sábado, 16 de março de 2013

Morrinhos faz transporte seguro de estudantes

Micro-ônibus que transporta os alunos
Arquivo: DN

O Município de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú, não transporta mais alunos em caminhões pau de arara. Os mais de 1.500 alunos da rede pública são conduzidos nos 14 micro-ônibus escolares. Para a secretária de Educação do município, Vera Vasconcelos, essa ação foi fruto de planejamento. "Em 2009, começamos esse trabalho de organizar toda a educação municipal e, aos poucos, fomos deixando em ordem todo o setor. Uma grande preocupação era o transporte escolar precário. Com o passar do tempo, fomos adquirindo ônibus escolares com a ajuda do FNDE. No final da gestão, em 2012, já não possuíamos nenhum aluno da rede transportado em caminhões pau de arara".
Nos últimos anos, o município também deu um grande salto nesse setor e passou da posição 179º em 2008 para o 16º lugar do índice Spaece-Alfa em 2009. O Spaece avalia as competências e habilidades dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. Para alcançar esse resultado, de acordo com a secretária, foi feito um trabalho de conscientização e sensibilização sobre a importância da educação para o desenvolvimento do município.
Alguns programas ajudaram a melhorar os índices educacionais do Município, entre os quais Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Nacional de Transporte Escolar; Programa Caminho da Escola; Pro Infância; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa de Apoio as Reformas Sociais (Proares); Formação Continuada da Educação Infantil, em Leitura; e Produção de Texto na Alfabetização, entre outros projetos.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário