sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Associação de Acaraú desenvolverá projetos com nova diretoria

Fábio Costa, novo presidente da AMSBA.
Arquivo pessoal

AMSBA - Associação dos Moradores e Moradoras do Sitio Buriti e Adjacências  continuará a sua atuação em defesa dos moradores do bairro do Sítio Buriti, no Município de Acaraú, principalmente os mais carentes, contando com a nova diretoria. Na solenidade de posse, realizada no dia 25 de outubro, na Escola Dona Eulina Magalhães, no bairro Rodagem, no município de Acaraú estavam presentes associados, os membros da comissão eleitoral, o ex-presidente, José Maria que transmitiu o cargo a Fábio Costa.
Conforme o novo presidente empossado, o grande objetivo da associação é “lutar pelo desenvolvimento das comunidades que fazem parte da área representativa do Sítio Buriti, além de desenvolver projetos importantes para o bem-estar da comunidade”, ressaltou  Fábio Costa.
Entre os projetos a serem desenvolvidos pela associação está a continuidade da oferta do sopão solidário, que alimentará pessoas carentes da comunidade, tentando levar a uma melhoria na segurança alimentar dessas pessoas.
Conforme o presidente da Associação, a meta pricincipal da AMSBA é  “garantir a geração de renda para a população do Sitio Buriti e a construção da sua sede própria em terreno já doado pela Paróquia de Acaraú”, reforçou Fábio Costa

Confira os membros da diretoria executiva recentemente empossados:
Fabio costa - presidente
Isabel Ferreira - vice
Maria Lucineide - 1° secretaria
Cristiano Freitas - 2° secretario
Vicente Filho - 1° tesoureiro
Carlos Henrique - 2° tesoureiro

Loja de varejo é inaugurada em Acaraú

Logomarca da empresa

O grupo MACAVI acaba de inaugurar nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, sua nova loja no Município de Acaraú, localizada no Centro, próximo a agência do Banco do Brasil. A loja de Acaraú possui uma área ampla, mais de 4 mil metros quadrados, onde o consumidor pode adquirir uma grande variedade de artigos eletrônicos, cama, mesa e banho, móveis, celulares, entre uma gama de outros itens.  Os clientes ficam com a animação de banda de música que tocam marchinhas durante todo dia de hoje. O forte movimento no comércio da cidade começa a atrair grandes redes de varejo como a MACAVI, o que possibilita ao consumidor de Acaraú obter mais opções de compras e promoções.

Baixo Acaraú também foi atingido por apagão


Os municípios da região do Baixo Acaraú ficaram por mais de duas horas, na madrugada desta sexta-feira, dia 26 de outubro, no escuro, como várias cidades de estados no Norte e Nordeste do país, fruto de um apagão no sistema elétrico. O blecaute que atingiu o Ceará foi o de maior duração, tendo iniciado por volta das 23h de quinta-feira perdurando até por volta das 2h20min, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Depredação a emissora de rádio, assaltos e pessoas assustadas foi o que se viu em meio ao blecaute no Baixo Acaraú.
Um morador de Acaraú, do bairro de Rodagem, teve a casa invadida por bandidos que entraram na sua residência e furtaram notebook e outros pertences pessoais. O cidadão estava na rua e quando chegou notou que a janela estava aberta e havia sido furtado. O morador fez um boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado pela polícia.
Ainda em Acaraú, uma emissora de rádio teve a porta de vidro quebrada por pessoas encapuzadas em uma moto, que aproveitaram o escuro para atingir pedras na porta. Na cidade, pessoas buscavam junto aos vizinhos velas para iluminarem suas casas e o medo era grande com relação aos assaltos aos que estavam na rua.
Daniele Oliveira, de 22 anos, da localidade de Lagoa do Canema, zona rural de Acaraú, estudante, estava digitando no computador de casa um trabalho para sua faculdade e devido não ter podido salvar a tempo, perdeu todo conteúdo. O apagão deu um susto na família. “Meu sobrinho ficou morrendo de medo do escuro, minha irmã acendeu as velas e esperamos voltar ao normal. Mas ninguém estava esperando”, disse.
Amanda de Paula, de 24 anos, de Itarema, estudante, estava descansando em casa e confessa que ficou muito assustada com a família devido o apagão. “Logo começou a chegar postagens no meu iphone de que este apagão era nas regiões norte e nordeste, daí, já viu, todos ficaram com medo do que poderia ter ocasionado isso”, revelou.
Apagões atingiram o Estado em 2010 e em 2011, sendo o apagão registrado nesta madrugada o 4º em menos de três anos. O motivo alegado para apagão no Ceará e em outros estados do Nordeste foi uma explosão na subestação de Imperatriz, no Maranhão, a mesma que sofreu o incêndio que provocou o apagão desta madrugada. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Municípios do Baixo Acaraú estão entre os locais de prova de concurso do Banco do Brasil


As inscrições para o processo de seleção externa do Banco do Brasil começaram no dia 19 de outubro e segue até o dia 5 de novembro com o objetivo de formar cadastro de reserva no cargo de escriturário. As oportunidades incluem vários Estados, incluindo o Ceará. Na tabela de opção de macro e microrregiões de classificação, municípios abangidos e cidades de realização das provas, estão, entre inúmeras outras cidades, Acaraú, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos, na região do Baixo Acaraú cearense.
Os aprovados e convocados no concurso terão a remuneração de quase R$ 1.900,00 e contarão com a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, além de participação nos lucros ou resultados. Eles atuarão na comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, entre outras atividades previstas, tudo em jornada semanal de 30h e contrato sob regime celetista.
Só podem concorrer à seleção profissionais que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que tenham idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação. A informação é de que os interessados poderão fazer as inscrições até às 14h de 5 de novembro no sitehttp://www.concursosfcc.com.br e/ou nos postos de inscrição credenciados pela organizadora. 
Para acessar o edital de abertura, clique aqui!

Itarema será palco de Dia Nacional da Juventude

Cartaz de divulgação da CNBB

No próximo domingo, dia 28 de outubro, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no município de Itarema, reunirá vários jovens das paróquias subordinadas a diocese de Itapipoca para o Dia Nacional da Juventude (DNJ). A programação inicia às 8h, com caminhada partindo da Praça da Matriz até o Ginásio Poliesportivo Dedé Rios, local do evento, onde será celebrada missa presidida pelo bispo da diocese de Itapipoca, Dom Antônio Cavuto. À tarde, acontecem estudos e reflexão da temática do evento: “Qual vida vale a pena ser vivida”. O evento é permeado de atividades artístico-culturais.

Saiba Mais 
O ano de 1985 foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE. Em 1986 aconteceu o primeiro Dia Nacional da Juventude (DNJ). Atualmente, no Brasil, o DNJ é celebrado no último domingo do mês de outubro. É um evento realizado anualmente, marcado por mobilizações de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como igreja, a vida da juventude. 

TSE defere candidatura de Alexandre Gomes a Prefeitura de Acaraú


Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, saiu a decisão da Ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que deferiu a candidatura a Prefeito de Acaraú a Alexandre Gomes (PMDB), da coligação Acaraú Unido e Forte, que ganhou nas urnas no dia 7 de outubro. O candidato havia recorrido ao TSE por indeferimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Na decisão da Ministra divulgada no site do TSE nesta quinta-feira, pode-se ler: “É pacífico no âmbito desta Corte o entendimento de que a disciplina normativa constante da alínea g exige, para configuração da inelegibilidade, que concorram três requisitos indispensáveis, quais sejam: a) diga respeito a contas públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa; b) seja irrecorrível a decisão proferida por órgão competente; e c) não tenha essa decisão sido suspensa pelo Poder Judiciário. No caso, além de não estar presente o requisito a que a letra b supracitada se refere, devido à decretação posterior de nulidade de decisão da Corte de Contas, deve ser observado que o acórdão regional não firmou posição quanto à existência de dolo nas irregularidades apontadas nas contas do Recorrente. A ausência de "documentos necessários à habilitação no certame"  e de "rubrica nas folhas de editais"  bem como "certidão e registro sanitário vencidos"  (fl. 325) evidenciam falhas de aspecto formal, não resultando, ao menos em uma análise perfunctória, em dano ao erário ou enriquecimento ilícito. Ante o exposto, com fundamento no artigo 36, § 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, DOU PROVIMENTO ao recurso especial para deferir o registro de candidatura de ALEXANDRE FERREIRA GOMES DA SILVEIRA ao cargo de prefeito do município de Acaraú.”

Confira o inteiro teor da decisão, clicando aqui!

Campeonato de Futsal em Acaraú


Confira a classificação geral do campeonato de Nardi de Futsal, competição que está acontecendo na cidade de Acaraú, no ginásio do colégio Virgem Poderosa, reunindo 14 seleções de municípios do litoral Oeste.


IFCE faz lançamento de catamarã no Rio Acaraú

Construção da embarcação em Acaraú

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Acaraú realizará solenidade de lançamento, no Rio Acaraú, de catamarã a vela para pesca construído com recursos do Edital MCT/CNPq/CT-Aquaviário Nº 08/2009. A solenidade está prevista para iniciar às 16h do dia 31 de outubro, no bairro Camboa, em Acaraú, sendo a visitação à embarcação aberta a partir das 15h. O projeto de construção do catamarã foi coordenado pelo engenheiro naval Maurício Oliveira, professor do curso Técnico Subsequente em Construção Naval do campus de Acaraú. A embarcação será batizada em homenagem ao professor Fernando Amorim (in memorian), engenheiro naval que se destacou na área. 
Comparecerão à solenidade políticos, empresários, autoridades e pesquisadores, além da esposa do professor Fernando Amorim (in memorian) - a professora Eleonora Ziller - que fará o ato simbólico de batismo da embarcação juntamente com o coordenador do projeto, professor Maurício Oliveira. Em seguida, o catamarã será lançado nas águas do Rio Acaraú.
 Além do professor Maurício Oliveira, que coordenou o projeto, participaram da construção do catamarã os professores Luciano Sobrinho, Paulo Bonfim e Hernan Ruiz - outros docentes do curso Técnico Subsequente em Construção Naval - além de dois carpinteiros navais da região, os irmãos Ezequias de Souza e João de Souza.
Esse foi o segundo catamarã construído sob a coordenação dos docentes do campus de Acaraú. Conforme o professor Maurício Aguilar, a proposta “é construir embarcações que tragam mais segurança e mais conforto ao pescador na sua atividade, melhorando a qualidade de vida do pescador, a segurança dele a bordo, e proporcionando mais conforto”, ressaltou.
Para o professor Amilton Nogueira, diretor-geral do campus de Acaraú, que tem dado todo o apoio logístico na execução do projeto, a construção dessas embarcações com novas técnicas é fundamental para o desenvolvimento da região do Baixo Acaraú, que tem na pesca, um dos pilares básicos de sua economia. 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Servidores e funcionários do Município de Cruz fazem manifestação

Inúmeras faixas e cartazes eram expostas
Foto: Professor Clayton Albuquerque

Na tarde desta quarta-feira, dia 24 de outubro, por volta das 17h, servidores efetivos e funcionários temporários do Município de Cruz participaram de manifestação, motivada, entre outros pelo fato de terem sido contratados na atual gestão (não reeleita) professores temporários cujos contratos serão suspensos, a partir do dia 31 de outubro, sem cumprir, segundo os funcionários, alguns de seus direitos. Conforme o professor da Escola São Francisco da Cruz, Clayton Albuquerque, que participou da manifestação, o motivo do movimento é “para que essa prática de contratos temporários sem garantir direito dos funcionários não venha mais a acontecer”, destacou. A manifestação aconteceu na Praça Afonso Fontes, no Centro de Cruz, tendo reunido grande quantidade de profissionais da educação e alunos da rede pública que impunham cartazes e faixas que declaravam o desejo pela valorização da educação. Compareceram comitivas de várias localidades do Município, como Preá, Paraguai, Belém, Pitombeiras, Lagoa Salgada, dentre outras. O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Cruz e contou com outras representações, como o Sindicato APEOC, dos professores.

IVA abre inscrições para Processo Seletivo 2013.1


Estarão abertas, no período de 22 de outubro de 2012 a 11 de janeiro de 2013, as inscrições para o processo seletivo 2013.1 do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA). As inscrições serão feitas exclusivamente na sede do IVA em Sobral, e nas Unidades de Extensão nas cidades de Camocim, Crateús, Croatá, Cruz, Forquilha, Granja, Guaraciaba do Norte, Ipu, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Massapê, Miraíma, Nova Russas e Reriutaba.

Após o preenchimento da ficha de requerimento de inscrição nos locais, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 na agência do Banco do Brasil.

A IVA disponibiliza 2.700 vagas no Estado do Ceará, nos cursos de administração, ciências contábeis, pedagogia, Tecnológica em Processos Gerenciais, Tecnológia em Recursos Humanos, Tecnológia em Marketing, Letras, Biológia, Geografia, História, Matemática, Português e Educação Física. 

O cartão de informação, documento indispensável para o acesso do candidato ao local de realização das provas, serão entregues nos respectivos locais de inscrição, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2013, nos horários de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.O cartão de informação será entregue ao candidato mediante apresentação do comprovante de inscrição. As provas do Processo Seletivo 2013.1 da IVA serão aplicadas no domingo, dia 27 de janeiro de 2013. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 4 de fevereiro de 2013, às 19 horas, nos respectivos locais de inscrição e no site do IVA, onde você encontra e baixa o edital do Processo Seletivo 2013.1. Mais informações: www.ivaeduca.com.br

TSE declara Fernando Assef prefeito eleito de Boa Viagem


O futuro prefeito de Boa Viagem, a 220 km de Fortaleza, será Fernando Antonio Vieira Assef (PSD) e não Aline Cavalcante Vieira (PR), como divulgado na apuração do primeiro turno das eleições do último dia 7. O TSE validou o registro de candidatura de Assef, da vice, Maria da Conceição Costa Araújo e mudou o resultado da eleição.

Assef  teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e concorreu por força de liminar. Com a decisão desta quarta-feira (24), Assef e sua vice foram considerados aptos. Os 15.190 votos que recebeu no primeiro turno passaram a ter validade e superaram os 14.706 obtidos por Aline Cavalcante Vieira.

A candidata derrotada PR e o Ministério Público Eleitoral, por integrarem a ação que pediu a impugnação do registro de Asseff, têm prazo até a próxima sexta-feira (26) para questionar a decisão da ministra Laurita Vaz e pedir para que o plenário do TSE reveja a decisão.

(Com informações do DN)

Eleições 2012 em Acaraú. Processo do candidato Alexandre encontra-se no Gabinete de Ministra do TSE


Segue tramitando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o processo nº 17085.2012.606.0030, de Recurso Especial Eleitoral, do candidato a Prefeitura de Acaraú, Alexandre Gomes (PMDB), da coligação Acaraú Unido e Forte. O processo, desde o dia 19 de outubro está no Gabinete da Ministra Laurita Vaz. O candidato recorreu ao indeferimento da sua candidatura decidida em Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Os votos recebidos pelo candidato nas urnas estão considerados nulos até decisão final do recurso no TSE.

Confira a situação atual do processo:


Eleições 2012 em Jijoca. Situação do processo de candidato a Prefeitura no TSE


A Justiça eleitoral de Jijoca de Jericoacoara deferiu o pedido de registro da candidatura do candidato Araújo Marques Ferreira à Prefeitura do Município, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) indeferiu o registro ao examinar o recurso. O candidato recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o ministro Dias Toffoli, em decisão monocrática, negou seguimento ao recurso, considerando-o prejudicado por suposta perda de objeto porque o candidato foi derrotado nas urnas.

Prorrogadas inscrições para Certificação Praia Limpa


         Foi prorrogado o prazo para as inscrições do processo de Certificação Praia Limpa - Edição 2013/2014 para o dia 2 de novembro. A inscrição continua sendo on-line, através do site do Conpam (www.conpam.ce.gov.br). Cada município pode concorrer com o máximo de duas praias. Entre os municípios que podem concorrer estão: Acaraú, Amontada, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste cearense. 


Saiba mais:


        Criada pela Lei Estadual Nº 13.892/07, a Certificação Praia Limpa é um programa de governo do Estado coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, consistindo na concessão de um selo de qualidade aos municípios que detenham jurisdição costeira, façam sua adesão voluntária ao programa e apresentem as condições de higiene / limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa o que, de acordo com os artigos 1º e 2º da referida lei, habilita o município para formalização de qualquer tipo de convênio ou ajuste entre Estado e Município no que se refere a implantação de equipamentos públicos, obras e serviços de engenharia.



Avaliação

        A avaliação das praias para Certificação será de responsabilidade da Comissão de Avaliação – CA, formada pela Comissão Técnica Estadual - CTE do Projeto Orla/CE e terá como instrumentos o Questionário de Avaliação das Condições da Praia, de responsabilidade da Comissão de Avaliação – CA, e o Questionário de Gestão da Qualidade da Praia, de responsabilidade do município.



Categorias

        A Certificação, que terá vigência de dois anos em sua segunda edição, será concedida à praia certificada, em três categorias abaixo descriminadas, dependendo da nota resultante da avaliação das condições da praia e da gestão municipal:



70 ≼ TRÊS ESTRELAS DO MAR ≺ 85

85 ≼ QUATRO ESTRELAS DO MAR ≺ 100

CINCO ESTRELAS DO MAR = 100

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atletas do Vale do Acaraú conquistam medalhas em competição de Karatê


Atletas do Vale do Acaraú alcançaram o pódio
Foto: arquivo da AAKC
Atletas de karatê do Vale do Acaraú, das cidades de Acaraú, Bela Cruz, Marco, Cruz, Sobral e Itarema, integrantes da Associação Atlética de Karatê (AAKC-Karatê) conquistaram uma medalha de ouro, seis de prata e seis de bronze, no último final de semana, nos dias 21 e 22 de outubro, por ocasião do XVIII Campeonato Cearense de Karatê Esportivo - 2ª Fase, ocorrido na cidade de Fortaleza.





Confira os medalhistas
Medalhista de Ouro:

- Valmir Júnior


Medalhistas de Prata:

- Lucia de Fátima(Itarema);
- Alice Sousa(Itarema);
- Maria Marcia(Itarema);
- João Pedro(Acaraú);
- Henrique(Bela Cruz);
- Ana Cecília(Marco);


Medalhistas de Bronze:

- Alex Sandro(Bela Cruz);
- Ana Lívia(Marco);
- Afonso Candido(Itarema);
- Paulo Guilherme(Itarema);
- Prof. Ernaldo Ferreira(Itarema);
- Alice Sousa(Itarema).

Nova diretoria de Associação de Acaraú toma posse dia 25

Logomarca da associação

Na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, haverá solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Moradores e Moradores do Sítio Buriti e Adjacências (AMSBA), bairro do Município de Acaraú, na região Norte. Foram eleitos no dia 19 de outubro como presidente Fábio Costa, e Isabel Ferreira como vice-presidente, com 33 votos, contra os 22 votos de José Maria, que tentava a reeleição. O terceiro candidato, Cristiano Freitas, obteve seis votos. Os novos membros que serão empossados no dia 25 terão mandato de 2012 até 2015.

Segue Campeonato de Futsal em Acaraú


A Seleção de Granja saiu vitoriosa com 10 gols contra 2 da equipe de Martinópole em partida válida realizada ontem pelo Campeonato De Nardi de Futsal. O confronto ocorreu na quadra do Ginásio Poliesportivo do Colégio Virgem Poderosa, na cidade de Acaraú. Essa foi a terceira partida do selecionado granjense na competição. Granja deu um importante passo rumo a classificação em sua chave para a próxima fase da competição. Nos confrontos anteriores, Granja foi derrotado pelo Flafogo de Morrinhos e posteriormente conseguiu a vitória sobre a equipe de Meruoca por 7 a 5. O Campeonato De Nardi de Futsal é disputado na cidade de Acaraú e reúne 14 seleções municipais. O AFEC ganhou do Guarani de Itarema por 6X2 em partida realizada ontem. O prêmio para a seleção campeã será de R$ 30 mil e R$ 8 mil para a vice campeã. Hoje, enfrentam-se Camocim e Paracuru. Na próxima semana, jogos confirmados: Jijoca X Meruoca e Bela Cruz e Fla Fogo de Morrinhos e AFEC X Paracuru.

Representantes públicos de Acaraú viajam a Fortaleza para comício com Lula


O prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos (PT), assessores e vereadores do Município viajaram a Fortaleza onde deverão prestigiar o comício do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na Praça do Ferreira na tarde desta terça-feira a favor do candidato do PT, Elmano de Freitas, a Prefeitura de Fortaleza. Após o comício, o ex-presidente fará um giro pelas ruas do Centro da capital.

Alunos do Município de Acaraú terão exames oftalmológico e auditivo anualmente


Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Acaraú, na região Norte, passarão anualmente por avaliação oftalmológica e auditiva, para identificação e tratamento de possíveis problemas. Os exames devem ser realizados no início de cada ano letivo e serão realizados por órgãos municipais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os alunos que apresentarem algum problema deverão receber do Município a assistência médica necessária. A iniciativa partiu de projeto de indicação aprovado na Câmara Municipal de Acaraú em fevereiro deste ano. Em justificativa no projeto de indicação, o autor da mesma, o vereador Paulo Rocha, justificou a necessidade dos exames: “o baixo aproveitamento de determinados alunos é motivado, muitas vezes, em função de deficiência visual e/ ou auditiva não detectadas e subsequentemente não tratadas clinicamente, o que com a freqüência às aulas pode ser agravado”.

Informações sobre saques do FGTS podem ser consultadas pela internet e celular


Acordo entre as centrais sindicais e a Caixa Econômica Federal pretende ampliar o acesso dos trabalhadores a informações sobre suas contas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O cidadão poderá receber dados sobre saldo, depósitos ou saques no FGTS por meio da internet e de mensagens SMS (serviço de mensagens curtas - short message service, na sigla em inglês) no celular. O trabalhador interessado deve cadastrar uma senha nos sites do fundo ou da Caixa e solicitar o serviço, que é gratuito e já está disponível.
A Caixa estima que mais de 27 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela medida até 2013. Atualmente, cerca de 1 milhão de pessoas têm acesso a esse serviço, que deverá chegar a aproximadamente 3,1 milhões de usuários até o final do ano. No total, há cerca de 105 milhões de contas no FGTS.
Para atingir essa meta, a Caixa e as centrais sindicais que participam do Conselho Curador do FGTS – a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central Geral dos Trabalhadores (CGT), a Nova Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – firmaram acordo na última semana para expandir a divulgação do serviço.
Os trabalhadores que quiserem podem continuar a ter acesso às informações do FGTS por meio do recebimento de extrato bimestral via Correios. Para isso, é preciso manter o endereço residencial atualizado, que pode ser confirmado ou modificado pela internet.

(Com informações da Agência Brasil)

Acaraú Pesca seleciona vendedores


A empresa Acaraú Pesca está selecionando vendedores,  voltada diretamente para o segmento de vendas em geral de materiais utilizados para barcos de pesca profissionais, está selecionando vendedores. Os interessados podem entregar Curriculum Vitae no endereço da loja, na rua Santo Antônio, no bairro de Outra Banda, em Acaraú. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (88) 3661.1342 - 3661.1780. 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Teste da orelhinha" pode ser feito gratuitamente na rede pública de saúde de Bela Cruz

Criança sendo submetida ao exame
Foto: Arquivo da Prefeitura

A Secretaria de Saúde do Município de Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú, tem disponibilizado desde o mês de julho deste ano, de forma gratuita, o Exame de Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT), conhecido popularmente como “TESTE DA ORELHINHA”. Por meio de uma Triagem auditiva neonatal (TAN) é possível detectar precocemente alterações auditivas que poderão interferir na qualidade de vida do indivíduo. Desde que foi implantado, vários bebês já foram submetidos à avaliação em Bela Cruz.
De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Maria Célia Araújo Carvalho, o procedimento é rápido, indolor, não incomoda o bebê e a análise do resultado é imediata. “O exame geralmente é feito com a criança dormindo e leva de 5 a 10 minutos”, explica a secretária. Uma sonda é colocada no conduto auditivo externo (ouvido externo) emitindo um som moderado e o equipamento registra a resposta gerada nas células ciliadas externas da cóclea (ouvido interno).
Para realizar gratuitamente a Triagem Auditiva Neonatal, o “TESTE DA ORELHINHA”, o responsável pelo bebê deve se dirigir ao seu agente de saúde e agendar o atendimento. O serviço é disponibilizado mensalmente em todas as unidades de saúde da família da zona rural e zona urbana do município.

Enfermeiros e professores de Acaraú participaram de oficina de saúde ocular


No ano passado, enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) e professores da rede pública de Acaraú participaram da III Oficina de Capacitação para Multiplicadores de Saúde Ocular. Os representantes de Acaraú foram capacitados para treinar outros profissionais nas ações de saúde ocular. Na ocasião, vários alunos da rede pública que apresentavam problemas de visão, que interferia na sua aprendizagem, foram beneficiados com o recebimento de óculos de grau. A formação continua a acontecer neste ano em outros municípios do Interior, encabeçada pela Secretaria da Saúde do Estado que tem a meta de treinar 570 profissionais em todos os 184 municípios cearenses.

Os problemas visuais respondem por grande parcela de evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho, por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira. Os dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, consequentemente na autoestima, na sua inserção social e na qualidade de vida.

A estatística mundial de prevalência de miopia e astigmatismo estima que 30% dos indivíduos com menos de 40 anos de idade necessitam ou necessitarão de óculos, além de parte dos casos de hipermetropia. Após os 40 anos de idade 100% da população mundial apresentam o processo de vista cansada ou presbiopia, interferindo na visão para perto, com consequente piora da leitura, escrita e outras atividades que exijam boa visão a curta distância.

O Projeto Olhar Brasil foi instituído em 2007, busca reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e aquisição de óculos. Para garantir o bom desempenho escolar, a meta do projeto é realizar triagem de 100% dos alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e no programa "Brasil Alfabetizado", desenvolvido pelo MEC junto à população de 15 a 59 anos de idade de regiões de extrema pobreza.

Comunidade de Carrapateiras, em Aranaú, realiza festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças


Cartaz de divulgação da festa
         “Maria celebra Eucaristia com seus paroquianos”: esse é o tema da 40ª festa de Nossa Senhora das Graças, da comunidade de Carrapateiras, da Paróquia de São João Batista, no distrito de Aranaú (Acaraú-CE). As festividades iniciaram no dia 19 e seguem até dia 28 de outubro. A novena é seguida de missas celebradas às 19h e serão presididas por padres de paróquias e áreas de pastorais da região. Após o momento de oração, segue-se momento social, com quermesse, shows de talentos, bingo e leilão.

Acaraú II tem previsão de operação postergada para 2013


Devido aos atrasos na conclusão das obras de conexão da Subestação de energia Acaraú II, sob responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, e Transmissora Delmiro Gouveia - TDG, respectivamente, os empreendedores solicitaram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alterações em seus cronogramas de implantação, postergando a previsão de operação comercial para o ano de 2013, e não para este ano, como estava previsto inicialmente. A operação iniciará logo que as instalações de transmissão estiverem prontas. A Arce tem acompanhado os pedidos de alteração dos cronogramas. A Acaraú II com potência de 200 MVA atenderá municípios do Baixo Acaraú.

Escolas de Cruz adotam Projeto Transdisciplinar para Educação Infantil

Crianças aplicando os conhecimentos sobre reciclagem
Arquivo: Foto da Prefeitura

A Secretaria de Educação do Município de Cruz adotou desde janeiro deste ano a Coleção “Cuidando do Planeta Terra”, Material Didático Transdisciplinar produzido pela Editora da Vila. A coleção adota dois modelos de transformação propostos à educação: Movimento Internacional pela Transdisciplinaridade, organizado pela UNESCO e os Parâmetros Curriculares Nacionais e Matriz de Competências elaborada pelo INEP.

Todas as turmas de Educação Infantil da Rede Municipal estão sendo beneficiadas com uma proposta de educação inovadora, a qual reconhece e desenvolve um trabalho com as crianças de forma integral. O material didático da Coleção Cuidando do Planeta Terra envolve os professores e alunos em Projetos que abordam os valores humanos, o cuidado com a natureza, as culturas e tradições, o reconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, através dos conteúdos curriculares em uma visão contextualizada e transdisciplinar.

Saiba mais sobre a coleção por meio do site: www.cuidandodoplanetaterra.com.br

Crime de furto é registrado em Jericoacoara


         No último sábado, dia 20 de outubro, um crime de furto foi registrado em Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste. O celular de Maria das Graças Souza Nascimento, de 51 anos, foi furtado por José Hugo Silva da Costa, de 18 anos. A polícia prendeu em flagrante o acusado, que foi conduzido até a delegacia regional de Acaraú, onde foi autuado por infringir o artigo 155 do Código Penal Brasileiro (CPB), tendo sido conduzido em seguida a Cadeia Pública de Jijoca, onde se encontra à disposição da Justiça. O delegado plantonista foi o Dr. Leonardo Ferreira de Almeida, de Santana do Acaraú.

Cocaína e crack são apreendidos no município de Marco


           No último domingo, dia 21 de outubro, a polícia fez a apreensão de droga na localidade de Baixa do Meio, no município de Marco, na região do Baixo Acaraú. A polícia prendeu em flagrante Manoel Maciste Nascimento, de 24 anos, desempregado, portando 8 troxas de cocaína e 2 pedras de crack. O acusado foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia Regional de Acaraú onde foi lavrado auto de prisão em flagrante pelo delegado plantonista Dr. Leonardo Ferreira de Almeida, de Santana do Acaraú. Manoel, que responderá pela infração ao artigo 33 da Lei 11.343/2006, Lei de entorpecentes, foi conduzido a Cadeia Pública de Marco, onde está a disposição da Justiça. 

Mulher assina TCO por receptação em Jijoca


         No último sábado, dia 20 de outubro, uma mulher residente em Jijoca de Jericoacoara foi conduzida a Delegacia Regional de Acaraú para assinar a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ter comprado um celular roubado. Auricélia Gonçalves de Souza, de 25 anos, comerciante, havia comprado o celular roubado que era de propriedade de Maria das Graças Souza do Nascimento, de 51 anos. Auricélia responderá ao artigo 180 do Código Penal Brasileiro por adquirir produto fruto de roubo e após assinar o TCO foi liberada.

Mensagem do Bispo de Sobral por ocasião da Abertura do ano da Fé



(blog da Paroquia de Acaraú)

domingo, 21 de outubro de 2012

Acidente em Amontada resulta em duas crianças mortas e quatro feridos


Um acidente entre dois veículos deixou duas crianças mortas, de 12 e 13 anos, e quatro pessoas feriadas, no quilômetro 52 da CE-176, no município de Amontada, na região Norte, na manhã deste domingo, dia 21 de outubro. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE), o motorista de uma Hilux invadiu a contramão tentando se desviar de uma motocicleta. O carro colidiu frontalmente com um veículo menor.
Três pessoas da Hilux tiveram ferimentos, e uma pessoa do segundo veículo se feriu. Um dos feridos sofreu uma pancada na cabeça e está em estado grave; ele foi levado ao Hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza.
O motorista da Hilux, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, apresentava sinais de embriaguez e apontou taxa de álcool no sangue acima do permitido por lei no bafômetro. Ele prestou depoimento na tarde deste domingo.

População aguarda decisão do TSE


Uma reportagem do site Congresso em Foco mostra que, entre 87 municípios brasileiros ameaçados de uma nova eleição, 15 estão no Ceará. São cidades que apresentam candidatos que concorreram sub judice, ou seja, que dependiam de decisão judicial, por terem tido as candidaturas indeferidas. A lista inclui o município de Acaraú, onde o número de votos dados ao candidato Alexandre Gomes (PMDB) barrado pela justiça superou a quantidade de votos válidos. O resultado final desse cenário depende do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda vai julgar os recursos dos candidatos com registro negado.
Os candidatos que recorreram a Corte não tiveram os processos julgados antes da eleição e os eleitores os conduziram ao primeiro lugar na votação. Se perderem as ações no TSE, os candidatos terão os votos nulos e as cidades poderão ter um novo pleito.
No Ceará, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela anulação dos votos do candidato a prefeito de Redenção, Manoel Bandeira (PDT), mais votado,  que recebeu 56% dos votos, teve os votos anulados. Bandeira perdeu prazos para entrega de documentos e, por essa razão, se tornou inelegível.

Confira a lista completa: 






































































Confira a reportagem na íntegra, clicando aqui!