sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Filha de francês sobrevivente de acidente em Acaraú relata sofrimento do pai e cobra responsabilização dos culpados


Sabrina Defranche, filha de Jean Claude, uma das vítimas do choque elétrico na comunidade de Carrapateiras, em Acaraú, declarou a imprensa que seu pai “está muito cansado e está com a autoestima muito baixa. O mais doloroso é que ele pergunta a todo momento pelo amigo, Jean Dominique Martini (falecido) e não sei o que dizer”, revelou.
A família do francês sobrevivente irá transferi-lo para tratamento na França, mas Sabrina reconhece o tratamento recebido pelo pai no Ceará. “Os médicos brasileiros cuidaram muito bem do meu pai, sempre ouvindo nossos apelos”, destacou.
A transferência não afetará o tratamento de Jean, garantem os cirurgiões da Unidade de Tratamento de Queimados do IJF, onde Jean Claude vinha recebendo atendimento.
Conforme Sabrina, a família de Jean fará “de tudo para que os culpados sejam responsabilizados”. O advogado de Jean Claude acompanha o inquérito policial que está sendo realizado em Acaraú. A família de cada uma das vítimas do acidente vai entrar com duas ações contra a Coelce, uma por danos morais e outra por danos materiais. 

Projetos de impacto social foram aprovados na Câmara Municipal de Acaraú nesta sexta-feira (22)

Vereadores do Município de Acaraú discutindo projetos
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Na Sessão da Câmara Municipal de Acaraú desta sexta-feira (22) foram votados e aprovados pelos vereadores alguns projetos do Executivo, enviados a Câmara mediante mensagem, de grande impacto social. Além disso, requerimento do vereador Cláudio Jean (PC do B) gerou polêmica entre os vereadores.
Entre eles, o Projeto de Lei nº 10/2013, autorizando o Chefe do Executivo a ajustar termo de aditivo prorrogando convênio de cooperação firmado entre o Exército Brasileiro, da 10ª Região Militar, Tiro de Guerra TG-018 (Acaraú), conforme Lei Municipal 1.194/2007, de 16 de março de 2007. Os vereadores reforçaram a importância do Tiro de Guerra para o desenvolvimento do Município. “Esse valor repassado pelo Município é muito importante para esses jovens que fazem o serviço militar obrigatório”, defendeu o vereador Paulo Rocha (PSB). “É importantíssimo para Acaraú essa formação cível e militar”, destacou Nacélio Cruz (PT), presidente da mesa diretora da Câmara.
Outro projeto votado e aprovado foi o de nº 011/2013, que concede subvenção social a Polícia Civil e Polícia Militar atuantes em Acaraú, por meio de convênio do Município com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que colaborará no custeio da máquina das Polícias. “É de grande valia e importante para nossa cidade a aprovação desse projeto”, reforçou o vereador Paulo Rocha (PSB).
O Projeto de Lei nº 08/2013, também do Executivo, propõe o Procurador do Município a negociar dívidas da Prefeitura de gestões atenriores no valor de até 60 salários mínimos. O projeto, que concede poderes ao procurador de conciliar e transigir frente aos processos na fazenda pública, encontra-se embasado em Lei Federal datado de 2009.
Grande número de pessoas fizeram-se presentes à Câmara
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Além disso, foi posto em votação e aprovado o requerimento 007/2013, de autoria do vereador Claudio Jean Silveira (PC do B) solicitando a Prefeitura retirar de ônibus que estavam realizando transportes escolares e carros a disposição das secretarias municipais com adesivos com propaganda de cunho eleitoreiro do atual prefeito do Município. O requerimento citou que o prefeito Alexandre Gomes encontra-se sub-judice, uma vez que processo de Recurso Especial Eleitoral (RESPE) movido por ele contra impugnação de sua candidatura pelo TRE encontra-se a um passo para ser votado no TSE. Vereadores da situação partiram em defesa de Alexandre Gomes, declarando que Acaraú tinha prefeito.
A sessão foi aberta com apresentação do grupo de flauta de crianças da Casa Tereza Cunha, educadora acarauense que fundou a casa, que já é falecida. A ONG de Acaraú trabalha a cidadania das crianças por meio da música. O trabalho é continuado pela filha da educadora, a professora Liduína. As crianças executaram o hino do município, além de outras canções, arrancando aplausos dos vereadores e do grande público que se fez presente ao plenário.

Francês vítima de choque em Acaraú, será transferido amanhã, 23/02

Será transferido neste sábado, 23/02, para a o Hospital La Timone que fica na França, na Cidade de Marselha, o Francês Jean Claude de Franchi, que se encontra internado a alguns dias no Hospital Instituto Dr. José Frota, (IJF) em Fortaleza/CE, após sofrer um choque elétrico ao encostar em um fio da Coelce no momento em que caminhava com Jean Dominique Martini, que também foi atingido, em uma duna móvel na Localidade de Carrapateiras, zona rural de Acaraú. As vitimas foram socorridas ao hospital Moura Ferreira em Acaraú/CE, e depois transferidas para Fortaleza, onde Jean Dominique, não resistiu e acabou morrendo. O fato ocorrido no dia 12/02, foi publicado com exclusividade pelo Vale do Acaraú Noticias e ganhou grande repercussão.  

Hoje, 22/02, na sessão da Câmara Municipal de Acaraú, o Presidente da Casa Vereador Nacelio Cruz (PT), sugeriu a realização de uma audiência pública, para discutir o caso envolvendo os dois Franceses, a  proposta que deverá ser formalizada, irá analisar a situação das dunas móveis no litoral Acaraúense, para que casos semelhante ao dos franceses sejam evitados. Devem ser convidados para a audiência publica, órgãos estaduais, municipais e a empresa Coelce, para  apresentar  informações sobre o fato, e se houve negligencia ou não, haja vista relatos de que anteriormente uma pessoa já havia sofrido choque elétrico no mesmo local.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Itarema registra maior índice de precipitações no Ceará nas últimas 24h

Acaraú tem registrado chuvas nos últimos dias
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Nas últimas 24h, choveu em apenas 14 municípios cearenses, conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Segundo o órgão, a cidade de Itarema, localizada na região do Baixo Acaraú, foi a que registrou, no período, o maior índice de precipitação em todo o Estado, com 17.0mm. O índice pluviométrico é registrado em postos de coleta da Fundação dispostos em vários pontos do Estado. O registro divulgado nesta quinta-feira (21) diz respeito ao período das 7h do dia 20 até às 7h do dia 21. No Baixo Acaraú, no período, a Funceme registrou na cidade de Acaraú a quantidade de 2mm de chuva e de 0.5mm no município de Cruz.

Parque de Jericoacoara receberá investimento por meio do projeto Parques da Copa


O Parque Nacional de Jericoacoara está entre as 22 unidades de conservação do Brasil que serão beneficiados com mais de R$ 13 milhões pelo Termo de Reciprocidade assinado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O parque integra o Projeto Parques da Copa, que é uma parceria do ICMBio com os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) para garantir estrutura adequada para receber os visitantes nas unidades de conservação próximas às cidades sede dos jogos. A cooperação técnica entre o ICMBio e o Sebrae viabilizará ações de fortalecimento das atividades econômicas turísticas relacionadas às unidades de conservação e seus entornos.

Escola Profissional será inaugurada em Santana do Acaraú nesta sexta-feira (22)

Escola Profissional de Acaraú, similar à de Santana
Foto: Vale do Acaraú Notícias

O Município de Santana do Acaraú será beneficiado com mais um equipamento educacional: a Escola Estadual de Educação Profissional. A escola será inaugurada nesta sexta-feira, dia 22, às 17h. O investimento total de mais de R$ 7 milhões contou com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal.
Ensino Médio e podem escolher entre um dos quatro cursos ofertados: Agroindústria, Desenho da Construção Civil, Eletrotécnica e Finanças. Esta é a 89ª Escola de Educação de Educação Profissional inaugurada no Ceará. A EEEP está ligada à 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Sobral, que passará a contar com  seis unidades com o mesmo tipo de atendimento.
O prédio da escola tem capacidade para 540 alunos e funcionará numa área composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes vão contar com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
A implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional começou em 2008, com 25 unidades. Até agora, 31 mil jovens são atendidos, em tempo integral, nos cursos técnicos com três anos de duração. Nessa modalidade de ensino, o estudante tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado, colocando em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação técnica.

Norte cearense será beneficiado por sistemas de abastecimento de água


Várias comunidades da região Norte cearense serão beneficiadas com a implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário simplificado pelo Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Entre as comunidades aptas a serem beneficiadas estão: Gado Bravo e Meia Mata, além de Baixa das Carnaúbas, no município de Marco; Vassouras/São Maurício e Camará – Chora, no município de Santana do Acaraú; além do Setor VI, Pedra Branca, Cedro Trapiá e Purpurema/Formosa, no município de Sobral.
Os recursos para a implantação do projeto é fruto de Acordo de Empréstimo nº8124-BR, do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Projeto São José III. Foi publicada Notificação de Interesse Público, publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (18).
Conforme consta no Acordo de Empréstimo, os investimentos previstos no Componente 2 – Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Simplificado – SAES, são identificados por meio de Editais de Chamada Pública para que as Entidades Representativas dos Beneficiários-ERB, manifestem o interesse em receber os benefícios. As Manifestações de Interesse serão submetidas à análise de viabilidade técnica com vistas à posterior elaboração dos Projetos Executivos e Contratação da obra, através de licitação realizada pela Procuradoria Geral do Estado –PGE, agrupados em lotes por Território.
No Diário Oficial, a notificação aponta a necessidade de celeridade na implantação dos Subprojetos de abastecimento de água a serem aprovados pela SDA, apresentados pelas entidades representativas. Entre as causas, o agravamento da seca desde 2012 e demandas anteriormente encaminhadas pelas Comunidades e Conselhos Municipais, com Projetos Executivos já aprovados pela CAGECE, SOHIDRA, UGP/SDA e que não foram atendidos no Âmbito do Projeto São José II/FECOP.
Os critérios para seleção dos Subprojetos foram: Comunidades inseridas nos municípios mais vulneráveis apontados pelo IMA-Índice Municipal de Alerta, calculado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará–IPECE e o menor valor por família atendida.
O valor Total a ser apoiado pelo Projeto São José III é de R$30.105.895,40 (trinta milhões, cento e cinco mil, oitocentos e noventa e cinco reais e quarenta centavos), atendendo a 8.554 famílias em 58 Comunidades, abrangendo 38 municípios em todo o Estado.

Dentista de 36 anos morre após acidente na rodovia que liga Acaraú a Cruz


Um acidente de trânsito com vítima fatal aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) na BR-403, que liga os municípios de Acaraú a Cruz. O acidente acabou vitimando Marcos Pinheiro de Oliveira Cavalcante Filho, de 36 anos. A vítima, que era dentista de Fortaleza, estava a caminho de Jijoca de Jericoacoara, onde prestava serviço, em sua parati de cor prata. Conforme informação da polícia, a vítima acabou perdendo o equilíbrio do carro e colidindo de frente com uma Hilux de cor preta dirigida por João Batista Freitas, conhecido como “João do Morrinhos”, que estava em sentido contrário, a caminho de Acaraú. Marcos foi levado ainda com vida ao Hospital Dr. Moura Ferreira, no Centro de Acaraú, mas acabou falecendo em seguida. João Batista, que também sofreu escoriações havia sido removido do local para atendimento hospitalar, cujo local ainda não é de conhecimento da polícia. Inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de Acaraú para apurar as reais causas do acidente. O Vale do Acaraú Notícias compareceu ao local do acidente, onde atestou a gravidade do acidente. Tanto a parati quanto a Hilux ficaram completamente destruídos. A rodovia que liga Acaraú a Cruz já tem sido palco de outros acidentes. 

Confira fotos do acidente:



                                           Fotos: Vale do Acaraú Notícias

Filha de frânces vítima de choque elétrico em Acaraú diz que prioridade é levar o pai de volta à França



Sabrina de Defranche disse que fará tudo para
chegar aos responsáveis pelo acidente
Foto: O Povo
A filha do francês internado no Instituto Doutor José Frota (IJF) desde o último dia 12, devido choque elétrico em fio de alta tensão sofrido nas dunas de Acaraú, município a 255 quilômetros de Fortaleza, Sabrina Defranche, disse ao O POVO Online na tarde desta quinta-feira, 21, que o estado de saúde do pai é estável, apesar de grave, e que a prioridade no momento é levá-lo de volta ao País de origem. “Nosso maior esforço agora é para levar meu pai de volta à França”.
Jean Claude Defranche, 69, estava na companhia de um amigo francês, Jean Dominique Martini, 64, caminhando nas dunas, na localidade de Carrapateiras, quando os dois pisaram em um fio de alta tensão, da Companhia Energética do Ceará (Coelce), que estava solto na duna.
Jean Claude continua internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) com queimaduras de terceiro grau na região frontal, no hemitorax esquerdo, antebraço e na mão direita.
Sabrina contou que o pai ainda não sabe da morte de Jean Dominique. "Quando ele pergunta pelo amigo, eu falo que ele está sendo tratado em outro hospital". Ela disse ainda que contratou advogado para cuidar do caso e que fará tudo para chegar aos responsáveis.
O cirurgião plástico do Centro de Tratamento de Queimados do IJF, Francisco das Chagas Ley, explicou que o transporte de Jean Claude para a França requer cuidados, mas que poderá ser feito de acordo com a vontade da família.
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou por meio de nota que “após o acidente, técnicos da empresa estiveram no local para fazer uma análise da situação e identificar as possíveis causas”.

A Delegacia de Acaraú instaurou inquérito para apurar o caso.


Fonte: Redação O POVO Online

Acidente com vitima fatal na estrada que liga Acaraú a Cruz

O acidente aconteceu hoje, 21/02, na rodovia que liga os Municípios de Acaraú a Cruz. Uma pessoa morreu. Em breve, matéria completa com fotos do local.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Audiência pública realizada nesta quarta-feira (20) em Cruz aponta saídas para resolução do problema de salários atrasados dos servidores municipais

O espaço ficou pequeno para a quantidade de pessoas
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Dr. Irapuan da Silva, promotor de justiça
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Inúmeros servidores municipais, vereadores, representantes sindicais e do Ministério Público da cidade de Cruz compareceram a audiência pública convocada pela Promotoria de Justiça da Comarca da cidade, que tem a frente temporariamente o Dr. Irapuan da Silva Dionizio Júnior. Na audiência, realizada nesta quarta-feira (20) no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, foi apresentado relatório de situação financeira e orçamentária do Município e o saldo financeiro das contas, além de terem sido discutidas as causas do não pagamento do salário de dezembro dos servidores. 
A Prefeitura deve, em números atualizados, o valor de um milhão e duzentos mil reais ao seu funcionalismo. Conforme explicações do contador do Município, Otaciano Lopes, um dos motivos que levaram ao não pagamento do vencimento dos servidores foi a demora no repasse da prestação de contas por parte da gestão passada (que perdeu nas urnas) à gestão atual. Cada rubrica é vinculada a uma determinada ordem de pagamento.

Prefeito Adauto com o contador Otaciano Lopes
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Após a audiência desta quarta, o Município propôs parcelar o pagamento dos servidores, mas garantiu que o mesmo acontecerá neste ano. Ficou decidido que o Município apresentará uma proposta por escrito ao Ministério Público. Já o Sindsep-Cruz (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) fará uma assembleia geral com os servidores para trazer dados e facilitar a negociação.
Na próxima quarta-feira (27), haverá uma nova audiência no fórum de Cruz, com a presença do Sindep-Cruz, com representantes da gestão e a Câmara Municipal para chegar a um Termo de Ajustamento de Conduta para “identificarmos como vai ser feito o pagamento, para ver se todas as propostas se batem. A ideia inicial do Ministério Público é fazer o pagamento por Secretarias, começando pelas pastas de Educação e Saúde e em seguida as demais. Já a Prefeitura está querendo começar pagando as Secretarias que tem menos servidores. Esses pequenos detalhes serão acertados nessa próxima audiência”, explicou o promotor da comarca, Dr. Irapuan.
Servidores e vereadores apostam na transparência da atual gestão
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Conforme Dr. Irapuan da Silva, será investigado o motivo pelo atraso no pagamento do salário dos servidores, apesar do fato de que a Prefeitura tinha recursos para pagar. “Havia recursos, e inclusive os vereadores me disseram que havia uma rubrica no valor de R$ 500 mil, que foi utilizada para fazer obras, com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que poderia ser utilizado no pagamento dos servidores. Nós estamos com representação da atual gestão para o Ministério Público que fará o levantamento para onde foi o dinheiro e depois serão propostas as ações contra quem cometeu esse abuso contra os servidores públicos”, explicou.
Vereadores e servidores teceram críticas à gestão anterior
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Para o promotor, o problema de Cruz atesta-se em vários municípios cearenses, como Bela Cruz, Jijoca, Meruoca, Massapê, entre outros, apresentando-se o problema como uma espécie de epidemia da má gestão pública. “Sempre existiu isso. Eu já estou com 15 anos de Ministério Público e sempre vi problemas com gestões que mudavam de um grupo político para outro. Mas agora existem instrumentos legais que se pode utilizar. O Ministério Público tem mais poderes para evitar esses problemas. E é fundamental nisso a colaboração da sociedade com os órgãos de fiscalização”, ressaltou.
Para Francisco Henrique, presidente do Sindsep-Cruz, há uma abertura grande para negociação entre os servidores e a gestão atual. “Vejo até a possibilidade de diminuir a quantidade de parcelas que a Prefeitura quer pagar (de 6 a 10 parcelas) o retroativo referente a dezembro. Estou bem convicto de que não vamos ter dificuldade em abraçar essa causa e resolver esse problema”, destacou.

Animal é flagrado caminhando na rodovia que liga Acaraú e Cruz

Em muitas ocasiões, motos e carros desviaram do animal
Foto: Vale do Acaraú Notícias

O Vale do Acaraú Notícias flagrou, no início da noite desta quarta-feira (20), um cavalo andando livremente pela rodovia BR-403, que liga os municípios de Acaraú a Cruz. O animal competia com carros e motos, tendo sido iminente o risco de acidente. Conforme condutores que residem na região e que utilizam a BR, não é a primeira vez que animais trafegam soltos na estrada, já tendo a rodovia sido palco de acidentes.
Animais soltos em áreas urbanas e principalmente em vias públicas são proibidos por lei, e os proprietários podem responder criminalmente por possíveis danos e acidentes. A Polícia Rodoviária pode apreender esses animais e devolver aos seus donos somente após pagamento de multas diárias.
Placas manchadas e desgastadas são fator de risco de acidente
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Além do grande problema dos animais soltos na estrada, que tem um alto fluxo diário de carros e motos, foram atestadas algumas placas de sinalização dispostas na via depredadas ou desgastadas, o que dificulta a visualização por parte dos condutores de veículos. Aliada à baixa iluminação da estrada, todos esses são fatores de risco para acidentes.

DECISÃO: Érica vai ser diplomada prefeita de Meruoca


O Juiz Eleitoral da Comarca de Meruoca Rafael Lopes do Amaral, decidiu no início da tarde desta terça-feira,19, nomear eleita a candidata Herik Zednik Rodrigues, como prefeita do Município de Meruoca, devendo a secretaria promover as providencias necessárias a sua diplomação e demais expedientes necessários.
A decisão atende a o processo número 96-94.2012.6.06.0106 - Ação Cautelar que tinha como autora a candidata Herik Zednik Rodrigues e figurando como reú João Coutinho Aguiar Neto que venceu o pleito nas urnas.
Em seu despacho o Juiz Rafael Lopes descreve que; no caso de Meruoca, há candidato que obteve mais da metade dos votos colhidos, com registro de candidatura indeferido, mediante decisão com trânsito em julgado.

Não há, nos termos da lei que enseja a regulamentação pelo TSE, a atribuição de ilicitude/nulidade a natureza do voto dado nos casos de indeferimento de registro de candidatura (Lei n.º 9.504/97), daí porque se entende que não se pode aplicar ao caso o regime decorrente da verificação de nulidades, com a realização de novas eleições, eis que, no caso, não houve falha do processo eleitoral, mas do candidato, que sequer deveria ter sido admitido no processo como candidato e que, por licenciosidade legal, continua no pleito por sua conta e risco, e não da sociedade.
Por suas razões o Juiz informa que como não se trata de nulidade e, portanto, não se faz presente o contexto autorizador das segundas eleições;  Não se podem obter benefícios da própria torpeza (art. 219, CE); Os votos do candidato João Coutinho são tidos como não computáveis, mediante o indeferimento retroativo do registro de sua candidatura, com transito em julgado;  O universo de votos validos é delimitado sem a contagem dos votos dados ao candidato João Coutinho de Aguiar Neto, situação em que a candidata Herik obteve a maioria absoluta dos votos válidos e computados;
Para a tomada da decisão o Juiz eleitoral se baseou no despacho do TSE. "O próprio Ministro Marco Aurélio de Melo em sua decisão sedimentou a competência do magistrado de primeiro grau para o conhecimento e julgamento da questão relativa à proclamação do resultado".
(blog Wilson Gomes)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cagece abrirá inscrições em concurso público; há vagas para o Baixo Acaraú

Os municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Morrinhos, Marco e Jijoca de Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú cearense, estão entre os locais das unidades de lotação de pessoal mediante concurso público da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Entre os cargos disponíveis para o Baixo Acaraú estão de técnicos em: Edificações, Eletromecânica, Contabilidade, Saneamento, Química, além de engenheiro civil e tecnólogo em Eletromecânica.

Os salários variam entre R$ 1.946,49 e R$ 4.308,97. As inscrições podem ser realizadas, de 6 a 31 de março, por meio do site www.funcab.org (onde já está disponível o edital, que traz todos os detalhes do concurso). O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Médio/Técnico é de R$ 58,00; e de Nível Superior, de R$ 84,00.

Para os candidatos que desejarem pedir a isenção destas taxas, podem fazer a solicitação, no período de 6 a 8 de março. Para tanto, o candidato deve preencher a ficha de solicitação de isenção do valor da inscrição e juntar a documentação pertinente relacionada prevista em edital. Então, o candidato deve via SEDEX à FUNCAB – Concurso Público Companhia de Água e

Esgoto do Ceará – CAGECE, Caixa Postal n.º 100.665 – CEP: 24.020-971– Niterói/RJ, devendo ser notificado à FUNCAB seu envio, através de mensagem encaminhada para o correio eletrônico notificacao@funcab.org, especificando nome completo do candidato, número da Ficha de Inscrição, data de postagem e o número identificador do objeto.

A prova de conhecimentos gerais e específicos está prevista para ser aplicada no dia 14 de abril. O programa de estudo encontra-se divulgado no edital do concurso divulgado no site da Funcab. Ao todo, a Cagece está ofertando mais de 315 vagas de empregos para o seu quadro de pessoal.


Serviço
Concurso - Cagece
Vários cargos, de Nível Médio/Técnico e Superior
Há vagas para várias regiões, inclusive o Baixo Acaraú
Inscrições: de 6 a 31 de março, no portal da Funcab
Confira o edital, clicando aqui!

Instaurado inquérito policial que apurará circunstâncias do acidente com franceses em Acaraú

Titular da Delegacia Regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais

O titular da Delegacia Regional de Acaraú confirmou que só tomou conhecimento, por meio do blog Vale do Acaraú Notícias, na última segunda (18), do acidente ocorrido no sábado de carnaval (12) na comunidade de Carrapateiras, em Acaraú, que acabou matando um dos dois franceses, vítimas de choque elétrico. No dia seguinte ao conhecimento do fato, nesta terça-feira (19), foi instaurado inquérito policial.
Ao inquérito estão sendo juntados uma série de documentos. Dentre os quais, um Boletim de Ocorrência (BO) feita pelo cunhado de uma das vítimas e reportagem do jornal Diário do Nordeste do último sábado. Foi solicitada a presença da perita criminalista Fátima Maria Pinheiro, do NPC (Núcleo de Perícias Criminais)/ Sobral, que compareceu até o local da ocorrência. O laudo também será anexado ao inquérito.
Conforme o delegado Dr. Flávio, a Coelce esteve no local assim que houve o acidente, desligou a rede elétrica e no outro dia providenciou a substituição do poste. “Nós lamentamos que isso tenha ocorrido, porque tanto nós da Polícia Civil, que não fomos avisados, e o pessoal da Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos), não tivemos condições de irmos até o local e fazermos as perícias necessárias no palco da ocorrência, no momento do acidente”, lamentou o delegado, que aguarda o laudo pericial do NPC de Sobral, que mostrará as evidências após a substituição do poste, por intermédio da Coelce.
Alguns moradores foram ouvidos como testemunhas do fato, pelo delegado de Acaraú, como José Araújo da Silva, José Ilson de Araújo, Cleber Roberto do Nascimento.  Em seu depoimento, José Ilson de Araújo relatou que por volta das 17h do dia 12 de fevereiro estava em casa, na localidade de Carrapateiras, quando tomou conhecimento que por volta das 16h deste dia os franceses Jean Claude Defranche e Jean Dominique Martini estavam caminhando por umas dunas do local quando receberam um choque elétrico advindo de um fio de alta tensão da Coelce, cujo poste se encontrava parcialmente coberto pela areia. Assim como outros populares, Ilson ajudou no socorro das vítimas as retirando de cima das dunas e colocando em um veículo para que recebessem atendimento.
Ilson também informou a polícia que Jean Claude possui um restaurante a muitos anos encravado na localidade de Paraguai e que o fato ocorreu na propriedade do ex-prefeito de Cruz, Manuel Israel. Conforme o morador, os problemas nos fios de alta tensão já foram detectados há cerca de três meses, quando uma vaca pertencente ao comerciante Neto, comerciante residente na localidade, morreu eletrocutada no mesmo local do acidente sofrido pelos franceses. Neto havia comunicado o caso a Coelce. Um rapaz conhecido pelo apelido de “Beinha”, no final do ano de 2012, sofreu um choque no mesmo local, tendo Ilson ajudado a socorrê-lo. O rapaz sofreu lesão e quase perdeu a língua, que ficou pregada, tendo ficado sequelas. Conforme os moradores, companhia energética, mesmo tendo sido comunicada do problema, não tomou providências, sendo que no mesmo dia do ocorrido com os franceses, a Coelce já às 17h já providenciou a substituição dos fios ligando a rede e no dia seguinte a substituição do poste.
Conforme Dr. Flávio Novais, ao inquérito policial, será juntado o laudo pericial de Sobral, será ouvido um representante da Coelce no município de Acaraú, ouvir mais testemunhas, juntar mais documentação para fundamentar o inquérito para o êxito das investigações. “Dentro do prazo legal de 30 dias, vamos remeter o inquérito à Justiça. Dr. César vai receber o inquérito, vai dar vistas ao Dr. Carlos Augusto, promotor de Justiça, e atestando a necessidade de novas diligências emitirá um requisitório iniciar uma ação penal na Justiça”, informou o delegado.
O delegado informou ainda que técnicos da Agência reguladora (Arce), que fiscaliza o serviço prestado pela Coelce, estarão na localidade de Carrapateiras, no local do acidente com os franceses, nesta quarta-feira (20) e que comparecerão à delegacia regional de Acaraú.

TSE poderá decidir hoje ou amanhã sobre Recurso Especial Eleitoral de Alexandre Gomes


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode julgar hoje ou amanhã o Recurso Especial Eleitoral (RESPE) Nº 17085, fundamentado nos artigos 121, § 4º, inciso I, da Constituição Federal e 276, inciso I, alínea a, do Código Eleitoral, interposto por ALEXANDRE FERREIRA GOMES DA SILVEIRA de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará que reformou sentença para indeferir seu registro da candidatura ao cargo de prefeito do Município de Acaraú. O atual Prefeito de Acaraú, Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (PMDB) apresentou problemas na prestação de contas na época em que Alexandre era Secretário de Finanças de Acaraú.
A Ministra Laurita Vaz, relatora do processo, encaminhou ontem à Seção de Procedimentos Diversos – Preparação de Procedimentos Diversos (Sediv-PS) do TSE pedido para inclusão do recurso na pauta de julgamento de hoje.
Conforme a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (Asics), o processo já se encontra na pauta para julgamento. A ministra relatora apresentará aos outros seis juízes o processo e todos deverão decidir pelo deferimento ou não do registro da candidatura do atual prefeito.
Segundo a Assessoria, como a demanda de processos é muito grande e alguns chegam a inúmeras páginas, pode ser que a decisão referente ao caso saia somente amanhã, mas há possibilidade de ser divulgado hoje. A sessão pode ser acompanhada pelo site do TSE (clique aqui!) - link disponível somente na hora da sessão - ou pela TV Justiça (via cabo). A sessão inicia às 19h (horário de Brasília e de Acaraú).
Caso os juízes decidam pelo indeferimento da candidatura, a decisão será publicada no Diário da Justiça, e em seguida o juiz eleitoral da Comarca de Acaraú tomará as providências cabíveis, executando a decisão. Caso a Corte decida pelo deferimento da candidatura, o candidato continua como prefeito.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Francês vítima de choque elétrico em Acaraú passa por cirurgia


O francês Jean Claude Defranche, de 69 anos, uma das vítimas de choque elétrico sofrido na terça-feira de carnaval (12) na localidade de Carrapateiras, zona rural de Acaraú, passou por cirurgia na tarde desta segunda-feira (18) na Unidade de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF) em Fortaleza, onde segue em recuperação. O estado de Jean Claude, casado com uma brasileira, ainda é considerado grave. O outro francês vítima do choque, que estava a passeio, Jean Dominique, de 64 anos, que veio a óbito na manhã de hoje no IJF, só terá o corpo liberado para sepultamento após a família solicitar a liberação ao Consulado da França. 

Confissões e via-sacra fazem parte de programação da Quaresma em Acaraú

Igreja Matriz de Acaraú

Os católicos iniciaram na quarta-feira de cinzas (13) o período da Quaresma, momento de reflexão até a Páscoa do Senhor, na última semana de março. Neste período, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Acaraú, realizará uma ampla programação. Todas as sextas-feiras serão celebradas missas às 18h15min, seguida de via-sacra (que relembra os últimos passos de Jesus antes da crucifixão). Além disso, as pastorais promoverão momentos de espiritualidade, visita a grupos de jovens, visita a escolas com apresentação de teatro.
Aqueles que desejarem um momento de reconciliação com Deus, padre Eudes Cruz, vigário da paróquia de Acaraú, estará realizando confissões, juntamente com outros padres, a todos que desejarem. A Paróquia informa que caso alguma escola ou grupo queira uma visita, pode fazer o agendamento na Secretaria da Paróquia, na igreja, casa paroquial ou pelo telefone (88)3661.1031. As missas na Matriz aos sábados são realizados às 19h e aos domingos às 8h. Além disso, são celebradas missas diárias (exceção às segundas-feiras).
Conforme o Padre João Robson Cabral, responsável pela Área Pastoral de Celsolândia, em Acaraú, a Quaresma é um período de reflexão e oração importante ao cristão. “A quaresma nos identifica com os 40 anos de caminhada do Povo de Deus ao sair do cativeiro egípcio, mas também nos confronta com a experiência de Jesus nos 40 dias de jejum no deserto. Precisamos também experimentar uma vez do deserto para nos encontrarmos conosco mesmos, revendo nossos velhos hábitos e construir novos, eis a proposta da quaresma, tempo favorável de conversão”, explicou.

Motoristas e pedestres de Acaraú acreditam ser fator de risco de acidente semáforo com lâmpadas queimadas


A esquina tem alto fluxo de veículos e pessoas
O único semáforo de Acaraú, localizado no Centro do Município, há algum tempo está com lâmpadas queimadas. O caso já foi motivo de requerimento do vereador de Acaraú, Cláudio Jean Silveira (PC do B), que solicitou providências a Prefeitura para resolver o problema.  O parlamentar, juntamente com os motoristas e pedestres, acreditam que o problema no semáforo é um fator de risco de acidentes.
O semáforo fica localizado na esquina das avenidas João Jaime Ferreira Gomes com a José Júlio Louzada, e é um dos maiores pontos de tráfego da sede do município. Inclusive a esquina é ponto de mototáxis, o que prova a intensa trafegabilidade de carros, motos e pessoas. Um motociclista assim falou: “Muitas pessoas não respeitam o semáforo nem em perfeito estado, imagina ele com defeito”, avaliou.
Um pedestre afirmou: “é uma complicação passar aqui, passamos muito tempo para poder atravessar”, relatou.  Além disso, conforme motoristas, a esquina já tem no histórico registro de acidentes. O fator de risco ainda fica mais intenso aliado às chuvas que tem chegado a região. Além disso, há de se considerar o alto índice de acidentes de trânsito no município.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Município de Acaraú, a prioridade do Executivo Municipal tem sido suprir as necessidades mais urgentes de energia e de água atestadas por algumas comunidades. Conforme a Secretaria, a gestão anterior deixou muitas pendências a resolver, o que teria gerado uma demanda muito grande a resolver, priorizando-se os casos mais urgentes. Em um momento posterior, a Secretaria fará um levantamento das principais demandas de Infraestrutura do Município, que inclui o problema do semáforo.

Coelce envia nota oficial ao blog Vale do Acaraú Notícias sobre caso dos franceses vítimas de choque elétrico em Acaraú


NOTA

Sobre ocorrência envolvendo dois franceses na localidade de Carrapateiras, no município de Acaraú, a Coelce informa que as redes aéreas de energia elétrica são construídas cumprindo as normas técnicas do setor elétrico. Além disso, a companhia realiza manutenções periódicas nas áreas de dunas móveis onde há redes da companhia, providenciando a mudança de postes e fiação conforme o avanço dessas dunas. É importante ressaltar que, na região em questão, a presença desse tipo de duna é muito intensa e de difícil identificação.
 Após o acidente, técnicos da empresa estiveram no local para fazer uma análise da situação e identificar as possíveis causas. A Coelce lamenta profundamente o ocorrido e reforça que tem direcionado todos os esforços para evitar esse tipo de ocorrência.
  
Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa

Morre um dos franceses vítima de choque elétrico de Acaraú


Conforme informação oficial do hospital Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, faleceu na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 6h30min, o francês Jean Dominique Martini, de 64 anos. Ele foi vítima de choque elétrico na terça-feira (12) de carnaval, na localidade de Carrapateiras, zona rural do Município de Acaraú, juntamente com o também francês, Jean Claude Defranche, de 69 anos.
Segundo moradores da região, os franceses estavam caminhando em uma duna, quando Jean Dominique Martini pisou em um fio de alta tensão da Coelce. Os dois, que sofreram queimaduras de terceiro grau, receberam os primeiros atendimentos no Hospital Dr. Moura Ferreira e em seguida foram transferidos para a Unidade de Queimados do IJF, em Fortaleza. Dominique, que acabou falecendo hoje, chegou a ter a perna direita amputada.
O titular da Delegacia Regional de Acaraú, Dr. Flávio Novaes, só veio tomar conhecimento do fato na manhã desta segunda-feira (18), por meio do cunhado de uma das vítimas. “A partir deste momento, iremos arrolar testemunhas, iniciar o inquérito policial e apurar as circunstâncias da ocorrência”, disse Dr. Flávio. 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Família de franceses vitimados em Acaraú espera estabilização de seu quadro de saúde para transferi-los a Paris; estado é grave


Os parentes dos franceses que foram vítimas de uma descarga elétrica na localidade de Carrapateiras, zona rural do Município de Acaraú, na terça-feira de carnaval (12) aguardam uma estabilização no seu quadro de saúde para agilizar a transferência dos pacientes, que estão na Unidade de Tratamento de Queimados do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, para Paris. Segundo moradores, esse não foi o primeiro acidente no local. Os franceses teriam parado o veículo na frente de uma porteira e caminharam numa duna em terreno particular. No alto do morro de areia, Jean Dominique Martini, de 64 anos, encostou-se num fio de alta tensão e foi eletrocutado; o amigo, Jean Claude, de 69 anos, tentou ajudar e também sofreu a descarga elétrica. Os moradores viram o fogo gerado pelo curto circuito no fio. Quando chegaram, os idosos estavam desacordados e queimados. As dunas se movimentam muito em época de ventos fortes. De acordo com moradores, faltava apenas um metro para atingir o fio no dia do acidente. Outros acidentes parecidos já haviam acontecido no local com moradores, que declaram que as providências só foram tomadas pela Coelce depois do ocorrido com os franceses. O proprietário do terreno substituiu as estacas que cercavam o local, que acabaram sendo queimadas por conta do acidente, e foram substituídas por uma cerca mais resistente. Os franceses foram atendidos inicialmente no Hospital Dr. Moura Ferreira, em Acaraú, para em seguida serem transferidos para o IJF. Eles sofreram queimaduras de terceiro grau e estão em estado grave.  Conforme Dr. João de Sousa Ribeiro Neto, cirurgião plantonista da Unidade de Queimados do IJF, tratam-se de “pacientes idosos, de pouca mobilidade, hipertensos, que já faziam outro tipo de tratamento, esse somatório de fatores, com o politrauma que sofreram, isso faz com que eles corram risco de morte”, informou o médico.  Jean Dominique teve a perna direita amputada. Jean Claude é casado com uma brasileira e mora no Ceará. Já Dominique estava no Estado a passeio. A Coelce informou que técnicos foram ao local onde averiguaram o caso e regularizaram a situação.

Cursos profissionalizantes são ofertados a preços populares em Acaraú


Para aquelas pessoas que estão buscando uma profissionalização a preços populares, a BitCtrl está com matrículas abertas em curso de informática e de computação gráfica. As matrículas serão realizadas nos dias 22 e 23 de fevereiro na sede do centro de formação, situado na rua Floriano Peixoto, nº 562, no Centro de Acaraú. Para matricular-se, deve-se dispor de uma taxa no valor de R$ 5,00 e apresentar originais da identidade e CPF. No ato da matrícula, o novo aluno ganha na hora um pen-drive e concorre a 11 tablets e dois notebooks. A mensalidade de cada curso apresenta o valor de R$ 24,00. Além disso, a BitCtrl disporá de novos cursos à população: Gestão Comercial, Desenvolvedor de Sites e Informática Avançada. 

Atraso de salário dos servidores municipais de Cruz será tema de audiência pública


O Dr. Irapuan da Silva Dionizio Júnior, Promotor de Justiça da Comarca de Cruz, convocou, por meio de edital, uma audiência pública, suscitada pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Cruz. O objetivo da audiência é colher subsídios que instruirão Procedimento Administrativo 001/2013-PJC instaurado no âmbito desse Órgão Ministerial, a fim de esclarecer a sociedade de Cruz sobre a situação pela qual vem passando a atual administração municipal em relação a insuficiência financeira nos saldos correntes, aplicações e poupanças dos bancos que inviabilizaram o pagamento do salário dos servidores. A audiência será realizada na próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro, às 14h30min, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Cruz.

Desaba estrutura da fachada do Hospital Regional Norte

Fachada do hospital, em que parte da estrutura desabou
Foto: O Povo

Parte da estrutura da fachada do Hospital Regional Norte, situado na cidade de Sobral, acabou desabando com a chuva da manhã deste domingo (17). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a construtora Marquise estava fazendo reparos na estrutura metálica na entrada do prédio, quando o bloco acabou vindo abaixo. Um operário acabou sendo atingido no braço e foi encaminhado para atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O Governo do Estado já solicitou explicações a construtora. O hospital, cuja inauguração aconteceu recentemente, beneficia os municípios da região Norte cearense.

Seguem internados no IJF, em Fortaleza, franceses vítimas de choque elétrico em Acaraú


Os franceses Claude Defranche, de 69 anos, e Dominique Martini, de 64, que sofreram um choque elétrico em uma duna na comunidade de Carrapateiras, no Município de Acaraú, na terça-feira de carnaval (12), após pisarem em um cabo de alta tensão que se tinha desprendido da rede elétrica e ficou encoberto na areia, seguem na Unidade de Queimados do hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, dois franceses  Os turistas sofreram queimaduras de terceiro grau. Martini teve a perna direita amputada e segue na sala de recuperação e o estado dos dois é considerado grave. Conforme médicos que os atenderam no IJF, os dois idosos franceses sofreram extensas lesões musculares que afetaram vários órgãos. O governo francês já entrou em contacto com o hospital para transferir os dois feridos para Paris, onde continuariam o tratamento. Técnicos da Coelce estiveram no local e o caso está sendo avaliado.