sábado, 2 de fevereiro de 2013

Convocados candidatos aprovados em concurso da Prefeitura de Cruz


A Prefeitura Municipal de Cruz está convocando os candidatos aprovados em concurso público para os cargos de enfermeiro, cirurgião-dentista, técnico em enfermagem, motorista, eletricista, bombeiro-hidráulico, auxiliar de serviços gerais, professor e secretário escolar. A lista dos selecionados está disponível no site da Prefeitura (clique aqui!). Os aprovados devem comparecer, no período de 4 a 8 de fevereiro, na sede da Prefeitura, situada na Praça dos Três Poderes. Os candidatos devem estar munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de endereço e de escolaridade, além de demais documentos exigidos no edital Nº 001/2012, que regeu o certame.

Blocos tomam de conta de Acaraú no pré-carnaval

Sessenta integrantes compõem o Bixo Solto
Foto: Arquivo do bloco no facebook

Sapecaí, Se colar colou, Mord’Doido, Esquenta e Bixo Solto. Esses são nomes de alguns blocos de pré-carnaval que reúnem várias pessoas em Acaraú para brincar no período que antecedem as festas mominas. A animação fica ainda maior neste final de semana, quando se encerra este período de pré-carnaval. Cerca de 60 integrantes formam o bloco Bixo Solto, que tem como lema “Tudo permitido, nada obrigatório”. Com a maioria dos integrantes jovens, os adeptos do bloco se reúnem aos finais de semana na Praia de Arpoeiras, se dirigindo em seguida para a Praça do Centenário. A animação fica por conta de paredões de som que tocam vários ritmos de músicas, especialmente o axé, marca registrada do carnaval. Nas segundas-feiras, é a vez do bloco dos “sujos”, que já é tradição em Acaraú, onde os homens se vestem de mulheres, arrancando muita gargalhada dos participantes. Várias bandas se apresentarão na Praça do Centenário de 8 a 12 de fevereiro, entre as quais Mister Babão, Acaiaca, Matheus Fernandes e Rafaella Manville. A concentração inicia na praça a partir das 16h, reunindo vários participantes, que estão comprando seus abadas em vários pontos comerciais, no valor em média de R$ 60,00. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú, contará com seguranças particulares e com aparato de segurança das polícias.

População de Caiçara, em Cruz, derruba cerca de quadra


Neste sábado (2), o campo de futebol da localidade de Caiçara (Cruz) amanheceu cercado. Conforme a moradora Iara Moura, “a área por trás do gol, sentido praia, foi cercada na madrugada e ninguém viu nada, mas a comunidade unida faz toda a diferença, pois muitos moradores se juntaram e derrubaram a cerca”, esclareceu. A moradora fez um apelo: “Vamos respeitar as áreas de lazer de nossa comunidade, que é de todos!” Na última quinta-feira, dia 31 de janeiro, a comunidade reuniu-se e decidiu pela reativação do futebol na comunidade que andava há um certo tempo parado. 

Moto é furtada na cidade de Cruz


Neste sábado (2), por volta das 4h15min da manhã, o Pró-Cidadania da cidade de Cruz foi procurado por um cidadão denunciando o furto de sua moto. Ele havia deixado sua moto travada no Posto Freitas e saiu. Ao retornar para buscá-la atestou o furto. Trata-se de uma moto Honda CG 150 Titan cor preta placa-NUS 9550, de Cruz, ano 2010. Qualquer paradeiro dessa moto, é só ligar para o seguinte telefone:(88)97841181

Membros da Paróquia de Acaraú se reúnem em assembleia


Foi realizada neste sábado (02), a Mini-Assembleia Pastoral Paroquial na Paróquia de Acaraú. Reuniram-se na matriz 59 participantes, todos membros engajados da Paróquia, entre representantes de Pastorais, Movimentos, grupos, novas comunidades religiosas, Conselho Pastoral Paroquial e coordenadores de capelas. Na Ocasião, foi realizada a avaliação dos trabalhos do ano de 2012 e organizado o calendário das atividades para este ano. Todos os trabalhos foram coordenado pelo pároco Antônio Eudes Cruz. 

Inquérito terá trâmite direto entre Polícia e MP em Amontada


Os inquéritos instaurados na Comarca de Amontada (170 km de Fortaleza) tramitarão diretamente entre os órgãos policiais e o Ministério Público do Ceará. A determinação foi disciplinada pela Portaria 1/2013, publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa segunda-feira (28/01).

Segundo a juíza Katherine Martins da Costa, o objetivo da medida é economizar tempo e evitar gastos desnecessários. Na avaliação da juíza, a decisão agilizará os procedimentos para instauração e conclusão dos inquéritos policiais, indispensáveis ao início do processo criminal.

De acordo com a portaria, os inquéritos que forem instaurados, a partir do dia 28 de janeiro, devem ser remetidos ao serviço de Distribuição do Fórum, para registro, distribuição e autuação em livros próprios. Em seguida, a secretaria irá enviá-los ao Ministério Público, mediante carga, independentemente de despacho judicial. Os inquéritos já devidamente autuados pela Secretaria de Vara da Comarca também passarão a tramitar pelo mesmo sistema. O mesmo procedimento deve ser adotado em relação aos Termos Circunstanciados de Ocorrência e às Infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

A medida leva em consideração a Resolução 66 do Conselho Nacional de Justiça. Atende, também, à recomendação da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará. Segundo o TJ-CE, a iniciativa se justifica devido ao considerável número de inquéritos policiais que são devolvidos à autoridade policial para conclusão de diligências pedidas pelo Ministério Público.

Fonte: Portal Consultor Jurídico (Conjur)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Católicos participam de um carnaval diferente no município de Cruz


Enquanto alguns foliões participam de blocos e agremiações carnavalescas, nessa época de carnaval, os católicos da cidade de Cruz vão orar e louvar, num momento de espiritualidade e fé. Eles participarão do XV Renovar, promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) de Cruz. O evento será realizado de 9 a 12 de fevereiro, a partir das 16h, no Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão. Entre as atrações que animarão os participantes estão as bandas Swingueira de Cristo, Som de Cristo e Unção Divina. A entrada é franca. O Pré-Renovar será realizado na sede da RCC de Cruz neste sábado (2) a partir das 19h30min e contará com a apresentação da banda Som de Cristo. 

Fretcar muda temporariamente local de embarque e desembarque em Acaraú


A empresa de ônibus Fretcar, que faz o transporte de passageiros de Acaraú e região a vários destinos, comunica a todos os seus clientes que, no período de carnaval, de 8 a 13 de fevereiro, os embarques e desembarques de passageiros em Acaraú serão realizados na praça da antiga rodoviária. Porém, a empresa esclarece que a venda de passagens ocorrerá normalmente na agência, situada ao lado da Praça do centenário. 

Servidores da Educação do Município de Acaraú recebem salário referente a janeiro


A Prefeitura Municipal de Acaraú depositou, nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, o salário nas contas dos servidores da pasta da Educação, relativo ao mês de janeiro, contemplando categorias como auxiliares de secretaria, secretários, auxiliares de serviços gerais e vigias, dentre outras categorias. A categoria dos docentes já havia recebido o salário. Normalmente, o vencimento é pago pela Prefeitura aos servidores no início de cada mês e com o atraso, inúmeros servidores reclamaram que estavam com as contas atrasadas. Docentes e servidores continuam sem receber o salário referente ao mês de dezembro. Nesta sexta, foi aprovada na Câmara Municipal de Acaraú uma audiência pública para tentar solucionar o impasse. A audiência, cuja data ainda será marcada, foi solicitada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acaraú (Sindsep).  

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Polícia prende indivíduos que assaltavam em Juritianha

Material apreendido com os bandidos
Foto: Arquivo do Ronda do Quarteirão de Acaraú

No dia 29 de janeiro, por volta das 15h, o Ronda do Quarteirão recebeu a informação de que um comércio em Juritianha havia sido assaltado e que populares estariam perseguindo uma moto vermelha guiada pelos assaltantes. Os mesmos tomaram uma estrada que dá acesso a localidade de Macajuba e ao chegarem próximo ao restaurante "O Branco", a dupla veio ao solo devido uma colisão com outro veículo.
Populares detiveram um dos assaltantes até a chegada da Polícia Militar. O segundo empreendeu fuga no mato e foi perseguido por policiais da 3ªCia/11ºBPM (ST Roberto Carlos, Sargento Dorgan, Cabo Matos, Edson, Valdeci e Soldados Rodrigues e Evando) e policiais do Ronda Acaraú (Capitão Fred, Sargento Ronaldo, Cabo Rodrigues e Soldado Ricardo). O segundo bandido foi encontrado a 5 km da BR-403 nas margens da Lagoa do Canema e houve tiroteio onde o bandido foi lesionado na perna esquerda.
Com eles, foi encontrado R$ 1964,00 e constatado que a moto vermelha havia sido furtada no município de Cruz no dia 24 de janeiro. Os criminosos foram identificados como sendo M.S., 26 anos, que havia saído do Presídio em Itaitinga na sexta-feira e já responde por dois homicídios, duas tentativas de homicídio, assalto, porte de arma e receptação; e E.M.S, Vulgo Buiú, que responde por  homicídio doloso (com intenção de matar) e tráfico de drogas. Os dois são primos e residiam na localidade de Diamante, no município de Marco.
Buiú informou que havia pego a moto com C.R.Q, vulgo Pelé, residente em Bela Cruz que também foi preso. Os três foram autuados por roubo à pessoa sendo que dois foram recolhidos ao Presídio de Acaraú enquanto o terceiro se encontra no IJF sob escolta policial.

Fonte: Ronda do Quarteirão de Acaraú

População de Juritianha, em Acaraú, reclama falta de ambulância

Segundo Secretaria, ambulâncias estão passando por reparos
Foto: Arquivo do vereador Cláudio Jean

Moradores do distrito de Juritianha, no município de Acaraú, denunciam que particulares estão fazendo o transporte de pacientes ao posto de saúde do local ou ao Hospital Dr. Moura Ferreira, no Centro. O motivo seria a indisponibilidade da ambulância que atende a população para a prestação do serviço.
 Conforme um morador, que preferiu não ser identificado, a partir deste mês de janeiro, o problema da falta de ambulância tem sido uma realidade. “Eu mesmo já levei uma senhora de Juritianha até o Hospital Dr. Moura Ferreira (no Centro do Município) porque ela estava com complicações depois do parto”, informou.
No seu perfil em rede social, o vereador de Acaraú, Cláudio Jean Silveira (PC do B) revelou sua indignação pela falta de ambulância em Juritianha. O parlamentar tem feito o transporte de alguns pacientes até as unidades de saúde. Assim escreveu o vereador: “Acabando de chegar com mais um paciente pra Acaraú e ainda nada de ambulância em Juritianha”, desabafou.
 Conforme a Secretária de Saúde do Município de Acaraú, Liduína de Fátima Freitas dos Santos, o motivo pelo qual a ambulância que atende a população de Juritianha está indisponível é que quatro ambulâncias encontram-se em oficina passando por reparos. A secretária informou que até o final da próxima semana as ambulâncias já devem estar nos distritos. Até lá, a titular da pasta da saúde declarou que caso a população necessite de ambulância para se deslocar até o Hospital Dr. Moura Ferreira, é só fazer a solicitação ao hospital que o veículo se deslocará até o local.
Quanto ao transporte de pacientes feito por populares, a secretária declarou que nos casos mais graves, como acidente e Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ambulância tem comparecido até os distritos para conduzir pacientes ao hospital para o tratamento adequado. O transporte de particulares, conforme Liduína Santos seria em casos eletivos, de menor gravidade. O telefone do hospital é (88)3661.1396.

CVT está com inscrições abertas para cursos gratuitos em Acaraú

Centro Vocacional Tecnológico de Acaraú

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Acaraú está com inscrições abertas até 18 de fevereiro para cursos gratuitos de formação inicial e continuada. São ofertadas 10 vagas para o curso de Informática Básica e 15 vagas para o curso de Secretariado Escolar. Cada curso apresenta duração de 60 horas/aula de carga-horária. As aulas iniciam no dia 18 de fevereiro e acontecerão no CVT, de segunda a sexta-feira, no período da tarde, de 13h30min as 17h. Para inscrever-se, é necessário ter idade acima de 16 anos. As inscrições serão realizadas no prédio do CVT, situado na avenida José Giffoni da Silveira, nº 1000, bairro Rodagem, em Acaraú. É necessário apresentar a identidade e o CPF para efetivar a inscrição. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1081. 

O Evangelho do dia!


Evangelho (Marcos 4,21-25)

Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013
São João Bosco

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Acaraú apresenta problema no pagamento do salário de servidores


Na última terça-feira (29), os professores da Rede Municipal de Acaraú receberam o salário referente ao mês de janeiro, normalmente pago aos servidores no início do mês. A categoria docente forma 6o% dos servidores da educação. Mas 40% dos servidores da pasta, formados por auxiliares de secretaria, secretários, auxiliares de serviços gerais e vigias, dentre outras categorias, seguem sem receber seus salários atrasados. O problema no pagamento dos vencimentos iniciou-se no mês de dezembro. “Éramos pra receber o salário de janeiro somente no começo do mês de fevereiro, mas fizeram um adiantamento aos professores, já que ninguém recebeu dezembro, mas até agora nada para os demais servidores”, explicou uma servidora que não quis se identificar. Conforme a servidora, inúmeros colegas não estão sabendo como fazer para pagar as dívidas com dois meses sem receber salário. “Não podemos pensar nem em curtir carnaval... eu pelo menos não vou deixar de pagar minhas contas pra me divertir”, disse. Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos de Acaraú (Sindsep), haverá uma audiência pública na Câmara Municipal para agilizar a resolução do problema do pagamento do salário de dezembro e o Sindicato está intermediando para resolver a situação. “Estamos na luta, buscando o diálogo com a Prefeitura. Em último caso iremos a justiça pelos filiados”, disse Edilson Jacinto, do Sindsep de Acaraú.

Gestores e professores do Município de Acaraú se reúnem em semana pedagógica


Na próxima sexta-feira, dia 01 de fevereiro, a Prefeitura de Acaraú divulgará a lotação oficial dos professores nas escolas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2013. A Semana pedagógica dos professores iniciará na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, devendo o docente comparecer a partir desta data a escola onde foi lotado. Diretores e coordenadores das escolas estão se reunindo nesta semana na Semana Pedagógica de Diretor/Coordenador para discutir a sistemática educacional da rede. A abertura da semana foi realizada na Escola Francisca Silveira, no bairro Pedrinhas, na sede de Acaraú e contou com a presença, dentre outras autoridades, do Secretário de Educação de Acaraú, Expedito Mesquita, a Secretária de Ação Social e Primeira-dama, Manoela Costa e a Secretária de Cultura do Município, Patrícia Vasconcelos. As aulas dos estudantes da rede municipal de Acaraú estão previstas para iniciarem no dia 14 de fevereiro.

Homem é morto na localidade de Paraguai, em Cruz


Um crime de homicídio aconteceu na localidade de Paraguai, no município de Cruz por volta das 13h desta quarta-feira (30). Um indivíduo conhecido como Robertinho, que residia em Jijoca de Jericoacoara, que já tinha passagem pela polícia, por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, foi morto com um tiro na nuca. Segundo informações da viúva, a vítima estava fazendo o frete para uma pessoa. Populares chegaram a presenciar um homem correndo de capacete após o tiro. A polícia trabalha com a possibilidade de que o homem a cujo Robertinho estava fazendo o frete, garupeiro da moto, ter sido autor do homicídio. Inquérito foi instaurado e a polícia já tem uma linha de investigação mantida em sigilo.

Com onda de assaltos na região do Baixo Acaraú, polícia intensifica trabalho

Delegacia Regional de Acaraú

“Apesar de ter havido um aumento no número de assaltos a mão armada na região do Baixo Acaraú, aumentou também o número de prisões”. Essa frase foi dita em entrevista por Dr. Flavio Novais, titular da Delegacia Regional de Acaraú referindo-se às inúmeras ocorrências delituosas dessa espécie nos últimos tempos na região. O delegado frisou o empenho das Polícias Civil, Militar, do Ronda do Quarteirão, com o apoio da Guarda Municipal, que tem atuado conjuntamente e logrado êxito com muitas prisões.
Na última terça-feira (29), foram autuados em flagrante delito bandidos que estavam assaltando em Acaraú. Os acusados da ação tratam-se de Moisés Silva Martins, Evilásio Martins Nascimento e Celestino Rodrigues Magalhães (conhecido como Pelé). Os indivíduos presos estavam realizando assaltos no distrito de Juritianha em uma moto que foi apreendida pela polícia. Ao serem abordados pelos policiais, houve resistência dos bandidos, mas Moisés e Celestino foram presos em flagrante e conduzidos a Delegacia Regional de Acaraú, onde foram autuados em flagrante delito e encaminhados a Cadeia Pública.
Já Evilásio, na troca de tiros com a polícia foi baleado na perna, recebeu os primeiros socorros no Hospital Dr. Moura Ferreira, em Acaraú, mas devido a gravidade dos ferimentos, o indivíduo foi conduzido ao Hospital Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, onde passou por cirurgia e está se recuperando, não correndo risco de morte. Quando se recuperar, Evilázio será trazido de volta a Acaraú, onde será colocado atrás das grades da Cadeia Pública de Acaraú.
Outro indivíduo foi autuado nesta quarta-feira (30) por infração ao artigo 157 do Código Penal Brasileiro, que configura crime de roubo. O indivíduo assaltou um mercantil no Centro de Acaraú, nesta terça (29), mas foi perseguido pela Polícia, preso e encaminhado a Delegacia Regional, onde foi autuado em flagrante delito e encaminhado a Cadeia Pública de Acaraú.
O delegado fez um balanço do resultado do trabalho da polícia, ressaltando que nos últimos plantões foram realizados vários autos de prisão em  flagrante delito, além de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e procedimentos menorísticos (que envolvem menores de idade). No plantão dos dias 4, 5 e 6 de janeiro, houve três autos de prisão em flagrante, sendo um deles por roubo e outro por tráfico de drogas e envolvimento de menor em tentativa de homicídio (nesses casos envolvendo menores de idade, é feito um auto de apreensão em flagrante e  o menor de idade é encaminhado para o promotor de justiça e a o caso é encaminhado ao juiz de direito. Quando o ato praticado é de menor potencial ofensivo, o menor é entregue aos pais e em casos mais graves, o juiz normalmente autoriza que o menor de idade siga para casa de ressocialização em Fortaleza).
Do dia 11 a 13 de janeiro, na Delegacia Regional de Acaraú, foi registrado mais um auto de prisão em flagrante, por lesão corporal. Já de 18 a 21 de janeiro, o plantão foi bastante movimentado, tendo sido registrados na delegacia mais seis autos de prisão em flagrante por furto,receptação, tentativa de homicídio, lesão corporal, ameaça com dano e lesão corporal baseada na Lei Maria da Penha.
Já no plantão de 25 a 27 de janeiro, foi também bastante movimentado, tendo sido registrados na delegacia três autos de prisão em flagrante delito, sendo um por roubo ocorrido em Bela Cruz, outro por tráfico de drogas em Santana do Acaraú, outro violação de direitos autorais em Acaraú, furto e receptação em Marco e mais um roubo em Bela Cruz.
Com base nos números apresentados o titular da Delegacia Regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais ressalta que “a polícia está dando a resposta aos anseios da população na segurança pública da região.” E reafirma a necessidade de se aumentar o efetivo das polícias para dar conta da demanda que chega todos os dias no órgão. Atualmente, a delegacia dispõe de apenas oito inspetores para dar conta de toda a região. Mas a expectativa, conforme o delegado, é que novos inspetores venham se somar aos já existentes. “Segundo levantamento realizado pela Polícia Civil, uma regional do porte de Acaraú precisaria de, no mínimo 42 inspetores, e temos apenas oito, mas mesmo assim temos uma boa qualidade no serviço em conjunto entre todas as polícias”, revelou o delegado Dr. Flávio Novais.

O Evangelho do dia!


Evangelho (Marcos 4,1-20)

Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013
3ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes:3“Escu­tai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não com­preendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra;19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Novos assaltos em Acaraú; polícia faz prisões


Mais um assalto foi registrado em Juritianha, distrito de Acaraú, nesta terça-feira (29). Foi alvo de roubo o comércio do Sr. Paulo Sérgio, situado próximo ao Posto de Gasolina Freitas, assaltado na segunda-feira. Segundo populares, os autores da ação foram os mesmos que assaltaram o posto. A polícia informou que os bandidos assaltam de capacete em uma moto e atuam armados com arma de fogo. Já no Centro do Município, um depósito de bebidas situado em frente ao Shopping Jangada foi assaltado no final da tarde desta terça (29). 

Prisões
Destacamento do Ronda do Quarteirão juntamente com o Policiamento Ostensivo (POG) conseguiram realizar três prisões nesta terça-feira dos prováveis autores dos delitos. Houve troca de tiros com a polícia. Um dos bandidos foi atingido na perna e teve os primeiros atendimentos no Hospital Moura Ferreira, em Acaraú, mas devido a gravidade dos ferimentos, foi encaminhado para o Instituto Dr. José Frota, na capital cearense. Os outros dois acusados foram presos em flagrante e auto de flagrante está sendo lavrado neste momento na Delegacia Regional de Acaraú. Conforme o delegado, Dr. Flávio Novaes, já foi comprovado o envolvimento dos mesmos nas ações delituosas. A moto usada nas ações foi apreendida. Em seguida, maiores informações.

Medidas serão tomadas para evitar atos de vandalismo contra capela de Acaraú


“Vandalismo”: assim nominou Padre Eudes Cruz, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Acaraú, a respeito da quebra das luminárias que iluminavam a frente da Capela de São Sebastião, no Centro do Município. A ação delituosa foi realizada no último sábado. Segundo o sacerdote, uma reunião será realizada por ele e representantes do poder público para tomar medidas para coibir o consumo de drogas e álcool, além de atos libidinosos, realizados atrás do templo. O padre acredita que manter a praça na escuridão para praticar essas ações teria motivado a ação, reprovada veementemente pelo padre, que enquanto representante legal da capela, pedirá apoio às autoridades para coibir esses atos. Dentre as providências, estuda-se fechar o espaço atrás da capela, apesar de o sacerdote já ter encontrado resistência de alguns. “Nós vamos fechar aquele espaço, não vemos outra saída, para ver se evitamos tudo isso”, apontou Padre Eudes. Conforme o vigário, não foi a primeira vez que a capela foi alvo de depredação, sendo danificadas lâmpadas e câmeras. O vigário prometeu dedicar todos os esforços e pedir apoio do poder público para impedir novas investidas contra o templo.
Confira fotos das luminárias quebradas da capela: 


O Evangelho do dia!


Evangelho (Marcos 3,31-35)

Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2013
3ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos.35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

IFCE participará de estudo para revitalizar o Rio Acaraú


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará participará da elaboração do estudo para revitalização do Rio Acaraú, principal manancial da Região Norte. A parceria foi firmada no dia 15 de janeiro em reunião da Direção Geral do Campus de Sobral com técnicos da Prefeitura de Sobral e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH).
Na avaliação do professor Reuber Saraiva de Santiago, Diretor-Geral do Campus de Sobral, o IFCE “não poderia se omitir desse projeto que é urgente para a região” e ressaltou a preocupação da instituição com “o abastecimento de água e com a poluição do Rio Acaraú”.
O estudo, coordenado pelo professor Eduardo Bosco Mattos Cattony, do Campus de Fortaleza, identificará as fontes poluidoras do rio. As amostras de águas coletas serão analisadas no Laboratório de Análises Físico-Químicas de Águas e Efluentes do Campus de Sobral. Para o Diretor de Ensino, Eliano Vieira Pessoa, é importante que o monitoramento do Rio Acaraú seja realizado de forma contínua.
A partir do estudo, será elaborado um plano de manejo que, de acordo com o Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), Silvestre Gomes Coelho Neto, orientará as ações da Prefeitura de Sobral para a preservação e revitalização do Rio Acaraú. (Com informações da assessoria de comunicação do IFCE-Campus Sobral)

Seis comissões permanentes são formadas na Câmara de Vereadores de Acaraú


Comissões permanentes foram formadas pelos vereadores de Acaraú com a finalidade de apreciar projetos, elaborar estudos e emitir pareceres especializados, bem como realizar investigações ou representar a Câmara de Vereadores. As comissões, cada qual composta por presidente, secretário e membro, atuarão no biênio 2013 a 2014. Confira abaixo as comissões e os vereadores que as integram:

I - COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

PRESIDENTE: PAULO CESAR ROCHA
SECRETÁRIO: PAULO SÉRGIO GOMES DE ANDRADE
MEMBRO: ANTÔNIO EDSON BRANDÃO

II - COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO

PRESIDENTE: PAULO SÉRGIO GOMES DE ANDRADE
SECRETÁRIO: ANTÔNIO EDSON BRANDÃO
MEMBRO: JOSÉ EDÍLSON ARAÚJO

III - COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

PRESIDENTE: ANTÔNIO ALVES NETO
SECRETÁRIO: PAULO SÉRGIO GOMES DE ANDRADE
MEMBRO: ANTÔNIO EDSON BRANDÃO

IV - COMISSÃO DE SAÚDE, PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E DIRETOS HUMANOS

PRESIDENTE: JOSÉ VASCOLOMBO DE ARAÚJO
SECRETÁRIO: FRANCISCO FERNANDO FONTELES
MEMBRO: PAULO CESAR ROCHA

V - COMISSÃO DE VIAÇÃO, OBRAS, TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE
PRESIDENTE: JOSÉ JADEJUNE ARAÚJO
SECRETÁRIO: JOSÉ ILSON DE ARAÚJO
MEMBRO: PAULO MARIA SILVEIRA

VI - COMISSÃO DE TURISMO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E DIREITOS DO CONSUMIDOR

PRESIDENTE: JOSÉ ILSON ARAÚJO
SECRETÁRIO: MARIA ERINEUZA FONTENELE DA SILVA
MEMBRO: FRANCISCO BISPO PARNAÍBA

Presos acusados de tráfico de drogas em Santana do Acaraú


No dia 24 de janeiro, por volta das 23h, dois homens foram presos em flagrante, na Praça Dr. Feijão, no Centro do município de Santana do Acaraú, portando pedras de craque. Os indivíduos, identificados como Luiz Rafael de Oliveira de Paulo, 21 anos, e Francisco Ronildo da Silva, 31 anos, foram presos pela Polícia Militar e encaminhados a Delegacia Regional de Acaraú. A delegada plantonista, de Bela Cruz, Dra. Adriana Alves Brandão, lavrou o auto de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes e os acusados foram encaminhados a Cadeia Pública de Santana do Acaraú, onde se encontram à disposição da justiça.

Assaltado posto de combustíveis de Juritianha, em Acaraú


      Na tarde desta segunda-feira (28), foi assaltado o Posto de combustíveis Freitas, localizado no distrito de Juritianha, em Acaraú. Dois homens armados em uma moto usando capacetes renderam com armas de fogo o frentista do posto, que entregou a quantia de dinheiro do caixa. O montante roubado não foi revelado pela polícia, que está no encalço dos autores da ação. Posteriormente, nossa equipe divulgará maiores detalhes desse crime.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Empresa que produz camarão orgânico em Acaraú trabalha conscientização ambiental

Rubens Sales, presidente da Nutrimar
Foto: Arquivo do grupo

O grupo Nutrimar Pescados, que cultiva camarões orgânicos na fazenda Cacimbas, em Acaraú, tem desenvolvido um trabalho de educação ambiental em 47 escolas em várias cidades cearenses, em parceria com o Instituto Chico Mendes. A empresa vem conscientizando estudantes sobre a importância da preservação ambiental e a sustentabilidade. O grupo tem cultivado na fazenda Cacimbas, em Acaraú, camarão orgânico, que não utiliza química durante o processo de larvicultura e engorda até chegar a indústria. Além da qualidade maior do produto, segundo Rubens Sales, presidente da Nutrimar, o camarão orgânico “firma a batalha da Nutrimar Pescados contra o câncer, devido a não presença de produtos inorgânicos”, declarou. O camarão produzido na região da Costa Negra (Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca) pela Nutrimar Pescados recebeu certificado de Denominação de Origem pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que se refere ao nome do local, que passou a designar produtos ou serviços, cujas qualidades ou características podem ser atribuídas  a sua origem geográfica.

Diversão. Espetáculo circense neste domingo em Acaraú


Para quem mora ou está de passagem por Acaraú, uma boa pedida para divertir-se neste domingo (27) é ir ao circo montado em frente à Praça da Bailarina, no bairro Planalto Bailarina, na sede de Acaraú, ao lado da subestação da Coelce. Neste domingo, haverá dois espetáculos: às 17h30min e às 20h30min. O Ingresso custa R$ 4,00 a cadeira e R$ 2,00 a arquibancada. 

Acaraú recebeu repasse de quatro milhões do FPM no ano passado


No ano de 2012, de toda a região do Baixo Acaraú, o município de Acaraú recebeu a maior cifra do Fundo de Participação dos Municípios, com o montante de mais de R$ 4 milhões. O FPM é de todas as receitas que compõem o orçamento dos municípios, a mais importante. É repassado pela União aos Estados e Municípios, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O dinheiro do FPM nas cidades é utilizado para pagar os serviços de limpeza pública, manutenção dos hospitais e pagamentos dos salários dos servidores dentre outros. 

Valores repassados aos municípios do Baixo Acaraú:

Município
Repasse FPM/ 2012 (R$)
Acaraú
4.608.927,63
Bela Cruz
3.351.947,37
Cruz
2.513.960,59
Itarema
3.770.940,79
Marco
2.932.953,96
Jijoca de Jericoacoara
2.513.959,66
Morrinhos
2.513.960,59










Fonte da tabela: IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal)


Repasse barrado
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), neste ano, 24 municípios do Estado do Ceará não receberam a primeira parcela do FPM pago no dia 10 de janeiro, por apresentarem pendências junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ou a Receita Federal. No Brasil todo, foram 387 cidades em 24 Estados. Nenhuma cidade do Baixo Acaraú encontra-se elencada na lista. Apresentaram problemas: Banabuiú, Barreira, Barro, Barroquinha, Baturité, Camocim, Catunda, Ererê, Forquilha, Guaramiranga, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jardim, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Missão Velha, Mucambo, Paracuru, Paramoti, Pentecoste, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Umirim.

Capela de Acaraú é depredada por usuários de drogas

Capela de São Sebastião, no Centro de Acaraú.

“Até o templo de Deus não é mais respeitado, mas vamos à luta ver o que podemos fazer”. Essa frase partiu de uma acarauense que denunciou à equipe do Vale do Acaraú Notícias a depredação da Capela de São Sebastião, localizada no Centro de Acaraú, na noite do último sábado (26/01). Lâmpadas que iluminam a frente do templo foram quebradas. A denunciante acredita que o motivo seria a praça ficar mais escura para que os autores possam consumir drogas nas proximidades. “Eles ficam fumando atrás da igrejinha e não querem luz por perto. Só que estão num lugar errado. Igreja é templo sagrado e não de coisas erradas.” A denúncia foi feita aos policiais do Ronda do Quarteirão, que compareceram ao local, mas os autores do delito já haviam se evadido. Conforme a acarauense, que é católica e frequenta a capela de São Sebastião para rezar, o templo tem sido alvo quase todos os dias. “Também já tentaram quebrar as portas”, desabafou. A polícia continua à procura dos autores da ação.