sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Enem é realizado neste final de semana


          Neste final de semana, no sábado, 3, e domingo, 4 de novembro, 345 mil cearenses se submeterão às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  No Município de Acaraú, farão o exame desde pessoas que já terminaram os estudos e desejam cursar uma graduação, até pessoas que ainda estão cursando o Ensino Médio e farão as provas para testar os conhecimentos. 
O acarauense Gleison Rodrigues, de 19 anos, terminou o Ensino Médio no ano de 2009, no Liceu Maria Alice Ramos Gomes, de Acaraú. Ele se preparou em casa e fará as provas neste final de semana na Escola Thomaz Pompeu de Souza Brasil, na sede do Município. Quanto às expectativas do candidato, ele relatou que se submeterá ao exame mais para testar os conhecimentos, mas “dependendo da nota, caso consiga pontuação, gostaria de concorrer no Sisu a um curso ligado a área de meio ambiente”, relatou.
A estudante acarauense Iorrana Kéviny, que está cursando o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Souza, em Acaraú, também se submeterá ao exame na Escola Thomaz Pompeu. A aluna fará as provas do Enem para tomar contato com o estilo da prova a título de conhecimento. “Participarei para ficar por dentro do Enem, para ficar sabendo como lidar com essa prova, para me sair bem quando estiver concluindo o Ensino Médio”, destacou. Iorrana não tem certeza ainda do curso superior que vai seguir.
A Secretaria de Educação do Estado do Ceará anunciou que vai fornecer transporte escolar aos candidatos da rede pública. Os alunos da área rural terão hospedagem e alimentação assegurados. No Baixo Acaraú, a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede) está supervisionando para que tudo saia conforme o planejado.
A 3ª Crede promoveu por vários meses um ciclo de palestras com a finalidade de embasar os professores para serem multiplicadores em sala de aula de metodologias que levassem ao estímulo dos alunos para participarem do exame. Um Simulado foi realizado  para testar os conhecimentos dos alunos da rede pública, tendo contado com a participação maciça dos alunos da rede estadual do Baixo Acaraú, que acabaram se inscrevendo no exame.
Várias instituições de ensino em Acaraú servirão como locais de prova para que os alunos possam se submeter ao exame. Os candidatos devem prestar atenção ao horário que devem chegar aos locais de prova, que é o horário de verão (horário de Brasília). O Enem tem se tornado um dos principais canais de acesso às instituições federais de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além de contar na hora de pleitear bolsa de estudo ou financiamento, por meio do Prouni e do Fies.  

As provas
       O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30min. No domingo, 4, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão.

É fundamental que os participantes do exame verifiquem com antecedência, na página do exame na internet, o local designado para a prova.
 O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio. 

Serviço:
Como saber o local de prova e esclarecer dúvidas

Portal do Enem:
http://www.enem.inep.gov.br/ 

Tele-atendimento: 0800-616161 (ligar de telefone fixo ou público)

Acaraú e Jijoca serão beneficiados com verba para produção de próteses dentárias


Os municípios de Acaraú e Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, estão entre as onze cidades no Estado do Ceará que receberão recursos para produção de próteses dentárias, segundo portaria do Ministério da Saúde publicada na quinta-feira, dia 1º de novembro, no Diário Oficial da União. A decisão foi tomada devido à necessidade de implementação de laboratórios regionais de próteses dentárias, ampliando o acesso às ações de reabilitação em saúde bucal. No total, os onze municípios receberão o aporte de R$ 960 mil. Além do Ceará, mais 18 estados serão contemplados com o benefício que somará um investimento de R$ 7,4 milhões.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Justiça atende em regime de plantão neste feriadão, inclusive no Baixo Acaraú


Por conta deste feriadão, as repartições públicas fecham, mas a Justiça cearense, com o objetivo de dar mais celeridade aos processos e na defesa da boa prestação pública à população, estará de prontidão atendendo em regime de plantão na capital e no Interior. Os Núcleos Regionais das Comarcas de Acaraú, Itarema, Marco, na região do Baixo Acaraú, estão entre as 35 do Interior cearense que funcionarão em regime de plantão com atendimento aos advogados e às partes das 8h às 14h, nesta sexta-feira, 2, feriado do Dia de Finados, e no sábado e domingo. 

Secretaria da Comarca de Acaraú sob nova diretoria em novembro


O Juiz de Direito da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima, designou o analista Judiciário José Dias Neto para exercer a função de Diretor de Secretaria de Vara Única da Comarca de Acaraú, no período de 1º a 30 de novembro, em virtude das férias da diretora Maria de Fátima Louzada Rocha Silveira. A designação foi oficializada por meio da Portaria nº 04/2012 – Expediente nº 295/2012, publicada no Diário da Justiça de 23 de outubro. 

Dia de finados. Pessoas lembram entes queridos que já partiram

Às 19h, missa será celebrada na matriz

Amanhã, sexta-feira, dia 2 de novembro, é uma data em que as pessoas se recordam dos entes queridos que já partiram, sejam familiares, amigos, a eles rendendo orações e realizando visita aos cemitérios, tradição para alguns. O estudante acarauense Tiago Souza, de 22 anos, tem a tradição de visitar no dia de finados o túmulo do pai, Manoel Rodrigues do Nascimento, falecido há doze anos, sepultado no Cemitério São João Batista, em Acaraú. A visita é para Tiago um momento mais que especial. “Eu me sinto perto dele, gostava muito do meu pai”, ressaltou.
Para o vigário da Paróquia de Acaraú, Padre Eudes Cruz, a data é muito importante para os cristãos, que fazem suas orações aos entes queridos que já partiram.
Nesta sexta, no Cemitério São João Batista, em Acaraú, o Vigário celebrará missa às 6h da manhã em memória dos falecidos e às 19h uma missa também será celebrada por Padre Eudes Cruz na igreja matriz.

O que funciona?
Dia de Finados é feriado nacional, portanto Bancos, instituições de ensino e repartições públicas municipais, estaduais e federais fecham na noite desta quinta-feira e voltam a funcionar somente na segunda-feira. Serviços essenciais funcionam em regime de plantão. Comércio tem ponto facultativo.
A Companhia Energética do Ceará (Coelce) manterá equipes de plantão em pontos estratégicos no Estado. Em caso de qualquer problema, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800.285.0196. O call center funciona 24 horas, todos os dias da semana e também durante os feriados.
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também vai trabalhar em regime de plantão e atenderá os seus clientes pelo número 0800.275.0195.

Justiça inspeciona documentação de processos licitatórios do Município de Acaraú


A Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Acaraú foi interditada, nos dias 25 e 26 de outubro, por meio de liminar expedida pelo juiz da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima, para inspeção promovida pelo Ministério Público Estadual. A decisão atendeu a uma ação cautelar inominada com pedido de medidas liminares, impetrada pelos promotores de Justiça Patrick Augusto Correa Vasconcelos, Iuri Rocha Leitão e Igor Pereira Pinheiro. O magistrado também ordenou o cumprimento de busca e apreensão de 22 procedimentos licitatórios e demais licitações que se encontravam com documentação pendente de assinaturas, ou que foram apontadas pelos membros do Ministério Público para análise, cópias e incontinenti devolução. Vários computadores utilizados na sede da Comissão de Licitação já foram apreendidos.
A ação aconteceu em razão de um procedimento de investigação criminal instaurado pelo promotor de Justiça de Acaraú para apurar a atuação de empresas fantasmas, dentre outras suspeitas de irregularidades. A ação é fruto da “Operação Caça Fantasma”, desencadeada no Estado, dando conta de empresas que participavam de licitação que não tinham sede própria.
Segundo Túlio Vila Nova, Procurador Geral do Município, que acompanhou a inspeção, vários processos sob suspeição foram apreendidos e estão sob a guarda da Justiça. “Essa busca e apreensão foi necessária para que a Justiça possa averiguar os procedimentos licitatórios”, informou o procurador.
 Túlio Vila Nova disse que não há previsão de quando sairá o resultado da investigação, uma vez que foi grande a quantidade de processo apreendida. “Esses documentos vão ser todos autuados, e depois da autuação, que é feita pelos servidores da Justiça, serão enviados ao Ministério Público, que vai averiguar toda a documentação, checando se existem ou não indícios de alguma irregularidade”, explicou Túlio Vila Nova.
Conforme o procurador do Município, nunca tinha havido denúncia de irregularidade nos processos licitatórios do Município de Acaraú. “Contestamos essa busca e apreensão, alegando que não havia nenhum indício de irregularidade e que as provas apresentadas pelo MPE não poderiam fundamentar essa busca, mas vamos aguardar o resultado”, relatou o procurador, que destacou.
Murmúrios de alguns já condenam o Município, mas o procurador Túlio Vila Nova esclarece que não foi atestado nenhum tipo de irregularidade ainda. “O que existe é um inquérito administrativo que tramita junto ao Ministério Público, tendo na Comarca de Acaraú a frente o promotor, Dr. Patrick Augusto Correa Vasconcelos, e é justamente nesse procedimento que vão averiguar se houve alguma irregularidade ou não”, informou o procurador.

Definida data de inauguração do Hospital Regional Norte


A Região Norte do Estado vai começar o ano de 2013 com um equipamento que vai revolucionar a qualidade dos serviços de saúde ofertados. O Hospital Regional Norte será inaugurado no dia 17 de janeiro de 2013. A definição  da data aconteceu na terça-feira (30), em Sobral, durante reunião entre o governador Cid Gomes e secretários e técnicos ligados à obra.  Durante a reunião, foram definidas questões sobre energia, água, infraestrutura, equipamentos, além de estrutura externa de acesso ao HRN.
O Hospital será inaugurado em sua totalidade, mas o funcionamento pleno, a exemplo do que aconteceu com o Hospital Regional do Cariri, será feito por etapas.  Primeiramente serão realizados os procedimentos ambulatoriais, em seguida os exames mais elaborados, pequenos partos, cirurgias programadas e, em seguida, os serviços de emergência. A reunião teve as presenças  do prefeito de Sobral, Veveu Arruda;  os secretários Arialdo Pinho (Casa Civil), Arruda Bastos (Saúde) e o Superintendente do DAE, Quintino Vieira.
O HRN vai assistir a população de toda a macrorregião Norte, num total de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios. Com 57 mil metros quadrados de área, será o maior hospital do Interior do Nordeste. Na estrutura de assistência, terá 382 leitos. Desse total, 199 exclusivamente para internação. O número de leitos de UTI que a população da macrorregião Norte passará a ter com o novo hospital chega a 70, que somados aos 30 semi-intensivos da Unidade de Pediatria sobe para 100 leitos.
No Hospital tem capacidade para realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês. Foram investidos R$ 229.082.947,73, recursos do governo do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desse total, R$ 169.653.521,73 em obras e R$ 59.435.000,00 na aquisição de equipamentos. Destaque para o aparelho de ressonância magnética. Com esse equipamento, mais uma região, além do Cariri, no Hospital Regional do Cariri, passa a ter acesso ao exame de ressonância na própria região onde mora. Antes dos novos hospitais regionais construídos pelo governo do Estado, a ressonância magnética, na rede pública, era feita apenas no Hospital Geral de Fortaleza, na Capital.
Os profissionais que trabalharão no HRN estão sendo convocado por meio de uma seleção pública. Do total de 1.641 vagas ofertadas, 697 são para profissionais de nível superior. Somente para médicos, são 342 vagas.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vários "Chefs" participarão do Festival Internacional do Camarão em Acaraú


A organização do Grand Shrimp Festival,  o Festival Internacional do Camarão, que será realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro deste ano, na fazenda Cacimbas, no Município de Acaraú, divulgou a relação de seis “Chefs” de cozinha que apresentarão suas criações gastronômicas, a serem julgados por jurados “Chefs” internacionais e convidados especiais. Aquele que obtiver a maior pontuação nas três noites do festival é o campeão. Participarão os restaurantes e “chefs” nacionais: Bocca Bistrô - Chef Eduardo Andrade; Grazie - Chef Juscelino Menezes; Jardim do Alchymist - Chef Alberto Martinelli; Hotel Oásis Atlântico - Chef Luciano Ferreira; Soho - Chef Élcio Nagano e restaurante "The Lab"(Jericoacoara) - Chef Luca Lulli. Participam ainda especialistas em gastronomia, como os "chefs" Leo Gondim, Faustino, Marieane Bauer e Eduardo Sissi.

Três homens quebram porta de vidro de emissora de rádio em Acaraú

Fachada da emissora, cuja porta de vidro foi estilhaçada

A Rádio Acaraú FM, localizada no bairro Rodagem, na sede do Município de Acaraú, foi alvo de um ataque por volta das 3h da manhã do dia 26 de outubro. Três indivíduos desceram de um carro Palio Weekend prata e apedrejaram a porta de vidro da emissora, que ficou toda estilhaçada. Um vizinho, ao notar a ação delituosa, estacionou seu veículo atrás do carro dos autores da ação com o objetivo dos mesmos não fugirem. Só que os indivíduos foram mais rápidos e conseguiram fugir, após bater o carro contra o outro veículo.
Segundo populares que teriam presenciado a ação, um dos indivíduos desceu com pedras, outro com uma arma de fogo na mão e um terceiro com garrafa com líquido (provavelmente inflamável). Segundo o operador de áudio Pedro Barbosa, que trabalha na emissora, os funcionários já tinham sofrido ameaças. “Já ameaçaram tocar fogo na rádio com a gente dentro. As ameaças têm sido constantes, mas não pensávamos que ia se concretizar tão rápido como agora”, declarou.
Pedro Barbosa acredita que a motivação do atentado tenha sido política. “O jornal A Voz do Vale, veiculado em nossa rádio, é bem enfático nas ideias políticas, bem combativo, que tem como resultado sermos ameaçados, intimidados. Com certeza a motivação desse crime é política”, disse.
Entre as medidas adotadas pela rádio Acaraú FM, a direção acionou para providências a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), entidade que atua na defesa dos princípios democráticos e das livres iniciativas, da liberdade de informação e programação. Também foi registrado um Boletim de Ocorrência no final de semana na Delegacia Regional de Acaraú, registrado pela delegada plantonista, a Dra. Rita Helena, de Jijoca de Jericoacoara. Um inquérito foi instaurado na Delegacia para apurar quem foram os mandantes e protagonistas da ação delituosa.
O delegado titular da delegacia, Dr. Flavio Novais, prometeu total esforço no sentido de identificar e punir os responsáveis. O promotor da Comarca de Acaraú, também prometeu total apoio com o objetivo de elucidar o caso.

Escola Profissional de Bela Cruz promove Dia da Hispanidad

Aluna em apresentação
Arquivo: foto da escola

A Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França, em Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú, sediou o III Dia da Hispanidad, em 20 de outubro. O evento teve como tema Feria de los países hispanohablantes (Feira de Países de origem hispânica), onde alunos e professores discutiram acerca da cultura de países de origem hispânica. A direção da escola acredita no sucesso do evento enquanto momento importante na formação e aperfeiçoamento cultural dos alunos por meio do evento que já está em seu terceiro ano consecutivo. As atividades iniciaram na Praça da Matriz de Bela Cruz e contou com apresentações musicais, danças, comidas típicas. Nas atividades, os alunos fizeram apresentações nos stands da feira, dentre outras atividades além de terem protagonizado apresentações artístico-culturais.

Teatro de rua será encenado em Itarema

Cenas do espetáculo
Arquivo: Foto do DN

O Município de Itarema, na região do Baixo Acaraú, receberá apresentação do espetáculo de rua "Por Que a Gente não é Assim? Ou Por que a Gente é Assado?", que volta ao Ceará depois de participar de importantes festivais internacionais como o FIT - BH e o Filte Bahia. O espetáculo é encenado pelo Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza, e traz como grande atração o ator francês Maurice Durozier. O ator está no Ceará onde viverá um mês de intenso trabalho junto ao Grupo Bagaceira de Teatro. Maurice é um dos principais atores do grupo francês Théâtre du Soleil, um dos mais importantes coletivos teatrais do mundo, dirigido pela encenadora Ariane Mnouchkine.
Sua vinda faz parte do Projeto Interior, do Grupo Bagaceira, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Cultural. O Projeto Interior tem duração de dois anos e é composto por intercâmbios, apresentações nos municípios, mostras de repertório em Fortaleza (Rebagaça), troca com importantes artistas, criação de espetáculo, dentre outras diversas atividades.
(Com informações do DN)

Deputado emitirá parecer favorável ao Projeto de Lei que cria novos IFCEs no Ceará


O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) deverá apresentar nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, parecer favorável ao Projeto de Lei 2476/11, de autoria do deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE), que trata da criação dos campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), nos municípios de Itapipoca, Acopiara, Boa Viagem, Paracuru, Maranguape e Horizonte. Eudes Xavier foi designado relator do referido PL na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados.
Para o deputado relator, a iniciativa do seu colega de bancada, está em completa sintonia com as ações do governo federal no sentido de incentivar a reestruturação da educação profissional por meio de debates e votações de importantes matérias. Ainda segundo Eudes Xavier, a criação desses institutos federais em diversos municípios cearenses atendem as demandas da população jovem, que sonha com mais oportunidades.
“É através da educação de qualidade que nossa juventude poderá contribuir para o surgimento de uma sociedade cada vez mais preparada para os grandes desafios que o futuro reserva “, justifica o deputado Eudes Xavier.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fuga na Cadeia Pública de Morrinhos

         Dois detentos, João Bérgson Ferreira de Maria e Francisco Francimar de Souza, fugiram após serraram as grades da cela em que estavam na Cadeia Pública de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú. O fato aconteceu no último final de semana, no domingo, dia 28 de outubro, por volta das 18h30min. Na fuga, Bérgson e Francimar realizaram disparos de arma de fogo que atingiram outros três detentos da Cadeia Pública: Francisco Michael dos Santos, Fábio Júnior de Maria e Manoel Joaquim da Rocha. Ofício foi encaminhado a Dra. Fátima Maria Pinheiro, titular da Perícia Forense, sediada em Sobral.  

Confira o ofício encaminhado pelo delegado de Acaraú a titular da Perícia Forense de Sobral:

Fonte: Delegacia Regional de Acaraú

Aparelho de som é apreendido em Acaraú


O aparelho de som de um veículo foi apreendido na última sexta-feira, dia 26 de outubro, por volta das 16h, no Centro de Acaraú. O motivo é que o mesmo encontrava-se com o volume muito alto, acima do permitido. O condutor do veículo, Raul César da Costa, facilitador de empréstimos, foi conduzido a Delegacia Regional de Acaraú, onde assinou a um Termo Circunstanciado de Ocorrência por infringir o artigo 42 da Lei de Contravenções Penais (DECRETO-LEI Nº 3.688/1941). O som encontra-se recolhido na delegacia.

Homens discutem em Acaraú e são encaminhados a delegacia


Dois homens se desentenderam no Mercado do Peixe, na rua Expedito Farias, no Centro do Município de Acaraú, no último sábado, dia 27 de outubro, por volta das 17h30min. Ambos estavam bebendo e uma discussão banal teria levado os dois a entrarem em atrito corporal. A Polícia encaminhou os dois até a Delegacia Regional de Acaraú, onde assinaram a um Termo Circunstanciado de Ocorrência por infringirem o artigo 129 do Código Penal Brasileiro (lesão corporal).

Tentativa de furto é registrada no município de Bela Cruz


Uma tentativa de furto foi registrada no quintal de uma casa na localidade de São Gonçalo, na cidade de Bela Cruz, região do Baixo Acaraú, no último sábado, dia 27 de outubro, por volta das 23h. Houve a tentativa de furto de animais. Quando deu por si, que a propriedade estava sendo invadida, José Juscelino do Nascimento, de 20 anos, agricultor, reagiu contra Luiz Carlos Carvalho, de 39 anos, acusado de tentativa de furto. Ao notar o revide de Juscelino, o autor do delito entrou em atrito com ele e os dois foram parar na Delegacia Regional de Acaraú, onde o acusado assinou a um Termo Circunstanciado de Ocorrência, por lesão corporal (artigo 129 do Código Penal Brasileiro) e invasão de domicílio (artigo 150 – CPB).  

Homem é preso acusado de dirigir sob efeito de álcool em Morrinhos


A Polícia Militar de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú, prendeu em flagrante um homem acusado de dirigir sob efeito de álcool na Rodovia CE-178, na localidade de Rudiador, em Morrinhos na última sexta-feira, dia 26 de outubro, por volta das 23h . O acusado, Francisco Atevaldo Iris, de 26 anos, foi preso em flagrante e conduzido até a Delegacia Regional de Acaraú, onde a delegada plantonista, Dra. Rita Helena Cavancante Porto, de Jijoca de Jericoacoara, lavrou Auto de Prisão em Flagrante por infração aos artigos 306 e 330 do Código de Trânsito Brasileiro (LEI Nº 9.503/1997). O acusado foi recolhido a Cadeia Pública de Morrinhos.

Homens são presos com grande quantidade de drogas em Acaraú


Policiais do Programa Ronda do Quarteirão, atuantes na sede do município de Acaraú, apreenderam grande quantidade de drogas, na última sexta-feira, dia 26 de outubro, por volta das 16h30min. A droga foi encontrada numa residência na rua Santos Moura, próximo ao depósito da Coca-Cola, no Centro da cidade. No local, foram apreendidos dois tabletes de maconha prensados, 13 papelotes de maconha, nove papelotes de cocaína, 63 pedras de crack e cinco papelotes de crack, além de celulares, aparelhos de som e um carro Ford Fiesta. Foram presos em flagrante José Fabiano dos Santos e Francisco Assis Magalhães, ambos de 29 anos, e Francisco Germano de Souza, de 23 anos. Os acusados foram presos em flagrante e conduzidos até a Delegacia Regional de Acaraú, onde a delegada plantonista, a Dra. Rita Helena Cavalcante Porto, de Jijoca de Jericoacoara, lavrou Auto de Prisão em Flagrante pelos acusador terem infringido o artigo 33 da Lei 11.343/2006, Lei de Entorpecentes. Os mesmos encontram-se recolhidos junto a Cadeia Pública de Acaraú à disposição da Justiça.