quinta-feira, 18 de abril de 2013

Relatório aponta que irregularidades na rede elétrica da Coelce foi responsável pelo acidente com franceses em Acaraú


O poste ficou praticamente encoberto
Foto: DN 
As conclusões foram da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), em relatório divulgado na última quarta-feira (17). Jean Dominique Martini, de 64 anos, e Jean Claude Defranche, de 69, foram vítimas de uma descarga elétrica quando passeavam por uma duna na comunidade de Carrapateiras, em Acaraú, em fevereiro deste ano. Martini acabou morrendo dias depois do acidente. Já Defranche seguiu para tratamento  na França com queimaduras de terceiro grau. A Coelce foi notificada pela agência e terá 15 dias para apresentar defesa ao órgão regulador. A Arce realizou a fiscalização entre 20 de fevereiro e 20 de março.
O relatório da agência apontou falhas no sistema de proteção da rede elétrica da Coelce como causa do acidente. No relatório há referência de que se a proteção elétrica da rede  tivesse atuado adequadamente, o trecho da rede elétrica teria sido desligado imediatamente após a ação da primeira vítima, o que poderia ter evitado a ação da segunda vítima, que tinha tentado retirar a primeira da situação de choque elétrico.
A distância mínima estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de 5,5 metros, ou seja, fora do contato de seres humanos. Essa distância não era obedecida, conforme a Arce, que pontuou no relatório que a companhia elétrica teve oportunidade  de identificar e corrigir a situação irregular e não o fez.
Em nota, a Coelce informou que faz continuamente serviços de manutenção e que estava previsto o próximo para o dia 14 de fevereiro, dois dias após o acidente. Além disso, informa que os franceses adentraram em uma propriedade particular de acesso restrito localizado em uma região de dunas móveis. Segundo a Coelce, manutenções em áreas como essa exigem extrema complexidade em função do difícil acesso a essas regiões além da imprevisibilidade quanto à movimentação e a velocidade dessas dunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário