sábado, 16 de fevereiro de 2013

Acaraú: Dois Franceses sofrem choque elétrico em duna

O caso aconteceu no final da tarde da última terça-feira, 12/02, na Localidade de Carrapateiras, zona rural de Acaraú-CE, quando Jean Claudi de Franchi e Jean Dominic caminhavam sobre uma duna móvel, momento em que acabaram encostando em um fio de alta tensão. Segundo populares, a duna cresceu muito e estava alta, chegando a ultrapassar os postes "quando nós vimos as vitimas já estavam no chão", afirmou Cleber Roberto do Nascimento que ajudou a socorrer as vitimas  sendo uma delas lavada em um caminhão.

A Equipe do Vale do Acaraú Noticias esteve no local do fato na tarde de hoje, 16/02. Conversando com testemunhas que mostraram o local exato onde tudo aconteceu, moradores afirmaram que já tinham comunicado a Coelce sobre a situação e que não tinham resolvido o problema, somente no dia seguinte do fato ocorrido, foram ao local e ajustaram a altura da fiação. Entramos em contato através de e-mail com a assessoria de Imprensa da Coelce, onde aguardamos retorno.
Fiação após ajuste da Coelçe

Morador Cleber Roberto, mostrando após o fato, uma cerca foi colocada no local

Duna Movel em Carrapateiras em Acaraú-Ce.


Socorridos ao Hospital Moura Ferreira em Acaraú, os dois Franceses, foram transferidos ao Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza-CE, onde se encontram internados.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Escola Profissionalizante de Acaraú forma novos profissionais

Formandos acompanhados dos padrinhos
Foto: arquivo pessoal de internauta

A Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, realizou, na última quinta-feira (15), solenidade de formatura dos concludentes dos cursos técnicos em Aquicultura, Enfermagem e Informática.  Antes da solenidade de concessão dos certificados, precedeu-se ato ecumênico. Após a solenidade, formandos, parentes, professores e servidores, juntamente com autoridades participaram de momento social. Inúmeras autoridades se fizeram presentes ao auditório do prédio da escola, situada no bairro Monsenhor Edson Magalhães, entre os quais Daniel Carlos, Coordenador da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede); o prefeito de Acaraú, Alexandre Gomes; e o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Narcélio Cruz.

Audiência pública tenta resolver pendência de salário de servidores em Cruz


Uma audiência pública será realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Cruz, no próximo dia 20 de fevereiro, às 14h30min.  Na pauta de discussão o salário atrasado que não foi pago pela Prefeitura aos servidores municipais relativo ao mês de dezembro. Devem comparecer servidores públicos, representantes da gestão e contará com a intermediação da Justiça. Servidores de Acaraú estão com o mesmo problema, e audiência semelhante realizada nesta sexta-feira (15) em Acaraú, com a intermediação de vereadores e do Ministério Público resultou em acordo entre o Executivo e os servidores que apresentou como saída o parcelamento do valor devido que será pago. 

Campus do IFCE em Acaraú realizará novo processo seletivo

O campus está situado no bairro Mons. Edson Magalhães

       O campus de Acaraú do IFCE abrirá inscrições para o seu exame de seleção ao semestre 2013.1. São ofertados, para o turno da manhã, os cursos técnicos em Pesca e Serviços de Restaurante e Bar; para o turno da noite, por sua vez, são ofertados Construção Naval e Aquicultura. Há 35 vagas disponíveis para cada curso. Podem inscrever-se candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio. As inscrições serão realizadas, de 4 a 15 de março de 2013, no site do IFCE (clique aqui!), onde estará disponível o edital do processo seletivo. A taxa de inscrição custa R$ 40,00.
         Para aquelas pessoas que não puderem pagar esta taxa, podem solicitar a isenção, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2013, entregando requerimento e documentação exigida (confira a documentação!) no prédio do campus de Acaraú, situado vizinho ao fórum, no bairro Monsenhor Edson Magalhães. A relação dos candidatos beneficiados com a isenção da taxa será divulgada, no dia 01 de março, no site "qselecao.ifce.edu.br".
      Os candidatos inscritos serão submetidos a uma prova de conhecimentos gerais e redação prevista para ser aplicada no dia 7 de abril, sendo que já está disponível o conteúdo programático (clique aqui!). O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado em 14 de maio. Neste mês, ocorrerão as matrículas dos aprovados. Além da unidade de Acaraú, estão sendo ofertadas vagas nos campi do IFCE nos municípios de Camocim, Tianguá, Ubajara, Crateús, Maracanaú, Sobral e Fortaleza. Maiores esclarecimentos sobre o certame podem ser obtidos pelo telefone do campus de Acaraú do IFCE: (88)3661.1682.  

Convênio é renovado entre o Estado e Associação de Acaraú


Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira (15) o aditivo que prorroga até 30 de junho de 2013, o convênio Nº 191/2011, de cooperação técnica e financeira, que tem por objetivo a coordenação do projeto e repasse de recursos financeiros e apoio técnico por parte da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para a Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores de Lagoa Danta, no município de Acaraú. O convênio visa à execução do Projeto de Modernização e Fortalecimento do Setor de Mandiocultura, para a construção de uma mini-indústria de produtos alimentícios oriundos da mandioca, conforme Plano de Trabalho.

Prefeitura faz compromissos em audiência pública com servidores

Fórum de Acaraú, que sediou audiência pública desta sexta

Mais de 200 servidores municipais de Acaraú compareceram a audiência pública realizada nesta sexta-feira (15) no fórum. Na pauta de discussões, o salário do mês de dezembro que ainda não foi pago aos servidores. Um acordo firmado com a Prefeitura do Município prometeu dar fim ao dissídio, por meio do pagamento do valor devido a cada servidor em cinco parcelas. A audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsep) a Câmara Municipal, foi mediada pelos vereadores do Município e contou com a presença de representantes do Ministério Público e da gestão municipal.
Outro ponto de discussão foi a transferência de vários servidores municipais de seus locais de origem, em que foram lotados. Um decreto de 02 de janeiro deste ano assinado pelo Prefeito Alexandre Gomes, determina que todos os servidores devem estar em seus locais de origem e aos que não estão retornem. Alguns servidores apontam que muitas vezes são transferidos por questões políticas, o que motivou desaprovação em tribuna na sessão desta sexta na Câmara de Vereadores de Acaraú.
Para tentar sanar o problema, foi criada na audiência de hoje no fórum uma comissão batizada de Observatório da Cidadania, que terá por objetivo, dar mais transparência às ações do Executivo. A comissão será formada por um vereador da situação e outro da oposição, um membro do Sindsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acaraú)  e por representante da gestão. A formação da comissão foi elogiada pelo presidente da Câmara Municipal, Narcélio Cruz.

Sessão movimentada na Câmara de Cruz


Oito Projetos de Lei foram discutidos na sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Cruz. Os projetos abordaram a atualização do salário mínimo dos servidores municipais de Cruz para R$ 678,00; concessão de auxílio a pessoas carentes do município; pagamento de cursos a servidores; concessão de apoio financeiro a entidades; além da criação de novos cargos no Executivo Municipal, entre os temas. A sessão contou com a presença do Prefeito Adauto Mendes.

Audiência discute salários atrasados dos servidores municipais de Acaraú


Na manhã desta sexta-feira (15) está acontecendo no período da manhã, no Fórum de Acaraú, uma Audiência Pública, promovida pela Câmara de Vereadores do Município, para esclarecimentos e proposta de pagamento, pela Prefeitura, da folha salarial de dezembro de 2012 dos profissionais da Educação de Acaraú. A audiência foi requerida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep). Comparecem à audiência as categorias envolvidas: auxiliares de serviços gerais, vigias, auxiliares de secretaria, secretários escolares, diretores, coordenadores e professores.

Inspetoria Regional do Crea em Acaraú receberá nova denominação


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realiza, no próximo dia 15 de fevereiro (sexta-feira), homenagem póstuma ao engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa. Na ocasião, a Inspetoria Regional do Crea em Acaraú, com sede no município de Sobral, passa a ser denominada com o nome do homenageado.

 O evento, que acontece a partir das 19 horas, vai contar com a presença do presidente do Conselho, engenheiro civil Victor Frota Pinto, e de conselheiros, membros da diretoria e colaboradores da autarquia, além da família do homenageado e de autoridades do executivo e legislativo local, estadual e federal. Já foi confirmada a presença do ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República; e são esperados, ainda, o governador do Estado do Ceará, engenheiro civil Cid Ferreira Gomes; e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

O homenageado
José Cândido Castro Parente Pessoa nasceu em Fortaleza (CE) em 30 de outubro de l925 e formou-se engenheiro civil em 1949 pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. No mesmo ano, em 5 de julho, ingressou nos quadros do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) como topógrafo. Em l951, foi nomeado para o quadro de engenheiros. Com apenas 31 anos de idade, foi nomeado, em 17 de março de l956, diretor geral do Dnocs. Na gestão de José Cândido Castro Parente Pessoa, foram construídas grandes obras de açudagem, entre as quais, as barragens de Orós, Banabuiu, Caxitoré, Araras, Mãe D' Água , Poço da Cruz e Boqueirão de Cabaceiras. O engenheiro faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no ano de 2003.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mulher é presa acusada de tráfico de drogas em Cruz

Material apreendido pela Polícia de Cruz
Foto: Blog Camocim Polícia 24h

Na última terça feira (12), por volta das 16h, policiais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) de Cruz receberam uma denúncia de que havia um ponto de venda de drogas e exploração sexual localizado em um bar usado como fachada na rua José Lopes Pontes esquina com Rua São José, na Praia do Preá, município de Cruz. A polícia compareceu ao local onde encontrou uma senhora por nome de Francisca Dayane Alves Melo, 22, natural de Sobral, residente no bairro Expectativa, Sobral-CE. Com a mulher, foram apreendidos 5 pedras de craque, 5 trouxinhas de maconha e uma pequena porção de cocaína.
Na continuação da busca ainda foram encontradas mais 77 trouxinhas de 84g (Maconha), 123 trouxinhas (de 28 gramas) de craque, Cocaína 35 trouxinhas (de 21 Gramas) mais 70g de cocaína acondiciona como pedra. Também foi encontrado no poder de Dayane, a quantia de R$ 131,00 em Cédulas e R$ 25,80 em moedas. Além de droga e dinheiro também foi encontrado um caderno com a contabilidade do tráfico de drogas especificando as quantidades, valores e clientes.
Dayane recebeu voz de prisão e foi encaminhada a Delegacia Regional de Acaraú, onde foi autuada em flagrante delito, enquadrada no Art. 33, da Lei 11.343/06 (trafico Ilícito de drogas). Ela foi recambiada para a Cadeia Pública de Marco, onde permanecerá até deliberação do Juiz da Comarca de Cruz.

Baixo Acaraú registra precipitações em 24 horas; Jijoca registrou maior quantitativo, de 36mm


Conforme registros da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), das 7h da quarta até as 7h desta quinta-feira (14), foram registradas precipitações nos postos de coleta do órgão na região do Baixo Acaraú. A maior quantidade de precipitação foi registrada em Jijoca de Jericoacoara, onde choveu 36 milímetros. Em Acaraú, por sua vez, foi registrado 22,4 milímetros no posto de coleta na sede; 15,2mm no posto do distrito de Aranaú; e 9,4 no posto do distrito de Lagoa do Carneiro. Em Morrinhos, choveu 14 mm; Bela Cruz registrou 1,2 mm e Cruz, 1mm de precipitação. No período, a Funceme registrou chuvas em 65 municípios cearenses. Segundo os técnicos da instituição, já se trata das chuvas do período chuvoso. O que caracteriza a quadra chuvosa no Ceará, período compreendido entre os meses de fevereiro, março, abril e maio, é a atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical. As maiores precipitações foram concentradas na Região Norte do Estado.

Lançamento da Campanha da Fraternidade ocorrerá domingo (17) em Acaraú

Muitos católicos compareceram a Matriz na quarta de Cinzas
Foto: Leandro Alves

A Missa de abertura da Campanha da Fraternidade-2013 será celebrada, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú, no próximo domingo (17) às 8h. Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e Juventude” e tem como lema “Eis-me aqui Senhor, envia-me!”, frase bíblica do Livro de Isaías (Cap. 6, vers. 8). Conforme o diácono Lucas Moreira, da Paróquia de Acaraú, neste ano a Campanha tem, como objetivo geral, “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo”, ressaltou. Um grande número de pessoas compareceu à igreja Matriz na última quarta-feira, que marcou o início da Quaresma (40 dias até a Páscoa). Conforme o diácono Lucas Moreira, este é um “tempo de conversão e penitência”, destacou. 

Serviço
Missa de abertura da Campanha da Fraternidade - 2013
Data: 17/02/2013, às 8h
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Centro - Acaraú

Chuva registrada na madrugada desta quinta-feira (14) em Acaraú


Muita chuva com trovoadas foi registrada na madrugada desta quinta-feira (14) na sede do Município de Acaraú, no litoral Oeste. Analisando os registros de chuva nos cinco últimos dias no portal da Funceme, no dia 12 de fevereiro, chegou a chover no litoral Norte 9 milímetros em Morrinhos, 2mm em Jericoacoara e 2,2mm em Amontada, entre outros municípios da região. Nos dias 10 e 11 foram registradas chuvas apenas em Sobral. Nos outros dias, a região Norte não apresentou chuvas. O site Climatempo registra previsão de chuvas na região para esta semana. A expectativa das chuvas deve trazer alento a muitos cearenses do interior que tem perdido animais e plantações na seca dos últimos dias, que tem sido uma das piores da história.

Dia do rádio foi comemorado na quarta-feira (13); Baixo Acaraú tem 10 rádios

Antigo programa de notícias da Rádio Acaraú FM

Na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial do Rádio. Veículo de comunicação de massa ainda muito escutado, não se deve furtar a importância do rádio enquanto fonte de informação e entretenimento. Na região do Baixo Acaraú, existe o total de dez emissoras, entre comerciais e comunitárias: Acaraú (3), Itarema (2), Cruz (1), Bela Cruz (1), Marco (1), Jijoca de Jericoacoara (1) e Morrinhos (1).
Com uma programação cada vez mais diversificada, incluindo programas noticiosos, de entrevistas, musicais, entre outros, o rádio continua a ser escutado por uma grande quantidade de pessoas. “Um rádio com programação diversificada atinge um grande público”, destacou o radialista Abelardo Martins Araújo, da rádio Difusora do Vale do Acaraú, situada no Centro de Acaraú.
Conforme Abelardo Martins - que atua como radialista há 41 anos, tendo colaborado na implantação da Rádio Difusora, a segunda mais antiga de Acaraú, fundada na década de 90 – com o passar do tempo, o perfil do profissional do rádio acabou mudando, o que impactou na qualidade da programação. “Os empresários detentores do poder econômico mandam nesse setor, deixando muitas vezes de lado a realidade da comunicação, não valorizando o profissional como antigamente, quando eram contratados os verdadeiros profissionais”, opinou Abelardo Martins.
Além disso, os tempos são outros, e o rádio acompanhou essa mudança. Na região do Baixo Acaraú, a maioria das rádios atualmente dispõem de sites e utilizam redes sociais, como blogs e facebook, para poderem estabelecer uma interação com seu público e fazer suas divulgações, o que impactaria positivamente na cativação do público.
Mas há também impactos negativos advindos com a contemporaneidade. Na visão de Abelardo Martins, a questão da falta de profissionalismo de alguns radialistas acabaria impactando negativamente na qualidade da programação do rádio. “Hoje com a disseminação de certas rádios comunitárias, tem muita gente sem caráter fazendo o rádio de qualquer jeito”, desabafou Abelardo.
Uma grande maioria das pessoas busca se informar dos principais acontecimentos, principalmente locais, através do rádio. É o caso do estudante Carlos Gelson, de 16 anos, que reside em Cruz. “Quase todo dia sintonizo o rádio para me manter informado do que está acontecendo”, ressaltou. É o mesmo caso da estudante Mayara Monteiro, de Acaraú, que também revelou ter no rádio um de seus meios de informação.
Uma outra parcela de pessoas faz uso do rádio para o entretenimento. A professora Janielle Lima, de 23 anos, que reside em Cruz, escuta música pelo rádio todas as noites para relaxar antes de dormir. “Gosto quando tudo acalma aí ponho os fones no ouvido e vou ouvir um pouquinho até adormecer”, ressaltou.
Mas há ouvintes que sintonizam o rádio para ficar por dentro do que aconteceu nas novelas e novidades do mundo dos famosos, além de pedir a música favorita e oferecer àquela pessoa a que estima. Temos como exemplo de programas assim o Super Show da Manhã, da rádio Acaraú FM, apresentado pelo locutor Diego Silva.
Independente das mudanças e dos motivos pelo qual o ouvinte liga o aparelho de rádio, o fato é que ele continua e sempre continuará a existir e fazer a diferença para um grande número de pessoas.

Saiba Mais
Treze de fevereiro é tido como Dia Mundial do Rádio, por iniciativa da UNESCO, desde que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa para seis países. As principais celebrações decorrem na sede da organização, em Paris, onde se organiza uma conferência internacional, com representantes de companhias de radiodifusão, que se centra sobre os atuais problemas que o rádio enfrenta. Este dia mundial foi instituído em 2011 e serve para prestar homenagem a este meio de comunicação.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lagoa do Carneiro, em Acaraú, terá Escola de Ensino Médio


Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 7 de fevereiro, o extrato do contrato celebrado no dia 24 de janeiro de 2013 entre o Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e a empresa TECNOCON - Tecnologia em Construções LTDA, para a construção de Escola de Ensino Médio no distrito de Lagoa do Carneiro, área rural do Município de Acaraú. A empresa foi contratada mediante licitação do tipo menor preço. Os serviços de construção da escola serão executados de acordo com condições estabelecidas em edital. A Ordem de Serviço foi assinada pelo Governador, em solenidade assinada no Cambeba em Fortaleza, no dia 6 de fevereiro. Com a ordem de serviço, as obras iniciam e a escola está prevista para ser entregue à população no mês de agosto. As obras devem custar aos cofres do Estado um investimento da ordem de R$ 3.170.125,04 (três milhões, cento e setenta mil, cento e vinte e cinco reais e quatro centavos), previstos em dotação orçamentária.

Renovado convênio entre o Estado e Associação de Itarema


Foi publicado, no dia 5 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE), o aditivo do Convênio Nº 044/2012, celebrado entre o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e a Associação Comunitária dos Moradores do Cajueiro Encarnado, em Itarema. O aditivo prorroga até 30 de junho deste ano o convênio de cooperação técnica e financeira que tem por objetivo a coordenação de projeto e o repasse de recursos financeiros e apoio técnico por parte da Secretaria para a Associação de Itarema. O objetivo é a execução do Projeto de Modernização e Fortalecimento do Setor de Mandiocultura e a reforma de casa de farinha mediante Plano de Trabalho. O aditivo foi assinado pelo Secretário da SDA, José Nelson Martins de Sousa, e o presidente da Associação, Antônio Alberg Sousa Ferreira, no dia 7 de janeiro deste ano.

Afogamento foi registrado no domingo em "Jeri"


Um turista maranhense que estava passando o carnaval em Jericoacoara acabou morrendo afogado na Lagoa Azul, por volta das 14h30min do domingo (11). A vítima foi identificada como sendo Gustavo Costa Araujo, de 29 anos. Segundo relato de populares, Gustavo, juntamente com outras duas pessoas, foram atravessar a lagoa nadando quando a vítima teria se afogado, cerca de 20 minutos após o desaparecimento. Foram prestados os primeiros socorros, mas o turista já tinha vindo a óbito. (Fonte: Jijoca Notícias)

Curso de futebol é ofertado gratuitamente pelo Estado no Município de Itarema


Um Curso de Capacitação de Arbitragem de Futebol de Campo está sendo ofertado pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) na cidade de Itarema. Com uma carga-horária de 60 horas/aula, o treinamento tem por objetivo formar um quadro de árbitro de futebol para atuar em diversas competições do Estado. Para inscrever-se no curso, o candidato deverá ter concluído ou estar cursando o Ensino médio. Podem concorrer a uma das 60 vagas ofertadas, alunos de Educação Física, árbitros do futebol amador, pretensos árbitros de futebol e desportistas em geral. O treinamento, que será realizado entre os dias 4 e 8 de março deste ano, será ministrado pelo ex-árbitro da FIFA, Dacildo Mourão , e contará com a participação de Wladyerisson Oliveira, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Juceando Sousa, da Federação Cearense de Futebol (FCF). A formação, organizada pelo Grupo SD3, será ofertada pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e conta com o apoio do Cetrede e da Prefeitura de Itarema.  A Sesporte tem promovido cursos no seguimento em vários municípios do estado. A inscrição é gratuita e pode ser realizada, até o dia 27 de fevereiro, pelo site da Sesporte: www.esporte.ce.gov.br/index.php/cursos-de-capacitacao. Neste endereço, também é possível ter acesso ao informativo geral com detalhes do processo de seleção, que se dará por meio de análise da comissão organizadora do curso. Dúvidas podem ser esclarecidas no telefone da Coordenadoria dos Cursos de Capacitação: (85) 3487.8456.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Animação contagia católicos no Vem Louvar 2013 em Acaraú

Inúmeras pessoas comparecem ao evento na Praça da Matriz
Foto: Arq. Com. Rainha da Paz-Acaraú

Para quem não gosta da folia carnavalesca tradicional e quer ter um “Carnaval com Deus”, a opção nesta terça-feira (12) de carnaval é comparecer ao encerramento do Vem Louvar 2013, organizado pela Comunidade Católica Rainha da Paz. O evento conta com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú. O Vem Louvar  iniciou no último sábado, é realizado a partir das 18h, na Praça da igreja Matriz. Na sua programação, consta récita do terço, louvor, pregação e apresentação de bandas católicas. Pessoas de todas as idades participam do evento e dançam e se divertem no espaço. Alguns até mesmo de perucas e adereços da folia se rendem às coreografias das bandas. No último dia do evento deste ano, apresentam-se, a partir das 22h, os Ministérios Unção Divina, Filhos do Céu e Grupo Sal e Luz. 

Foliões empolgados no último dia do Acaraú Folia 2013


Apresentação do Forró Real em Acaraú
Foto dos organizadores do evento
Axé Beat, Timbalaiê e Matheus Fernandes são as atrações desta terça-feira de carnaval (12), último dia do Acaraú Folia 2013, iniciado na última sexta-feira. A estudante Daniele Oliveira, que é foliã do Acaraú Folia, está toda animada para a festa de hoje a noite. Ela é fã de Matheus Fernandes, que traz o ritmo do “arrocha”. “Estou ansiosíssima! Quero ver o Matheus (Fernandes) cantando seus sucessos e também tirar uma foto com ele, só não sei se vou poder”, disse. Ontem, a grande atração foi Forró Real, que levou uma multidão para a Praça do centenário, local do evento, que ficou pequeno para tantos foliões. O evento é promovido por uma empresa privada, conta com patrocínio de empresas locais e apoio da Prefeitura Municipal.

Sul-coreanos fazem proposta milionária ao grupo Nutrimar, que produz camarão em Acaraú


Em sua página em rede social, o empresário Rubens Sales, da diretoria do Grupo Nutrimar - e filho do dono, o empresário Livino Sales - , informou que um grupo sul-coreano fez uma proposta “quase irrecusável” para comprar a Nutrimar Pescados e Aquacrusta. O grupo produz camarão orgânico na fazenda Cacimbas, no Município de Acaraú e tem um dos melhores camarões do mundo, tendo sido contemplado com o selo de Denominação de Origem pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), atestando a qualidade do seu produto. Com a recusa de Livino Sales à transação, a Nutrimar continua nas mãos dos atuais proprietários, com uma receita de cerca de R$ 5 bilhões. “A fazenda Cacimbas não está a venda!”, expressou Rubens Sales.

Católicos iniciam nesta quarta-feira a Quaresma; missas serão celebradas em Acaraú

Cartaz de divulgação da CF-2013
Após os festejos do carnaval, a Igreja Católica inicia nesta quarta-feira de Cinzas um período quaresmal (40 dias) rumo a Páscoa, quando comemorará a ressurreição de Cristo. “A Quaresma é um momento de reflexão para nós cristãos, para analisarmos nossos pecados e nos reconciliarmos com Deus”, explicou Padre Flávio Fernandes, da Área Pastoral de Juritianha, distrito do Município de Acaraú.
No início da Quaresma, a Igreja Católica lança todos os anos uma proposta de reflexão social, por meio da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e como lema “Eis-me aqui, envia-me!” Conforme Padre Flávio Fernandes, a proposta da Igreja neste ano é “refletir as angústias e inseguranças da juventude, e ver formas de aproximá-los de Deus”, relatou.
Conforme o padre de Acaraú, a Igreja não estará isolada na Campanha, exercendo um diálogo contínuo com outras Instituições. “Nós somos uma voz que sai e espera a resposta de outras Instituições. Agiremos em conjunto com o fim de transformamos a realidade de nossa juventude”, informou.
Na quarta-feira de Cinzas, os católicos recebem na testa a imposição das cinzas, sendo dito pelo sacerdote “Convertei-vos e Crede no Evangelho!” É um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, recordando a transitoriedade e fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Neste momento do recebimento das cinzas, o católico marca o início do tempo de penitência e meditação.
Em Acaraú, as Áreas Pastorais e a igreja Matriz realizarão missas com imposição das cinzas. Na Área Pastoral de Juritianha, por exemplo, a missa será celebrada às 8h da manhã. Já na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro da sede de Acaraú, as missas serão celebradas às 8h e ao meio-dia, todas com imposição das cinzas.

Vítima fatal do acidente de trânsito ocorrido em Acaraú tinha 57 anos


A vítima fatal do acidente de trânsito ocorrido na segunda-feira de carnaval (11), por volta das 15h30min, na localidade de Macajuba, em Acaraú, trata-se de Francisco Andrade de Araújo, de 57 anos. Francisco estava dirigindo um Honda Civic, e segundo consta em relatório da polícia, teria avançando a mão e colidiu com um Ford Fiesta, que era dirigido por José Rosélio Sobrinho Filho. Rosélio foi encaminhado a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Foi instaurado inquérito policial na Delegacia Regional de Acaraú para apurar as reais causas do acidente. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Wesley Safadão anima Acaraú Folia

Apresentação de Wesley Safadão, em Acaraú
Foto: Arquivo pessoal de foliã

“Só queria que tivesse menos enrolação e mais tempo de festa!” Esse desabafo foi escrito em uma rede social, pela foliã Raisa Ângelo, do Acaraú Folia 2013, quanto ao atraso das grandes atrações do evento. "No primeiro dia da festa, a agente chegou às 22h30min, e os portões fechados. Aguardamos até 23h do lado de fora e ainda quando entramos, a banda só iniciou a apresentação só por volta de 1h da manha", desabafou a foliã Beatriz Araújo. O grande esperado da terceira noite da festa, Wesley Safadão, cujo show estava previsto para iniciar às 3h da manhã da segunda-feira (11), começou com quase meia hora de atraso. Beatriz, que é fã do cantor Wesley Safadão, declarou que preferia que a apresentação dele tivesse iniciado mais cedo, afinal “queria ter assistido o show inteiro, mas tive que vir embora às 5h da manhã”, declarou. Mas fazendo uma avaliação da apresentação do cantor, ela descreveu que foi “um show espetacular, como de costume nas apresentações do Wesley. Eu e uma amiga minha fomos chamadas para o palco e tiramos uma foto com ele”, comemorou. A grande atração do quarto dia de festa é Forró Real, que se apresenta após Rafaella Manville e Mexe Mais. O Acaraú Folia, festa do carnaval de Acaraú, é promovido por empresa privada, conta com patrocínio de empresas locais e com o apoio da Prefeitura Municipal.



Homem morre em acidente de trânsito em Acaraú


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado no na tarde desta segunda-feira de carnaval (11/02) na localidade de Macajuba, no Município de Acaraú. Conforme informações da Delegacia Regional de Acaraú, dois carros se envolveram no acidente: um Honda Civic e um Ford Fiesta. Uma das vítimas que se envolveram no acidente, identificado como sendo uma pessoa do sexo masculino, que conduzia o Honda Civic, acabou morrendo no local. A outra vítima, que estava no Ford Fiesta, acabou sendo conduzido a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A Delegacia ainda receberá as informações completas da Polícia Militar. No momento em que nossa equipe entrou em contato, o órgão dispunha de informações preliminares. Confira posteriormente maiores detalhes em nosso blog.

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar é ofertado em Acaraú


Eis uma oportunidade interessante para quem deseja se qualificar na área da Saúde em Acaraú: estão abertas as inscrições para a Qualificação em Atendimento Pré-Hospitalar, que capacitará para a função. Na grade curricular, o aluno estudará, entre outros temas, aspectos legais e éticos do atendimento, equipamentos, análise primária e secundária, hemorragias e ferimentos, assistência a trauma e parto, emergência clínica e transporte de vítimas. O curso está previsto para iniciar no mês de março deste ano e transcorrerá em 100 horas/aula. As aulas acontecerão aos domingos, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Ginásio coberto de Acaraú. O investimento que os cursistas farão consta de quatro parcelas de R$ 100,00. As inscrições podem ser realizadas no Hospital Dr. Moura Ferreira, no Centro de Acaraú - falar com Dulcineide (Cel. 9981.8999). O curso será coordenado pelo Grupo de Atendimento Pré-Hospitalar (G.A.P.H.) do Centro de Qualificação de Estudos ao Trauma (C.Q.E.T.).

Católicos de Acaraú são pegos de surpresa com renúncia de Bento XVI


Papa Bento XVI, que renunciará dia 28 (foto: Veja)


"Fui pego de surpresa! Soube hoje de manhã pela televisão!" Essa frase foi dita pelo Padre Flávio Fernandes, da Área Pastoral de Juritianha (distrito do Município de Acaraú), acerca da renúncia, no próximo dia 28 de fevereiro, do papa Bento XVI, líder dos católicos. “O Santo Padre não agiria de modo impensado e se agiu assim é porque deve ter refletido bastante para chegar a essa decisão”, declarou padre Flávio.
Para o padre de Acaraú, que relata ser possível canonicamente a renúncia, já tendo sido registrados na história da Igreja Católica casos de papas que renunciaram, o atual Pontífice marcou a Igreja Católica tanto pelo “seu alto grau de conhecimento teológico, como pela riqueza do seu trabalho na elaboração dos inúmeros documentos eclesiásticos que deixou. Ele com certeza é um referencial para a nossa Igreja”, disse.
Com respeito ao fato de que alguns católicos denotam que o atual papa é menos carismático que o seu antecessor, João Paulo II, Padre Fernandes apontou que “cada pontífice apresenta uma característica própria e o atual papa continuou o trabalho iniciado pelo anterior, até porque os dois eram muito próximos, e seguiam a mesma linha”, referenciou.
Segundo o católico Eliakin Silveira, vocalista do Ministério de Música Unção Divina (do distrito de Juritianha, em Acaraú), a carência de alguns carismas do Papa Bento XVI com relação a seu antecessor, João Paulo II é devido possivelmente "à sua idade avançada, como ele mesmo falou no comunicado do Vaticano. Talvez isso tenha impedido de ele ter esses carismas”, especulou Eliakin.
Mas, como Padre Flávio Fernandes, Eliakin acredita que Bento XVI tenha feito um excelente pontificado. "Agradecemos ao nosso Bom Deus, por este grande Papa que Ele nos deu e ao mesmo tempo com o nosso olhar cheio de esperança, rezamos por ele e pelo futuro da Igreja no mundo inteiro. E já começamos a rezar por aquele que Deus escolherá para conduzir a Santa Igreja", discorreu.
O anúncio da renúncia de Bento XVI foi feito nesta segunda-feira (11), declarando que o cargo ficará vago no próximo dia 28 de fevereiro. O atual líder da igreja foi nomeado após conclave de Cardeais em 19 de abril de 2005. No comunicado escrito no Vaticano no último domingo (10), o papa, que já apresenta 85 anos, diz não ter forças para dirigir a Igreja por causa da idade. “Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino”, declarou no documento.
O papa ainda reforça na carta ter a plena consciência de seu ato. “Por isso, sendo muito consciente da seriedade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao Ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro 9 (...) e deverá ser convocado, por meio de quem tem competências, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice”.

Saiba Mais

Bento XVI não é primeiro pontífice a renunciar. O primeiro foi o papa Clemente I (de 88 a 97 d.C.), que renunciou a favor de Evaristo, porque após ser detido e condenado ao exílio decidiu que os católicos não ficariam sem um líder. O papa Ponciano (230 a 235 d.C.) também renunciou a favor do papa Antero, ao ser enviado ao exílio. O papa Silvério (536 a 537 d.C.) foi obrigado a renunciar a favor do papa Vigílio. Bento IX (de 10 março a 1º de maio de 1045) renunciou a favor de Silvestre III e depois retomou o cargo para passar a Gregório VI, que foi acusado de alcançar o cargo ilegalmente e também decidiu renunciar. O pontificado do papa Celestino V durou de 29 de agosto a 13 de dezembro de 1294 e depois se recolheu para uma vida de eremita. Após sua renúncia foi eleito Bonifácio VIII. O último papa que renunciou foi Gregório XII (1406 a 1415), que viveu o Grande Cisma do Ocidente, no qual lideraram três papas ao mesmo tempo: além de Gregório XII, o papa de Roma; Bento XIII, o papa de Avignon, e João XXIII. Com o concílio de Constança, o imperador Sigismundo obrigou os três pontífices a renunciar, mas só Gregório XII obedeceu e, depois dele, foi eleito Martinho V.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Animação e irreverência tomam de conta de Acaraú

Os participantes do Acaraú Folia sao só alegria
Foto: arquivo pessoal de foliã

“Vem que agora que começou e ainda tem muito pela frente!” Assim escreveu na sua rede social a foliã Claudylenne Muniz, de Acaraú, no início da noite de domingo (10), convidando as amigas para a terceira noite da festa que acontece até a próxima terça-feira de carnaval na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú. No sábado, a grande atração foi a banda de axé Acaiaca, e neste domingo, a grande atração que animou os foliões foi a banda Garota Safada. Na página do Acaraú Folia, no facebook, alguns brincantes reclamaram do atraso no primeiro dia de apresentações, que de pronto a organização respondeu: “O problema do primeiro dia foi a banda que trocou a agenda, mais serviu pra gente ficar de olho nas outras”, escreveu. Mas a foliã Fernanda Joyce assim disparou: “A única coisa que não tá boa é porque vai acabar na terça-feira”, escreveu. Muitos acarauenses e visitantes com seus abadás, com perucas e adereços e muita animação tomam de conta da Praça do Centenário nos dias da folia. O evento é privado, sendo patrocinado por empresas locais e conta com o apoio da Prefeitura do Município.