sábado, 20 de outubro de 2012

Candidato em concurso publico é impedido de fazer prova em Fortaleza


O candidato José Erivan Carvalho, de Jijoca de Jericoacoara, viajou até a capital, Fortaleza para se submeter às provas do concurso público para técnico administrativo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas Erivan, entre outros candidatos, foi impedido de adentrar às dependências da unidade onde faria as provas, pois não se ateve ao horário de verão, tendo chegado atrasado ao certame. O concurso segue o horário de Brasília, que está no rol das cidades que aderiu ao horário especial, à exceção do Nordeste, cujo objetivo é a economia de energia elétrica. O horário de verão atinge municípios do Sudeste, Sul e Centro-Oeste e iniciou a meia-noite do último sábado e segue até 17 de fevereiro, totalizando 119 dias. Quanto ao candidato jijoquense, só restou a decepção e retornar os 287 Km até sua terra, decepcionado. “Eu me preparei, estudei e é uma decepção grande não podermos fazer as provas. Em alguns locais, os supervisores deixaram candidatos entrarem depois do horário”, disse. Fica o alerta às pessoas que se submeterem aos concursos públicos, que consideram o horário de Brasília, e não o horário local.

Município de Acaraú tem estoques de novas vacinas



A Secretaria de Saúde do Município de Acaraú dispõe de 16  salas de imunização destinadas a aplicação, prevenção e armazenamento de imunobiológicos (vacinas), todas compostas por um profissional auxiliar de enfermagem supervisionado por um enfermeiro. Desde janeiro deste ano existe o estoque de duas novas vacinas: a Pentavalente, que combate difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenza e tipo b (conjugada); além da Vacina Poliomielite Inativada – VIP. As vacinas são disponibilizadas em todos os postos de saúde do Município segundo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme Rafael Silva, técnico em enfermagem e que trabalha na sala de imunização da Secretaria, “temos várias vacinas para prevenção de varias doenças, desde a BCG e Hepatite B que são obrigatoriamente tomadas ao nascer ainda no hospital, até a tríplice viral, DT e hepatite b para os adultos e idosos”. Neste ano, já aconteceram diversos treinamentos aos profissionais de saúde na área de enfermagem para aplicação das vacinas.

Comissão do DNOCS visita Projeto Irrigado do Baixo Acaraú em Marco


Comissão checando os equipamentos em Marco
Foto: Arquivo do DNOCS
A Comissão de Levantamento dos Bens Patrimoniais do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) visitou, na última terça-feira, dia 16 de outubro, o perímetro irrigado do Baixo Acaraú, localizado no município de Marco. O perímetro se estende até os municípios  de Bela Cruz e Acaraú, e foi implantado pelo DNOCS, constituindo-se em uma área produtiva superior a 3.000 hectares, para produzir agriculturas irrigadas dentro das mais modernas tecnologias existente no País. 
A visita teve por objetivo verificar os aparelhos da Estação Agro-meteorológica; Estações de Bombeamento; Casas de Máquinas; Oficina Mecânica; Laboratório; Almoxarifado; Escritório; enfim todos os bens móvel e imóvel pertencente ao Poder Executivo Federal sobre a guarda do DNOCS. 
O DIBAU (Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú) é administrado pela organização de produtores detentores de lotes, de forma colegiada, fundamentada por um convênio de transferência de gestão assinado entre o DNOCS e o DIBAU. 

Escola Municipal de Acaraú promove "Semana Esportiva na Escola"

Futsal realizado no Ginásio Municipal Prefeito João Jaime
Foto: Arquivo da escola

Alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professora Tereza de Jesus Silva, sediada no Centro do Município de Acaraú, participaram, na semana passada da “Semana Esportiva na Escola”. Entre as competições, houve futsal e futebol de campo, nas categorias masculino e feminino. As competições foram realizadas no Ginásio Municipal Prefeito João Jaime Ferreira Gomes e na quadra de esportes ao lado. Os alunos que se destacaram nas competições receberam medalhas, entregues pela equipe de professores da escola e do diretor, Ramon Germano dos Santos, que também prestigiou as práticas esportivas. Entre os objetivos da semana estão o desenvolvimento da cidadania pela prática desportiva, além do estímulo ao espírito de equipe dos alunos. Para os professores organizadores das atividades, só restou uma conclusão: “Um show de bola esses nossos alunos. Muita energia nesses dias”, ressaltaram. 

Sobral sediará evento científico que abordará Agroecologia


A cidade de Sobral, na região Norte, sediará a X AGRINORTE e o III Congresso Cearense de Agroecologia, no período de 7 a 9 de novembro, no Centro de Convenções da cidade. São esperados mais de 400 agricultores, estudantes, pesquisadores, técnicos e sociedade civil. Entre outros temas, o Congresso contará com palestras, painéis, seminários, oficinas e mini-cursos que abordarão as mudanças climáticas no semiárido, a agroecologia e economia solidária, organização social e educação no campo. A organização fica por conta da Prefeitura de Sobral e a UVA, além de outros parceiros. Os interessados em participar deverão se inscrever através do site: www.uvanet.br/cca  e maiores informações através dos fones: 88-3611.5835 / 3611.6359 / 3112.8144 / (88) 9655.8087. 

Paróquia de Acaraú disponibiliza aos fiéis uma web rádio


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do Município de Acaraú, no litoral Oeste, apresenta agora uma web rádio (serviço de transmissão de áudio via Internet)  que conta em sua programação com músicas católicas e louvores. Trata-se da Webrádio Nossa Senhora da Conceição, que também deixa os fiéis inteirados dos eventos e ações da Paróquia, além das atrações como a louvadeira e electrocristo.  Além disso, no espaço é transmitida a Santa Missa celebrada na igreja Matriz aos sábados às 19h e aos domingos às 8h da manhã, dentre outros momentos de oração. A Webrádio pode ser conferida pelo blog da Paróquia: paroquiadeacarau-ce.blogspot.com.br

Pré-cadastro para Carteira de Habilitação Popular pode ser realizado no portal do Detran


Sede do Detran em Acaraú, no bairro de Rodagem.
O município de Acaraú, no litoral Oeste, teve selecionados, no ano de 2011, o total de 642 candidatos que puderam tirar a sua primeira carteira de habilitação (CNH) por meio do Programa Carteira de Motorista Popular, do Governo do Estado. O programa está em execução pelo Detran, desde 2009, tendo  emitido quase 50 mil CNHs, categoria A (para conduzir motocicleta) em 147 municípios cearenses. As pessoas que quiserem realizar o pré-cadastro no programa já podem fazê-lo por meio do site: http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/carteira-de-motorista-popular

Os selecionados devem atender aos requisitos do programa: ser beneficiário do programa Bolsa Família ou ser aluno da escola pública no nível fundamental, médio ou profissionalizante ou ser portador de necessidade especial ou ser egresso do sistema penitenciário, além de ter 18 anos ou mais; não ser habilitado em nenhuma categoria.

Depois de selecionados, iniciam o processo de obtenção da carteira de habilitação: inscrição em Centro de Formação de Condutores (CFC) ou auto-escola, exame de vista, pressão arterial, exame psicotécnico e captura da imagem (foto).

Em seguida, frequentam as aulas teóricas sobre legislação, sinalização, primeiros socorros, noções de cidadania, de mecânica e de meio ambiente. As etapas seguintes são: prova teórica; aulas práticas de direção; e exame de prática de direção. Sendo aprovados, recebem a Permissão Para Dirigir (PPD, com prazo de validade de 12 meses, após o qual recebem a CNH definitiva) em sua residência, pelos Correios.

A definição para atender a categoria A foi motivada pelo déficit de habilitados para conduzir motocicleta, integrado por habilitantes de municípios do Interior do Estado. A frota de motocicletas no Interior é de aproximadamente 650 mil veículos e o número de portadores de CNH categoria A é de aproximadamente 450 mil. Esse número atualmente podia ser acrescido por mais 50 mil pessoas, caso não existisse o programa Carteira de Motorista Popular.

A legislação que trata de trânsito no Brasil, analisada e votada pelo Congresso Nacional, não exige que o proprietário de motocicleta seja habilitado na categoria A. O resultado disso é uma quantidade significativa de pessoas conduzindo motos sem ser habilitado: semanalmente, 150 pessoas (em média) são flagradas nas vias públicas do Estado, principalmente nas rodovias estaduais. O Código de Trânsito Brasileiro determina a apreensão da moto, aplicação de multa ao seu proprietário, no valor da multa gravíssima multiplicado por três (R$ 191 x 3 = 573,00).

Para realizar o pré-cadastro no Programa, clique aqui!

Eleições: TSE manteve a decisão da candidatura indeferida devido contas rejeitadas pelo TCM


A candidatura a vereador de José Orlando de Freitas Lima no município de Aquiraz no pleito de 2012 foi indeferida, por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 18 de outubro. Segundo o procurador regional eleitoral Márcio Andrade Torres, o candidato cearense, José Orlando teve contas rejeitadas no Tribunal de Contas dos Municípios- TCM relativas ao período em que exerceu a presidência da Câmara Municipal, no ano de 2005.
O TSE manteve o indeferimento do registo do candidato. A Ministra Nancy Andrighi, em decisão monocrática, entendeu que a decisão do TCM já havia se tornado irrecorrível e que os fatos que acarretaram a rejeição das contas constituíam atos dolosos de improbidade administrativa. O candidato recorreu para o pleno do TSE, que no dia de ontem manteve a decisão de indeferimento do registro.
“A rejeição das contas pelo TCM se deveu à ausência de licitação para diversas despesas, irregularidades no pagamento de diárias a vereadores e pagamento de honorários advocatícios com recursos públicos para fins particulares, dentre outras falhas graves”, explica o procurador.
Todas as informações foram repassadas ao Ministério Público Eleitoral através do Promotor Eleitoral de Aquiraz, que impugnou a candidatura de José Orlando e o juiz eleitoral indeferiu o seu registro. O candidato recorreu e o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará confirmou o indeferimento, entendendo que tais irregularidades configuram ato doloso de improbidade administrativa, provocando a inelegibilidade do art. 1º, I, “g”, da Lei da Ficha Limpa
Entenda o caso – A particularidade do caso é a de que o candidato alegava que o Tribunal de Contas do Município -TCM, a pedido da Procuradora de Contas Leylianne Brandão Feitosa, havia anulado o Acórdão que desaprovou suas contas, o que afastaria a inelegibilidade A propositura desse incidente de nulidade se deu poucos dias após a Vara da Fazenda Pública ter negado a liminar requerida pelo candidato para suspender os efeitos do Acórdão do TCM.
O Relator do caso no TRE/CE, Juiz Luciano Lima, não acolheu a tese da defesa e manteve o indeferimento do registro, por entender que a decisão do TCM era contrária à lei, já que no âmbito daquele Tribunal de Contas o processo já havia sido finalizado e transitado em julgado, com decisão definitiva, que somente poderia ser suspensa ou alterada por decisão judicia.
Segundo o procurador, para o TRE, a anulação de todo o processo de análise das contas, a pretexto de ser corrigida uma suposta contradição em uma das mais de vinte irregularidades apontadas no acórdão do TCM, não poderia afastar a inelegibilidade do candidato.
(blog do Roberto Moreira)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Alunos de Escola Profissional de Bela Cruz apresentam trabalho em Fortaleza

Autores do sistema de recepção
para telefonia móvel a baixo custo
Arquivo e informações: O Povo

Do experimento em sala de aula para a casa das pessoas: famílias de 12 localidades do município de Bela Cruz, na região Norte, já estão utilizando o Sistema de Recepção de Baixo Custo, por meio de uma antena de recepção para telefonia móvel. “Nosso objetivo era ajudar as pessoas a se comunicar”, ressalta Jonas Sampaio, de 13 anos. “Antes, a comunidade só tinha telefone público, e uma linha fixa é muito cara para a população de baixa renda”, afirma Paloma Beatriz, 15, coautora do trabalho.
 Uma tampa de panela de alumínio, um fio de cobre e um cabo de transmissão são o suficiente para montar o aparelho, que, garantem os garotos, capta as quatro operadoras. Vendido a cerca de R$ 60,00 ele já havia chegado a 221 casas no início do ano. “Mas temos estudos que está se espalhando por outros municípios e comunidades”, diz Manoel Cordeiro, professor da dupla. Parte do dinheiro arrecadado é investido para o melhoramento da tecnologia.
O projeto dos alunos da Escola Profissional de Bela Cruz está sendo apresentado em Fortaleza, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se encerrará nesta sexta-feira, que reúne vários trabalhos premiados do Projeto “Ceará Faz Ciência”, que estimula o desenvolvimento científico em escolas públicas.

Números


221 casas em Bela Cruz já utilizam o sistema de recepção para telefonia móvel de baixo custo

R$ 60,00 é o preço de aparelho montado com tampa de panela de alumínio, fio de cobre e um cabo de transmissão

Três homens são presos acusados de tentativa de roubo à lotérica em Itarema


Três pessoas foram presas acusadas de tentar roubar uma casa lotérica no município de Itarema, na região do Baixo Acaraú. O crime ocorreu por volta das 8h50min da última quarta-feira, dia 17 de outubro. Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os três acusados invadiram a lotérica armados e efetuaram alguns disparos no local. Com a chegada da Polícia, eles ainda tentaram fugir, as foram presos. Os acusados tratam-se de Manuel Paulino dos Santos, de 27 anos, Thiago Almeida Lima, de 22 anos, e Jonas Almeida dos Santos, 23 anos. Os mesmos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Acaraú. Ainda de acordo com o CPI, duas motocicletas usadas na tentativa de assalto foram apreendidas, sendo que uma foi roubada no município de Amontada.

Encontro sobre saúde física é realizado em Sobral

         A cidade de Sobral, na região Norte, é palco até domingo do Terceiro Encontro de Conhecimentos, que reúne profissionais e estudantes das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. Com palestrantes de todo o País, o evento conta com a Primeira Feira de Fisio, Fitness e Nutrition, aberta ao público com atrações como a prática de rapel e tirolesa. O evento ocorre no Centro de Convenções de Sobral durante a manhã e noite de hoje, sábado durante todo o dia e encerra domingo pela manhã. A expectativa é de que passem diariamente pelo encontro e pela feira uma média de 750 pessoas.

UVA oferece 890 vagas para o Vestibular 2013.1


Estarão abertas, no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, as inscrições para o processo seletivo 2013.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). As inscrições serão recebidas exclusivamente via Internet. Os candidatos poderão acessar o endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br. Será cobrada uma taxa de R$ 100,00, paga através de boleto bancário que deverá ser impresso após o preenchimento da ficha requerimento de inscrição on-line.

O Vestibular destina-se ao preenchimento de 890 vagas nos Cursos de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia. É o que determina o Edital 15/2012, assinado pelo reitor da UVA, professor Antonio Colaço Martins e pelo presidente da Comissão Executiva do Processo Seletivo (CEPS), professor José Ferreira Portella Netto.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário. O desconto ou isenção da taxa poderão ser solicitados no período de 22 a 26 de outubro, das 8 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas, na CEPS, no campus Cidao, em Sobral. A solicitação deverá ser feita por meio de requerimento, adquirido no endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br e acompanhado da documentação comprobatória.

O cartão de informação, documento indispensável para o acesso do candidato ao local de realização das provas, também será disponibilizado no endereço eletrônico da UVA, a partir do dia 03 de dezembro. As provas do Vestibular 2013.1 da UVA serão aplicadas no domingo, dia 09 de dezembro, em local a ser indicado no cartão de informação, nos seguintes horários: das 8 horas às 12 horas, Prova de Conhecimentos Gerais; das 14 horas às 17 horas, Conhecimentos Específicos e Prova de Redação. Os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, original do documento oficial de identidade e o cartão de informação.

Resultado

O resultado será divulgado no dia 04 de janeiro de 2013, às 17 horas, na sede da CEPS e através do site http://www.uvanet.br. A matrícula dos candidatos classificados será nos dias 09 e 10 de janeiro, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), no campus Betânia, nos horários de 8 horas às 12 horas e de 14 horas às 18 horas.

A divulgação do número de vagas remanescentes será no dia 11 de janeiro, às 10 horas, na Prograd e no endereço eletrônico da UVA. A chamada dos classificáveis, se restarem vagas, será no dia 14 de janeiro, para todos os cursos, também na Prograd, às 8 horas. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário determinado.

Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos, acompanhados dos respectivos originais: uma fotocópia da Carteira de Identidade; uma fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio; uma fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral; uma fotocópia do Certificado Militar (para homens).

Serviço:
Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS
Av. Dr. Guarany, 317 – Campus CIDAO, Derby, Sobral-CE
Fone/fax: (88) 3677-4210 – site: www.uvanet.br

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Duplicação da CE-085 é tema de reunião com governador


O governador Cid Gomes se reuniu na última quarta-feira (17) para atualizar os principais programas, obras e ações em execução ligados à área de infraestrutura no Estado. Entre os assuntos abordados na reunião de trabalho esteve a duplicação da CE-085, que dá acesso às praias do litoral Oeste. Durante a reunião, foi possível analisar o andamento de cada uma dessa obras e definir prazos  de execução. Estiveram presentes à reunião o secretário de Infraestrutura, Adail Fontenele; o superintendente do DER, Sérgio Azevedo; o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, além de técnicos ligados à Secretaria da Infraestrutura.

Colégio Virgem Poderosa aborda sustentabilidade ambiental


Caminhada Ecológica realizada na manhã de hoje
Arquivo da escola
O Colégio Virgem Poderosa, sediado em Acaraú, no litoral Oeste, promove  Feira Cultural, que contará com palestras e oficinas que discutirão a sustentabilidade ambiental, com o tema "Vida e tecnologia: uma questão de sustentabilidade". Na manhã desta quinta-feira, dia 18, inúmeros alunos, acompanhados dos professores e grupo gestor da escola participaram de "caminhada ecológica" percorrendo as ruas do Centro de Acaraú. Logo mais, às 19h, ocorrerá solenidade de abertura. No próximo final de semana, continuam as atividades, a partir das 16h na quadra da escola. O evento é aberto ao público. O colégio fica situado atrás da igreja Matriz de Acaraú.

TSE já julgou mais de três mil recursos de registro de candidatura


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já julgou 3.252 recursos sobre indeferimento de candidaturas, em todo país, referentes às eleições municipais deste ano. O número ainda é menos da metade dos 7.023 recursos que chegaram ao tribunal.
Dos 2.936 recursos de candidatos que tiveram o registro negado em função da Lei da Ficha Limpa, o tribunal já julgou 907. A lei, criada em 2010, determina, entre outras coisas, que ficam inelegíveis os candidatos condenados por órgão colegiado por crimes como o de improbidade administrativa.
Um levantamento parcial feito pela assessoria do TSE mostra que, entre os processos já recebidos ligados à Lei da Ficha Limpa, a maioria está relacionada a condenações por problemas nas prestações de contas dos candidatos.
São pelo menos 1.224 recursos. Em seguida vem as condenações criminais. Levantamento preliminar, feito em parte dos processos, apontou 252 recursos.
Os ilícitos eleitorais, como compra de votos ou transporte ilegal de eleitores, por exemplo, são responsáveis por 133 entre os 1.628 processos que fizeram parte do levantamento.

(Com informações da Folha de São Paulo)

Baixo Acaraú. Projeto auxilia cultivadores no Ceará


O Ceará tem o Serviço de Assessoramento ao Irrigante (SAI) para auxílio dos agricultores que usam irrigação a terem melhor rendimento, tanto dos produtos como financeiro, em fase de teste. A iniciativa está instalada, há quase um ano, no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú.
O diretor do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), entidade que desenvolve o programa, Sílvio Carlos Lima, explica que a iniciativa surgiu mediante a necessidade de ensinar aos cultivadores como trabalhar com a agricultura irrigada. "Cada planta precisa de um tanto de água e muitos deles não sabiam disso. Então, levamos a informação de quando e quanto irrigar a plantação", revela o diretor.
Lima conta que o agricultor recebe dados de como cuidar de sua plantação diariamente. Na estação de teste, existem seis membros da equipe que contactam os trabalhadores.
O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação da Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O gerente de perímetros irrigados da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Wanderley Augusto Guimarães, pretende implantar o projeto em outras regiões, com recursos do Governo do Estado.
(Com informações do DN)

NOVA DISPUTA. Decisão do TSE garante pleito em Redenção

No Ceará, a expectativa é que seja realizada nova eleição em cinco dos 15 municípios com resultado indefinido

A Justiça Eleitoral poderá realizar nova eleição para prefeito em Redenção. Isso porque, em decisão monocrática, a ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve o indeferimento do candidato Manoel Soares Bandeira, que obteve mais de 50% dos votos no Município. No Ceará, a expectativa da Procuradoria Regional Eleitoral é de que seja realizado um novo pleito em, pelo menos, cinco dos 15 municípios onde o candidato com votos suficientes para ser considerado eleito ainda aguarda decisão do TSE.

Conforme explica o promotor auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral, Emmanuel Girão, serão realizadas novas eleições nas cidades cujo candidato que obteve mais de 50% dos votos tiver seu registro mantido indeferido pela Corte superior. Embora a indefinição dos eleitos seja observada em um total de quinze municípios cearenses, o promotor afirma que apenas cinco ou seis cidades devem realmente passar por um novo pleito.

Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará indeferiu a candidatura de alguns prefeitos e ex-prefeitos, considerando apenas o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por se tratar de contas de gestão. "O TSE entende que esse julgamento só pode ser feito pelas câmaras municipais. Então, esses (candidatos) têm possibilidade de conseguir o registro", justifica o promotor Emmanuel Girão. Embora não haja previsão para o fim dos julgamentos desses postulantes, Emmanuel Girão lembra que o TSE prometeu agilidade para que, até a diplomação dos eleitos, as decisões estejam tomadas.

Durante a sessão da última terça-feira, o TSE publicou decisões referentes a 17 recursos eleitorais oriundos do Ceará, incluindo o de Redenção, onde pode haver um novo pleito porque, em decisão monocrática, a ministra Luciana Lóssio manteve indeferido o DRAP da Coligação "O Povo Quer, O Povo Muda". O candidato dessa coligação, Manoel Soares Bandeira, obteve 59,15% dos votos no Município. Porém, como teve o registro indeferido, todos os votos que recebeu são considerados nulos.

Agravo

Dessa decisão ainda cabe um recurso denominado agravo regimental, que deve ser apresentado no prazo de três dias, a contar da data da publicação. Mas, se for mantido o indeferimento da candidatura, deverá ser realizado um novo pleito porque a quantidade de votos nulos é superior à de votos válidos.

O artigo 224 do Código Eleitoral diz que: "se a nulidade atingir a mais de metade dos votos no País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para a nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias".

O portal de informações do TSE indica que, em Redenção, houve comparecimento 19.882 dos 23.492 eleitores da cidade, o que representa 84,63% de todo o eleitorado. Já o índice de abstenção foi de 15,37%, pois 3.612 eleitores não foram às urnas. Enquanto isso, 402 votaram branco. Como os votos de Manoel Soares Bandeira não foram computados, foram contabilizados 11.915 votos nulos, o que representa 59,93% da votação. Apenas 7.565 votos, ou seja 38,05%, foram validados.

Válidos

O resultado da eleição deste ano relacionado ao município de Redenção está publicado no TSE e mostra que Ana Paula obteve 4.926 votos, 65,12% daqueles que foram computados. Já Herculano Viana teve 34,88% dos votos considerados válidos, pois teve a confirmação de 2.639 eleitores. Já Bandeira, como concorreu sub júdice, não teve seus votos contabilizados. Na página com a votação dos candidatos a prefeito com recurso consta que Manoel Soares Bandeira obteve 10.952 sufrágios, o que corresponde a 59.15% dos votos.

O DRAP que inviabilizou a candidatura de Manoel Soares Bandeira e de seu companheiro de chapa, Cesariano Rodrigues Fernandes, é o Documento de Regularidade dos Atos Partidários exigido a todos os partidos e coligações na fase de registro de candidatura. Nos autos do processo, consta que a coligação recorrente foi intimada para corrigir as falhas detectadas. Corrigiu algumas, mas permaneceram outras, entre elas a falta de assinatura da representante legal da coligação no DRAP. O juiz eleitoral do município indeferiu o DRAP, e, ao apreciar recurso, o TRE manteve a decisão.

Recurso

Ao analisar o recurso especial interposto para o TSE a ministra Luciana Lóssio no fim do seu despacho diz o seguinte: "Assim, por ser o indeferimento do DRAP um consectário lógico e legal do não atendimento dos seus requisitos, tenho que o acórdão impugnado deve ser mantido, nada havendo a prover na espécie vertente. Pelo exposto, nego seguimento ao presente recurso especial".

Sobre um recurso oriundo de Mucambo, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi reformada para registrar o candidato Wilabaldo Melo Aguiar, que deverá ser declarado eleito, se a decisão for mantida até o trânsito em julgado do pedido de registro.

Nas eleições deste ano, Wilebaldo Aguiar obteve 53,58% dos votos, mas na divulgação do resultado do pleito seus votos não apareceram porque concorreu na condição sub judice, ou seja, com o seu registro indeferido com recurso. Registrada a candidatura, seus votos serão computados como válidos e, como foi o mais votado, deve ser proclamado eleito. O resultado das eleições aponta que seus concorrentes Manoel Ribeiro e Claudinho conseguiram, respectivamente, 3.988 e 286 votos. Já Wilebaldo conseguiu 4.933 sufrágios.

Impugnação

A impugnação da candidatura dele foi ancorada em decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), sendo, portanto, uma das impugnações com base na Lei Complementar 135 (Ficha Limpa). O registro foi indeferido tanto no município quanto no TRE, mas a ministra Laurita Vaz decidiu dar provimento ao recurso especial interposto ao TSE para deferir o registro da candidatura. Como se trata de uma decisão monocrática, ainda cabe recurso.

Na sessão do TSE na última terça-feira, foram publicadas decisões monocráticas em 12 recursos envolvendo candidatos a cargos majoritários (prefeito e vice-prefeito) e cinco referentes a candidatos a vereador, no Estado do Ceará. Em alguns recursos foi declarada a perda de objeto do recurso em função de renúncia do candidato. Este é o caso, por exemplo, de José Mansueto Martins de Souza, que renunciou à candidatura de prefeito em Mulungu, e de Maria Auxiliadora Girão, que renunciou ao cargo de vice em Morada Nova.

A candidata à prefeitura de Aquiraz, Ritelza Cabral, obteve o registro da sua candidatura. A ministra Laurita Vaz deu provimento ao recurso da candidata, reformando a decisão do TRE e restabelecendo a sentença do juízo da 66ª zona eleitoral. Essa decisão, no entanto, não altera o resultado das urnas porque não foi a candidatura mais votada no município.

O recurso interposto pelo candidato à prefeitura de Fortaleza, Valdeci Cunha, não obteve sucesso perante o TSE. A ministra Luciana Lóssio confirmou a decisão do TRE. O mérito do recurso sequer foi apreciado porque foi apresentado fora do prazo. O acórdão do TRE foi publicado em sessão do dia 10 de setembro e o recurso foi interposto no dia 14, fora do prazo de três dias estabelecido pela legislação.

SAIBA MAIS

Decisões
Mais de 40 recursos eleitorais provenientes do Ceará já foram analisados por ministros do TSE. A expectativa da Corte superior é agilizar os julgamentos para que as decisões sobre os processos estejam tomadas até dezembro, antes da diplomação dos eleitos.

CidadesNo Ceará, 15 municípios ficaram com o resultado eleitoral indefinido porque os candidatos mais votados aguardam decisão do TSE sobre o registro de candidatura: Acaraú, Boa Viagem, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Horizonte, Iguatu, Meruoca, Mucambo, Nova Olinda, Orós, Pacoti, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba e Tururu.

MonocráticasDiante das decisões monocráticas que estão sendo publicadas pelo TSE, a expectativa da Procuradoria Regional Eleitoral é de que só tenha realmente novas eleições em cinco ou seis municípios do Ceará. Isso porque há um entendimento do TSE de deferir as candidaturas de prefeitos que tiveram contas julgadas apenas pelo TCM, sem decisão das câmaras municipais. 

(Diário do Nordeste)

IFCE empossa membros de seu primeiro Conselho Acadêmico


O campus de Acaraú do IFCE realizará nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, solenidade de posse dos primeiros membros de seu Conselho Acadêmico, que atuará no período de 2012 a 2014. O Conselho trata-se de órgão consultivo de assessoria a direção geral, que aponta as necessidades e prioridades da Instituição, sendo formado por representantes da comunidade acadêmica e da sociedade. A solenidade acontecerá a partir das 19h no auditório do prédio do campus, situado no bairro Monsenhor Edson Magalhães. O evento é aberto ao público.

Contagem regressiva para o Festival Internacional do Camarão em Acaraú


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Escola Profisisonal de Bela Cruz realiza ensaio científico, tecnológico e cultural

Alunos participando do ensaio científico
Arquivo e informações: 3ª CREDE

A Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França, sediada em Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú, promoveu aos alunos Ensaio Científico Tecnológico e Cultural no dia 10 de outubro.  O evento contou com as apresentações de 12 projetos em estandes montados na escola, escolhidos pelos avaliadores nas quatro diferentes áreas para serem apresentados na Feira Regional no Município de Acaraú. Dentre os projetos selecionados, na área de Ciências da Natureza, foi o projeto Anacardium Ocidental como coadjuvante no Tratamento da diabetes Mellitus II; na área de Ciências Humanas e suas tecnologias, foi selecionado o projeto A importância do Aproveitamento do Pedúnculo do Caju como Alternativa de Alimentação Animal na Agricultura Familiar de Bela Cruz; dentre os escolhidos na área de Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, o projeto Sistema de Administração Publica Esportivo- SIAPE; e na área de Ciências Ambientais, o projeto Redução do Impacto Ambiental através da Produção Sustentável de Carvão a partir de Resto de Alimentos. 

Agricultores podem se cadastrar no Garantia-Safra


Agricultores familiares de todo o Ceará têm até o próximo dia 30 de outubro para fazer o recadastramento no Programa Garantia-Safra. Para 2013, o Estado do Ceará tem a meta de cadastrar 350 mil agricultores. Em 2013, o benefício será de R$ 760, dividido em cinco parcelas. Os agricultores já podem fazer o cadastro nos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), nas Secretarias Municipais de agricultura e nos Sindicatos Rurais. Para aderir ao Programa, os agricultores devem contribuir com R$ 9,50, os municípios com R$ 28,50, os Estados com R$ 57,00 e a União vai contribuir com o valor de R$ 190,00, por cada agricultor cadastrado. Na sede de Acaraú, os agricultores podem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro, ou a Secretaria de Agricultura e Pesca, no bairro Rodagem.

Processo do candidato Alexandre Gomes segue tramitando no TSE


Continua correndo o processo nº 17085.2012.606.0030, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) movido pelo candidato a prefeito de Acaraú, Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (PMDB) da coligação Acaraú, Unido e Forte, que recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) que decidiu pela impugnação ao registro de sua candidatura. Enquanto a decisão não sai, Acaraú continua sem saber quem será o novo prefeito, pois os votos que o candidato recebeu estão considerados nulos até decisão final da Corte. Nesta quarta-feira, o processo foi despachado para a Coordenadoria de Processamento. A Relatora do processo trata-se da Ministra Laurita Hilário Vaz. O processo foi protocolado na Seção de Protocolo Geral (SEPRO) no dia 11 de setembro. 

Acompanhe a situação atual do processo: 
Fonte: TSE

Santana do Acaraú sofre com seca prolongada


A seca prolongada está provocando estragos em muitos municípios cearenses. Em Santana do Acaraú, na região Norte, já não chove há sete meses. Plantações foram perdidas e o gado está morrendo de sede e de fome. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, as perdas na plantação no município chegam a 100% do plantio. O prejuízo também atinge o rebanho. Na localidade de Lagoa dos Lopes a situação é tão complicada que gados de fazendas têm morrido de fome e sede. Buscar água para o consumo também é uma ação difícil. Maria Silva Coelho, dona de casa, anda seis quilômetros para apanhar água. “Quando chego em casa, chego cansada, com calor e vou gastar a água do balde que trouxe e os outros já ficam precisando”, disse. Na localidade de Vistas Belas, o único açude que fornece água a população está imprópria e em menos de um mês faltará também para os animais. Moradores receberam tickets para serem beneficiados com a Operação Carro-Pipa, do governo do Estado, mas denunciam que a empresa que venceu a licitação não faz o trabalho. Mesmo com os tickets na mão, o líder comunitário Isaías Pereira paga R$ 100,00 para encher a cisterna de casa.

(Com informações da TV Jangadeiro)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Coelce deve pagar indenização a viúva de vítima de choque elétrico de Amontada


A Companhia Energética do Ceará (Coelce) foi condenada a pagar 300 salários mínimos à família de vítima de choque elétrico, que acabou falecendo. A decisão, de 8 de outubro, é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). De acordo com o processo, um homem morreu por causa de um choque causado por um fio que estava caído em um terreno próximo à casa dele. O acidente aconteceu no município de Amontada, na região Norte. 
A viúva ingressou com ação na Justiça requerendo indenização por danos morais. Em contestação, a Coelce negou ter responsabilidade pelo acidente. Ao julgar o caso, em agosto de 2005, o Juízo da Comarca de Amontada condenou a Coelce a pagar indenização de 300 salários mínimos, a título de reparação moral. Objetivando reformar a sentença, a empresa recorreu no TJCE.
 A 3ª Câmara Cível manteve a decisão de 1º Grau. De acordo com o relator do processo, desembargador Rômulo Moreira de Deus, foram verificadas “todas as condições para configuração da responsabilidade civil da concessionária”. O magistrado afirmou ainda que “o valor da indenização foi fixado dentro de parâmetros razoáveis, levando em consideração os princípios da razoabilidade e proporcionalidade”.
(Com informações de jangadeiroonline)

Acaraú e Morrinhos constam entre as cidades com maior apreensão de drogas no interior


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa social divulgou quadro de estatísticas da violência, com balanço de homicídios, apreensão de drogas e furtos de veículos no Ceará. No quesito de apreensão de drogas, o município de Acaraú consta no mês de setembro entre os municípios que registraram maior quantidade apreendida, de 865 gramas de maconha; Morrinhos, também no Baixo Acaraú, registrou a apreensão em setembro de 200 gramas de crack. Já Sobral, no Vale do Acaraú, registrou sete homicídios dolosos (que há intenção de matar), constando no ranking neste quesito.

Confira o quadro divulgado pela SSPDS:

Cidade de Bela Cruz promoverá 51ª Festa do Caju

Banner de divulgação do evento

Já é tradição a Festa do Caju do município de Bela Cruz. O evento chega a sua 51ª edição neste ano, e será realizada no final de semana do dia 3 de novembro, no Centro de Convenções Manuel Severiano Ramos, a partir das 22 horas.
Neste ano, a animação ficará por conta das bandas Aviões do Forró e Forró do Muído. Um dos pontos altos da festa será a escolha da Rainha do Caju, concurso que envolve as moças mais bonitas da sede de Bela Cruz, bem como as residentes nos distritos da cidade.
Bela Cruz espera receber não só moradores da cidade, como dos municípios da região de Camocim e Acaraú, entre outras cidades que deverão participar da festa.
A cidade de Bela Cruz tem o desenvolvimento econômico ligado diretamente ao agronegócio, em especial à produção da castanha de caju, que dá nome a festa. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88) 3663.1177.

Estudantes de Escola Profissional de Acaraú participarão de olimpíada no Rio de Janeiro

Alunos com o protótipo do foguete
Arquivo e informações: blog da escola

Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, no litoral oeste, José Anderson Couto Alves, Wesley  Albuquerque Julião,  Felipe Anderson Nascimento Oliveira e  Abzaí   José de Oliveira participarão, no período de 18 a 21 de outubro, da VI Olimpíada  Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorrerá em Barra do Piraí,  no Estado do Rio de Janeiro.
Os  alunos da Escola Profissionalizante de Acaraú foram agraciados com Medalha  de Ouro na  VI  Olimpíada  de foguetes  realizada  escola,  e são  orientados  pelos  professores  de  Física, Magno Custódio  e de Química, Thiago Magalhães.
Na Viagem a  Barra do Piraí,  os  estudantes  serão  acompanhados  pelo  professor  Coordenador de Laboratório  de Ciências e  também   pelo professor orientador do projeto de  lançamento de Foguetes,   Emanuel   Freitas Bento.  

Semana do Idoso é realizada no Município de Cruz


No período de 24 de setembro a 1º de outubro, o Município de Cruz, na região do Baixo Acaraú, comemorou a Semana do Idoso. Na ocasião, foi realizado Encontrão no Lions Club, com realização de atividades físicas, os idosos participaram de missa especial na igreja matriz, participaram de programas de rádio, contaram com passeio, além de terem assistido a palestra com o tema “o velho e as relações intergeracionais”. Além disso, as pessoas da melhor idade contaram com animação cultural. O evento foi promovido pela Prefeitura do Município, por meio dos CRAS.

Polo moveleiro de Marco poderá ser autossuficiente em matéria-prima


A indústria moveleira do Ceará está prestes a obter uma independência que pode significar uma nova era para o setor. As 28 indústrias que formam o 8º maior Polo Moveleiro do País, em Marco, município da região do Baixo Acaraú, no noroeste do Estado, poderão deixar de importar do Pará, Bahia e Sul do País a madeira utilizada como matéria-prima e passar a produzir sua própria. Com isso, os custos para produção de mobiliário poderá cair até 15% e os gastos com frete zerar.
As empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de Marco conseguiram junto à Embrapa Agroindústria Tropical que fosse implantada no município uma área de testes para 38 espécies arbóreas e mais seis clones de híbridos de eucalipto para a indústria moveleira local. As espécies são nativas de algumas regiões do Brasil, não nativas e exóticas.
As grandes redes de lojas, como Macavi, Zenir e Magazine Luiza, são alguns dos principais compradores, assim como as lojas voltadas exclusivamente para decoração. Mas as pequenas redes de lojas do Interior estão ganhando cada vez mais espaço entre os clientes do APL de Marco. 
Hoje, 50% da produção fica com as capitais e os 50% restantes ficam no Interior. Há cinco anos, no Ceará, Fortaleza respondia por mais da metade da comercialização. No estado, boa parte dos clientes pessoa física das indústrias de Marco vem da região norte (Acaraú e Sobral). De Fortaleza são poucos os que vêm comprar na região. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Seleções de futebol de salão enfrentam-se no Baixo Acaraú


O Baixo Acaraú é palco hoje, dia do professor, 15 de outubro, de Campeonato de Futebol de Salão com disputa entre as seleções de Bela Cruz x Jijoca e de Camocim x Guarani/Itarema. A equipe de Bela Cruz se reforçou com os atletas Flavinho e Jardel, que atuavam no Santana de Acaraú. Já o Jijoca contratou os jogadores Romildo, que estava no time do Canindé; Luciano, que atuou pelo Horizonte no Estadual 2012; e Ramon, que jogava no time do Maracanã, que conquistou o título do Cearense deste ano.
Já na terça-feira (16/10) enfrentam-se Milan de Campanaro (Uruoca) x Martinópoles e Ruah/Marco x Pills Futsal de Cruz. Ruah contratou o goleiro Lambão, Gil, Tarciso, Viola, Vevé, Alcy Neto e Jorge. E o Pills se reforçou com Lagoa, Saulo, Marciano e Wendel, artilheiro do Estadual 2012 de Futsal.
(Com informações do DN)

Dezesseis homicídios são registrados no feriadão, um caso em Morrinhos


Conforme o Comando de Policiamento do Interior (CPI), aconteceram no Estado 16 homicídios entre a zero hora de sexta-feira, dia 12 de outubro, feriado do Dia da Criança, e as 6h desta segunda, dia 15. Segundo a Polícia Militar, a maioria dos assassinatos ocorreram com uso de faca e arma de fogo. O caso mais recente aconteceu por volta das 2h da manhã desta segunda (15) na cidade de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú, onde foi morto um homem de 28 anos que teve nove perfurações a faca após discussão em um bar. Segundo testemunhas, vítima e suspeito estavam bêbados. O suspeito foi identificado, mas está foragido até o momento.

Região Norte é beneficiada com Operação Carro-pipa


Acaraú, Amontada, Santana do Acaraú, Marco e Morrinhos, na região Norte cearense, estão entre os 18 municípios que estão sendo atendidos neste mês deoutubro pela Operação Carro-pipa. A iniciativa faz parte de convênio celebrado entre Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, que representará um investimento de R$ 8,3 milhões. Segundo a Defesa Civil, os municípios atendidos estão nas regiões com menores índices pluviométricos, tendo sido priorizados aqueles que apresentaram demandas ao Comitê Estadual de Combate à Seca. Segundo a Defesa Civil Estadual, até o final de novembro deste ano, mais 60 municípios deverão ser atendidos.

Jijoca faz parte de inventário turístico disponível online



O Município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, faz parte agora do inventário turístico (INVTUR), do Ministério do Turismo. O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável. Quem desejar conhecer mais Jijoca de Jericoacoara, dentre outros destinos, terá disponível um guia de serviços, que está disponível online, sendo uma ferramenta para o planejamento, investimento e aperfeiçoamento do destino turístico, buscando torná-lo ainda mais competitivo e sustentável.
Acesse o inventário, clicando aqui!

Juízes e promotores sofrem ameaça


Dois juízes de Direito no Ceará estão sob proteção policial durante 24 horas depois de terem sofrido ameaças de morte. Um promotor também foi vítima de intimidações, há duas semanas, e agora o Ministério Público Estadual (MPE) investiga o caso. Já o Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) deverá, em breve, adquirir dois carros blindados para servir aos magistrados que estão correndo risco de vida. Este é o panorama da segurança de juízes e promotores no Ceará nos últimos meses.
Na semana passada, um episódio veio à tona. A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), através do seu Núcleo de Segurança Institucional de Inteligência (Nusit), revelaram que um promotor de Justiça está sendo ameaçado. Homens armados chegaram a invadir a sede do Fórum da cidade de Itarema, no litoral oeste do Estado, querendo saber se o promotor Iuri Rocha Leitão estava ali.
Segundo relatos das autoridades, os dois supostos pistoleiros chegaram a render o vigia do prédio e o obrigou a levá-los até a sala do promotor para terem a certeza de que ele realmente não estava no prédio. Fugiram fazendo ameaças verbais.
O promotor atuou, recentemente, numa complexa investigação que descobriu um esquema criminoso de desvio de verbas públicas na Prefeitura do Município de Trairi (124Km da Capital) no valor de aproximadamente R$ 20 milhões, através de fraudes em processo licitatórios para aquisição de bens e serviços pela administração municipal.
Segundo o presidente da Associação Cearense do Ministério Público, promotor Rinaldo Janja, o que aconteceu em Itarema não foi fato isolado. A instituição já contabilizou casos de ameaças a representantes do Ministério Público também nas comarcas de Pedra Branca, Juazeiro do Norte e Guaraciaba do Norte. Em todas elas, a segurança dos promotores teve que ser reforçada pela Polícia Militar.

(Com informações do DN)

Novas eleições para prefeito podem ocorrer em 15 cidades


As cidades que podem ter um novo pleito são as seguintes: Acaraú, Boa Viagem, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Horizonte, Iguatu, Meruoca, Mucambo, Nova Olinda, Orós, Pacoti, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba e Tururu. Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantenha o indeferimento dos candidatos, os municípios cearenses poderão ter novas eleições para prefeito.
Ao todo, são 39 cidades que tiveram prefeitos com candidaturas indeferidas, sendo a maioria por improbidade administrativa e no âmbito do que estabelece a lei da Ficha Limpa. Além disso, também foram indeferidos um total de 90 candidatos a vereador em todo o Estado. Neste caso, é provável que haja uma recomposição dos quadros do Legislativo, mas sem a necessidade de uma nova eleição.
A não ratificação do entendimento pelo TSE da decisão do Tribunal Regional também poderá alterar o resultado em algumas cidades, tendo em vista que o candidato impugnado pelo TRE, como é o caso verificado em Morada Nova, ficou em primeiro lugar, mas com apenas 49% dos votos. Assim, estaria eleito pela maioria dos votos.

Prazo

O procurador eleitoral, Márcio Torres, informou que não há um prazo determinado para o julgamento dos casos pendentes. Para ele, o resultado deve ser julgado antes do prazo previsto para a diplomação que ocorre em dezembro, e assim as novas eleições ocorreriam ainda este ano. Contou que a incompatibilidade de novas eleições simultâneas decorre da particularidade de cada candidato. Há casos que poderão ser levados ao Supremo Tribunal Federal (STF), por conta de questionamentos pertinentes à constitucionalidade.

(Com informações do DN)

"Jeri" sedia Festival de Windsurf


Integrantes da nova geração do windsurf de Camocim, os velejadores José dos Santos e Francisco Hugo de Sousa, foram destaques no Goya Windsurf Festival, evento realizado em Jericoacoara no fim de semana passado.

José dos Santos, 17anos, considerado a revelação da prova, terminou na primeira colocação do evento principal, enquanto Hugo de Sousa, 15 anos, ganhou a categoria melhor manobra.

Completaram o pódio do Goya Windsurf Festival, em Jeri, os atletas Luiz Domingues, da Ilha dos Coqueiros, em Acaraú, terceiro lugar, e Jamilson, também de Camocim, quarto lugar.

Atração do feriadão do Dia da Criança, o Goya Windsurf foi organizado pelos velejadores Marcílio Browne e Levi Lenz.

Durante três dias, atletas vindos de Camocim e Jeri estiveram reunidos para disputar a boa premiação do Goya Windsurf Festival e participar de uma espécie de Clínica onde os principais nomes do windsurf cearense puderam passar toda sua experiência para a garotada.
                                       (Com informações do DN)

Vigário de Acaraú, Padre Juscelino é transferido

Através de fontes, chegam a nossa equipe de redação, informações dando conta de que o atual vigário de Acaraú, o atuante servo de Deus, Padre Juscelino Pascoal, foi transferido desta Cidade.


Em breve maiores informações.


Eleições para prefeito em 122 cidades aguardam decisão da Justiça


O resultado do primeiro turno das eleições poderá ser alterado em 122 cidades após o julgamento dos recursos de candidatos pendentes, segundo levantamento do G1 com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessas, três municípios estão sem eleito, porque todos os candidatos aguardam decisão final da Corte sobre seus registros.
Cidades que podem ter o resultado das eleições alterado após o 1º turno
AMBoca do Acre
APÁgua Branca do Amapari
BAAmélia RodriguesCruz das AlmasMuquém de São FranciscoPojuca e Salinas da Margarida
CEAcaraúBoa ViagemCedroDeputado Irapuan PinheiroHorizonteIguatuMeruocaMorada NovaMucamboNova OlindaOrósPacoti,QuixeramobimRedençãoReriutaba Tururu
ESGuarapari e Pedro Canário
GOAlto HorizonteBom Jesus de GoiásCatalão,Flores de GoiásRio QuenteSanta Rita do Novo Destino e Santa Terezinha de Goiás
MAAmarante do Maranhão e Boa Vista do Gurupi
MGBambuíBiquinhasCatutiMar de Espanha,ParaisópolisPaulistasPiedade dos GeraisSão Francisco e São Pedro dos Ferros
MSBonito
MTChapada dos GuimarãesGlória D'Oeste e Juara
PAÁgua Azul do NorteMaritubaMonte Alegre,Nova Esperança do PiriáSanta Bárbara do Pará,São João da Ponta e Tailândia
PBBarra de SantanaCoremas e Pedra Branca
PEÁgua Preta e Cedro
PIBrasileira
PRColomboMarechal Cândido RondonSanta Helena e Santa Inês
RJCabo FrioMendesPetrópolisSão José do Vale do Rio PretoTeresópolis e Valença
RNBarcelonaCaiçara do Rio do VentoGalinhos,Monte Alegre e Serra do Mel
ROCampo Novo de Rondônia
RSItaquiNovo HamburgoSão João do Polesine,Sobradinho e Tucunduva
SCBalneário RincãoBenedito NovoCampo Erê,CriciúmaPalhoçaPonte SerradaPresidente NereuTangará e Videira
SEAquidabã e Japaratuba
SPAparecidaAraçoiaba da SerraBoa Esperança do SulBraúnaCafelândiaCampina do Monte AlegreCoronel MacedoDescalvadoEldorado,Euclides da Cunha PaulistaFernãoGeneral SalgadoGuapiaçuIarasIbiúnaJaguariúna,LavrinhasMartinópolisOsascoOsvaldo Cruz,Pedrinhas PaulistaPindoramaPotimReginópolis,Santa Cruz do Rio PardoSão José do Rio Pardo,Severínia e Taquarituba
TOAngico e Colinas do Tocantins
*Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)














































Nas 122 cidades, o vencedor teve o registro de candidatura indeferido (negado) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o TSE ainda avalia recurso. Assim, esses candidatos concorreram normalmente, mas na condição “sub judice”, pendentes, e seus votos apareceram zerados na apuração final.
O TSE divulgou os votos recebidos por cada candidato pendente nesta segunda-feira (8) e começou a julgar os recursos pendentes nesta terça (9), em um esforço concentrado. Nenhum dos 122 municípios, no entanto, teve sua situação avaliada.
Ficaram pendentes após o 1º turno da eleição um total 6.916 pedidos de reconsideração, sendo 2.243 deles de candidatos a prefeito e a vereador barrados pela Lei da Ficha Limpa.
No caso dos 122 municípios, o candidato que tiver o registro deferido poderá assumir a prefeitura. Já aquele que tiver mantido o registro indeferido cederá seu lugar ao segundo colocado.
Segundo o levantamento do G1, ao todo 1.363.830 votos foram obtidos pelos candidatos indeferidos com recursos. O TSE não divulgou quais desses candidatos foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
A candidatura sob judice com a maior quantidade de votos é a de Celso Giglio (PSDB) para a Prefeitura de Osasco: 149.579 votos. Enquanto o TSE não julga o recurso, o engenheiro Jorge Lapas (PT) é o eleito, com 60,03% dos votos válidos.
A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será decidida no segundo turno, mas ainda não se sabe quem são os dois candidatos. Rubens Bomtempo (PSB) obteve 50.320 votos, mas está enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Se obtiver uma decisão favorável, será ele quem irá disputar com Bernardo Rossi (PMDB), que recebeu 52.951 votos. Se não, Paulo Mustrangi (PT), que teve 45.060 votos válidos, vai ao 2º turno.
Cidades sem eleitos
Em três cidades – Bom Jesus de Goiás (GO), Cedro (PE) e Monte Alegre (RN) –, nenhum prefeito foi eleito porque todos os candidatos tiveram seus registros indeferidos. Cada uma delas possui dois candidatos a prefeito. Qualquer um que conseguir reverter o indeferimento será empossado. Se ambos conseguirem, assume o mais votado. E, se nenhum conseguir, haverá nova eleição.
Os únicos estados que não possuem recursos pendentes de candidato a prefeito são Acre, Alagoas e Roraima.
A maioria dos recursos está em São Paulo, onde 29 candidatos recorrem para tornar seus votos válidos. Em seguida, aparece o Ceará, com 17 recursos, Minas Gerais e Santa Catarina com 9 cada estado, Goiás com 8, Pará com 7, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro com 6 cada estado, e Rio Grande do Sul e Bahia com 5 candidatos pendentes cada estado.
Outras cidades também tiveram candidatos indeferidos que ainda aguardam julgamento, mas eles não foram incluídos no levantamento porque, mesmo que sejam deferidos, não alterarão o resultado da eleição local.
Os votos dos candidatos a vereador que conseguirem uma decisão positiva do TSE também podem influenciar nas eleições. Isso porque, no sistema proporcional, contam os votos de cada coligação para a divisão das vagas nas câmaras municipais, que também poderão ter suas composições alteradas ao final dos julgamentos da Corte.
(fonte; G1)