quarta-feira, 1 de maio de 2013

Escola de Santa Fé recebe computadores do governo federal; laboratório tem alguns problemas

Alunos dispõem de 5 computadores pelo Gesac,
mas laboratório apresenta problemas
Foto: Secretaria de Educação

Desde o dia 30 de abril, está em funcionamento na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Ferreira Sales, na localidade de Santa Fé, zona rural de Acaraú, o Laboratório de Informática Educativa, com cinco computadores. O recebimento das máquinas aconteceu por meio do Gesac, programa de inclusão digital do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações – através do Departamento de Serviços de Inclusão Digital – que tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. O Programa é voltado, prioritariamente, para comunidades das classes C, D e E, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso.
Apesar da inclusão digital advinda com o programa do governo federal, são perceptíveis os problemas estruturais no laboratório, onde foram acomodados os computadores, inclusive com infiltrações, que podem ocasionar danificação das máquinas ou até choque. “O laboratório estava em fase de acabamentos. Não sei se deu tempo de a construtora terminar a obra”, revelou Cláudio Jean (PC do B), que trabalhou na Secretaria de Educação de Acaraú na gestão anterior.

Quanto ao número reduzido de computadores para beneficiar os cerca de 300 alunos da escola, conforme o vereador Cláudio Jean, a escola de Santa Fé tem chance de receber mais computadores, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO), programa educacional que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O Proinfo leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais, prevendo 17 máquinas e uma impressora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário