sábado, 20 de abril de 2013

Técnica tradicional de construção de jangada na Barrinha de Baixo, em Acaraú, é retratado em livro-documentário

Jangada de Raiz, exposta no campus de Acaraú do IFCE
Foto: Assessoria de comunicação - IFCE/Acaraú

Nem todo acarauense sabe, mas existe uma técnica inovadora de construção naval na Praia da Barrinha de Baixo, em Acaraú. Trata-se da construção de uma jangada com raízes de Timbaúba (árvore típica da região) e torno de sabiá (espécie de prego natural). A técnica está praticamente extinta, e já foi registrada em um livro-documentário.
O curta-metragem é intitulado de “Jangada de Raiz” e traz a tona as reflexões de Edilson Miguel da Silva, conhecido como “Seu Bixim”, pescador artesanal morador da Barrinha, que por mais de 35 anos constrói e utiliza a embarcação feita de forma completamente manual. Seu Bixim, praticamente o único a deter a técnica, explica todo processo de fabricação no documentário, que relatou todo orgulhoso “já foi passado em Brasília”, por conta da Mostra Brasília do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Nos 25 minutos do vídeo, que recebeu o prêmio de melhor montagem da mostra, o cearense revela o hábito solitário que manteve durante toda a vida profissional de procurar, colher e transformar a raiz da timbaúba em sua ferramenta de trabalho. Ele aprendeu a técnica aos 14 anos, mas ainda não encontrou colegas a quem pudesse ensinar a atividade centenária. Atraídos por modelos de maior durabilidade, os outros pescadores e até mesmo seus filhos trocaram a madeira pelo isopor.
A organização do trabalho audiovisual ficou por conta de Edson Fogaça, arquiteto e designer da Unesco – ao qual “Seu Bixim” chama de chefe - que desenvolve o projeto “Embarcações do Brasil”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que busca catalogar antigos modelos de barco usados no litoral do país. Professor Maurício Oliveira, da área de Construção Naval do campus de Acaraú do IFCE, tomou contato com o trabalho em um congresso da área de Construção Naval no Espírito Santo e resolveu disseminar o conhecimento do trabalho na unidade do IFCE.
Prof. Maurício junto a
Seu Bixim e sua esposa, Francinéa
Foto: Assessoria de Com. - IFCE/Acaraú
Seu Bixim esteve na I Semana da Pesca, promovido pelo campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) na última sexta-feira (19), onde explicou aos alunos e convidados sua técnica e o trabalho de Fogaça. Em seguida, compareceu juntamente com familiares e professores da unidade na rádio Acaraú FM, onde o pescador explicou a técnica utilizada na construção da embarcação.
Para o professor Maurício Oliveira, engenheiro naval e professor do IFCE em Acaraú, a jangada de raiz, conhecida popularmente como paquete, deveria ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN como patrimônio histórico. “É uma técnica inovadora, um conhecimento que não pode ser perdido, mas eternizado e é fruto de Acaraú”, relatou.
Seu Bixim estará com a família em Fortaleza, na Livraria Cultura, no próximo dia 24 de abril, às 19h, participando do lançamento do livro-documentário Jangada de Raiz, onde deverá igualmente comparecer Edson Fogaça. Um exemplar da jangada está exposta no prédio do campus de Acaraú do IFCE, localizado no bairro Monsenhor Edson Magalhães, onde também está o exemplar do trabalho de Fogaça. 

Serviço
Para maiores informações sobre o trabalho
Professor Maurício Oliveira
E-mail: mauricio.oliveira@ifce.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário