sábado, 20 de abril de 2013

Polícia tem conseguido recapturar presos foragidos do Presídio de Acaraú


A fuga de presos do Presídio de Acaraú tem sido uma constante nos últimos tempos.  Mas a Polícia conseguiu recapturar alguns dos foragidos e continua a todo vapor para colocar novamente atrás das grades os que ainda estão à solta. Os mesmos respondem a diversos delitos, desde roubo e furto até homicídio. Em Acaraú, o trabalho de recaptura é feito em conjunto entre o Policiamento Ostensivo Geral, que tem a frente o Major Ageu, juntamente com os policiais do Ronda do Quarteirão, que tem a frente o Capitão Fred Rafael Paiva.
Conforme o Capitão Fred, um dos foragidos voltou para Fortaleza e ao descer do ônibus foi morto com nove tiros no rosto. O preso foragido, morto há cerca de duas semanas, respondia por sete homicídios.
Segundo o Comandante do Ronda em Acaraú, o comparsa do bandido morto foi recapturado no Município de Bela Cruz e acabou levando um tiro no braço, tendo ainda risco de ter o membro amputado.
Segundo Fred Rafael, apesar de o Ronda contar com apenas uma viatura e com um número reduzido de efetivo, composto por apenas 20 policiais, tem obtido bons resultados com o trabalho de recaptura dos presos. “Já recapturamos vários fugitivos dentro de nossa área de atuação”. A Corporação atua no policiamento preventivo e ostensivo na sede de Acaraú.
Para o Capitão, a população tem ajudado e tem sido apuradas as denúncias. “A sociedade acarauense está bem mais confiante com o serviço prestado pelo Ronda do Quarteirão em Acaraú”, revelou o Capitão.
Para aquelas pessoas que tenham alguma informação que possa levar a polícia a recapturar os presos que ainda estão foragidos, os telefones do Ronda em Acaraú são: (88)3661.1260/3661.1261. O denunciante tem a identidade mantida em absoluto sigilo.
Segundo o diretor do Presídio de Acaraú, Marcos Rômulo, a fuga de presos deve-se, entre outros motivos, à carência estrutural, além da falta de efetivo para cuidar da segurança. A unidade foi inaugurada há 3 anos e 4 meses.

Técnica tradicional de construção de jangada na Barrinha de Baixo, em Acaraú, é retratado em livro-documentário

Jangada de Raiz, exposta no campus de Acaraú do IFCE
Foto: Assessoria de comunicação - IFCE/Acaraú

Nem todo acarauense sabe, mas existe uma técnica inovadora de construção naval na Praia da Barrinha de Baixo, em Acaraú. Trata-se da construção de uma jangada com raízes de Timbaúba (árvore típica da região) e torno de sabiá (espécie de prego natural). A técnica está praticamente extinta, e já foi registrada em um livro-documentário.
O curta-metragem é intitulado de “Jangada de Raiz” e traz a tona as reflexões de Edilson Miguel da Silva, conhecido como “Seu Bixim”, pescador artesanal morador da Barrinha, que por mais de 35 anos constrói e utiliza a embarcação feita de forma completamente manual. Seu Bixim, praticamente o único a deter a técnica, explica todo processo de fabricação no documentário, que relatou todo orgulhoso “já foi passado em Brasília”, por conta da Mostra Brasília do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Nos 25 minutos do vídeo, que recebeu o prêmio de melhor montagem da mostra, o cearense revela o hábito solitário que manteve durante toda a vida profissional de procurar, colher e transformar a raiz da timbaúba em sua ferramenta de trabalho. Ele aprendeu a técnica aos 14 anos, mas ainda não encontrou colegas a quem pudesse ensinar a atividade centenária. Atraídos por modelos de maior durabilidade, os outros pescadores e até mesmo seus filhos trocaram a madeira pelo isopor.
A organização do trabalho audiovisual ficou por conta de Edson Fogaça, arquiteto e designer da Unesco – ao qual “Seu Bixim” chama de chefe - que desenvolve o projeto “Embarcações do Brasil”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que busca catalogar antigos modelos de barco usados no litoral do país. Professor Maurício Oliveira, da área de Construção Naval do campus de Acaraú do IFCE, tomou contato com o trabalho em um congresso da área de Construção Naval no Espírito Santo e resolveu disseminar o conhecimento do trabalho na unidade do IFCE.
Prof. Maurício junto a
Seu Bixim e sua esposa, Francinéa
Foto: Assessoria de Com. - IFCE/Acaraú
Seu Bixim esteve na I Semana da Pesca, promovido pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) na última sexta-feira (19), onde explicou aos alunos e convidados sua técnica e o trabalho de Fogaça. Em seguida, compareceu juntamente com familiares e professores da unidade na rádio Acaraú FM, onde o pescador explicou a técnica utilizada na construção da embarcação.
Para o professor Maurício Oliveira, engenheiro naval e professor do IFCE em Acaraú, a jangada de raiz, conhecida popularmente como paquete, deveria ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN como patrimônio histórico. “É uma técnica inovadora, um conhecimento que não pode ser perdido, mas eternizado e é fruto de Acaraú”, relatou.
Seu Bixim estará com a família em Fortaleza, na Livraria Cultura, no próximo dia 24 de abril, às 19h, participando do lançamento do livro-documentário Jangada de Raiz, onde deverá igualmente comparecer Edson Fogaça. Um exemplar da jangada está exposta no prédio do campus de Acaraú do IFCE, localizado no bairro Monsenhor Edson Magalhães, onde também está o exemplar do trabalho de Fogaça. 

Serviço
Para maiores informações sobre o trabalho
Professor Maurício Oliveira
E-mail: mauricio.oliveira@ifce.edu.br

Dia do Exército é lembrado na Câmara Municipal de Acaraú

Sargento Lima, Chefe de Instrução do TG/Acaraú
Foto: Abelardo Martins

Na última sexta-feira (19), comemorou-se o Dia do Exército Brasileiro. Para lembrar o dia, compareceu à Câmara Municipal de Acaraú na Sessão Ordinária desta data o 1º Sargento Francisco Jeová Barroso de Lima, Chefe de Instrução e Instrutor do Tiro de Guerra 10-018 de Acaraú - juntamente com outros representantes do TG-, que explicou a proposta e a importância da Corporação, enquanto estimuladora nos jovens cidadãos de valores, como o civismo e o patriotismo.
Os vereadores elevaram suas saudações ao TG e ao Exército. Para o vereador Claudenir Silveira, o Exército acaba colaborando para levar aos jovens conceitos como disciplinamento e organização, importantes nos dias atuais. Os parlamentares, aos quais a maioria participou do TG, externaram a importância do grupo de atiradores para a história de Acaraú e  a importância da data.
No dia 19 de abril, ocorreu a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

Atleta paraolímpico acarauense participará de competição internacional

Otávio Costa, atleta paraolímpico, exemplo de superação
Foto: arquivo pessoal

Continua numa intensa fase de preparação com toda dedicação o atleta paraolímpico acarauense, Otávio Costa. É que o nadador irá participar do Campeonato Internacional de Natação, Brazilian Athletion e Swimming Open Championship. A competição vai ocorrer na cidade de São Paulo (SP) neste mês, no período de 23 a 27 de abril. Na ocasião, devem competir atletas de várias partes do mundo. Otávio estará representando o Estado do Ceará, juntamente com outros competidores cearenses. A designação foi entregue pelo secretário do esporte do Estado, Gony Arruda, no dia 17 de abril, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, em debate sobre a ordenação e utilização esportiva da orla de Fortaleza. O atleta de Acaraú que deverá participar da competição internacional, está com muitas expectativas em trazer bons resultados ao Estado. Sua meta é ficar entre os três melhores competidores, na modalidade 100 metros nado costas. “Vou tentar trazer bons resultados para nosso Ceará”, escreveu na sua página do facebook.

Dia de mobilização contra a gripe acontece neste sábado


Neste sábado, 20 de abril, é Dia da Mobilização Nacional da Vacinação contra a Gripe. A vacina estará disponível gratuitamente nos postos de saúde, inclusive na região do Baixo Acaraú. Orienta-se a quem faça parte do grupo prioritário que tome a vacina. Encaixam-se nesse grupo crianças de 6 meses até 2 anos, mulheres no período do pós-parto (até 45 dias), gestantes, pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas (com prescrição médica). As vacinas estarão disponíveis até o dia 26 de abril. 

Bela Cruz sediará etapa preparatória para Conferência Nacional das Cidades


A Prefeitura de Bela Cruz convocou, mediante decreto 09, de 4 de abril de 2013, a população para, no dia 25 de abril, participarem da Conferência Municipal das Cidades, que se constitui como etapa preparatória municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, a realizar-se, em Bela Cruz, sob a coordenação e presidência do prefeito, Carlos Antônio Vasconcelos Carvalho.
As Conferências das Cidades colocam na agenda pública e política questões urbanas que sempre foram preteridas ou tratadas apenas no âmbito local (ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de até três salários mínimos e mobilidade urbana, entre outros). Elas promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade e fortalecem o Conselho das Cidades, que age como o interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular.
A 5ª Conferência Nacional das Cidades “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” será presidida pelo Ministro de Estado das Cidades e se realizará em Brasília, no período de 20 a 24 de novembro de 2013. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comunidade de Buriti, em Acaraú, comemora São José


“Com São José, neste ano da fé, queremos uma juventude fortalecida na fé missionária”: eis o tema da Festa de São José da comunidade de Buriti, na sede do Município de Acaraú. O momento festivo, que será sediado na capela do bairro, no período de 22 de abril até 1º de maio, contabilizando dez dias de momentos de oração, reflexão, confraternização e encontros. A programação religiosa inicia no dia 22 com procissão da imagem do santo às 18h30min saindo da residência de Cristiane Quitéria, seguida de novena e celebração da Palavra. Todos os dias, acontece a récita do terço ao meio-dia na capela, às 19h ocorre a novena e às 19h30min, a celebração da Palavra. A festa será encerrada no dia 1º de maio, com missa solene às 8h. Às 16h acontece descerramento da bandeira. Devem comparecer várias comunidades religiosas de Acaraú e Itarema.

Confira a programação:

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lei Municipal proíbe animais soltos em Cruz

Animal solto na estrada que liga Cruz a Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Cruz comunica ao donos ou criadores que possuam animais criados à solta, que desde 15 de abril iniciou o processo de recolhimento de porcos, bois, ovelhas, cabras, jumentos e cavalos que estejam soltos na zona urbana, nas vias públicas ou estradas. Essa ação da Secretaria é amparada pela Lei Municipal 76/91, criada em 27 de maio de 1991, que diz no Artigo 85  Nenhuma pessoa poderá criar animais à solta na área urbana do Município, especialmente às margens de estradas ou caminhos públicosCom a decisão, os criadores da zona urbana terão que manter os animais presos, sem oferecer risco à saúde da população e contribuindo para a diminuição de acidentes de trânsito. O animal apreendido será restituído ao dono após uma taxa diária, que deverá ser paga na Prefeitura.

Quintais produtivos devem ser instalados em comunidade de Itarema


         Foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (17) o extrato 1º do aditivo de convênio nº 150/2012, referente a aditivo ao convênio de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Macaco II, em Itarema. O convênio nº 150/2012 tem por objetivo implantar projetos de práticas agrícolas de convivência com o semi-árido, prevendo 16 quintais produtivos. O convênio prevê a readequação do item 06 - ORÇAMENTO constante no Plano de Trabalho, tendo por finalidade garantir melhores resultados produtivos e sociais para as famílias beneficiadas e solicita a inclusão da contrapartida no valor de R$3.652,80, mensurada financeiramente a título de serviço, passando o valor total do Convênio nº150/2012 a ser de R$40.180,80.

TCM realiza encontro em Camocim, contemplando representantes do Baixo Acaraú


           Nos dias 16 e 17 de abril, foi realizado Encontro Regionalizado com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com palestra e demonstração de serviços de transparência, disseminando o uso de mecanismos de controle social. O encontro contemplou municípios da região do Baixo Acaraú: Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos. O encontro faz parte do Programa TCM Cidadania e Controle Social. O objetivo é fornecer subsídios aos cidadãos para que exerçam, de forma mais efetiva e direcionada, o controle social da gestão pública no âmbito das administrações municipais. No ano passado, 38 Prefeituras cearenses foram denunciadas ao Ministério Público. Entre os problemas apontados estão o não repasse das contribuições da Previdência Social, contratação de obras sem licitação e pagamento de serviços sem que estivessem sendo concluídos.

UVA (CE) recebe inscrições para Vestibular 2013.2


Estão abertas até o dia 03 de maio as inscrições para o processo seletivo 2013.2 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Norte do Ceará. As inscrições serão recebidas exclusivamente via Internet. Os candidatos podem acessar o endereço eletrônico vestibular.uvanet.br. Será cobrada uma taxa de R$ 100,00, paga através de boleto bancário que deverá ser impresso após o preenchimento da ficha requerimento de inscrição on-line.
O Vestibular destina-se ao preenchimento de 905 vagas nos Cursos de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia.
O presidente da Comissão Executiva do Processo Seletivo (CEPS), professor José Ferreira Portella Netto, chama a atenção dos candidatos de que a inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário. O desconto ou isenção da taxa poderão ser solicitados no período de 15 a 19 de abril, das 08 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas, na CEPS, no campus Cidão, em Sobral. A solicitação deverá ser feita por meio de requerimento, adquirido no endereço eletrônico vestibular.uvanet.br e acompanhado da documentação comprobatória.
O cartão de informação, documento indispensável para o acesso do candidato ao local de realização das provas, também será disponibilizado no endereço eletrônico da UVA, a partir do dia 27 de maio.
As provas do Vestibular 2013.2 da UVA serão aplicadas no domingo, dia 2 de junho, em local a ser indicado no cartão de informação, nos seguintes horários: das 08h às 12h, Prova de Conhecimentos Gerais; das 14h às 17 h, Conhecimentos Específicos e Prova de Redação. Os candidatos deverão apresentar original do documento oficial de identidade e o cartão de informação.

Resultado
O resultado será divulgado no dia 4 de julho de 2013, às 17h, na sede da CEPS e através do site uvanet.br. A matrícula dos candidatos classificados será nos dias 15 e 16 de julho, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), no campus Betânia, nos horários de 08h às 12h e de 14h às 18h.
A divulgação do número de vagas remanescentes será no dia 17 de julho, às 10h, na PROGRAD e no endereço eletrônico da UVA. A chamada dos classificáveis, se restarem vagas, será no dia 18 de julho, para todos os cursos, também na PROGRAD, às 08h. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário determinado.
Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos, acompanhados dos respectivos originais: uma fotocópia da Carteira de Identidade; uma fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio; uma fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral; uma fotocópia do Certificado Militar (para homens).

Serviço:

Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS
Av. Dr. Guarany, 317 - Campus CIDAO, Derby, Sobral-CE
Fone/fax: (88) 3677-4210 - site: uvanet.br

Relatório aponta que irregularidades na rede elétrica da Coelce foi responsável pelo acidente com franceses em Acaraú


O poste ficou praticamente encoberto
Foto: DN 
As conclusões foram da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), em relatório divulgado na última quarta-feira (17). Jean Dominique Martini, de 64 anos, e Jean Claude Defranche, de 69, foram vítimas de uma descarga elétrica quando passeavam por uma duna na comunidade de Carrapateiras, em Acaraú, em fevereiro deste ano. Martini acabou morrendo dias depois do acidente. Já Defranche seguiu para tratamento  na França com queimaduras de terceiro grau. A Coelce foi notificada pela agência e terá 15 dias para apresentar defesa ao órgão regulador. A Arce realizou a fiscalização entre 20 de fevereiro e 20 de março.
O relatório da agência apontou falhas no sistema de proteção da rede elétrica da Coelce como causa do acidente. No relatório há referência de que se a proteção elétrica da rede  tivesse atuado adequadamente, o trecho da rede elétrica teria sido desligado imediatamente após a ação da primeira vítima, o que poderia ter evitado a ação da segunda vítima, que tinha tentado retirar a primeira da situação de choque elétrico.
A distância mínima estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de 5,5 metros, ou seja, fora do contato de seres humanos. Essa distância não era obedecida, conforme a Arce, que pontuou no relatório que a companhia elétrica teve oportunidade  de identificar e corrigir a situação irregular e não o fez.
Em nota, a Coelce informou que faz continuamente serviços de manutenção e que estava previsto o próximo para o dia 14 de fevereiro, dois dias após o acidente. Além disso, informa que os franceses adentraram em uma propriedade particular de acesso restrito localizado em uma região de dunas móveis. Segundo a Coelce, manutenções em áreas como essa exigem extrema complexidade em função do difícil acesso a essas regiões além da imprevisibilidade quanto à movimentação e a velocidade dessas dunas.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Liceu de Acaraú inscreve em Projeto E-Jovem


Estão abertas as inscrições para o módulo 1 do Projeto E-Jovem no Liceu de Acaraú, para alunos do Liceu e egressos. As aulas estão previstas para iniciarem nesta quarta-feira (18), no período da tarde. As inscrições acontecem no Liceu. O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do estado do Ceará, através da Secretaria da Educação – (SEDUC), cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação – (TIC), empreendedorismo e cooperativismo possibilitando as condições de inserção no mundo de trabalho e geração de emprego e renda nas áreas mais carentes do estado do Ceará para os jovens concluintes do 3º ano e egressos do ensino médio, da rede pública estadual. O Projeto busca contribuir para a formação da cidadania e do social, mediante a inclusão e a formação dos jovens.  

Alguns alunos da rede municipal de Cruz não têm merenda escolar


No Município de Cruz, na região do Baixo Acaraú, estaria faltando merenda escolar em algumas escolas, o que estaria fazendo com que os alunos fossem liberados mais cedo. Segundo o Sr. Pedro Medeiros Fernandes, Secretário de Educação de Cruz, em nota oficial, explicou que a Prefeitura “procura atender os alunos de sua rede pública efetivando todos os programas e políticas públicas para a melhoria da educação. Quanto ao interrompimento do serviço de merenda escolar esclarecemos que apesar de ser um fato extremamente desagradável, o mesmo não ocorre na maioria das escolas e a Secretaria de Educação tomou todas as providências para que a compra da merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aconteça de acordo com a legislação brasileira. Para isso é necessário o cumprimento de prazos legais. E a não observância disso pode incorrer em ato de improbidade administrativa. A compra da merenda deste Município para 2013 foi feita de início através de uma compra emergencial com recursos próprios, porque o Município não tinha recebido os repasses referentes a 2013 e nem pode contar com recursos oriundos da gestão anterior. Logo em seguida foi aberto processo de licitação para compra anual que foi cancelado porque a previsão de preços ultrapassou o limite previsto para 2013. Outro processo de licitação foi aberto através de pregão presencial como consta em instrumento convocatório no Diário Oficial do Estado de 21 de março, edição 54, na página 192, com previsão para abertura de proposta para o 4º dia do mês corrente e o ato adjudicatório, assinatura do contrato e emissão de ordem ocorreram dia 9 de abril. Portanto, obedecendo os prazos do certame, o fornecimento da merenda escolar se normalizará até o final desta semana.”

População de Jericoacoara faz reivindicações; Justiça intermediará


Na última segunda-feira (15), o Conselho Comunitário de Jericoacoara foi recebido pelo Prefeito de Jijoca, Padre Lindomar. Conforme o radialista Celiomar Araújo, da rádio Boa Nova, de Jijoca, na pauta do encontro, foram tratados assuntos relacionados ao trânsito que se apresenta, segundo moradores, de forma desorganizada. Além disso, foi discutida a situação da saúde e a invasão do espaço público. O prefeito ouviu atenciosamente os clamores e prometeu encontrar a melhor maneira de solucionar as questões. Segundo Celiomar, o promotor de Justiça da Comarca de Jijoca de Jericoacoara, Dr. Paulo Trece, marcou uma audiência pública no dia 26 de abril, possivelmente na Praça Edvar Esmerino, em Jericoacoara, com a finalidade de sanar alguns desses problemas junto à população.

Moradores de rua de Jijoca fazem protesto chamando atenção de Cagece


Na noite da última terça-feira (16), populares da rua Minas Gerais, no Município de Jijoca de Jericoacoara, fizeram uma manifestação para chamar a atenção da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O motivo do protesto, segundo o radialista Celiomar Araújo, da rádio Boa Nova, de Jijoca, era devido a um bueiro que transbordava e o mau cheiro invadia as residências do entorno. Os moradores colocaram um galho de árvore e areia como forma de chamar a atenção de carros e pedestres. Ao entrar em contato com a Cagece, Celiomar foi informado que o problema foi causado devido a uma queda de energia que danificou o aparelho de bombeamento na Estação de Tratamento, que colaborou para o transbordamento do bueiro. A Ordem de Serviço foi realizada ontem e por volta das 18h técnicos da Coelce e da Cagece estavam fazendo manutenção do aparelho e o retorno à normalidade teria voltado às 21h.

Recapturado foragido da Cadeia Pública de Marco


O efetivo do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar do Baixo Acaraú, tendo a frente o Major Ageu, conseguiu recapturar, na última terça-feira (16) em Marco, um fugitivo da Cadeia Pública do Município, Manuel Cleiton, conhecido popularmente como “Cleitinho”. O preso, que responde por assalto a mão armada, havia fugido da unidade prisional no dia 5 de abril. Ultimamente, têm sido registradas algumas fugas de presídios da região do Baixo Acaraú.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Recolhido homem suspeito de ter ajudado quadrilha que assaltou agência do BB de Jijoca


Já está recolhido um homem suspeito de ter atuado como olheiro da quadrilha que explodiu dois caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Jijoca de Jericoacoara. Ontem, numa operação com um helicóptero os policiais sobrevoaram toda área, desceram de rapel, nada foi encontrado, apesar de continuarem as buscas. Ainda não se sabe o valor exato que foi levado pela quadrilha, mas se trabalha com uma faixa de valores entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. O valor só não foi maior por se tratar de final de semana, ocasião em que as agências não deixam muito dinheiro nos caixas eletrônicos. A agência de Jijoca já foi assaltada outras vezes, inclusive em dia útil. Até o momento, a agência está interditada, uma vez que está com parte de sua estrutura destruída. Os clientes têm recorrido às vias alternativas, como o internet banking, correspondentes bancários, além das agências de municípios vizinhos, como Cruz e Acaraú. Destacamento da Delegacia de Roubos e Furtos, da Capital, deve ajudar nas investigações, para se chegar aos autores e co-autores dos delitos. Inquérito policial foi instaurado, estão sendo arroladas testemunhas e a Polícia tenta elucidar o caso.

Polícia ainda continua atrás de dois presos foragidos do Presídio de Acaraú

Continuam foragidos os dois presos que fugiram na última sexta-feira (12) do Presídio de Acaraú. A polícia ainda está no encalço de José Marciano do Nascimento, que responde pelo artigo 157 (roubo) e 121 (homicídio) do Código Penal; e de Erick Sousa e Silva, que responde pelos artigos 155 (furto) e 157 (assalto) do CP. A Polícia Militar está empenhada em recapturar os presos e tirá-los de circulação, comandados pelo Major Ageu, comandante da PM em Acaraú. Segundo o diretor do Presídio, Marcos Rômulo, a fuga teria ocorrido numa transferência de presos.
Atualmente, conforme o diretor do Presídio, apenas dois policiais militares cuidam da segurança do pátio externo e somente dois agentes penitenciários se revezam para cuidar da segurança de 69 presos. Conforme Rômulo, o presídio foi construído para abrigar apenas 50 presos. As oito celas disponíveis na unidade estão acima da capacidade. Rômulo explica que cada cela comportaria 6 homens, mas está atualmente com 8 a 9 homens em cada cela.
Apesar de pouco tempo de funcionamento, o diretor Rômulo acredita que são consideráveis as limitações estruturais. Inaugurada há 3 anos e 4 meses. “Hoje há uma grande deficiência na parte estrutural da cadeia, que tem facilitado fugas. Há carência de viatura para levar os presos para o hospital, falta aparelho telefônico, falta internet. Faz um prédio bonito pra sociedade ver, mas não olha a parte estrutural, a logística, além do efetivo, o material humano”, declarou. 

Concluída pista do Aeroporto Internacional de Jericoacoara

Pista do aeroporto
Foto: arquivo do Governo do Estado-CE

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), investiu R$ 47,4 milhões na construção da pista do Aeroporto Internacional de Jericoacoara. A obra já foi concluída, e é a  segunda maior pista de pousos e decolagens do Ceará, com 2,2 mil metros extensão e capacidade para até 1,2 mil voos por ano.
O equipamento vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora. Mesmo recebendo o nome da famosa praia, o aeroporto vai ficar a cerca de 25 quilômetros da localidade, no município de Cruz, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.
 Além de impulsionar o fluxo de turistas, o aeroporto vai servir também no escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa.

Terminal de Passageiros
Já o terminal de passageiros deve ser concluído no segundo semestre de 2013, com investimentos previstos em R$ 11,4 milhões. O projeto prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira.
 Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento será instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros da sede, a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.

Itarema entre as cidades homenageadas pela Sesporte


Itarema, na região do Baixo Acaraú, foi uma das 38 cidades homenageadas na última segunda-feira, por sediar a última edição do Projeto Esporte na Minha Cidade, do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte). A solenidade ocorreu na última segunda-feira (15) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Os gestores das cidades receberam troféu, por ter aberto as portas da cidade para o Projeto no último ano. Em 2012, foram realizadas 41 edições, atendendo um público de mais de 100 mil pessoas.


UVA abre seleção de bolsistas para intercâmbio com Universidade na Colômbia


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), abriu edital para seleção de estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática/UVA para intercâmbio acadêmico. O intercâmbio acontecerá com a Universidade Francisco José de Caldas (UDFJC), que fica em Bogotá, na Colômbia, de acordo convênio celebrado entre as duas instituições.
 O convênio prevê o intercâmbio de estudantes e um professor do curso de Licenciatura em Matemática/UVA para o semestre 2013.2, com atividades acadêmicas na UDFJC. Os estudantes, além de cursarem disciplinas equilvalentes às disciplinas do seu curso de origem, também desenvolverão atividades de extensão em uma escola da comunidade de Bogotá, Colômbia. O professor ficará responsável pelo acompanhamento e coordenação do processo de ensino e de extensão dos alunos.
 As inscrições podem ser feitas por estudantes que estejam cursando a partir do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática/UVA, com suas obrigações acadêmicas, civis, eleitorais e militares em dia (estas últimas para o sexo masculino).  O processo seletivo visa ao preenchimento de quatro vagas efetivas e à complementação de cadastro de reserva com igual número de vagas.
 As inscrições foram abertas no dia 9 e prosseguem até 19 de abril, na Coordenadoria do curso de Licenciatura em Matemática/UVA, no CCET, campus CIDAO, em Sobral, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 12 h e de 14 às 22 h.

O edital, com todas as informações, está disponível no link:
http://www.uvanet.br/documentos/edital_c0866b3eca3d3ae2ee03b229416447f4.pdf

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bairros de Acaraú competem em campeonato de futebol

Grande público compareceu aos dois primeiros jogos
Foto: arquivo da Prefeitura

A cidade de Acaraú está sediando o I Campeonato Inter-Bairros de Futebol. Os primeiros jogos ocorreram no Estádio Municipal Major Bião, no bairro de Rodagem, na sede do Município, no último domingo (14). No primeiro jogo, enfrentaram-se o Centrão (do bairro Planalto Bailarina) contra o Salito (Perseguida). Depois enfrentaram-se União (Buriti) e Atlético (Centro). A grande final está prevista para o dia 31 de julho, data da emancipação política do Município. Disputam o título times dos seguintes bairros: Centro, Perseguida, Piranhas, Outra Banda, Mongubas, Bailarina, Buriti, Grolado, Almécegas e Tucunzeiros. Os jogos acontecem aos sábados e domingos. No próximo domingo, no Major Bião, haverá mais uma rodada de futebol pelo Interbairros de Acarau. Na preliminar às 15h o time dos Tucunzeiros enfrenta o time do Grolado. Às 16h na principal a Portuguesa das Mongubas joga contra o time das Piranhas. A competição é promovida pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Desporto de Juventude.

Vereadores aprovam requerimentos e projetos de lei na Câmara Municipal de Acaraú


A Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira (12) na Câmara Municipal de Acaraú foi bem movimentada. Vários requerimentos foram aprovados, bem como projetos de lei e lida mensagem do Executivo.
Foi aprovado o requerimento 017/2013, de autoria do vereador Francisco Bispo Parnaíba (PT), requerendo que a Secretaria de Infraestrutura providencie manutenção nos postes de iluminação pública da localidade de Vila Progresso. Também foi aprovado o requerimento 021/2013, de autoria do vereador Antônio Alves Neto (PT), requerendo à Prefeitura a instalação de placas na localidade de Bahia identificando a entrada do distrito de Lagoa do Carneiro (requerimento aprovado).
Foi aprovado o requerimento 022/2013, de autoria do vereador Antônio Alves Neto (PT), requerendo à Prefeitura Municipal de Acaraú a instalação de centros de acesso gratuito de internet, as chamadas “ilhas digitais” com acesso gratuito a internet através de sinal wifi nas praças públicas da sede e dos distritos de Acaraú (aprovado). Também foi aprovado o requerimento 025/2013, de autoria do vereador Antônio Edson Brandão (PC do B), requerendo que a Prefeitura estabeleça uma área exclusiva aos banhistas na Praia do distrito de Aranaú, uma vez que segundo o parlamentar alguns canoeiros estão atracando os barcos em área destinada aos banhistas.
Também será posto adiante o Projeto de Lei nº 020, de 9 de abril de 2013, de autoria do vereador José Ilson de Araújo, que dispõe sobre a intervenções na praça da igreja católica existente na comunidade de Carrapateiras (distrito de Aranaú). Também foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do vereador José Claudenir Silveira Souza, que dispõe sobre a obrigatoriedade, no âmbito da rede municipal de ensino de Acaraú, de salas de aula adaptadas para pessoas portadoras de Necessidades Educativas Especiais.
Também foi lida a Mensagem nº 015/2013, do Poder Executivo, portando o Projeto de Lei nº 022, de 11 de abril de 2013, que autoriza a abertura de créditos ao vigente orçamento de R$ 70 mil anuais para pagamento de bolsa de incentivo à banda de música municipal.

Quadrilha leva quantia em dinheiro após ataque a agência bancária do BB em Jijoca de Jericoacoara


Foram explodidos dois caixas eletrônicos da agência bancária do Banco do Brasil situada no Município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste cearense. O delito ocorreu na madrugada do último sábado (13), por volta das 2h. Após a ação, a agência ficou bastante danificada. Laudo pericial da Perícia Forense deverá apontar com precisão o artefato utilizado pela quadrilha nas explosões. O bando se evadiu do local em um veículo com quantia ainda não de conhecimento da Polícia, que ainda está trabalhando para identificar os autores do delito. Parte do dinheiro que estava nos caixas eletrônicos foi danificado com a explosão. Conforme o delegado titular da Polícia Civil de Jijoca de Jericoacoara, Dr. Erivan Cruz, a Corporação está trabalhando continuamente no sentido de identificar os autores do delito. Inclusive foi solicitado o apoio do pessoal da Delegacia de Roubos e Furtos (da Capital) para auxiliar nos trabalhos. O delegado pediu o apoio da população. Caso alguém disponha de alguma informação que possa ajudar nas investigações, o telefone da delegacia é 3669.1264. A identidade do denunciante será guardada em pleno sigilo.

Emissora de Acaraú tem programa com nome idêntico a de Caiçara, em Cruz


Nem sempre a escolha do nome do veículo de comunicação ou do programa de rádio é a melhor. O motivo muitas vezes é que o nome que se julgava ser a escolha perfeita já é utilizado por outros grupos. É o caso do programa “Manhã Interativa” do locutor Diego Silva, uma das marcas registradas da nova programação da rádio Acaraú FM. O fato é que já existia um programa com mesmo nome na Marazul FM, sediada no distrito de Caiçara, na cidade de Cruz. A lei de direitos autorais, Lei nº 9610/98, prevê punições a quem copia ou plagia, inclusive na radiodifusão. Mas cada caso um caso, e cada cabeça uma sentença.