sábado, 9 de março de 2013

Projeto de cisternas a baixo custo desenvolvido em Bela Cruz é vencedor de concurso nacional

Apresentação dos projetos em Brasília
Foto: O Povo

Cisternas 80% mais baratas foram desenvolvidas no município de Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú. A cisterna é composta de 80% de fibra do caule da bananeira, 5% de areia e 15% de cimento. Foram construídas dez unidades, que podem ser usadas pelas famílias da área rural Baixa Nova. O criador do projeto é o professor Fernando Nunes de Vasconcelos, da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas, da rede estadual de Bela Cruz.
Conforme o professor Fernando, o projeto foi desenvolvido para resolver dois problemas. “O primeiro é ambiental, o desperdício da bananeira. O segundo é a seca. A gente tem enfrentado a pior seca dos últimos 40 anos. Isso tem sido muito sacrificante para a população cearense”, explicou.
O projeto, denominado "Cisterban: Semeando vida no Semiárido Cearense através de um sistema de captação de baixo custo", foi  vencedor na categoria Regional Nordeste do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Outros cinco educadores foram agraciados nas demais categorias. O grupo vai ganhar uma viagem à Tunísia para participar do Fórum Social Mundial 2013.  A cerimônia de premiação do concurso aconteceu, em Brasília, no final de fevereiro, onde estiveram reunidos 65 finalistas. Todos eles receberam troféus, tablets e um ano de assinatura da Fórum. Ao todo, 4.698 trabalhos de todo o Brasil foram inscritos.

Morrinhos passará por fiscalização da CGU


A Controladoria Geral da União (CGU) irá checar possíveis desvios de verbas na administração pública em quatro municípios cearenses, entre os quais Morrinhos, localizado na região do Baixo Acaraú. A ação faz parte do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, que tem por finalidade inibir desvios de verbas. Serão analisadas as aplicações de recursos nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, além de serem apuradas denúncias. Além de Morrinhos, será alvo de fiscalização os municípios de Crato, Abaiara e Aracoiaba.

Jijoca de Jericoacoara é uma das cidades brasileiras que mais registra casos de violência contra mulher


O município de Jijoca de Jericoacoara, no Baixo Acaraú, é o único do Ceará que aparece na relação das 50 cidades brasileiras que mais registraram casos de violência contra a mulher em 2012 (proporcionalmente à população), por meio de ligações para a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180).

De acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira, 8, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), foram registrados 123 ligações de Jijoca de Jericoacoara no ano passado, para uma população de 8.482 mulheres.

Essa quantidade de ocorrências coloca o município cearense em 32ª posição entre as 50 cidades brasileiras que mais tiveram relatos.

Ceará
No ranking dos estados, o Ceará ocupa o 25º lugar em denúncias de violência contra a mulher, com 14.274 casos, o que corresponde a 329,65% por grupo de 100.000 mulheres. Segundo o relatório, a população feminina do Estado é 4.329.989.

Brasil
De janeiro a dezembro de 2012, o Ligue 180 contabilizou 732.468 registros, sendo 88.685 relatos de violência no Brasil. Isso significa que, a cada hora, dez mulheres foram vítimas de maus tratos ao longo do ano passado.

O Distrito Federal lidera o ranking anual do Ligue 180, com uma taxa de 1.473 registros para cada 100 mil mulheres. Em seguida, aparecem Pará e Bahia, com taxas de 1.032 e 931, respectivamente.

Entre os tipos de violência relatados, a física permanece a mais frequente, totalizando 50.236 registros (56%), seguida pela psicológica, com 24.477 (28%); moral, com 10.372 (12%); sexual, com 1.686 (2%); e patrimonial, com 1.426 (2%). Dados indicam ainda que, em 2012, foram computados 430 casos de cárcere privado – mais de um por dia.

Fonte: O Povo

Vereadores homenageiam mulher na Sessão da Câmara da última sexta em Acaraú

Prefeitura espalhou faixas em Acaraú homenageando a mulher
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Na última sexta-feira (8) foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em memória a data, a mulher foi o tema mais remetido no plenário da Câmara Municipal de Acaraú nesta data, tendo os parlamentares destacado a força e a importância da mulher, principalmente as acarauenses. Os vereadores prestaram suas homenagens a suas mães, filhas e netas, professoras e mulheres que se destacaram na história do Município. A vereadora Erineuza (PMDB), única parlamentar mulher, felicitou todas as mulheres e defendeu que “mulher não tem mais medo de ocupar nenhum cargo seja ele qual for, porque nós não temos medo, somos mulheres guerreiras, corajosas”, disse.
Na sessão, destaque para o requerimento 009/2013 de autoria dos vereadores Cláudio Jean da Silveira (PC do B) e Antônio Alves Neto (PT), que pede esclarecimentos à Prefeitura sobre o transporte de alguns alunos da rede municipal sendo realizados em condições inadequadas. Conforme Cláudio Jean, atesta-se “vários carros abertos transportando alunos, transportando inclusive crianças de creche, sem a devida segurança e denúncias de carros transportando alunos à noite via Cajueiro do Boi-Lagoa do Carneiro”, declarou. No requerimento, é proposta a criação de uma comissão para fiscalização para atestar a real situação do transporte escolar no Município. Comissão já havia sido formada para fiscalização das escolas.
Outro requerimento proposto pelo vereador Cláudio Jean solicita ao Executivo a participação em seleção do Ministério das Cidades para as obras do sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, habitação e a terceira etapa para a pavimentação urbana. Seriam beneficiadas as comunidades de Almécegas, Buriti, Correguinho dos Silvérios, Croatá, Cachorro Seco II, Córrego da Rola e Mirindiba. “Em Mirindiba, até na escola está faltando água. A situação da falta de água está séria nessas comunidades, com a população enfrentando dificuldade de acesso a água, agravado pela seca dos últimos tempos”, declarou.
Edson Brandão sugeriu estender essas ações a todo Município, “em especial às comunidades que mais sofrem com o problema da seca, aquelas que não tem serviço de abastecimento de água e posteriormente as que vão entrar em carência”, defendeu. Paulo Andrade disse “a coisa está muito feia. É todo Município, todo Estado do Ceará”, declarou, e defendeu que a Câmara intensifique a cobrança ao Executivo para intensificar as ações para amenização do problema. “Vá daqui (Acaraú) pra Sobral pra ver como está. Tente passar uma hora em Santa Fé (distrito de Acaraú)”, disse o parlamentar. 
Fernando Fonteles cobrou do Município a pintura da faixas de pedestre e sinalização na esquina do semáforo, no Centro de Acaraú, ação tida pelo parlamentar como indispensável para evitar sinistros. "Em 2010, quando eu estive nesta casa, eu fiz esse requerimento e não fui atendido. Não era eu solicitando, e sim o povo do Acaraú que estava requerendo. Mas eu tenho certeza que o nosso prefeito Alexandre com certeza vai fazer essa intervenção em breve porque é de necessidade para o bem do povo de Acaraú e peço ao prefeito que seja feito", disse.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Homologado resultado de seleção pública para professor substituto da UVA


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio do Conselho Universitário (Consuni), publicou a Resolução nº 05/2013, no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (8), que homologa o resultado final da seleção pública simplificada para professor substituto realizada conforme o edital nº 020/2012 da Universidade.  Ao todo, estão aprovados 12 docentes e constam nove no cadastro de reserva. O próximo passo será a nomeação. 

Confira o resultado:
Unidade de Ensino
Curso
Candidatos aprovados
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Computação
Francisco Alex Pinto Alves
André Alves Bezerra

Tecnologia da Construção em Edifícios
Heloína Nogueira da Costa
José Aroldo Menezes Costa
Francisco Josimar Ricardo Xavier
Centro de Ciências Agrárias e Biológicas
Zootecnia
Juliana Justino Osterno
Bruno Stefano Miranda Valente
Centro de Filosofia, Letras e Educação
Pedagogia
Georgia Clara Soares Rodrigyes
Leonardo Lima Ribeiro
Francisco Ricardo Miranda Pinto
Railane Bento Vieira

Cadastro de reserva
Unidade de Ensino
Curso
Candidatos aprovados
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Física
Antônio Neudson Lima Marques
Engenharia Civil
Obordan Portela Costa
Centro de Ciências Humanas
Ciências Sociais
Emanuel Freitas da Silva
Lara Virginia Saraiva Palmeira
José Gledson Nogueira Moura
Thiago Silva de Castro
Centro de Ciências da Saúde
Educação Física
Maria Petrília Rocha
Emerson de Melo Freitas
Kalil Janvion  Bezerra Silva
Fonte da tabela: EDITAL Nº20/2012-UVA

Ronda faz uma das maiores apreensões de droga em Acaraú

Material apreendido pela Polícia
Foto: arquivo do Ronda - Acaraú

Na última quinta-feira (7), por volta das 14h, o Ronda do Quarteirão de Acaraú recebeu uma informação que na casa do traficante F.J.M, de 31 anos, residente no bairro de Morada Nova, em Acaraú, havia uma grande quantidade de droga. F.J.M já estava sendo investigado pela equipe do Ronda do Quarteirão e Polícia Civil há meses e já existia um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima.
Após a denúncia, os efetivos da RD 1260 (Sargento Pinheiro, Soldado Freitas e Azevedo), RD 1261 (Capitão Fred Rafael, Soldado Joélio e Jonatas) e RP 4653 - POG (Cabo Braga e Soldado B.Andrade) se deslocaram até o local da denúncia e a cercaram. Policiais entraram na residência e encontraram G.N.M, de 21 anos, primo de F.J, e que tinha como função de olheiro na quadrilha. Era G.N.M que avisava o movimento da Polícia Militar.
Policiais Militares que faziam o cerco no quintal da residência viram quando três homens pularam o muro com duas sacolas. Houve uma perseguição e foi preso J.L.M.S, 30 anos, primo do traficante F.J.M, sendo encontrado em sua posse 2 kg de crack e uma balança de precisão. Os outros dois foram identificados como sendo F.J.M e L.H.P, 25 anos, moradores da casa.
Policiais Militares pularam o muro do quintal e perceberam que havia um local com areia frouxa. Foi cavado um buraco e dentro foi encontrado quatro "tijolos" de crack pesando mais de 2 kg cada um. No fundo quintal foi localizada uma pequena pedra de crack e um facão onde provavelmente estava sendo cortada para fazer a embalagem e vender em papelotes. Foram dadas voz de prisão aos dois acusados e encaminhados juntamente com os 10,5 Kg de Crack a Delegacia Regional de Acaraú para lavratura do Auto de Flagrante Delito. Conforme o Ronda do Quarteirão, essa foi a maior apreensão de drogas realizada no municipio de Acaraú. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Operação do Ministério Público apreende drogas e prende traficantes em Itarema e Jijoca, além de outros seis municípios

Material apreendido na Operação
Foto: arquivo do Ministério Público

Itarema e Jijoca de Jericoacoara, no Baixo Acaraú, estão entre os oito municípios da Região Norte onde a Polícia apreendeu drogas e balança, além de arma, veículos e motos, além de ter executado mandados de prisão. A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (7). A ação faz parte de uma operação especial batizada de “Depurare” (iniciada em outubro do ano passado), fruto de uma ação conjunta entre o Ministério Público, a Promotoria de Justiça de Granja e a Polícia Civil.
Foram cumpridos 24 mandados de prisão, um menor foi apreendido em flagrante, bem como vários mandados de busca e apreensão. No total, 30 equipes da Polícia Civil foram divididas em oito municípios para o cumprimento das medidas cautelares.
 Durante a operação foram encontrados 5 kg de crack; 2,5 kg de maconha; um revólver; uma balança; seis veículos; quatro motos e R$ 13 mil em dinheiro. A operação também atuou em Granja, Camocim, Barroquinha e Novo Oriente.

Uma série de atividades serão realizadas em Acaraú em homenagem ao Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8)

A Câmara de Acaraú conta com uma vereadora
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, várias atividades serão promovidas pela Prefeitura de Acaraú no Município nesta sexta-feira, dia 8 de março, em que se comemora a data festiva. O I Torneio de Futsal Feminino reunirá equipes de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara que disputarão o título de campeã de Futsal Feminino.
A competição ocorrerá na quadra da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú na sexta-feira às 18h. Na ocasião, haverá sorteio de brindes às mulheres presentes. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Desporto e Juventude.
Também serão realizadas atividades variadas em homenagem à Mulher, das 8h  ao meio dia, na Praça do Centenário, no Centro, com a participação de equipes das Secretarias Municipais e sociedade em geral. Haverá apresentações com os Índios Tremembés e grupo de dança infantil, corte de cabelos e depilação facial, atendimento com fisioterapeuta, teste de glicemia, medida de pressão arterial e orientações sobre a saúde da mulher. A Prefeitura também está espalhando várias faixas com frases de estímulo à mulher nas ruas da cidade.
Para a Secretária de Cultura de Acaraú, Patrícia Vasconcelos, o dia da mulher deve ser comemorado todo dia e não só no 8 de março, tido para ela como “um dia simbólico que chama a atenção para a importância da mulher na construção da família e da sociedade e representa também as lutas e os patamares que ela tem alcançado ao longo da história, nas batalhas como trabalhadora, como mãe”, destacou.
Atualmente as  pastas municipais de Acaraú da Saúde, Assistência Social, Cultura e Turismo e Meio Ambiente da Gestão de Alexandre Gomes, são comandadas por mulheres, que demonstram, conforme Patrícia Vasconcelos, a emancipação cada vez maior da mulher, na conquista de seu espaço. A Câmara de Vereadores de Acaraú conta também com uma representante das mulheres, Maria Erineuza Fontenele da Silva, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Mais de 300 acarauenses são beneficiados com cursinho pré-universitário


Inúmeros pré-universitários acarauenses compareceram
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Na última quarta-feira (6) a Prefeitura Municipal de Acaraú promoveu a primeira aula deste semestre do curso preparatório para as seleções de ingresso em cursos de Instituições de Ensino Superior. Compareceram a aula Secretários Municipais, professores do curso e os mais de 300 alunos de vários recantos de Acaraú, da sede e dos distritos, divididos em cinco turmas. 
As aulas acontecerão regularmente a partir da próxima segunda-feira (11), à noite, das 18h30min às 22h. O cursinho, cujas aulas acontecem na Escola Municipal Professora Tereza de Jesus Silva, é custeado pela Prefeitura e conta com sete professores da rede pública municipal e estadual. Estão previstos aulões aos finais de semana e prometem estudos intensos neste semestre.
O Secretário de Educação de Acaraú, Expedito Mesquita, relembrou a origem do cursinho. O cursinho chamava-se Acaraúvest e foi idealizado pela professora Erlane Muniz Martins, que na época era diretora da Diretoria de Juventude de Acaraú (Dijuv) do Liceu, e que foi implantado na gestão de Manuel Duca da Silveira, há cerca de cinco anos atrás, quando Expedito também era Secretário de Educação. Em seu discurso, Expedito destacou a importância do curso para a mudança social do município. “Acaraú só vai crescer com um grande número de alunos acarauenses matriculados na Universidade”, disse. Quanto àqueles que defendem que a juventude é o futuro, o Secretário defendeu: “A juventude não é o futuro do amanhã, e sim o presente”, declarou.
Os professores prometeram todo empenho para passar as dicas corretas para que os alunos logrem êxito nas seleções e conclamaram a dedicação dos alunos. O fato de não haver controle de frequência do aluno, conforme os docentes, comprova que se confia na força de vontade dos pré-universitários. “Se vocês estão aqui é porque querem, não porque são obrigados”, defendeu Expedito Mesquita.
A aluna acarauense Jéssica Carneiro, que já foi selecionada, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE, destacou “não é tempo de aprender, mas reforçar o que foi aprendido”, disse.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Três presos fogem da Cadeia Pública de Itarema e carcereiro é preso acusado de levar drogas para Cadeia de Acaraú


Conforme informações da Polícia Militar de Acaraú, na madrugada desta quarta-feira (6) três presos da Cadeia Pública de Itarema, no Baixo Acaraú, fugiram da unidade prisional, driblando a segurança dos agentes penitenciários. Fugiram os seguintes presos: Francisco Jairo da Silva Sousa, vulgo “Jairo”, que responde por homicídio; Guilherme Soares Marinho, vulgo “Guilherme”, que responde por furto e roubo a mão armada; e José Rinaldo Siqueira, vulgo “Perilo”, que responde a lesão corporal.
Conforme o delegado de Polícia Civil de Acaraú, Dr. Flávio Novais, no dia 25 de fevereiro, o preso Marcos Antônio do Nascimento, conhecido como Nego do Valentim, que responde por homicídio e foi condenado a sete anos de reclusão, havia fugido da Cadeia Pública de Acaraú, mas apresentou-se espontaneamente nesta quarta-feira (6) na Delegacia Regional de Acaraú e foi recolhido novamente a Cadeia Pública.
O delegado da Regional de Acaraú, Dr. Flávio também informou que na última segunda-feira (4) foi preso um carcereiro da Cadeia Pública de Acaraú, de nome Gaudino, que tinha em sua residência maconha, psicotrópicos e mais de R$ 1 mil. Alguns presos acabaram denunciando Gaudino, que este estaria levando droga para a Cadeia e foi atestado a posse da droga na sua residência por meio de um mandado judicial e foi expedido mandado de prisão temporária para o carcereiro.

Comerciantes de Acaraú dizem que aumento do preço do peixe será irrisório na semana santa; população não acredita

Na peixaria O Fernandes, o aumento será de 0,5%
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Já estamos a três semanas da Semana Santa, época em que os católicos relembram a paixão e morte de Cristo. Neste período, as pessoas que guardam a tradição católica preferem comer carne de peixe, que geralmente nesta época do ano fica com o preço mais caro. Mas em Acaraú, o aumento do peixe não será tão substancial nas peixarias, segundo comerciantes. Conforme Stanley Pinho Fernandes, proprietário da Peixaria O Fernandes, no bairro de Outra Banda, em Acaraú, a partir da próxima segunda-feira o quilograma de cada peixe aumentará 0,5%. “Aqui aumenta muito a procura do peixe próximo a Semana Santa, mas nós não nos aproveitaremos disso, sendo uma das peixarias que terão o menor percentual de aumento entre as existentes em Acaraú”, declarou Stanley.
O peixe mais caro na peixaria é o filé de dourado, cujo quilograma é vendido hoje a R$ 20,00 e será vendido a R$ 21,00. Já o quilo da cavala, que conforme o vendedor da peixaria O Fernandes, Cláudio Anázio Marques da Guia, é um dos peixes mais procurados pelos clientes, passará a ser comercializada de R$ 13,00 para R$ 14,00. O quilograma do beijupirá  passará de R$  10,00 para R$ 11,00.
Em outra peixaria, a WP Pescados, no bairro de Outra Banda, em Acaraú, não haverá aumento no preço do quilo do peixe. A cavala continuará a ser vendida a R$ 14,00; já o filé de sirigado, a R$ 27,00; e o quilo do beijupirá é vendido a R$ 10,00.
A professora acarauense Mayara Monteiro, de 23 anos, que também é católica e cuja família tem a tradição de consumir peixe na semana santa, acredita que o aumento no preço do peixe terá um aumento substancial mais próximo ao período. “Os comerciantes aproveitam para aumentar o preço do peixe próximo a semana santa, porque sabem que a maioria faz o jejum da carne, aí aproveitam, e sobem o preço do produto”, opinou. Conforme Mayara, essa prática de aumento considerável no preço do peixe é condenada inclusive em algumas pregações de padres.
Para a estudante acarauense, Cinara Araújo, de 21 anos, que é católica e de família católica, comer peixe na semana santa já é tradição. “Mais do que um valor material, comer peixe tem um profundo significado simbólico da fé. E quando falo de jejum não e so de deixar de comer não, é deixar de fazer algo por determinado tempo, um sacrifício. Na minha casa, na semana santa, não comemos carne vermelha”, destacou.
Quanto ao aumento que geralmente ocorre próximo a data do preço do peixe, Cinara acredita também que os comerciantes aumentam o valor do produto substancialmente, mas diz que sua família não sente muito no bolso. “Meu irmão é pescador então não falta peixe aqui em casa nem para meus irmãos e outros familiares, então não sentimos tanto o aumento”, disse.

terça-feira, 5 de março de 2013

Jijoca de Jericoacoara comemora 22 anos de emancipação política nesta terça-feira (5)

Material de divulgação da Prefeitura de Jijoca

O Município de Jijoca de Jericoacoara está em festa nesta terça-feira (5), data em que a Prefeitura proporciona uma festa aos munícipes e visitantes pelo 22º aniversário de sua emancipação política. Entre as atrações musicais, os cantores sertanejos cearenses Ítalo e Renno. A festa acontece na Avenida Manoel Teixeira - Jijoca de Jericoacoara – CE.
Ao todo a Prefeitura está investindo R$ 56.705 a serem repassados a empresa Falcão Produções de Eventos LTDA-ME, contratada na modalidade convite  nº 2002.01/2013SME, da Secretaria de Educação e Cultura. No contrato estão previstos sonorização, locação de palco, instalação de banheiros químicos, ornamentação, show pirotécnico e contratação de bandas de reconhecimento estadual e local.
A história da emancipação política do município de Jijoca de Jericoacoara começou a se concretizar com a realização do plebiscito que ocorreu no dia 07 de setembro de 1990. O povo expressou a vontade de tornar o distrito de Jijoca em um município autônomo, passando a denominar-se Jijoca de Jericoacoara.
No dia 06 de março do ano de 1991 concretizou-se o processo pela emancipação política através da Lei Nº 11.796, assinada pelo excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Ceará, na época, Tasso Ribeiro Jereissati.

Itarema está entre as cidades que tiveram suspensa transferência de recursos do Ministério da Saúde


A cidade de Itarema, na região do Baixo Acaraú, consta na lista dos 40 municípios cearenses e 479 em todo país que tiveram suspensos transferência de recursos do Ministério da Saúde para Programas Saúde da Família e Saúde Bucal. Também foi bloqueado o pagamento de agentes comunitários de saúde que apresentam duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Segundo o ministério, as equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias em uma comunidade; atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, e na manutenção da saúde das comunidades. A relação das cidades com pendências foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (4). O repasse continuará a ser feito após serem regularizadas as situações.

João Jaime cobra do Governo do Estado funcionamento de hospital de Acaraú

Hospital de Acaraú
Foto: arquivo - DN

Na coluna do jornalista Roberto Moreira, publicada no jornal Diário do Nordeste desta terça-feira (5), diz que João Jaime quer saber porque o hospital de Acaraú foi construído pelo governo do Estado e não é equipado e colocado em funcionamento. O líder do governo, deputado José Sarto, disse que vai perguntar ao governador Cid Gomes. “Está lá, o prédio e só, ele foi iniciado no governo do Tasso, passou pelo governo do Dr. Lúcio e foi concluído pelo Cid”, disse João Jaime.

Curso Pré-Universitário de Acaraú tem aulas retomadas nesta quarta-feira (6)

Escola Tereza de Jesus Silva, no Centro de Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Nesta quarta-feira (6), às 19h, reiniciam as aulas do Curso Pré-Universitário realizado na Escola Municipal Professora Tereza de Jesus Silva, no Centro de Acaraú. O curso é custeado pela Prefeitura Municipal. Nesta primeira aula do primeiro semestre deste ano, já na gestão de Alexandre Gomes, devem comparecer o Secretário Municipal de Educação, Expedito Mesquita, juntamente com toda equipe da Secretaria de Educação de Acaraú. Além do curso preparatório para a Universidade, o Executivo concede ônibus para transporte de alunos universitários de Acaraú até a cidade de Sobral, para assistirem suas aulas na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e no Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA).

Mais uma opção de profissionalização descortina-se no Baixo Acaraú


Estudantes da Jeva de Tianguá
                Foto: arquivo do blog da unidade
Acarauenses e itaremenses que estão buscando uma profissionalização a preços populares têm uma opção na Escola Jeva de Formação Profissional. Estão sendo ofertados os cursos de Informática Pro Business (R$ 34,00 mensais) e de Rotinas Administrativas (R$ 49,90 mensais).     
O valor da matrícula apresenta um custo de R$ 5,00 e a primeira mensalidade só em abril. As 500 primeiras matrículas desses cursos profissionalizantes em Acaraú e Itarema oferecem aos alunos um tablet sem sorteio. Em Acaraú, a sede da escola fica situada à rua Expedito Farias, 422, Centro. Já em Itarema, o centro de ensino fica à avenida Manuel Sales, 199, Centro. Além destas cidades do Baixo Acaraú, há unidades em Itapipoca, Tianguá, Piripiri e Umirim.
Jeva é uma rede de Escolas Profissionalizantes que tem como objetivo o treinamento do profissional nas áreas administrativas, comerciais, humanas e tecnológicas. Com 16 anos de atuação originária do Estado de São Paulo, a Jeva vem expandindo suas unidades e colaborando na colocação profissional. Nas unidades, são ofertados mais de 30 cursos profissionalizantes.

Registrados furtos no Baixo Acaraú no último final de semana


No último final de semana, foram registrados na Delegacia Regional de Acaraú alguns autos de prisão em flagrante tendo como fator principal furto. No domingo (3), por volta das 20h30min, policiais do Ronda do Quarteirão conseguiram prender em flagrante José Antonio Pequeno, vulgo “Antônio da Paz”, que havia furtado uma residência na avenida Voluntários da Pátria, na comunidade de Morada Nova. Estava de posse do acusado um aparelho de DVD, tênis e jóias que eram comercializadas pela dona da casa.
Também em Acaraú, os policiais do Ronda do Quarteirão conseguiram prender em flagrante delito Raimundo Fernando de Oliveira, na sexta-feira (1), por volta de 12h30min. Na posse do mesmo estava um celular e a quantia de R$ 234,00 que havia sido furtado de uma mulher na rua Expedito Farias, próximo ao Mercado Público, no Centro.
Já no município de Itarema, mais especificamente na Praia de Almofala, policiais do Policiamento ostensivo Geral (POG) conseguiram prender em flagrante delito, no sábado (2), por volta das 4h da manhã, José Romário Ramos de Carvalho, acusado de ter furtado de uma mulher a quantia de R$ 200,00.
Os acusados foram presos em flagrante delito e encaminhados a Delegacia Regional de Acaraú, onde foi lavrado auto de prisão pela delegada plantonista, Rita Helena Cavalcante Porto, de Santana do Acaraú. Raimundo Oliveira pagou fiança e foi liberado. Já José Romário e Antônio da Paz foram encaminhados às Cadeias Públicas de Itarema e Acaraú, respectivamente. Todos os acusados infringiram o artigo 155 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Menores de idade envolvem-se em delitos no Baixo Acaraú


Tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e furto estão entre os procedimentos envolvendo menores de idade no último final de semana na região do Baixo Vale do Acaraú. Na cidade de Morrinhos, na Praça Edvar Silveira, no Centro, um garoto de 15 anos de idade estava de posse de um revólver calibre 38 de número 0453889, marca Rossi, com 5 balas deflagradas e o mesmo foi acusado de tentativa de homicídio contra outro jovem na última sexta-feira (1), por volta das 23h30min.
Já no município de Marco, na Praça Monsenhor Valdir, no Centro,  um menor de idade de 16 anos foi encontrado na sexta-feira (1), por volta das 23h20min, portando 14 pedras de crack. Na mesma cidade, no Triângulo do Marco, no sábado (2), por volta das 23h, foram apreendidos dois menores de idade de 15 anos portando ilegalmente uma carrucha, arma de fabricação artesanal com um tiro deflagrado, além de uma moto que havia sido furtada.
No município de Itarema, por sua vez, na rua João Luis, em Lagoa Seca, no sábado (2), por volta das 16h, um garoto menor de idade de 17 anos estava portando ilegalmente um revólver calibre 38 marca Taurus com 5 tiros deflagrados.  Além disso, ele estava portando duas pedras de crack.
Todos os menores de idade foram apreendidos, juntamente com as armas e drogas pelos policiais do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e encaminhados a Delegacia Regional de Acaraú e após prestarem depoimento foram entregues a seus responsáveis. As armas apreendidas foram enviadas a Perícia Forense (Pefoce) em Fortaleza.

Vigília será realizada para a juventude em Acaraú


A Comunidade Católica Rainha da Paz, de Acaraú, promoverá uma vigília dirigida aos jovens no próximo sábado, dia 9 de março, às 22h, na capela da comunidade, sediada em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Conforme os organizadores do “Vigília Jovem”, haverá momentos de louvores e adoração ao Santíssimo Sacramento. Entrada franca. Maiores informações: 3661.1031 ou 9613-7075.

Professores contratados por tempo determinado suprirão carência da rede estadual do Baixo Acaraú



O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação/ 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede/ Acaraú publicou, no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (4) o extrato aos termos de contratos onde consta relação de professores contratados por tempo determinado, que atuarão nas Unidades Escolares da Rede Pública do Estado do Baixo Acaraú. Os contratos, que terão vigência até janeiro de 2014, têm por objetivo suprir as carências da rede. NO D.O.E., as listas de professores estão divididas em sete lotes.
Confira a lista acessando o link abaixo:
http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20130304/do20130304p01.pdf