quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Audiência pública realizada nesta quarta-feira (20) em Cruz aponta saídas para resolução do problema de salários atrasados dos servidores municipais

O espaço ficou pequeno para a quantidade de pessoas
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Dr. Irapuan da Silva, promotor de justiça
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Inúmeros servidores municipais, vereadores, representantes sindicais e do Ministério Público da cidade de Cruz compareceram a audiência pública convocada pela Promotoria de Justiça da Comarca da cidade, que tem a frente temporariamente o Dr. Irapuan da Silva Dionizio Júnior. Na audiência, realizada nesta quarta-feira (20) no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, foi apresentado relatório de situação financeira e orçamentária do Município e o saldo financeiro das contas, além de terem sido discutidas as causas do não pagamento do salário de dezembro dos servidores. 
A Prefeitura deve, em números atualizados, o valor de um milhão e duzentos mil reais ao seu funcionalismo. Conforme explicações do contador do Município, Otaciano Lopes, um dos motivos que levaram ao não pagamento do vencimento dos servidores foi a demora no repasse da prestação de contas por parte da gestão passada (que perdeu nas urnas) à gestão atual. Cada rubrica é vinculada a uma determinada ordem de pagamento.

Prefeito Adauto com o contador Otaciano Lopes
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Após a audiência desta quarta, o Município propôs parcelar o pagamento dos servidores, mas garantiu que o mesmo acontecerá neste ano. Ficou decidido que o Município apresentará uma proposta por escrito ao Ministério Público. Já o Sindsep-Cruz (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) fará uma assembleia geral com os servidores para trazer dados e facilitar a negociação.
Na próxima quarta-feira (27), haverá uma nova audiência no fórum de Cruz, com a presença do Sindep-Cruz, com representantes da gestão e a Câmara Municipal para chegar a um Termo de Ajustamento de Conduta para “identificarmos como vai ser feito o pagamento, para ver se todas as propostas se batem. A ideia inicial do Ministério Público é fazer o pagamento por Secretarias, começando pelas pastas de Educação e Saúde e em seguida as demais. Já a Prefeitura está querendo começar pagando as Secretarias que tem menos servidores. Esses pequenos detalhes serão acertados nessa próxima audiência”, explicou o promotor da comarca, Dr. Irapuan.
Servidores e vereadores apostam na transparência da atual gestão
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Conforme Dr. Irapuan da Silva, será investigado o motivo pelo atraso no pagamento do salário dos servidores, apesar do fato de que a Prefeitura tinha recursos para pagar. “Havia recursos, e inclusive os vereadores me disseram que havia uma rubrica no valor de R$ 500 mil, que foi utilizada para fazer obras, com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que poderia ser utilizado no pagamento dos servidores. Nós estamos com representação da atual gestão para o Ministério Público que fará o levantamento para onde foi o dinheiro e depois serão propostas as ações contra quem cometeu esse abuso contra os servidores públicos”, explicou.
Vereadores e servidores teceram críticas à gestão anterior
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Para o promotor, o problema de Cruz atesta-se em vários municípios cearenses, como Bela Cruz, Jijoca, Meruoca, Massapê, entre outros, apresentando-se o problema como uma espécie de epidemia da má gestão pública. “Sempre existiu isso. Eu já estou com 15 anos de Ministério Público e sempre vi problemas com gestões que mudavam de um grupo político para outro. Mas agora existem instrumentos legais que se pode utilizar. O Ministério Público tem mais poderes para evitar esses problemas. E é fundamental nisso a colaboração da sociedade com os órgãos de fiscalização”, ressaltou.
Para Francisco Henrique, presidente do Sindsep-Cruz, há uma abertura grande para negociação entre os servidores e a gestão atual. “Vejo até a possibilidade de diminuir a quantidade de parcelas que a Prefeitura quer pagar (de 6 a 10 parcelas) o retroativo referente a dezembro. Estou bem convicto de que não vamos ter dificuldade em abraçar essa causa e resolver esse problema”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário