sábado, 26 de janeiro de 2013

Contratação de temporários é discutida na Câmara Municipal de Acaraú


Na sessão ordinária da última sexta-feira (25) da Câmara de Vereadores de Acaraú, foi tema corrente o projeto  de lei nº 001, de 15 de janeiro de 2013, do Executivo Municipal que dispõe sobre a contratação por tempo determinado de pessoal, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público pelas diversas secretarias municipais. Os vereadores pediram vista para que o Executivo pudesse trazer à Câmara todas as carências de cada pasta. O projeto de lei que regerá a forma de contratação ainda será votado pelos parlamentares. As contratações só poderão ser feitas após a aprovação do projeto na Câmara, quando seguirá para sanção do Executivo. Além disso, na sessão foram formadas as comissões permanentes, cada qual formada por três vereadores (a Câmara dispõe do total de 15 parlamentares), onde são apreciados os projetos  específicos de cada área a que se dedica a comissão. Foram formadas as seguintes comissões:

I-COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL
II-COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E FISCALIZAÇÃO
III-COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
IV-COMISSÃO DE SAÚDE,PREVIDÊNCIA, ASSISTÊNCIA SOCIAL,TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
V-COMISSÃO DE VIAÇÃO,OBRAS,TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE

Artistas e foliões protagonizam carnaval de rua em Jericoacoara


Quem optar por passar o período momino, de 9 a 12 de fevereiro, em Jericoacoara, um dos maiores destinos turísticos do país, poderá conferir o Jacaré Jeri, carnaval de rua. Inúmeros artistas e foliões festejarão com Maracatu Nação Tremembé e o grupo de Dança do Coco de Lagoa do Alagadiço em Canaã, município de Trairi. As ruas serão tomadas por bonecos e máscaras gigantes e a animação ficará por conta de bandas de marchinhas de carnaval nas principais ruas do vilarejo. As apresentações se concentrarão na Praça Edvá Esmerino da Silva, seguindo pelas areias da praia até a praça principal. A expectativa é de grande público e ajudará a movimentar mais ainda a economia do local.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Médicos serão selecionados para trabalharem em PSF de Bela Cruz


A Prefeitura de Bela Cruz, por meio da Secretaria de Saúde do Município, está contratando médicos para trabalharem no Programa Saúde da Família (PSF), bem como em plantões extra no hospital do município. O salário bruto é no valor de R$ 10 mil. Interessados em informar-se como concorrer na seleção podem entrar em contato pelos telefones (88)3663.1048/1142 ou pelo e-mail saudebc@gmail.com.

O Evangelho do dia!


Evangelho (Marcos 16,15-18)

Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2013
Conversão de São Paulo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Conflito de interesses e ameaças de morte no Cariri


A denúncia feita pelo bispo da Diocese de Crato, dom Fernando Panico, de que estaria sendo ameaçado de morte, juntamente com seu advogado, Hiarles Macedo, em decorrência de uma disputa jurídica em torno da posse de um terreno, repercute não apenas no meio católico, mas na sociedade cearense por inteiro, chegando a alcançar o noticiário nacional.
O terreno em vista está situado próximo à divisa dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri cearense. A Diocese alega que foi vendida apenas uma parte do terreno e tenta reaver a área onde teria sido construído, indevidamente, um conjunto de casas. Os responsáveis pela construção retrucam que obtiveram o terreno por completo.
Independentemente de quem tenha razão no caso, o fato é que é constrangedor, em pleno século XXI, o nome do Ceará estar associado a esse tipo de denúncia, passando a imagem de um lugar primitivo, onde a força do direito possa ainda ser atropelada pelo direito da força.
O denunciante, não só pela importância do cargo ocupado, mas pela credibilidade pessoal, é merecedor do maior respeito por parte da sociedade local, sendo membro hierárquico de uma instituição religiosa de grande prestígio nacional e mundial – a Igreja Católica. Suas palavras têm um peso respeitável. São merecedoras, portanto, de uma atenção cuidadosa por parte das autoridades públicas em suas diversas instâncias de responsabilidade.
Tratamento semelhante deve receber qualquer cidadão ameaçado, mas, no caso específico de uma figura destaque na vida comunitária, a forma como o caso for tratado será exemplar como fator dissuasório a outros atentados. Ou o inverso: a omissão, ou falta de empenho das autoridades, levará ao desprestígio as instituições do Estado e será uma senha para quem tiver más intenções semelhantes.
Ninguém ignora que no Ceará a persistência de traços da antiga “cultura do trabuco” na resolução de conflitos de interesses é ainda uma realidade. Volta e meia, notícias sobre crimes de pistolagem ganham o noticiário local, expondo os resquícios de um tempo que se imaginava restrito apenas aos registros históricos. No caso presente, é preciso agir com rapidez e eficácia para fazer valer a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito.
(O POVO/Editorial) via blog do Eliomar

Professores de Karatê do Vale do Acaraú reúnem-se neste sábado em Acaraú


Neste sábado (26/01), os professores da região do Vale do Acaraú (Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Itarema, Marco e Sobral) da Associação Atlética de Karatê do Vale do Acaraú (AAKC-Karatê) se reunirão em uma Assembleia Geral, para traçar o calendário deste ano, que prevê tanto as competições quanto as avaliações de Kyu (troca de faixa). Além disso, será pauta da reunião as metas deste ano. "Em 2013, teremos o desafio de levar nossos atletas para o Sul-Americano que acontecerá em Copiapó, no Chile, e também o  Campeonato Brasileiro deste ano que acontecerá em Jaraguá do Sul (SC)", informou o presidente da associação, Robyson Régis. A associação oferta aulas de Karatê-do, que tem como filosofia educar mente e corpo e dispõe de vários alunos nas cidades do Vale do Acaraú, de todas as faixas etárias, incluindo crianças. Em Acaraú, o endereço da AAKC, para quem quiser conhecer o trabalho e informar-se sobre matrícula, fica situada na rua Manoel Sales, 41, no Centro, quase esquina com rua Santo Antonio. O treino é dirigido para todas as idades de ambos os sexos. Maiores informações pelo telefone (88) 3674-8083.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Presos acusados de roubo e tráfico no município de Acaraú

Material apreendido pela polícia
Foto: Ronda do Quarteirão - Acaraú

Na última terça-feira (22/01) por volta das 20h, a composição do Ronda do Quarteirão de Acaraú - RD 1261 (Capitão Fred Rafael, Soldados Magalhães, Coelho e Azevedo) com o apoio da 3ªCia/11°BPM (Sargento Joab e Soldado Taveira) prenderam uma dupla de assaltantes, I.Q.C, 17 anos e J.L.S, 20 anos, no bairro conhecido como Perseguida quando os mesmos estavam saindo de casa.
Dentro da casa foi encontrado um revólver calibre 38, um speed loader (carregador de revolver), 10 munições, uma moto FAN Preta, sem placa, roubada em Cruz, balança de precisão, aparelho de DVD, televisor e várias mobílias adquiridas com o dinheiro roubado. O menor de idade confessou que roubou a moto no município de Cruz e que cometeu um assalto em Juritianha (distrito de Acaraú) levando a quantia de 4 mil reais, ficando somente com a bolsa da vítima sendo o dinheiro depositado na conta de sua mãe e o restante gasto em utensílios e droga.
Foi dada a voz de prisão e os acusados foram conduzidos até a Delegacia Regional de Acaraú, a fim de ser realizado os procedimentos cabíveis. Conforme informações do Ronda, os dois jovens são de Fortaleza, do bairro Granja Portugal e estavam tendo suporte de um conhecido traficante que cedeu casa para moradia e informações sobre o município. Já na delegacia a dupla foi reconhecida por outras vítimas como sendo os autores de "saidinhas bancária". 

Fonte: Ronda do Quarteirão - Acaraú

Encontro religioso será realizado na Praia de Arpoeiras, em Acaraú


Momentos de louvor farão parte da programação do Rumo Certo Beach, promovido pela Comunidade Católica Rainha da Paz, sediada em Acaraú. O encontro, que coloca-se como alternativa para os católicos neste período de pré-carnaval, acontecerá entre os dias 24 a 27 de janeiro, na Praia de Arpoeiras, em Acaraú. A comunidade está recebendo as inscrições dos interessados em participar do evento na sua sede, localizada em frente a igreja matriz, no Centro. Para inscrever-se, é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 25,00 e doar 1 Kg de alimento não perecível. O tema do encontro será “Jovem, lanço sobre ti um olhar de esperança e de misericórdia”. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (88)9935.4004/ 9665.4830.

Inscrições abertas para competições esportivas em Itarema


O Município de Itarema se prepara para sua 28ª Festa de emancipação política, que será comemorada no dia 05 de fevereiro. Em homenagem a cidade, serão realizados vários eventos esportivos, como Torneios de Futebol Quarentão, Futebol Municipal, Futsal Intermunicipal, Vôlei de Areia, Futevôlei, Sinuca, Passeio Ciclístico e Maratona de 10 km. As competições serão realizados no período de 2 a 5 de fevereiro. As inscrições para os torneios de duplas e individuais já podem ser feitas pessoalmente no Departamento de Desporto da Secretaria de Educação de Itarema, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Inúmeras atrações animarão as noites de carnaval em Acaraú

Logomarca de divulgação do evento

O Acaraú Folia deste ano, que tomará de conta da cidade entre os dias 8 e 12 de fevereiro, promete ser animado. Na sexta (8), a animação fica por conta de Mister Babão, Mexe Mais e Thiaguinho e Banda; no sábado (9), é a vez da Acaiaca, Mexe Mais e Doce Loucura; no domingo (10), a atração é a banda Garota Safada, Mexe Mais e Thiaguinho; na segunda (11), apresentam-se Forró Real, Mexe Mais e Rafaella Manville; e no último dia da festa, terça-feira (12), as atrações são Matheus Fernandes, Mexe Mais e Axebeat. Os abadas estão sendo vendidos em vários pontos cidade e apresenta o valor de R$ 50,00. A festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú e patrocínio de empresas privadas da região.

Seduc divulga Portaria de Lotação e Orientações para o Suporte Pedagógico da Escola

Seduc divulga Portaria de Lotação e Orientações para o Suporte Pedagógico da Escola

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará divulgou a Portaria Nº 1091/2012-GAB/SEDUC que estabelece as normas para a lotação de professores nas escolas públicas estaduais para o ano de 2013 e Orientações para o Suporte Pedagógico da Escola. Para saber mais e acessar a Portaria de Lotação para 2013 e as orientações para o Suporte Pedagógico, CLIQUE AQUI.

Fonte: SEDUC - Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.br

Prefeito de Boa Viagem toma posse novamente na tarde desta quinta-feira


O único problema, de acordo com o atual primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador José Anchieta Paiva Chaves (PDT), é que a presidente cassada ainda não entregou a chave da Câmara Municipal.
“É provável que a posse seja do lado de fora da Câmara Municipal”, lamentou o vereador.
(blog do Eliomar)

O Evangelho do dia !


Evangelho (Marcos 3,7-12)

Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2013
São Francisco de Sales


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Conpam faz parceria para agilizar construção de sede em Jijoca

O presidente do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente-Conpam, Paulo Henrique Lustosa visitou, no dia 16 de janeiro, a construção da sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste. Reunido com o prefeito Lindomar Filomeno, foi acertada uma parceira, para dar mais celeridade a finalização da obra. Em sobrevôo observando os municípios do projeto orla, o presidente do órgão ainda esteve em Itapipoca. Reunido com o prefeito Dagmauro Sousa Moreira, o Conpam se comprometeu a auxiliar tecnicamente àquele município na criação de duas Unidades de Conservação, na qual uma será dentro da cidade, e terá a missão de preservar o verde na área urbana e a outra fica na lagoa de Maceió, próximo à praia da Baleia. 

Fonte: Portal do Conpam

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aumenta número de tartarugas marinhas encalhadas no Ceará


É elevado o número de tartarugas marinhas encalhadas no Ceará. No ano de 2011, foram recolhidos 168 animais em Itarema, Acaraú e Fortaleza. Em 2012, foram 190, o que representa um aumento de cerca de 13%. Além do lixo, a pesca feita de forma equivocada colabora para a mortandade das espécies, que sofrem com riscos de extinção. Para tentar reverter a situação, atuam entre outras associações que cuidam pela recuperação dos quelônios, o Projeto Tamar, que integra o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, vinculado ao Governo Federal. A entidade, que tem um centro em Almofala, na cidade de Itarema, dispõe de um Centro de Triagem de Animais Silvestres, vinculado ao Ibama.

Fonte: Diário do Nordeste

Turismo Comunitário oferece pacotes econômicos de Carnaval


O Carnaval no litoral pode ser tranquilo para quem quiser ficar em meio à simplicidade dos povos do mar do Ceará. Ainda há vagas em sete pacotes para o feriado oferecidos pela Rede de Turismo Comunitário (Tucum) no Estado. São pousadas mantidas pelas próprias comunidades nos municípios de Amontada, Acaraú, Trairi, Camocim, Icapuí, Beberibe e Fortim. Além da preocupação ambiental, há uma grande estratégia dos empreendedores: reafirmar, pelo turismo, a identidade e permanência no lugar onde vivem desde as origens.

Rede internacional
O Instituto Terramar, no Brasil; e a Associação Tremembé, na Itália, são as duas principais Organizações Não Governamentais (ONGs) que apoiam a Rede Nacional de Turismo Comunitário (Tucum). A parceria se dá com capacitação e divulgação, inclusive fora do País, das belezas naturais do Ceará e da possibilidade de um turismo de baixo custo e, ao mesmo tempo, de alto valor social.

FIQUE POR DENTRO
Viabilidade econômica sem degradação

Nos últimos anos, as comunidades da zona costeira cearense criaram oportunidades com o potencial econômico do turismo litorâneo, já aproveitado por empresários, inclusive estrangeiros. A Rede Tucum (http://www.tucum.org) é uma articulação de grupos organizados em 13 comunidades do Ceará que desenvolve iniciativas de turismo comunitário.

Formada por homens e mulheres, representantes de populações indígenas, pescadores e agricultores oferece serviços turísticos de hospedagem, alimentação, trilhas ecológicas e passeios pelo mar.

Tudo é planejado para promover a interação entre sociedade e natureza, valorizando as culturas e os territórios, integrando economicamente o turismo às atividades tradicionais e com a finalidade de produzir benefícios a toda a comunidade. A zona costeira vira um espaço de reafirmação das identidades locais e instrumento na luta pela permanência na terra.

Atualmente compõem a Rede Tucum as seguintes comunidades: Etnia Indígena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Batoque (Aquiraz), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Ponta Grossa (Icapuí), Tremembé (Icapuí), Curral Velho (Acaraú), Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto do MST (Fortaleza), Associação Mulheres em Movimento (Conjunto Palmeiras - Fortaleza), Etnia Indígena Tapeba (Caucaia), Flecheiras (Trairi), Assentamento Coqueirinho (Fortim), Caetanos de Cima (Amontada) e Tatajuba (Camocim).

Fonte: Diário do Nordeste

Vale do Acaraú Notícias retoma postagens


Após recesso de final de ano, o blog Vale do Acaraú Notícias volta a atualizar suas postagens, levando até você informação de qualidade e prestação de serviço. Acesse nossa página e fique por dentro das principais notícias sobre a região do Baixo Vale do Acaraú. Colabore com nossa equipe, enviando sugestões de pauta para o e-mail valedoacaraunoticias@gmail.com e nós apuraremos. Vale do Acaraú Notícias: a informação mais perto de você.