custo que também foi regularizado e apresentou pequeno reajuste. Além dos alunos da atual turma que já existia antes da cessão das atividades, os trabalhos serão reiniciados com uma nova turma.

Muitos estabelecimentos comerciais de Acaraú funcionam neste feriado do Dia do Trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais abriram hoje
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Em Acaraú, muitos estabelecimentos comerciais abriram suas portas nesta quarta-feira, 01 de maio, feriado do Dia do Trabalho, apesar de alguns comerciantes preferirem não trabalhar nesta data. Não funcionam repartições públicas, bancos e posto dos correios. Coelce e Cagece funcionam em regime de plantão. Mas o fato é que nem todos os cidadãos sabem o significado da data e para alguns não há muito o que comemorar.
Conforme o professor Carlos Henrique Magno Custódio, da disciplina de história do Liceu de Acaraú, a palavra trabalho tem origem latina e tem por significado “sacrifício”. O termo estaria ligado a ideia de você dispensar seu tempo e esforço a uma determinada atividade.
Segundo o docente, a origem da data iniciou-se no governo do Presidente Getúlio Vargas, na década de 40. “Para fortalecer a sua imagem, o presidente passou a dar assistência a população brasileira, criando leis que vão favorecer os trabalhadores, enfim a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A partir daí surge o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o seguro-desemprego, entre outras garantias importantes ao trabalhador”, explicou.
A CLT é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e ao Direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 01 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil.

Mas para o professor Carlos Henrique, o que está previsto na lei muitas vezes não se aplica na prática. “O que está escrito na lei é tudo bonitinho, mas o problema é na hora de tudo ser posto em prática”, declarou. Nesta data, conforme o docente, o trabalhador brasileiro não tem muito o que comemorar. “Há muita coisa que melhorar para o trabalhador brasileiro, tendo o Brasil ainda altas taxas de emprego informal e subempregos”, denunciou.
A pesca ainda tem grande destaque na economia de Acaraú
Praia da Barrinha - Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Em carro de som que passou por vários recantos de Acaraú, o prefeito municipal Alexandre Gomes (PMDB) enunciou saudação a todos os trabalhadores acarauenses pela data, mensagem também veiculada em emissoras de rádio. Assim se referiu o gestor: “Sentir-se útil à comunidade e gostar do trabalho que desempenha são fontes de energia para qualquer trabalhador, principalmente quando no trabalho gera uma vida com mais conforto, com muito mais dignidade, com respeito à natureza e ao cidadão. Seja no trabalho individual ou em equipe, a disposição para trabalhar e para fazer um bom trabalho podem transformar um Município, um Estado, um País. Seja qual for o seu trabalho merece reconhecimento por sua importância na sociedade.”

Perfil do Município
Conforme o Perfil Municipal de Acaraú de 2012, divulgado pelo IPECE/Governo do Estado do Ceará, o Ministério do Trabalho e Emprego apontou no ano de 2011 o total de 46.026 empregos formais no Município, predominando os setores de agronegócio e serviços. No estoque de emprego formal por faixa etária neste ano, a população entre 30 e 39 anos era a que mais estava empregada.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Amontada e Santana do Acaraú registram 914 descargas atmosféricas de domingo até terça-feira (30)

Região Norte entre as que mais registram descargas
Foto: Estadão

As cidades de Amontada e Santana do Acaraú, na região Norte cearense estão entre as que registraram a maior quantidade de descargas atmosféricas entre o último domingo (28) e o meio-dia desta terça-feira (30). Em Amontada, foram registradas 462 casos; e 452 em Santana do Acaraú. Neste período, foram registrados em todo Estado o quantitativo de 7.111 descargas, já tendo acontecido 152.849 desde o começo do ano.
O Sistema de Monitoramento de Raios está hospedado na Internet e pode ser acessado por qualquer pessoa de forma gratuita e ilimitada. No site, é possível acompanhar em tempo real a incidência de descargas atmosféricas em todo o Ceará. O custo total do projeto é de aproximadamente R$ 1 milhão, financiados pela Coelce, e as pesquisas foram realizadas por estudiosos da USP e da Uece.

Serviço
Para acompanhar o monitoramento de tempestades e raios:
Para comunicar danos na rede elétrica ou em eletrodomésticos causados por raios, contate a Coelce: www.coelce.com.br
0800 285 0196

Conferências são promovidas nas escolas municipais de Cruz


As unidades de ensino da Rede Municípal de Cruz sediaram, entre os dias 19 e 30 de abril, Conferências Escolares Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente. A iniciativa da Prefeitura mobilizou crianças, jovens, pais e a comunidade escolar, suscitando a mudança de hábitos na vida em sociedade para um planeta mais sustentável. Ao todo, a campanha mobilizou 19 escolas, na sede e nas localidades. Será eleita a melhor proposta do encontro à necessidade local, a ser apresentada em Conferência Municipal.

Blog quer saber como população de Acaraú avalia Administração Municipal


A gestão do Prefeito Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (PMDB), do Município de Acaraú, completou nesta terça-feira (30) o total de 120 dias de governo. Segundo os titulares das pastas, o momento é de “ajeitar” a máquina para dar viabilidade aos principais projetos do Executivo, e prometem a fazer muito até o final do mandato do gestor, que chegou a ser Secretário de Finanças do Município. Para uns é cedo para avaliar, para outros, há medidas urgentes a serem tomadas pela gestão. O Vale do Acaraú Notícias quer saber sua opinião e por isso lançou uma enquete para saber como você avalia a Administração Municipal atual. Participe e opine. A enquete estará aberta para participação até as 18h da próxima sexta-feira, dia 3 de maio, no blog Vale do Acaraú Notícias.

População de Acaraú será beneficiada com Caminhão do Cidadão


A população de Acaraú será beneficiada com o Caminhão do Cidadão, onde poderão retirar gratuitamente RG e CPF. A ação da Coordenadoria de Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará tem por objetivo levar com comodidade, em 14 destinos no Estado, o acesso a documentação básica do cidadão. O caminhão estará disponível em Acaraú no período de 13 a 16 de maio, na Secretaria de Cultura e Turismo, sediada à rua José Júlio Louzada. O horário de atendimento à população será das 8h às 17h. Além de Acaraú, serão beneficiados moradores de Fortaleza, Crato, Canindé, Paramoti, Caucaia e Maracanaú.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Juventude da Paróquia de Bela Cruz promove Pancadão


Cartaz de divulgação do evento
A cidade de Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú, sediará o I Pancadão da Juventude, momento em que os jovens terão momentos de louvor e adoração, refletindo sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema a fraternidade e a juventude e como lema “Eis-me aqui, envia-me!” O evento, promovido pela Comissão da Juventude, organização sem fins lucrativos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Bela Cruz), será realizado no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente – CIAC, situado à rua Professor Nicacio, s/n, no Centro, no dia 18 de maio, às 20h.

Títulos de terra são regularizados no Município de Itarema


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, (Idace), entrega nesta terça-feira (30) 2.626 títulos de propriedade rural, no município de Itarema, no Litoral Oeste do Ceará. A solenidade acontece às 09 horas, no Ginásio Poliesportivo João Damasceno Rios.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o título de propriedade permite que os agricultores familiares possam conseguir com mais facilidades para acessar às políticas de crédito dos Governos Federal e Estadual. “Desde 2007 nós já entregamos aproximadamente 64 mil títulos de terra e a nossa meta é até o final de 2014 entregarmos 260 mil títulos em todo o Ceará”.

Desde 2012 até o início deste ano, o Idace já entregou 40 mil títulos de propriedade em todo o Ceará e outros 28 mil títulos de terra estão prontos para serem entregues. “Em 84 municípios cearenses, o trabalho de regularização fundiária está concluído em quase 90%. Certamente vamos alcançar a meta de regularizar as propriedades rurais em todo o Estado”, afirmou o secretário.

Serviço:
Entrega de 2.626 títulos de propriedade rural em Itarema
Dia 30 de abril, às 9 horas
Local: Ginásio Poliesportivo João Damasceno Rios. Avenida João Batista Rios, s/n, Itarema/CE

Cadeia Pública de Cruz será inaugurada nesta terça-feira (30)

            O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) inaugura nesta terça-feira (30), às 9 horas, a Cadeia Pública de Cruz, no bairro Córrego do Muniz, no Município de Cruz. A nova unidade tem capacidade para 32 detentos, voltada para presos que cumprem pena no regime fechado e com espaço para abrigar presos do regime semi-aberto. Foram investidos na obra o montante de R$ 1.366.432,81, com recurso oriundo do Tesouro Estadual. A Prefeitura Municipal de Cruz doou o terreno para a construção e estará presente na entrega da obra à população, com a presença do prefeito municipal Adauto Mendes. A secretária Mariana Lobo representará o governador Cid Gomes na solenidade. 

Serviço:
Inauguração da Cadeia Pública de Cruz
Dia 30 de abril de 2013
Hora: 9h
Endereço: CE 085 - Zona Rural, S/N Bairro Córrego do Muniz | Município de Cruz

CREDE/ Acaraú promove I Encontro Regional do Programa "Mais Educação"


A 3ª CREDE realizou no dia 24 de abril o I ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. O evento teve como objetivo principal enfatizar a importância da Política de Educação Integral, fomentando nas escolas a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola com seus gestores, professores, estudantes e funcionários.
O encontro que teve duração de 4h, foi mediado pela Supervisora do NRCOM, Mirele Maria Rodrigues da Silva, e contou com a participação da equipe do NRCOM, superintendentes das Escolas Estaduais contempladas com o PME e dos Coordenadores municipais do Programa Mais Educação de Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco, Itarema, Jijoca, Morrinhos.
O diálogo sobre a Política de Educação Integral foi o impulsionador dos demais assuntos da pauta. A saber: O Mais Educação no contexto atual, novidades importantes para as escolas urbanas, estratégias de monitoramento das ações desenvolvidas na escola, Resolução nº 21 de junho de 2012, passo-a-passo do Programa, 37ª webconferência e tira-dúvidas acerca do plano estratégico e como efetuar, no SIMEC, o cadastro dos novos diretores e adesões em 2013.

Secretaria de Saúde de Itarema, segue com campanha de vacinação contra influenza

Prefeito Binu Monteiro (PV) e Secretario Erisberto Alves
A campanha, que inicialmente iria até o dia 26 de abril, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 10 de maio. A prorrogação contribui para o alcance da meta de 95% da população vacinada que é de aproximadamente 7.700 pessoas.  A secretaria de saúde, desde o dia 15/04, realiza a Campanha de Vacinação contra Influenza em todo o Município, atendendo, pessoas com idade maior de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres no pós parto até 42 dias), menores de 2 anos, portadores de doenças crônicas além de profissionais de saúde. Segundo a secretaria de saúde, todos os postos estão disponibilizando a vacina, onde já foram aplicadas mais de 50% da meta e o estoque de vacinas foi reforçado.

Para o Secretario de Saúde de Itarema, Eriberto Alves, é necessário trabalhar não só a assistência direta à doença, quando ela surge, mas principalmente a prevenção e promoção da saúde com ações de proteção à saúde como a imunização. “Lembramos que as campanhas são pontuais, mas que durante todo o ano as salas de vacinação estão abertas para defender a população (não só crianças, mas também mulheres, gestantes, adolescentes e homens) contra as doenças preveníveis por meio das vacinas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde” afirmou.

Sobre a Vacina e a Doença

A vacina triplica valente contra influenza combate os principais tipos de gripe: contra Influenza B (Sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1).

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.


Maiores informações:
Secretária Municipal de Saúde
Praça N. Senhora de Fatima, 48, Centro, Itarema-CE
(88) 3674 1133

(blog da Prefeitura de Itarema)

domingo, 28 de abril de 2013

Terras indígenas do povo tremembé demarcadas em Acaraú

Ritual resgata tradição indígena tremembé no Ceará
Foto: O Povo

O processo de demarcação da Terra Indígena Tremembé de Queimadas, em Acaraú, avançou mais uma etapa com a publicação no Diário Oficial da União da portaria declaratória de posse permanente da área de 767 hectares ao povo Tremembé, na última segunda-feira, 22.
Além da Terra Indígena Tremembé de Queimadas, as terras Guanabara, do povo Kokama, em Benjamin Constant (AM) e Cué Cué/Marabitanas, dos povos Baré, Warekena, Baniwa, Desano, Tukano, Kiripako, Tariana, Pira-Tapuya e Tuyuka, em São Gabriel da Cachoeira (AM) também foram declaradas com a assinatura do ministro da Justiça.
A partir da portaria nº 1.702, datada de 19 de abril deste ano, a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve promover a demarcação administrativa da Terra Indígena. Após a demarcação, o processo passa por homologação da Presidenta da República.
Ricardo Weibe Nascimento Costa, coordenador da Regional Nordeste II da Funai, explicou que a terra já havia sido identificada e delimitada e, agora, os limites geográficos são indicados e oficializados. Segundo ele, a partir desse ponto, a Funai realizará a demarcação física, afixando placas nos limites de identificação. Weibe indica que será realizada articulação com a Funai em Brasília para a descentralização de recursos e o andamento desta etapa, ainda sem prazos definidos.
Também é necessária a realização de ação de extrusão, segundo Weibe, em que todos os ocupantes não índios identificados anteriormente pela Funai possam ser retirados e reassentados em outras áreas. A última etapa é o registro da terra indígena como patrimônio da União. A comunidade de Queimadas, no caso, fica com o uso exclusivo da área.

À espera
No Ceará, somente uma terra indígena possui a demarcação finalizada, a Tremembé do Córrego João Pereira, área vizinha a de Queimadas, lembrou Weibe, da Funai. Para Dourado Tapeba, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), cada demarcação e regularização de terra indígena é uma vitória para o Ceará, o Nordeste e o Brasil.
 Ele explica que, no caso de Tremembé de Queimadas, não haverá retrocesso no processo, pois houve diálogo decisivo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), antes empecilho para a demarcação. O longo conflito com o Dnocs ocorreu pelo uso de uma área da terra indígena para a construção do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, caso iniciado ainda na década de 80.
Ele ressalta que a maior parte dos processos demarcatórios estão na esfera judicial, com empresas e grupos querendo provar que não existe índio e, consequentemente, terra indígena no Estado. “A cada regularização, comprovamos nossa cultura, nossa história, nossa luta”, enalteceu Dourado Tapeba.

Passo a passo do processo de demarcação de terras indígenas

A demarcação será fundamentada em estudo antropológico de identificação.
Estudos complementares de natureza etno-histórica, sociológica, jurídica, cartográfica, ambiental e levantamento fundiário necessários à delimitação serão realizados por grupo técnico especializado, indicado por órgão federal de assistência ao índio.
Após a conclusão dos trabalhos de identificação e delimitação, o grupo técnico apresentará relatório ao órgão federal de assistência ao índio, caracterizando a terra indígena em processo de demarcação. Com a aprovação do relatório, ele deverá ser publicado, em quinze dias, nos Diários Oficiais da União e do Estado.
Até 90 dias após esta publicação, estados, municípios e demais interessados poderão se manifestar com pedidos de indenização ou demonstrar equívocos no relatório, munidos de toda a documentação necessária.
O órgão federal deverá encaminhar o processo ao ministro de Estado da Justiça com pareceres relativos às razões e provas apresentadas.
Após o recebimento, o ministro poderá decidir pela declaração dos limites da terra indígena e determinar a demarcação; prescrição de diligências que julgue necessárias, que deverão ser cumpridas em 90 dias ou pela desaprovação da identificação, fundamentando sua decisão.
Caso seja verificada a presença de ocupantes não índios na área demarcada, o órgão responsável realizará o reassentamento, de acordo com a legislação.
A demarcação deve ser homologada mediante decreto. Após homologação, o órgão federal de assistência ao índio realizará o registro em cartório imobiliário da comarca correspondente. O Decreto indica que o grupo indígena envolvido deverá participar do procedimento em todas as suas fases.

OBS: de acordo com o Decreto nº 1.775, de 1996. 

Fonte: O Povo