quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dia do rádio foi comemorado na quarta-feira (13); Baixo Acaraú tem 10 rádios

Antigo programa de notícias da Rádio Acaraú FM

Na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial do Rádio. Veículo de comunicação de massa ainda muito escutado, não se deve furtar a importância do rádio enquanto fonte de informação e entretenimento. Na região do Baixo Acaraú, existe o total de dez emissoras, entre comerciais e comunitárias: Acaraú (3), Itarema (2), Cruz (1), Bela Cruz (1), Marco (1), Jijoca de Jericoacoara (1) e Morrinhos (1).
Com uma programação cada vez mais diversificada, incluindo programas noticiosos, de entrevistas, musicais, entre outros, o rádio continua a ser escutado por uma grande quantidade de pessoas. “Um rádio com programação diversificada atinge um grande público”, destacou o radialista Abelardo Martins Araújo, da rádio Difusora do Vale do Acaraú, situada no Centro de Acaraú.
Conforme Abelardo Martins - que atua como radialista há 41 anos, tendo colaborado na implantação da Rádio Difusora, a segunda mais antiga de Acaraú, fundada na década de 90 – com o passar do tempo, o perfil do profissional do rádio acabou mudando, o que impactou na qualidade da programação. “Os empresários detentores do poder econômico mandam nesse setor, deixando muitas vezes de lado a realidade da comunicação, não valorizando o profissional como antigamente, quando eram contratados os verdadeiros profissionais”, opinou Abelardo Martins.
Além disso, os tempos são outros, e o rádio acompanhou essa mudança. Na região do Baixo Acaraú, a maioria das rádios atualmente dispõem de sites e utilizam redes sociais, como blogs e facebook, para poderem estabelecer uma interação com seu público e fazer suas divulgações, o que impactaria positivamente na cativação do público.
Mas há também impactos negativos advindos com a contemporaneidade. Na visão de Abelardo Martins, a questão da falta de profissionalismo de alguns radialistas acabaria impactando negativamente na qualidade da programação do rádio. “Hoje com a disseminação de certas rádios comunitárias, tem muita gente sem caráter fazendo o rádio de qualquer jeito”, desabafou Abelardo.
Uma grande maioria das pessoas busca se informar dos principais acontecimentos, principalmente locais, através do rádio. É o caso do estudante Carlos Gelson, de 16 anos, que reside em Cruz. “Quase todo dia sintonizo o rádio para me manter informado do que está acontecendo”, ressaltou. É o mesmo caso da estudante Mayara Monteiro, de Acaraú, que também revelou ter no rádio um de seus meios de informação.
Uma outra parcela de pessoas faz uso do rádio para o entretenimento. A professora Janielle Lima, de 23 anos, que reside em Cruz, escuta música pelo rádio todas as noites para relaxar antes de dormir. “Gosto quando tudo acalma aí ponho os fones no ouvido e vou ouvir um pouquinho até adormecer”, ressaltou.
Mas há ouvintes que sintonizam o rádio para ficar por dentro do que aconteceu nas novelas e novidades do mundo dos famosos, além de pedir a música favorita e oferecer àquela pessoa a que estima. Temos como exemplo de programas assim o Super Show da Manhã, da rádio Acaraú FM, apresentado pelo locutor Diego Silva.
Independente das mudanças e dos motivos pelo qual o ouvinte liga o aparelho de rádio, o fato é que ele continua e sempre continuará a existir e fazer a diferença para um grande número de pessoas.

Saiba Mais
Treze de fevereiro é tido como Dia Mundial do Rádio, por iniciativa da UNESCO, desde que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa para seis países. As principais celebrações decorrem na sede da organização, em Paris, onde se organiza uma conferência internacional, com representantes de companhias de radiodifusão, que se centra sobre os atuais problemas que o rádio enfrenta. Este dia mundial foi instituído em 2011 e serve para prestar homenagem a este meio de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário