sábado, 27 de abril de 2013

Oito presos por fraude em licitações na região Norte e Ibiapaba responderão por vários crimes

Araújo Marques, ex-prefeito de Jijoca
Foto: arquivo-DN

Crimes de fraudes em licitações, desvio de verbas públicas e formação de quadrilha ou bando. Para tudo isso responderão os oito presos pela Polícia Federal, no dia 25 de abril, em Jijoca e Sobral, durante uma operação de combate ao desvio de verbas públicas, cuja investigação vem sendo feita pelo Ministério Público Estadual (MPE). Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão (inclusive do ex-prefeito de Jijoca, Araújo Marques) e 11 de busca e apreensão. As ordens de prisão e de buscas foram assinadas, no dia anterior, pelo juiz Fernando Vicente. O grupo teria desviado cerca de R$ 33 milhões, entre os anos de 2007 e 2012, na região Norte e na Serra da Ibiapaba. 
Além do ex-prefeito de Jijoca, foram presos Antônio Fernando Cisne (atual presidente da Comissão de Licitação de Martinópole), Bartolomeu Bezerra de Sousa (sócio-proprietário da empresa Assessoria Contábil Municipal/Ascom) e outras cinco pessoas da família do empresário.
Segundo o promotor de Justiça de Jijoca de Jericoacoara, Paulo Henrique de Freitas Trece, a fraude envolvia empresas ligadas à "Ascom", que concorriam entre si e ganhavam praticamente todas as licitações feitas pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara durante o mandato de Araújo Marques, entre 2009 e 2012.
Em nota oficial o MPE apontou que "as investigações foram iniciadas no ano passado, a partir de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada na Câmara de Vereadores do Município de Jijoca de Jericoacoara e peças de informações da Polícia Federal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário