sábado, 23 de março de 2013

Data Magna do Ceará é comemorada nesta segunda; acarauenses analisam importância do feriado

Monumento "Negra Nua", no Município de Redenção
Foto: DN

Na próxima segunda-feira (25) será feriado estadual, em comemoração a Data Magna do Ceará, alusiva a abolição da escravatura em nosso Estado, o pioneiro no país, em 1885. A data como feriado foi prevista por meio de Emenda Constitucional, de autoria do deputado estadual Lula Morais, aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011. No ano passado, a data caiu no final de semana e neste ano pela primeira vez cai numa segunda-feira.
Para o professor Nickyson Brandão Everton, da área de Ciências da Natureza da Escola de Ensino Médio Thomaz Pompeu e do Colégio Virgem Poderosa, ambas no Centro de Acaraú, a Data Magna é muito importante para a memória histórica. “Esse é um dia para refletirmos a luta dos negros e índios escravizados para conquistar sua ‘liberdade’ dentro do Estado do Ceará”, destacou.
O professor acarauense Nickyson acredita que pelo menos 80% das pessoas desconhecem o porquê do feriado, mas "comemoram" um dia a mais em casa em uma semana de três dias úteis, agora dois. Para reverter esse quadro, o docente defende que “seja o sentido da data amplamente explanado nas escolas, pois a imensa maioria ainda não sabe do sentido desse feriado”, defendeu.
A estudante acarauense Daniele Oliveira também acredita que o sentido do feriado devesse ser mais bem divulgado. “Até agora, procurei saber o porquê desse feriado, e ainda nem entendi muito bem. Foi muito mal divulgado. Só sei que se trata da libertação dos negros escravizados em nosso Estado, aliás os primeiros a ser libertados no país.  Acredito que seja um privilégio ter sido o ceará a ser o primeiro na abolição”, descreveu.
Para a professora acarauense Mayara Monteiro, da área de Matemática e Português da Escola Municipal Rosa Ferreira Dias, na comunidade de Mongubas, em Acaraú, a Data Magna do Ceará não é uma data qualquer, um feriado a mais. “Essa data simboliza uma vitória, uma luta, uma causa, simboliza um estado que viu além muito além de todos, deu direito igual a todos, mostrando que independente de onde viemos de onde somos, somos todos iguais, com direitos, deveres e também como qualquer ser humano erramos, e no dia 25 de março o Ceará fez um grande acerto, todos nós temos o direito de sermos livres”, destacou.
Nesta data, não funcionam repartições públicas, bancos e correspondentes bancários e postos dos Correios. A Cagece funcionará em regime de plantão. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 275 0195. Lojas de atendimento fecham. A Coelce disponibilizará, durante o feriado, uma Central de Relacionamento, onde podem ser solicitadas informações sobre falta de energia, desligamento programado, além de outras demandas. A população poderá ligar gratuitamente pelo telefone 0800 285 0196. Comércio e postos de combustíveis têm ponto facultativo. 

História
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, situado a 55 Km da Capital, emancipou os seus escravos um ano antes da província do Ceará, o que fez com que Redenção viesse a sediar a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário