quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

População aterrorizada com onda de assaltos em Acaraú


Os moradores de Acaraú têm sofrido nos últimos dias com uma onda de assaltos tanto na sua sede como nos distritos e zona rural. Mercadinhos, postos de combustíveis, motos, nada escapa ao olhar dos bandidos. Os registros dos crimes têm deixado a população em alerta, e tem exigido um empenho ainda maior da polícia, que ainda tem um reduzido quantitativo de cerca de 50 policiais militares, incluindo os do Batalhão Comunitário do Ronda do Quarteirão, além de oito escrivães da polícia civil. Além disso, é reduzido o número de viaturas, apenas três para dar conta de todo policiamento.
A proprietária de um mercadinho situado no Centro de Acaraú, que foi alvo de assalto na semana passada, teve um grande prejuízo. Foi roubado do comércio R$ 700,00 e cem carteiras de cigarro. Mas ela elogiou o trabalho da polícia que no mesmo dia do crime identificou o autor do delito e o prendeu. “A polícia respondeu imediatamente. Em menos de cinco minutos após eu ligar eles compareceram aqui e prenderam o assaltante. Apesar do número reduzido de policiais, eles têm dado conta”, declarou.
Para a comerciante, um dos fatores que tem contribuído para o aumento na quantidade de assaltos na região é motivado muitas vezes pela droga. “Esses bandidos fazem de tudo para conseguir comprar a droga e manter o vício”, disse. Para a proprietária do comércio, outro agravante é o fato de virem bandidos de outras cidades fazerem seus crimes em Acaraú. “Acaraú tem crescido e muitos crimes têm sido cometidos por pessoas que vem de fora (da cidade) e eles tem uma visão maior que a do bandido daqui”, opinou.
Para Sabrina Ribeiro, de 21 anos, estudante de Acaraú, a onda de assaltos no município é muito incomum, pois “antes raramente se ouvia falar de algo parecido em Acaraú. Precisamos ter um empenho ainda maior da Polícia”, disse.
Para uma servidora pública municipal, de 25 anos, os policiais civis, militares e do Ronda do Quarteirão estão fazendo um bom trabalho, mas não suprem a necessidade, pois faltam viaturas e é carente em efetivo. “Enquanto Acaraú cresce em desenvolvimento, cresce a violência e nossa polícia tem que acompanhar esse crescimento”, relatou.
Para Fábio Costa, presidente da Associação dos Moradores do Sítio Buriti (AMSBA), sediada em Acaraú, a cidade está insegura. “A cada assalto aqui sempre tem foragidos, e isso causa sim, insegurança, nos deixam em estado de alerta”, relatou. Fábio também acredita que há uma carência de viaturas policiais e de efetivo das polícias no Município para combater a onda de assaltos que assola Acaraú. “O quantitativo de policiais é insuficiente. A nossa delegacia regional, por exemplo, abrange toda a região do Baixo Acaraú e a demanda é muito grande”, relatou.
Para o titular da Delegacia Regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais, o problema dos assaltos se intensifica ainda mais no carnaval. O delegado pediu o apoio da população no trabalho da polícia, denunciando e registrando Boletins de Ocorrência, e destacou o aumento também no número de prisões, fruto de um trabalho conjunto entre as polícias civil, militar e do Ronda do Quarteirão, atuantes em Acaraú. “Apesar de ter havido um aumento no número de assaltos a mão armada na região do Baixo Acaraú, aumentou também o número de prisões”, destacou. O delegado vislumbrou a vinda de novos policiais para a região, mediante concurso público, para aumentar o efetivo e intensificar as ações de combate a criminalidade.

Baixo Acaraú aumenta efetivo policial

Conforme informações da Polícia Militar de Acaraú, nesta sexta-feira (8), devem assumir as atividades operacionais 36 novos policiais na região do Baixo Acaraú, que reforçará o efetivo existente. Acaraú receberá seis novos policiais; Cruz, seis; Bela Cruz, quatro; Itarema, três, Jijoca de Jericoacoara, seis; Marco, quatro; e Morrinhos, seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário