sábado, 2 de março de 2013

Municípios do Baixo Acaraú são beneficiados com retroescavadeira pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário

Prefeito Odair José, do Município de Cruz na retroescavadeira
Arquivo da Prefeitura

Os municípios da região do Baixo Vale do Acaraú cearense estão entre os 44 do estado contemplados com retroescavadeiras. Constam na lista as cidades de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos. O recebimento das máquinas é fruto da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC 2), do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os nomes dos municípios contemplados estão previstos nas Portarias 10 e 11 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), publicadas também no dia 5 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).
A entrega das retroescavadeiras foi realizada na última sexta-feira (01) no Parque de Exposição Governador César Cals, em Fortaleza. O evento contou com a presença do Governador Cid Gomes, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e de prefeitos e secretários municipais.  O ministro destacou que o investimento para a compra das máquinas passa de R$ 10 milhões.
O ministro Pepe Vargas destacou que esses equipamentos representam a prova de que o país está desenvolvendo a agricultura familiar e garantindo condições ao homem do campo conviver com a seca. “Nós precisamos oferecer condições para que os agricultores familiares convivam com a seca, e esses equipamentos vão garantir infra-estrutura para as comunidades rurais”, afirmou.
O secretário Nelson Martins destacou que as retroescavadeiras s servirão para a construção e manutenção de estradas vicinais ligando comunidades rurais de um mesmo município. “Esse equipamento combina com a necessidade de oferecer a infraestrutura necessária aos municípios que tem como principal atividade econômica a agricultura familiar”, destacou o secretário. “Além disso, podem auxiliar na limpeza de aguadas e construção de reservatórios e cisternas, contribuindo para enfrentamento da falta de água nos períodos críticos de estiagem”.

Caso dos franceses. Coelce é notificada pela Delegacia Regional de Acaraú


A Companhia Energética do Ceará (Coelce) foi notificada, no início da semana, pela Delegacia de Acaraú sobre o caso de choque elétrico envolvendo dois franceses e ocorrido no dia 12 do mês de fevereiro passado. O delegado regional de Acaraú, Flávio Artur Novaes, adiantou que dará um prazo de 30 dias para encaminhar o inquérito à Justiça.
Segundo informações do delegado transmitida ao advogado das famílias dos franceses, Leandro Vasques, todos os procedimentos de investigação do acidente foram feitos, incluindo a perícia no local e o interrogatório das testemunhas.

"Tudo que foi sugerido já foi feito. Os responsáveis da Coelce já foram notificados. Se houver ainda algum familiar que queira depor, estamos à disposição", afirmou o delegado.

Laudo

No momento, ele aguarda ainda o laudo cadavérico de Jean Dominique Martini, que faleceu no dia 18 de fevereiro passado. Também esclareceu que não foi autorizado pelos médicos a ouvir Jean Claude Defranchi.

O francês foi transferido do Instituto José Frota de Fortaleza (IJF) para o Hospital La Timone, em Marselha, na França, no dia 23 deste mês, sábado último. Por sua vez, o advogado Leandro Vasques confirmou que pretende ingressar com ações indenizatórias contra a Coelce. Leandro adiantou, ainda, que o escritório de advocacia irá também ingressar com ações contra a Coelce tanto na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce) como na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"De acordo com depoimentos de testemunhas que constam do inquérito, a companhia já havia sido notificada do problema há três meses, porém não tomou nenhuma medida preventiva", destacou Leandro Vasques.

Documento

Já a Coelce, através de sua gerência de comunicação, esclareceu ter recebido a notificação emitida pela Delegacia de Acaraú acerca do caso e que encaminhou o documento à assessoria jurídica da empresa, que deverá se pronunciar sobre o assunto.

Jean Dominique Martini, 64 anos, e Jean Claude Defranchi, 69, sofreram choque elétrico no dia 12 de fevereiro no município de Acaraú. Os dois passeavam nas dunas de Carrapateiras quando foram atingidos por uma descarga elétrica de um fio de média tensão da Coelce.

Jean Dominique não resistiu aos ferimentos e faleceu no último dia 18 de fevereiro no Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. O amigo dele, Jean Claude, embarcou em voo fretado para França, em 25 de fevereiro, para dar continuidade ao tratamento contra as queimaduras.

Fonte: Diário do Nordeste

Formado Comitê que selecionará comunidades para abastecimento de água em Cruz

Logomarca de divulgação do Programa

A Prefeitura Municipal de Cruz, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu, juntamente com a equipe do Programa Água para Todos, do Governo Federal, uma reunião com entidades do Município, no dia 27 de fevereiro, no auditório Cônego Manoel Valdery da Rocha, no Centro Administrativo da Prefeitura. No encontro, foi formado o Comitê Municipal, que auxiliará na seleção de cinco comunidades que serão beneficiadas com o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, que atenderá um valor estimado de até 40 famílias.
O comitê é composto pelos seguintes membros: Carlos César de Carvalho- representando a Prefeitura; Antônio Lima dos Santos- representando as Associações Comunitárias; Edinilson de Aviz Cunha- representando o SISAR; Manoel Valmar de Menezes- STTR; José Maria de Vasconcelos- representando os agentes de saúde; Raimundo Nonato Muniz- representando Pastoral da Igreja Católica e Francisco Daniel de Sousa Brito- EMATERCE.
Foram indicadas previamente 05 povoados:Lagoa de Baixo, Porteiras, Córrego São Francisco, Lagoa Velha I e Córrego das Panelas, que serão visitadas pela equipe do Programa. Estando dentro dos critérios será providenciado o cadastro das famílias e o projeto de execução da obra.

Curso de Arbitragem de Futebol de Campo será realizado em Itarema


Com o objetivo de formar e qualificar novos árbitros de futebol no interior do Estado, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema realiza o Curso de Arbitragem de Futebol de Campo, que acontecerá de 4 a 8 de março no Centro Cultural Alexandre de Vasconcelos Brandão, às 13 horas.

O Futebol de Campo é "o esporte das multidões", já que é praticado por 200 milhões de pessoas em aproximadamente 191 países. Calcula-se em 30 milhões os brasileiros que praticam informalmente o esporte. São 580.000 os atletas amadores e profissionais organizados em 13.000 clubes. É o primeiro esporte que toda criança brasileira tem contato nos primeiros anos de vida.


Programação


Dia 04 Mar (2ª Feira)

13h00 - Abertura oficial/ Histórico arbitragem de futebol
13h30 - Regras
Regra 01 – Campo de Jogo
Regra 02 – A Bola
16h15 - Lanche
16h30 - Retorno
Regra 03 – Número de Jogadores
Regra 04 – Equipamento dos Jogadores
17h30 – Fim do turno
19h00 Reinício das atividades
Regra 05 – árbitro
Regras 06 - assistentes
22h00 Encerramento do dia


Dia 05 Mar (3ª Feira)

13h00 - Regra 07 – duração da partida
             Regra 08 – início e reinício da partida
16h15 - Lanche
16h30 - Retorno / Vídeos com as Regras
17h30 Fim do turno
19h00 – Reinício das atividades
             Regra 09 – Bola em Jogo e Fora de Jogo
             Regra 10 - O gol
22h00 - Encerramento do dia


Dia 06 Mar (4ª Feira)

13h00 – Regra 11 – Impedimento.
16h15 – Lanche
16h30 – Retorno / Cont. Regra 11 – Impedimento.
17h30 – Fim do turno
19h00 – Reinício das atividades - Aula prática
22h00 – Encerramento do dia


Dia 07 Mar (5ª Feira)

13h00 – Regra 12 – Faltas e Incorreções
16h15 – Lanche
16h30 – Retorno
            Regra 13 – Tiros Livres / Regra 14 – Pênalti
17h30 Fim do turno
19h00 – Reinício das atividades – Aula prática
22h00 – Encerramento do dia



Dia 08 Mar (6ª Feira)

13h00 – Regra 15 (arremesso lateral)
              Regra 16 (Tiro de Meta)
              Regra 17 (Tiro de Canto)
16h00 - Lanche
16h15 – Retorno
              Súmulas e Relatórios
18h00 – Fim do turno
19h30 - Prova Teórica e Avaliações do curso.
20h30 – Solenidade de Encerramento, com entrega dos Certificados.
Período: 04 a 08 de março
Local: Centro Cultural Alexandre de Vasconcelos Brandão
Endereço: Rua: Teófilo Guia, S/N - Bairro das Fábricas - Itarema-CE
Referência: Por trás do Estádio Municipal Dedezão.


Serviço:
 Curso de Arbitragem de Futebol de Campo em Itarema
Data: 04/03/2013
Horário: 13h
Local: Centro Cultural Alexandre de Vasconcelos Brandão
Endereço: Rua: Teófilo Guia, S/N - Bairo Das Fábricas - Itarema-CE

sexta-feira, 1 de março de 2013

Educação foi tema recorrente na Sessão da Câmara Municipal de Acaraú na última sexta-feira

Plenário da Câmara Municipal de Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias


Na Sessão Ordinária da última sexta-feira (01) na Câmara Municipal de Acaraú, um dos temas mais recorrentes entre os vereadores foi Educação. Os vereadores Edson Brandão e Claudemir Silveira são autores do requerimento nº 008/2013 solicitando que se encaminhe ofício a Secretaria Municipal de Educação pedindo informações acerca do processo seletivo para contratação de professores temporários para a rede municipal. Entre as informações a serem solicitadas: relação dos aprovados com as devidas pontuações e classificações e quesitos utilizados na correção. Na sua justificativa, o vereador Edson Brandão explicou que existem denúncias dando conta de que alguns critérios previstos no edital não foram obedecidos.
Em seu pronunciamento na tribuna, o vereador Edilson Salgueiro disse que “Acaraú está pedindo socorro na educação”. O parlamentar referiu-se ao baixo desempenho dos professores em recente processo de seleção interna para ampliação de carga-horária. “A zeladora de uma escola municipal fez mais pontos que todas as professoras", declarou.
Os vereadores lembraram a vinda para o Município de Acaraú de equipamentos educacionais, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que tem oferecido capacitação e novas tecnologias no município.
Edilson Salgueiro cobrou que os professores se qualifiquem mais e que o poder público intensifique ainda mais a fiscalização e atuem no sentido de fortalecer a educação.
O vereador sugeriu a formação de uma comissão para visitar as escolas para fazer um diagnóstico das unidades e apontar saída para melhoria das condições das escolas. A iniciativa foi apoiada por todos os vereadores e a comissão é formada pelos seguintes vereadores: Edilson Salgueiro, Cláudio Jean, Paulo Andrade,  Mano Melancia, Erineuza, Claudemir Silveira e José Wilson.
Algumas novidades acerca da infraestrutura de Acaraú foi apontada pelos vereadores. Edilson Salgueiro declarou que em reunião com o Prefeito Alexandre Gomes, este declarou a aprovação de R$ 4 milhões conquistada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Aníbal Gomes, para asfaltamento do distrito de Aranaú. Além disso o vereador Paulo Andrade reafirmou o compromisso do Prefeito com a municipalização do trânsito de Acaraú e a revitalização do Centro. O gestor estaria buscando apoio da bancada federal para execução dos projetos.
Vereadores, como Edson Brandão, lamentaram os inúmeros acidentes de trânsito com vítimas fatais, como o ocorrido no último final de semana no distrito de Aranaú, que vitimou dois jovens que pilotavam suas motos, que se chocaram contra um gol. Os parlamentares cobraram um empenho ainda maior do Poder Público nas fiscalizações e na melhoria da infraestrutura de trânsito.
O vereador Edson Brandão fez um requerimento verbal que foi aprovado pedindo que seja solicitada a Rádio Difusora Vale do Acaraú a gravação do programa A Hora da Notícia desta sexta-feira, apresentado pelo radialista Maurício Otoni, que segundo denúncias teria usado de tom agressivo e repressor contra a postura dos vereadores. “Recebemos denúncia de que houve desrespeito contra nós vereadores, e precisamos tirar isso a limpo”, defendeu Edson Brandão.
O fato de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter adiado na última quinta-feira o julgamento do Recurso Especial Eleitoral de Alexandre Gomes, prefeito de Acaraú, para data posterior ainda não divulgada por desacordos entre os juízes da Corte, também foi tema entre os parlamentares. Alguns parlamentares reclamaram da euforia da população, que tem feito uso no dia do julgamento de fogos de artifício e sirenes tirando o sossego público e investido insistentemente perguntando aos vereadores se já teria saído o resultado do julgamento. Enquanto isso, Acaraú segue uma ansiedade só com o resultado desse julgamento, ao qual ainda pode caber recurso da coligação contrária.

Confira quadro de carência de docentes do Município de Acaraú a ser suprida pelo processo seletivo simplificado para contratação temporária

Fonte: Edital Nº 02/2013

CALENDÁRIO DE LOTAÇÃO DOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES – ACARAÚ


DIA 04/03 (Segunda-feira)
Horário: 
Das 8h às 12h: Regiões: PRAIAS, JURITIANHA, LAGOA DO CARNEIRO.
Das 14h às 18h: Região: Sede

Dia 05/03 (Terça-feira)
Horário: 
Das 8h às 12h: Regiões: SANTA FÉ, VILA PROGRESSO, ARANAÚ
Das 14h às 18h: Região: Sede. 

SEDE. SELEÇÃO PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS - ACARAÚ - RESULTADO OFICIAL

Nº DE INSCRIÇÃO
NOME DO CANDIDATO
RESULTADO
CLASSIFIC.
361
OSCAR DE CASTRO MOURA NETO
72
1º.      
452
JOÃO VITOR VASCONCELOS MARTINS
72
2º.     
178
MARIA VANÁBIA ALVES
72
3º.     
75
ANTÔNIA YANNE COSTA DA SILVEIRA
70
4º.     
217
SANDRA NATÉRCIA PINTO
68
5º.     
468
BETINA GOMES DA SILVA
68
6º.     
430
JOSÉ ARLINDO DE SOUZA FILHO
66
7º.     
333
REGINA GENIANE RAMOS
66
8º.     
130
ANA LÚCIA SALVINO
64
9º.     
197
MANOEL RABELO DA ROCHA NETO
62
10º.  
427
ANDERSON LIVINO SANTOS SILVEIRA
62
11º.  
364
RAQUEL ARAÚJO ROCHA
60
12º.  
284
RICARDO SÉRGIO FLORINDO
60
13º.  
145
MICHELE DOMINGUES DE SOUSA ALVES
58
14º.  
285
ERTON FREIRE LAUREANO
58
15º.  
210
RAIMUNDA ROSILDA DA ROCHA
58
16º.  
51
FRANCISCA DE FÁTIMA PEREIRA
56
17º.  
48
MARIA SOCORRO DA SILVA
56
18º.  
342
TIAGO MARQUES DE FARIAS
56
19º.                  
270
JAQUELINE CRISTINA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES
54
20º.                  
98
CLAUDETE SILVEIRA DE SOUZA
54
21º.                  
458
CRISTINA ANDRADE LIMA
54
22º.                  
432
DENISE DOS SANTOS DE ALMEIDA
54
23º.  
280
FRANCISCA SABRINA ARAÚJO NASCIMENTO
52
24º.  
425
CARLIANE MARIA FREITAS
52
25º.  
216
GLEICIANE D’AVILA DE SOUSA
52
26º.  
397
ARICLÊNIS PASSOS DE MENEZES
52
27º.  
317
MARIA DO SOCORRO MIRANDA MENESES DOS SANTOS
52
28º.  
465
SÉRGIO RUY TEIXEIRA MOTA
52
29º.  
286
FRANCISCA ERLANE SILVEIRA
52
30º.  
323
VANDA CÉLIA DE MOURA ROCHA
50
31º.  
337
MARIA ELIENE ALMEIDA
50
32º.  
256
JANIA BARBOSA MELO
50
33º.  
308
FRANCISCO SOLON ARAÚJO NETO
50
34º.  
294
ANTÔNIO NELSON MALAQUIAS JÚNIOR
50
35º.  
29
CRISTIANE DOS SANTOS
50
36º.  
117
MARIA GLAUCIANE LOPES
50
37º.  
398
ANA PAULA FONTELES SOUZA
50
38º.  
96
SAMARA KELLY XAVIER DE ARAÚJO
50
39º.  
318
LUCAS EDUARDO FERREIRA
50
40º.  
457
FRANCISCA SANTOS LIMA DA CUNHA
50
41º.  
209
FRANCISCO ALEXANDRE FERREIRA
50
42º.  
279
MARIA EDILENE MIRANDA
50
43º.  
229
NATÁLIA DE FÁTIMA DA SILVEIRA PENHA
50
44º.  
278
GLAUCIVANE MARIA CARVALHO SILVA RIBEIRO
50
45º.  
70
ANA PAULA DA SILVA
50
46º.  
124
MANOELA DOS SANTOS VIDAL
50
47º.  
146
WANDERSON JÚNIOR RAMOS VASCONCELOS
50
48º.  
349
PRISCILA MAYARA MONTEIRO ALVES
50
49º.  
384
FRANCISCO GLEISON JULIÃO DE SOUSA
50
50º.  
38
LILIA CRISTHIEN DE SOUZA PORANGO
50
51º.