sábado, 23 de março de 2013

Data Magna do Ceará é comemorada nesta segunda; acarauenses analisam importância do feriado

Monumento "Negra Nua", no Município de Redenção
Foto: DN

Na próxima segunda-feira (25) será feriado estadual, em comemoração a Data Magna do Ceará, alusiva a abolição da escravatura em nosso Estado, o pioneiro no país, em 1885. A data como feriado foi prevista por meio de Emenda Constitucional, de autoria do deputado estadual Lula Morais, aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011. No ano passado, a data caiu no final de semana e neste ano pela primeira vez cai numa segunda-feira.
Para o professor Nickyson Brandão Everton, da área de Ciências da Natureza da Escola de Ensino Médio Thomaz Pompeu e do Colégio Virgem Poderosa, ambas no Centro de Acaraú, a Data Magna é muito importante para a memória histórica. “Esse é um dia para refletirmos a luta dos negros e índios escravizados para conquistar sua ‘liberdade’ dentro do Estado do Ceará”, destacou.
O professor acarauense Nickyson acredita que pelo menos 80% das pessoas desconhecem o porquê do feriado, mas "comemoram" um dia a mais em casa em uma semana de três dias úteis, agora dois. Para reverter esse quadro, o docente defende que “seja o sentido da data amplamente explanado nas escolas, pois a imensa maioria ainda não sabe do sentido desse feriado”, defendeu.
A estudante acarauense Daniele Oliveira também acredita que o sentido do feriado devesse ser mais bem divulgado. “Até agora, procurei saber o porquê desse feriado, e ainda nem entendi muito bem. Foi muito mal divulgado. Só sei que se trata da libertação dos negros escravizados em nosso Estado, aliás os primeiros a ser libertados no país.  Acredito que seja um privilégio ter sido o ceará a ser o primeiro na abolição”, descreveu.
Para a professora acarauense Mayara Monteiro, da área de Matemática e Português da Escola Municipal Rosa Ferreira Dias, na comunidade de Mongubas, em Acaraú, a Data Magna do Ceará não é uma data qualquer, um feriado a mais. “Essa data simboliza uma vitória, uma luta, uma causa, simboliza um estado que viu além muito além de todos, deu direito igual a todos, mostrando que independente de onde viemos de onde somos, somos todos iguais, com direitos, deveres e também como qualquer ser humano erramos, e no dia 25 de março o Ceará fez um grande acerto, todos nós temos o direito de sermos livres”, destacou.
Nesta data, não funcionam repartições públicas, bancos e correspondentes bancários e postos dos Correios. A Cagece funcionará em regime de plantão. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 275 0195. Lojas de atendimento fecham. A Coelce disponibilizará, durante o feriado, uma Central de Relacionamento, onde podem ser solicitadas informações sobre falta de energia, desligamento programado, além de outras demandas. A população poderá ligar gratuitamente pelo telefone 0800 285 0196. Comércio e postos de combustíveis têm ponto facultativo. 

História
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, situado a 55 Km da Capital, emancipou os seus escravos um ano antes da província do Ceará, o que fez com que Redenção viesse a sediar a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-brasileira.

Farmácia Popular facilita acesso a medicamentos a população de Acaraú

Acaraú tem um posto na sede e um em cada distrito
Foto: Acaraú pra recordar

Ampliar o acesso a população mais carente a medicamentos essenciais, como analgésicos, antihipertensivos e remédios de controle para diabetes, colesterol, entre outros. Esse é o objetivo do projeto de Farmácia Popular, do Governo Federal executado em parceria com os Municípios, inclusive em Acaraú.  Os medicamentos são comprados por esses órgãos de laboratórios farmacêuticos oficiais públicos ou privados. Quando necessário, são adquiridos por meio de pregões.
O vendedor de Acaraú, Cláudio Anázio Marques da Guia, precisou fazer uma cirurgia bucal no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)-Regional de acaraú e necessitou de analgésicos após o procedimento. Apenas com a identidade e a receita medida, dirigiu-se a Farmácia Popular no Centro de Acaraú e retirou gratuitamente a medicação. “É muito rápido e fácil, sem burocracia. Rapidinho eu peguei o remédio", disse.
A farmácia popular em Acaraú funciona no Posto de Saúde Monsenhor Sabino, situado à avenida José Júlio Louzada, no Centro do Município, ao lado da Rádio Difusora Vale do Acaraú. O horário de funcionamento é das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Para retirar o medicamento, é necessário apresentar documento com foto e receita médica. Dúvidas quanto ao projeto em Acaraú podem ser esclarecidas pelo telefone da Secretaria de Saúde (88)3661.1035.

Prefeitura de Bela Cruz contrata empresa para transporte de pacientes a capital



A Prefeitura Municipal de Bela Cruz contratou, por meio do Fundo Municipal de Saúde do Município, por meio de licitação modalidade pregão, do tipo menor preço, a empresa F & A Casa de Apoio LTDA, para prestar serviços com recebimento, acompanhamento, orientação e apoio aos pacientes da cidade a serem atendidos na cidade de Fortaleza, encaminhados pela Secretaria de Saúde do Município. O contrato, que está orçado em R$ 8 mil, prevê a prestação de serviços essenciais de apoio a saúde na capital objetivando prestar assistência aos pacientes e acompanhantes encaminhados pela Secretaria, por meio do SUS com a finalidade de realizar tratamento na capital, assistência que consiste em recebimento na rodoviária/casa de apoio, deslocamento na área metropolitana durante o tratamento e se necessário hospedagem. O documento prevê que a empresa deverá atuar para que sejam assegurados aos pacientes encaminhados tratamento adequado recomendado, até mesmo fazendo marcação de exames e cirurgias na área da saúde pública a serem realizados pelo SUS, a pacientes que estejam sem o devido cadastramento no Sistema.

Jovens da região Norte são beneficiados com Primeiro Passo


Santana do Acaraú e Sobral, na região Norte, estão entre os 32 municípios no Estado do Ceará contemplados com mais uma etapa do Projeto Primeiro Passo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que ofertará 1.500 vagas de estágio para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. No ano passado, foram capacitados pelo projeto 48 mil jovens e a perspectiva é que em 2013 mais de 10 mil jovens sejam capacitados em todo Estado nas seguintes linhas de ação: bolsista, estagiário e aprendiz.  O Primeiro Passo representa para muitos jovens a primeira experiência profissional.

Ceará sedia conferências de educação ambiental, inclusive no Baixo Acaraú

Material de divulgação do Congresso

Fortalecer a educação ambiental na escola de maneira contínua e permanente. Esse é o principal objetivo da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente – ação de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). No Ceará, a SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), que coordena o processo no estado elaborou cronograma de realização das oficinas. A 3ª Crede/ Acaraú, que coordena as ações de educação da rede estadual de ensino no Baixo Acaraú, realizou oficina preparatória regional em 27 de fevereiro. 
No Ceará, as conferências acontecem nas escolas de abril a junho; nos Municípios de julho a agosto; a nível regional, de agosto a setembro. Já a Conferência Estadual do Ceará será realizado nos dias 1º e 2 de outubro. Conferência Nacional deverá acontecer em Brasília/DF, no período de 13 a 18 de novembro de 2013.
O grande objetivo das oficinas preparatórias é auxiliar as escolas a executarem a sua Conferência com vistas a participação nas etapas Regional, Estadual e Nacional.
A Conferência é direcionada às escolas estaduais, municipais, indígenas, quilombolas, assentamentos e até escolas privadas que possuam do 6º ao 9º ano, com alunos de 11 a 14 anos que estejam devidamente matriculados nessas séries. Os Municípios do Baixo Acaraú têm se mobilizado para realizarem as oficinas preparatórias. A Prefeitura de Cruz, por exemplo, realizará a oficina na próxima quarta-feira (27). Mas todo Baixo Acaraú dispõe de seu calendário de encontros e está de mãos dadas com o projeto.

Estado anuncia ações de combate a seca, inclusive no Baixo Acaraú


O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira (22) com o Comitê Integrado da Seca para a realização de um balanço e definir ações de convivência com a maior estiagem dos últimos 50 anos que o Ceará atravessa. Entre as ações, Cid Gomes informou que vai negociar também com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a utilização dos perímetros irrigados do DNOCS pelo Estado do Ceará por um período de dois anos para que sejam implantados centos de produção de pastagem nos perímetros Jaguaribe/Apodi e Baixo Acaraú. O secretário Nelson Martins sugeriu ainda que fossem disponibilizados kits de irrigação para os perímetros irrigados do Ceará para que seja possível a produção de forragem nos perímetros irrigados administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas. Atualmente existem 1,7 mil hectares no Jaguaribe Apodi e 200 mil hectares no Baixo Acaraú. Ao todo, o Governo do Estado investirá R$ 1,4 bilhão nas ações de combate à estiagem.

sexta-feira, 22 de março de 2013

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO - MUNICÍPIO DE ACARAÚ - RESULTADO OFICIAL - REGIÃO: ARANAÚ

INSCRIÇÃO
CANDIDATO
CLASSIFICAÇÃO
021
LEILIANE GREIQUE MORAES
1
014
MARTA JAMILLA BRANDÃO DE SOUSA
2
008
AURISTELA VASCONCELOS BRANDÃO
3
025
MARIA IVANI SOUZA
4
245
ELIANE MARIA DE SOUZA
5
029
FRANCISCA LEIDIANE FORTUNA
6
215
DALILA SOUSA RODRIGUES
7
117
MARIA ELISÂNGELA VASCONCELOS
8
001
MARIA CECILIA DE ARAÚJO
9
244
MARIA VILANI DE MORAES DA COSTA
10
135
ANTONIA EDJANE CRUZ
11
009
GLEISSIANE REGINE VASCONCELOS
12
123
RAUNIELE CINTIA NASCIMENTO
13
076
MARIA ROSANNE CRUZ
14
095
MARIA DO ROSÁRIO PEREIRA
15
147
DIVANY QUEILA DA ROCHA
16
005
JUNIOR DO NASCIMENTO MUNIZ
17

quinta-feira, 21 de março de 2013

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO - MUNICÍPIO DE ACARAÚ - RESULTADO OFICIAL - REGIÃO: JURITIANHA

INSCRIÇÃO
CANDIDATO
CLASSIFICAÇÃO
104
FRANCISCA MEYRILÂNDIA LOPES SILVEIRA
1
118
RICARDO NORMANDIO DE ARAUJO NETO
2
140
PAULO CESAR BATALHA DA SILVA
3
010
SUENE KELLY COSTA DE ALBUQUERQUE
4
146
JOSÉ ROBERTO DO NASCIMENTO
5
128
CRISTIANA KEIVAN BATALHA
6
132
DANIELA ADÃO DE SOUSA
7
205
TERESINHA FERREIRA GOMES
8
088
FRANCISCO GEONE DOS SANTOS SENA
9
087
FRANCISCA IRANILDA DA COSTA
10
152
JOSÉ GLÊDSON DE ARAÚJO
11
108
MARIA GILEUSA DA COSTA
12
017
MÁRCIA HELENA RIBEIRO DOS SANTOS SILVEIRA
13
165
APOLÔNIO SOUSA ALVES
14
097
FRANCISCO LEIRTON ALVES
15
164
GRACILEANDRA DOS SANTOS SOUSA
16
131
MARIA CLENILSA FRANCO
17
217
DANIEL DO NASCIMENTO MELO
18
056
ROSILANE DE SOUSA SILVA
19
107
MARIA JORDANIA DA SILVA
20
127
KAROLINE LOPES DE OLIVEIRA
21
119
LILIA MARIA TAVARES DA SILVA
22

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO - MUNICÍPIO DE ACARAÚ - RESULTADO OFICIAL - REGIÃO: PRAIAS

INSCRIÇÃO
CANDIDATO
CLASSIFICAÇÃO
048
MARIA DENILA MUNIZ
1
039
LIA DOS SANTOS ARAÚJO
2
080
ANTÔNIA FERREIRA RODRIGUES
3
186
REGINA DE FÁTIMA ALVES
4
012
MARIA RENATA ALVES GUILHERME
5
022
LENO RICARDO NASCIMENTO DE SOUSA
6
081
JAILA DOS SANTOS NASCIMENTO
7
103
LIDIANE BATALHA RODRIGUES
8
150
MARIA NEUSA DE SOUSA
9
044
LUCELITA MUNIZ DE SOUSA
10
232
MARIA VALDENIZA DA SILVA
11
159
CRISTINA MARIA DOS SANTOS
12
059
MARIA IVANICE DE SOUSA
13
126
EDSON ALVES DE SOUSA
14
027
MARIA GISLÂNDIA DOS SANTOS NASCIMENTO
15
004
LUZANIRA RODRIGUES DE CASTRO
16
063
JOAQUIM ALVES DE MIRANDA
17
194
RAÍZA NASCIMENTO SILVA
18