sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sessão movimentada na Câmara Municipal de Acaraú

Plenário da Câmara de Acaraú em sessão 

A Sessão Ordinária da última sexta-feira (8) foi bem movimentada na Câmara Municipal de Acaraú. Foram aprovados três requerimentos de autoria do vereador Cláudio Jean Silveira (PC do B). O requerimento 003/2013 solicita a instalação, no distrito de Juritianha, de um posto policial. Na justificativa do requerimento, o vereador citou a carência de policiamento no distrito, que apresenta, segundo o último censo demográfico do IBGE, 11 mil habitantes. Cláudio Jean inclusive já apresentou o problema ao Comandante da Polícia Militar de Acaraú, Major Ageu, que se prontificou a fazer o possível pela melhoria do policiamento no distrito. Recentemente, alguns assaltos a posto de combustíveis e mercadinhos aconteceram no distrito, que deixou a população com sentimento de insegurança, o que motivou ainda mais o clamor do parlamentar.
Outro requerimento, de nº 004/2013, do mesmo vereador, solicita providências para que sejam feitos reparos no único semáforo situado no Centro de Acaraú, que apresenta algumas lâmpadas quebradas, o que apresenta, conforme Claudio Jean, um risco para motoristas e pedestres. O outro requerimento do vereador, de nº 005/2013, solicita reparos nas estradas das localidades de Ilha do Rato e Espraiado, que necessitariam ser recuperadas, apresentando dificuldade de trafegabilidade. “Inclusive o transporte escolar fica prejudicado se as estradas não estiverem em bom estado”, ressaltou o parlamentar.
O vereador Edson Brandão (PC do B) fez um requerimento verbal, solicitando à Prefeitura de Acaraú relação oficial da lotação dos servidores municipais, que têm, segundo ele, reclamado de não saberem a informação. Inclusive, servidores denunciaram ao parlamentar já terem sido constantemente transferidos para diversos locais de trabalho. “Precisamos ter uma informação oficial para tomarmos qualquer posicionamento”, ressaltou.
Foi sancionado pelo Executivo o Projeto de Lei que trata da contratação de pessoal por tempo determinado, para suprir a carência de pessoal nas diversas escolas, em virtude de afastamento de professores, por motivos como saúde, doença de pessoa da família, para frequentar cursos de capacitação, entre outros motivos. Para lotação de pessoal temporário, será organizada uma seleção pública, a ser organizada pela Secretaria de Educação. Os profissionais serão lotados em sala de aula ou em projetos educacionais.
Inúmeros comerciantes venderão seus produtos no carnaval
Além disso, a Prefeitura enviou a Câmara o ofício nº 29/2013, em resposta de requerimento 002/2013, que pedia informações sobre a viabilidade da realização do carnaval em Acaraú. No texto, o prefeito Alexandre Gomes (PMDB) ressalta a correta contratação das empresas que organizarão os eventos, nos seis locais de festa, entre distritos e localidades e na Praça do Centenário, contratadas mediante processo licitatório. A viabilidade da autorização de uso dos espaços públicos para a realização da festa, sem prejuízos à administração. A geração de inúmeros empregos diretos e indiretos com o carnaval, que já é uma festa tradicional em Acaraú. Além disso, no documento, o gestor ressaltou que uma reunião foi feita com os permissionários para comercialização de bebidas e alimentos nos locais da festa, de acordo com sorteio de locais e mapa de distribuição. E ressaltou a importância da festa para os munícipes e para Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário