segunda-feira, 1 de abril de 2013

Prefeitura promove atividades em Dia do Autismo em Acaraú

Símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo

Dois de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Para que a sociedade conheça o que é essa doença e quebre seus preconceitos, nesta terça-feira, quando se comemorará a data, a Prefeitura de Acaraú promoverá uma tarde de atividades, como palestras e atividades recreantes aos autistas, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tereza de Jesus Silva, no Centro do Município de Acaraú.
Deverão comparecer educadores e profissionais de saúde, como o Coordenador do Programa Saúde da Família de Acaraú, enfermeiro Elton Vieira. Os organizadores orientam que as pessoas  compareçam com roupas de cor azul.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).
Na atualidade, o autismo atinge quase dois milhões de brasileiros; e no mundo, mais de 70 milhões de pessoas. O desconhecimento ainda é um dos principais fatores de preconceito contra os portadores da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário