quarta-feira, 20 de março de 2013

20 de março é Dia Nacional da Aquicultura; atividade é importante à economia do Baixo Acaraú

O camarão da Costa Negra é um dos melhores do mundo
Foto: Arquivo da ACCN

Nesta quarta-feira (20), comemora-se o Dia Nacional da Aquicultura, data criada para valorizar esta atividade de cultivo de organismos aquáticos, que contribui para o desenvolvimento do nosso País. Destaque também a região do Baixo Acaraú, que apresenta inúmeros viveiros onde se desenvolve a carcinicultura, ou seja, cultivo do camarão. Inclusive em Acaraú dispõe de camarão com selo de Indicação de Denominação de Origem concedida pelo Instituto de Propriedade Industrial, que aceita a região da Costa Negra como produtora de um dos melhores camarões do mundo, pelo alto valor nutritivo de suas águas.
Reconhecendo a aquicultura enquanto atividade importante no seu arranjo produtivo local, tem sido ofertados em Acaraú cursos Técnicos em Aquicultura na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
Instituído pela Lei nº 12.531, de 02 de dezembro de 2011, o Dia Nacional da Aquicultura faz alusão a assinatura da primeira concessão para o uso das águas da União para criação de peixes por pescadores artesanais, no dia 20 de março de 2008, em solenidade no Lago da Hidroelétrica Binacional de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário