sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Inspetoria Regional do Crea em Acaraú receberá nova denominação


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realiza, no próximo dia 15 de fevereiro (sexta-feira), homenagem póstuma ao engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa. Na ocasião, a Inspetoria Regional do Crea em Acaraú, com sede no município de Sobral, passa a ser denominada com o nome do homenageado.

 O evento, que acontece a partir das 19 horas, vai contar com a presença do presidente do Conselho, engenheiro civil Victor Frota Pinto, e de conselheiros, membros da diretoria e colaboradores da autarquia, além da família do homenageado e de autoridades do executivo e legislativo local, estadual e federal. Já foi confirmada a presença do ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República; e são esperados, ainda, o governador do Estado do Ceará, engenheiro civil Cid Ferreira Gomes; e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda.

O homenageado
José Cândido Castro Parente Pessoa nasceu em Fortaleza (CE) em 30 de outubro de l925 e formou-se engenheiro civil em 1949 pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. No mesmo ano, em 5 de julho, ingressou nos quadros do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) como topógrafo. Em l951, foi nomeado para o quadro de engenheiros. Com apenas 31 anos de idade, foi nomeado, em 17 de março de l956, diretor geral do Dnocs. Na gestão de José Cândido Castro Parente Pessoa, foram construídas grandes obras de açudagem, entre as quais, as barragens de Orós, Banabuiu, Caxitoré, Araras, Mãe D' Água , Poço da Cruz e Boqueirão de Cabaceiras. O engenheiro faleceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no ano de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário