quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Turismo Comunitário oferece pacotes econômicos de Carnaval


O Carnaval no litoral pode ser tranquilo para quem quiser ficar em meio à simplicidade dos povos do mar do Ceará. Ainda há vagas em sete pacotes para o feriado oferecidos pela Rede de Turismo Comunitário (Tucum) no Estado. São pousadas mantidas pelas próprias comunidades nos municípios de Amontada, Acaraú, Trairi, Camocim, Icapuí, Beberibe e Fortim. Além da preocupação ambiental, há uma grande estratégia dos empreendedores: reafirmar, pelo turismo, a identidade e permanência no lugar onde vivem desde as origens.

Rede internacional
O Instituto Terramar, no Brasil; e a Associação Tremembé, na Itália, são as duas principais Organizações Não Governamentais (ONGs) que apoiam a Rede Nacional de Turismo Comunitário (Tucum). A parceria se dá com capacitação e divulgação, inclusive fora do País, das belezas naturais do Ceará e da possibilidade de um turismo de baixo custo e, ao mesmo tempo, de alto valor social.

FIQUE POR DENTRO
Viabilidade econômica sem degradação

Nos últimos anos, as comunidades da zona costeira cearense criaram oportunidades com o potencial econômico do turismo litorâneo, já aproveitado por empresários, inclusive estrangeiros. A Rede Tucum (http://www.tucum.org) é uma articulação de grupos organizados em 13 comunidades do Ceará que desenvolve iniciativas de turismo comunitário.

Formada por homens e mulheres, representantes de populações indígenas, pescadores e agricultores oferece serviços turísticos de hospedagem, alimentação, trilhas ecológicas e passeios pelo mar.

Tudo é planejado para promover a interação entre sociedade e natureza, valorizando as culturas e os territórios, integrando economicamente o turismo às atividades tradicionais e com a finalidade de produzir benefícios a toda a comunidade. A zona costeira vira um espaço de reafirmação das identidades locais e instrumento na luta pela permanência na terra.

Atualmente compõem a Rede Tucum as seguintes comunidades: Etnia Indígena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Batoque (Aquiraz), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Ponta Grossa (Icapuí), Tremembé (Icapuí), Curral Velho (Acaraú), Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto do MST (Fortaleza), Associação Mulheres em Movimento (Conjunto Palmeiras - Fortaleza), Etnia Indígena Tapeba (Caucaia), Flecheiras (Trairi), Assentamento Coqueirinho (Fortim), Caetanos de Cima (Amontada) e Tatajuba (Camocim).

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário