terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Instaurado inquérito policial que apurará circunstâncias do acidente com franceses em Acaraú

Titular da Delegacia Regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais

O titular da Delegacia Regional de Acaraú confirmou que só tomou conhecimento, por meio do blog Vale do Acaraú Notícias, na última segunda (18), do acidente ocorrido no sábado de carnaval (12) na comunidade de Carrapateiras, em Acaraú, que acabou matando um dos dois franceses, vítimas de choque elétrico. No dia seguinte ao conhecimento do fato, nesta terça-feira (19), foi instaurado inquérito policial.
Ao inquérito estão sendo juntados uma série de documentos. Dentre os quais, um Boletim de Ocorrência (BO) feita pelo cunhado de uma das vítimas e reportagem do jornal Diário do Nordeste do último sábado. Foi solicitada a presença da perita criminalista Fátima Maria Pinheiro, do NPC (Núcleo de Perícias Criminais)/ Sobral, que compareceu até o local da ocorrência. O laudo também será anexado ao inquérito.
Conforme o delegado Dr. Flávio, a Coelce esteve no local assim que houve o acidente, desligou a rede elétrica e no outro dia providenciou a substituição do poste. “Nós lamentamos que isso tenha ocorrido, porque tanto nós da Polícia Civil, que não fomos avisados, e o pessoal da Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos), não tivemos condições de irmos até o local e fazermos as perícias necessárias no palco da ocorrência, no momento do acidente”, lamentou o delegado, que aguarda o laudo pericial do NPC de Sobral, que mostrará as evidências após a substituição do poste, por intermédio da Coelce.
Alguns moradores foram ouvidos como testemunhas do fato, pelo delegado de Acaraú, como José Araújo da Silva, José Ilson de Araújo, Cleber Roberto do Nascimento.  Em seu depoimento, José Ilson de Araújo relatou que por volta das 17h do dia 12 de fevereiro estava em casa, na localidade de Carrapateiras, quando tomou conhecimento que por volta das 16h deste dia os franceses Jean Claude Defranche e Jean Dominique Martini estavam caminhando por umas dunas do local quando receberam um choque elétrico advindo de um fio de alta tensão da Coelce, cujo poste se encontrava parcialmente coberto pela areia. Assim como outros populares, Ilson ajudou no socorro das vítimas as retirando de cima das dunas e colocando em um veículo para que recebessem atendimento.
Ilson também informou a polícia que Jean Claude possui um restaurante a muitos anos encravado na localidade de Paraguai e que o fato ocorreu na propriedade do ex-prefeito de Cruz, Manuel Israel. Conforme o morador, os problemas nos fios de alta tensão já foram detectados há cerca de três meses, quando uma vaca pertencente ao comerciante Neto, comerciante residente na localidade, morreu eletrocutada no mesmo local do acidente sofrido pelos franceses. Neto havia comunicado o caso a Coelce. Um rapaz conhecido pelo apelido de “Beinha”, no final do ano de 2012, sofreu um choque no mesmo local, tendo Ilson ajudado a socorrê-lo. O rapaz sofreu lesão e quase perdeu a língua, que ficou pregada, tendo ficado sequelas. Conforme os moradores, companhia energética, mesmo tendo sido comunicada do problema, não tomou providências, sendo que no mesmo dia do ocorrido com os franceses, a Coelce já às 17h já providenciou a substituição dos fios ligando a rede e no dia seguinte a substituição do poste.
Conforme Dr. Flávio Novais, ao inquérito policial, será juntado o laudo pericial de Sobral, será ouvido um representante da Coelce no município de Acaraú, ouvir mais testemunhas, juntar mais documentação para fundamentar o inquérito para o êxito das investigações. “Dentro do prazo legal de 30 dias, vamos remeter o inquérito à Justiça. Dr. César vai receber o inquérito, vai dar vistas ao Dr. Carlos Augusto, promotor de Justiça, e atestando a necessidade de novas diligências emitirá um requisitório iniciar uma ação penal na Justiça”, informou o delegado.
O delegado informou ainda que técnicos da Agência reguladora (Arce), que fiscaliza o serviço prestado pela Coelce, estarão na localidade de Carrapateiras, no local do acidente com os franceses, nesta quarta-feira (20) e que comparecerão à delegacia regional de Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário