sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições 2012. Urnas são distribuídas nas seções eleitorais neste sábado em Acaraú


As urnas eleitorais que serão utilizadas nas eleições municipais do próximo domingo na cidade de Acaraú, na região Norte, serão distribuídas às seções eleitorais neste sábado. O cartório da 30ª Zona Eleitoral, juntamente com uma empresa contratada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) serão responsáveis pelo transporte dos equipamentos. Acaraú apresenta 144 seções eleitorais em 54 locais de votação, onde estão aptos a votar 41.640 eleitores que escolherão seu prefeito e vereador.
Na sede do Município, há uma seção especial, para pessoas com necessidades especiais, que fica situado na Escola Estadual Thomaz Pompeu, no Centro. Mas conforme o Chefe do Cartório da 30ª Zona Eleitoral, Adauto Cavalcante, todas as seções estão preparadas para receber esse público.
No dia da eleição, Adauto lembra que o eleitor pode ir votar com materiais de divulgação de seu candidato, como camisa, botton, boné, além de levar a cola com o número dos candidatos. O que é vetado é a “boca de urna”, que é fazer a manifestação pública do candidato e deve-se evitar aglomeração de pessoas. Pode-se fazer “manifestação silenciosa”. Os que infrigirem as normas eleitorais são passíveis de advertência, inclusive os partidos políticos.
Além disso, Adauto frisou que todo um aparato de segurança será garantido para dar mais tranquilidade às eleições. “Estamos com reforço de policiais militares e policiais federais para garantir que tudo corra bem nessas eleições”, explicou. O chefe do cartório informou que já no próprio domingo os acarauenses saberão quem é o novo prefeito e os 15 vereadores que farão parte da Câmara Municipal.  

Confira seu local de votação, clicando aqui! 
ligando para o Cartório, no fone (88)3661.1425
Ou no Disque-Eleições: 148

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Acaraú


O Juiz da 30ª Zona Eleitoral, Dr. César de Barros Lima, suspendeu a divulgação de pesquisa eleitoral de Acaraú registrada sob o nº CE-00166/2012, realizada pela empresa Datasensus Pesquisa e Consultoria S/S LTDA, contratada pela Rádio Assunção Cearense S/S LTDA, de Fortaleza. O resultado da pesquisa seria divulgado neste sábado (6), véspera das eleições. A decisão consta em despacho de sentença no processo Nº 466-10.2012.6.06.0030/0, que aponta problemas na realização da pesquisa.
A rádio que contratou a pesquisa tem frequência somente em Fortaleza e regiões vizinhas e a pesquisa não acarretaria nenhum benefício à rádio, além do que a emissora não apresenta registro de outras pesquisas eleitorais, tendo a rádio gastado o montante de R$ 6 mil na contratação da Datasensus para a realização da pesquisa eleitoral em Acaraú. Além disso, o magistrado aponta no documento que “parece ser uma manobra articulada por alguns para manipular o eleitorado indeciso de Acaraú”.
O despacho mostra que os integrantes das duas coligações concorrentes a Prefeitura do Município saberiam previamente o resultado da pesquisa, inclusive um correligionário da coligação “Acaraú Unido e Forte” utilizou-se das redes sociais na internet para descrever que os eleitores “teriam uma surpresa no sábado”, dia em que a pesquisa seria divulgada. No documento o magistrado aponta que “o Juízo é o único que não sabe ainda o resultado que irá ser divulgado nesta pesquisa”.
Chegou ao conhecimento do Juiz por populares e por pessoas que trabalham no fórum que grande parte da população de Acaraú já sabia o resultado da pesquisa, que mostra diferença de 20% entre um candidato e outro, o que seria uma variação muito grande, diferentemente do que se atesta na prática. 
O magistrado relata no documento: “Urge asseverar acercado conceito de pesquisa eleitoral, que não pode servir como propaganda eleitoral, por qualquer coligação ou candidato, devido ao grande poder que exerce entre os eleitores e, precipuamente, entre os indecisos. Nesta esteira, cumpre-nos ressaltar que a propagação de pesquisa de opinião fraudulenta, configura delito de natureza penal previsto no artigo 33, com previsão de sanção indicada no parágrafo 4º da Lei 9.504/97.”
Ainda no documento: “A corrida eleitoral neste Município está bastante acirrada e existe ainda um ponto de desequilíbrio que pode vir à tona no fechar das cortinas, ou seja, no último dia, anterior às eleições. Existe um candidato que está disputando o pleito na condição ‘sub judice’. Segundo decisão de caso semelhante ao seu, proferida em processo nº 26422.2012.606.0066, o TSE indeferiu o registro do candidato, causando expectativa de julgamento semelhante para o caso do Candidato majoritário ‘Alexandre’. Neste espectro, há indícios de que a divulgação da pesquisa seja uma ação para encobrir a renúncia do candidato.”
Ao final, a sentença: “Ex Positis, com esteio no art. 17, parágrafo 2º da Resolução do TSE nº 23.364/2011, suspendo a divulgação da pesquisa registrada sob o nº CE-00166/2012 para evitar prejuízo de difícil reparação. A divulgação em discordância com esta decisão redundará em aplicação da multa estabelecida no art. 18 da sobredita resolução e testilhada no art. 33, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/97”.
Dr. César intimou a Datasensus, a Rádio Assunção Cearense e o Ministério Público para os procedimentos cabíveis.

Confira abaixo o inteiro teor da sentença: 


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Campanha Eleições 2012: pesquise o passado do candidato



(TSE)

Presidente do TRE do Ceará lança apelo ao eleitor jovem


Cerca de seis milhões de eleitores vão às urnas, no próximo domingo, no Ceará. Todo o esquema de segurança e infraestrutura para o pleito, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ademar Mendes Bezerra, já está montado. O presidente do TRE, em visita ao Grupo de Comunicação O POVO, nesta sexta-feira, aproveitou para lançar um apelo ao eleitorado, principalmente jovem, para que participe dessa festa de cidadania.
(Eliomar de lima)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nova vara do trabalho implantada em Sobral beneficiará 25 municípios, inclusive Acaraú

Ato de assinatura do convênio
Arquivo e informações: TRT/CE

A população sobralense terá em breve mais uma unidade da Justiça do Trabalho. Convênio assinado na última quarta-feira, dia 3, entre o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e a prefeitura vai viabilizar a instalação da segunda vara do trabalho de Sobral. O documento foi firmado pela presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar, e pelo prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda.
Além de Sobral, a vara também solucionará conflitos trabalhistas de outros 25 municípios: Acaraú, Alcântaras, Amontada, Bela Cruz, Cariré, Coreaú, Cruz, Forquilha, Groaíras, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, Senador Sá e Uruoca.
Pelo convênio, a prefeitura fornecerá instalações para abrigar a atual vara do trabalho de Sobral, localizada na Avenida Lúcia Saboia, enquanto o prédio passa por reformas para receber a segunda vara trabalhista. A partir de novembro, empregados e empregadores serão atendidos no novo espaço cedido pelo município, na Rua Coronel José Inácio, s/n, Centro da cidade.
De acordo a desembargadora Roseli Alencar, a nova unidade da Justiça do Trabalho será inaugurada em fevereiro de 2013. “Sobral tem uma das maiores movimentações processuais do Estado,” ressaltou a presidente, referindo-se ao fato de a vara do município ter recebido a maior quantidade de processos no ano passado. Foram 2.586 reclamações trabalhistas ajuizadas.
Participaram do ato de assinatura do convênio o juiz titular da vara de Sobral Lucivaldo Muniz Feitosa, o juiz do trabalho Judicael Sudário de Pinho, a diretora-geral do TRT/CE Neiara São Thiago Cysne Frota e a diretora da vara de Sobral Mônica de Araújo Fontes.

Justiça Eleitoral disponibilizará transporte especial aos eleitores da 30ª Zona Eleitoral


         A Justiça Eleitoral da 30ª Zona, das comarcas de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, comunica que disponibilizará transporte especial aos eleitores que necessitarem para chegar as sessões de votação no dia da eleição municipal, no próximo domingo, dia 7 de outubro. Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o Cartório Eleitoral, no fórum, para solicitar o envio do transporte, por meio dos seguintes telefones: (88) 3661-1425 / 3661-1080. Ou dirigir-se ao próprio fórum, no bairro Monsenhor Edson Magalhães. O transporte de eleitores por candidatos ou coligações políticas não é permitido na legislação eleitoral.

Campus do IFCE em Acaraú recebe trabalhos para I Semana da Biologia

Prédio do campus de Acaraú do IFCE

        A comissão científica da I Semana da Biologia do campus de Acaraú, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), está com inscrições abertas, até o dia 8 de outubro, para submissão de trabalhos para as oficinas e minicursos (na forma de pôsteres e exposição de modelos/estruturas/jogos didáticos originais). Podem apresentar suas propostas estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e docentes de biologia e áreas afins.
   As sugestões de trabalhos devem ser enviadas, exclusivamente, para o e-mail: cienciasbiologicasifceacarau@gmail.com, através de formulário específico, disponível em edital. O evento terá como tema “Do mar ao sertão, valorizando os ecossistemas regionais e a sustentabilidade”.
       A primeira edição da Semana da Biologia do campus de Acaraú acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro. O público-alvo serão os estudantes, profissionais, docentes da área de biologia e afins. O evento contará com o apoio da Semace, da 3ª Crede e da Cogerh e acontecerá no auditório e nas dependências do campus de Acaraú. A inscrição para participação será gratuita e poderá ser realizada através do preenchimento um formulário disponibilizado pela comissão organizadora no primeiro dia do evento.
Dúvidas pelo telefone (88) 3661.1682 ou pelo e-mail: 
cienciasbiologicasifceacarau@gmail.com
Acesse os editais:

Alunos de Escola Profissional de Acaraú participarão de Simulado Enem 2012 Geekie-Estadão


Os 113 alunos das terceiras séries dos Cursos Técnicos de Aquicultura, Enfermagem e Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, sediada no município de Acaraú, participarão no próximo sábado, dia 6 de outubro, do Simulado Enem 2012 Geekie-Estadão. O teste é resultado da parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e a Geekie, empresa de tecnologia aplicada à educação.
Trata-se do novo simulado adotado pela Secretaria de Educação, promovido pela Geekie e o Jornal Estado de São Paulo. Dessa vez os alunos realizarão suas provas online, em uma ação totalmente gratuita que segue o mesmo modelo da prova oficial. Três dias após o Simulado os alunos receberão os relatórios de desempenho personalizado, tudo por e-mail.
Será utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na qual são atribuídos pesos diferentes para as questões de acordo com a dificuldade. A ideia é usarmos as oportunidades aliadas à tecnologia para prover o melhor acesso ao conhecimento e aos estudos”, declarou Eduardo Bontempo, administrador de empresas, do Geekie.

Governo do Estado decreta luto oficial pelo falecimento do jornalista Lustosa da Costa

Jornalista Lustosa da Costa
Arquivo: DN

O governador Cid Gomes decretou nesta quinta-feira, dia 4, luto oficial de três dias em decorrência do falecimento, na noite de quarta-feira (3) em Brasília,  do jornalista e escritor Lustosa da Costa. "É com profundo sentimento de perda que recebo a notícia da morte de  Lustosa da Costa. O Ceará perde um escritor e jornalista de primeira  grandeza; Sobral vê partir um eterno enamorado da terra natal e um fiel guardião de sua memória; os amigos – incontáveis – perdem a mais  completa tradução da amizade sincera, descompromissada e  enriquecedora. Representante maior da inteligência sobralense, Lustosa  conquistou respeito pela retidão de seu trabalho jornalístico e  admiração pela riqueza da obra literária. Ponderado e corajoso a um só  tempo, defendia com uma riqueza de argumentos suas opções políticas e  ideológicas. Afável, cavalheiresco, passeava sua simplicidade pelas  calçadas de Sobral e de Fortaleza, fazendo e cultivando amizades. Os cearenses, hoje enlutados, saberão guardar com muito carinho sua memória", Cid Ferreira Gomes.

Lustosa da Costa

Jornalista, escritor, poeta e, acima de tudo, sobralense. Mesmo tendo nascido em Cajazeiras, na Paraíba, era assim que Francisco José Lustosa da Costa se definia. Dos 28 livros publicados por ele, sete têm o município da zona Norte como tema. Ele foi o único dos 11 filhos de Francisco Ferreira Costa e Maria Dolores Lustosa da Costa a não nascer em Sobral.  O corpo de Lustosa da Costa será cremado em Brasília e as cinzas serão trazidas para Sobral. O velório será na Casa do Ceará,.
Lustosa da Costa foi colunista do Diário do Nordeste desde a inauguração da Sucursal em Brasília, em 1985. Leitor compulsivo, ele deu início aos seus estudos no Ginásio Sobralense. Mais tarde cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Jornalista profissional, foi editor - chefe do "Unitário" e do "Correio do Ceará", em Fortaleza, e repórter político da sucursal de "O Estado de S.Paulo" e do "Jornal da Tarde", em Brasília, durante 14 anos.
No magistério, mais uma de suas paixões, Lustosa da Costa destacou-se como professor de Sociologia do Centro Educacional do Ceará, hoje Instituto de Educação do Ceará, entre 1964 e 1966. Também foi professor de Sociologia do II Curso Livre de Jornalismo, realizado pela Universidade Federal do Ceará, pela Associação Cearense de Imprensa e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, em maio de 1965. Em 1966, foi o deputado federal pelo MDB do Ceará mais votado em Fortaleza. Na abertura de sua última coluna publicada no Diário do Nordeste, Lustosa afirmou mais uma vez sua paixão por Sobral.  

Municípios do Baixo Acaraú receberão viaturas para Polícia Civil

Viaturas que serão entregues
Arquivo e informações: Governo-CE

Acaraú, Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú, estão entre os municípios que serão contemplados com 53 viaturas da Polícia Civil. As novas viaturas serão entregues, pelo governador Cid Gomes e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, nesta sexta-feira , dia 5, às 9 horas, no Palácio da Abolição. Ao todo, em todo Estado, serão entregues 101 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar e mais 100 motos ao BPRaio. 

Morre aos 74 anos, jornalista Lustosa da Costa

        Faleceu na noite de ontem (3), aos 74 anos em Brasília, por falência múltipla dos órgão, o jornalista Lustosa da Costa, que lutava contra câncer de pulmão. O corpo do jornalista deverá ser cremado e, segundo a família, as cinzas deverão ser jogadas no Rio Acaraú em Sobral, Zona Norte do Estado. Paraibano, mas morou vários anos em Sobral, onde recebeu o título de cidadão sobralense, além da Biblioteca Pública ter seu nome desde 2008. Era escritor e como jornalista trabalhou em vários veículos de comunicação. Ultimamente, era colunista do jornal Diário do Nordeste.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleições 2012. Eleitores votarão sem saber se seu candidato poderá assumir


Regendo sua primeira eleição, a Lei da Ficha Limpa levou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedidos de impugnação de 1.361 candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. Apesar de a votação ocorrer no próximo domingo (7), no entanto, a grande maioria dos políticos sob suspeição disputará o voto do eleitorado sem saber se será enquadrada como ficha suja. A incerteza vai marcar a eleição porque o plenário do TSE não conseguirá julgar todos os processos antes do próximo domingo. Nos casos em que não houver deliberação da Justiça Eleitoral, os candidatos concorrerão no próximo domingo sub judice e os votos serão computados normalmente. Contudo, a vitória nas urnas não será a garantia de posse no cargo ao qual disputou. O Município de Acaraú, na região Norte, tem candidatos na lista.

Confira a relação de candidatos a prefeito e vice com problemas no Baixo Acaraú:

Candidatos a prefeito:
Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (PMDB) – Acaraú
Araújo Marques Ferreira (PMDB) – Jijoca de Jericoacoara
Paulo César dos Santos (PT) – Amontada
Roberto Carlos Farias (PSD) – Santana do Acaraú

Candidatos a vice-prefeito
Ângelo Luís Leite Nóbrega (PR) – Marco
Cleiton Oliveira Souza (PSD) – Jijoca de Jericoacoara
Francisco Tomé Rodrigues (PSB) – Amontada (REGISTRO NEGADO PELO TSE)
José Viton Souza (PRB) – Jijoca de Jericoacoara
Manuel Edmundo da Silveira (PMDB) – Acaraú (da chapa majoritária indeferida, de Alexandre)

Confira a lista completa no site do TRE-CE, clicando aqui!

Eleições 2012. Reforço policial garantirá segurança no Baixo Acaraú

Mais de 13 mil policiais serão mobilizados
Arquivo e informações: Portal Ne10/UOL

 "Nestas eleições estamos reforçando o efetivo em todos as áreas, seja na Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros ou Perícia Forense. Um exemplo disso é o aumento de mais de quatro mil policiais militares nas eleições municipais deste ano em comparação com as eleições municipais de 2008". Essa frase foi dita no Comando Geral da PM pelo Secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, momentos antes do embarque das tropas da Polícia Militar para o interior para atuarem na Operação Eleições 2012. De acordo com o secretário, o aumento foi uma determinação feita tanto ao comando da polícia militar como ao delegado geral da polícia civil. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social encaminhou reforço de efetivo para municípios que, segundo a pasta, estavam com disputas "mais sensíveis" durante as eleições. Acaraú, Itarema e Morrinhos, na região do Baixo Acaraú constam entre os Municípios que estão recebendo o reforço policial.

TSE nega registro de candidato a vice-prefeito de Amontada


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro da candidatura a vice-prefeito a Francisco Tomé Rodrigues, do município de Amontada, na região Norte. A decisão foi publicada na sessão do dia 25 de setembro, e apresenta mais 19 decisões referentes a processos de registro de candidatos a vereador de diferentes municípios cearenses.


Francisco Tomé Rodrigues, que pertence aos quadros do PT é candidato a vice-prefeito de Amontada pela coligação Unidos de Novo Para Fazer Ainda Mais, formada pelas seguintes agremiações: PRB/PP/PT/PTB/PMDB/PTN/PSC/DEM/PRTB/PSD/PSB/PCdoB/
PT do B.


A candidatura dele foi impugnada pelo promotor de justiça da 123ª zona, por contas rejeitadas pelo TCM. A impugnação foi julgada improcedente, mas houve recurso, e a sentença foi reformada pelo TRE. O candidato recorreu para o TSE e o ministro Arnaldo Versiani, em decisão monocrática confirma o julgamento do TRE. 

Colisão de veículos em Amontada deixa um morto e um ferido


Um homem morreu ao colidir o veículo com outro, por volta das 22h30min do último domingo, dia 30 de setembro, no município de Amontada, região Norte. Edivaldo Holanda, 31 anos, conduzia um Gol que bateu frontalmente em um D-20, na CE 176, quilômetro 26.  Holanda morreu no local e o outro motorista foi encaminhado ao hospital, com ferimentos graves. Ao todo, a polícia registrou 22 acidentes em todo o Ceará, com 32 feridos e um morto nas últimas 24 horas – das 7h de domingo às 7h da última segunda-feira, dia 1º de outubro.

Município de Santana do Acaraú será fiscalizado por técnicos da Arce em outubro


        Santana do Acaraú, localizada na região Norte, receberá a visita de técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Arce), neste mês de outubro, para uma série de fiscalizações programadas sobre as condições gerais dos Sistema de Abastecimento de Água. Além de Santana do Acaraú, outros oito municípios receberão a visita de técnicos da coordenadoria de Saneamento Básico: Coreaú, Moraújo, Ibiapina, Granjeiro Massapê, Lavras da Mangabeira, Ipaumirim e Baturité.

        Cabe à Arce verificar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), trabalho este que vai da análise de aspectos que envolvem o atendimento comercial às condições técnico-operacionais dos sistemas de abastecimento. Agindo sempre de forma imparcial e respeitando os rigores técnicos a que estão submetidos os agentes envolvidos no processo, a Agência tem como alvo o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela concessionária - no caso a Cagece -, a proteção dos direitos dos usuários, a universalização dos serviços e, ainda, a modicidade tarifária.

        As tarefas de regulação e fiscalização por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará foram iniciadas em 2001, a partir da assinatura de convênio e consolidadas em 2009, com a promulgação da Lei Estadual n° 14.394/09 que define a atuação da Arce no setor. Em todo o Estado, são quase cinco milhões de clientes atendidos somente na área de saneamento básico. Dos 184 municípios cearenses, 150 contam com os  serviços da Cagece. Desses, 149 são regulados e fiscalizados pela Arce. Além das fiscalizações, a Agência Cearense também realiza julgamento de casos e mediação de conflitos entre usuários e concessionária.

        A Lei federal nº 11.445/2007, marco regulatório do setor de saneamento básico, estabelece diretrizes nacionais e define saneamento básico como um conjunto de serviços, de infraestrutura e de instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. A referida lei, dentre suas definições, determina que o titular do serviço é responsável por planejar a universalização do atendimento, permitindo acesso a todos os domicílios ocupados. O planejamento está consubstanciado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), cuja elaboração é requisito para o acesso aos recursos federais destinados à melhoria e expansão do sistema.

UVA abre inscrições para Mestrado Acadêmico em Geografia


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está com inscrições abertas para o Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG). Estão sendo ofertadas 11 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Análise ambiental e estudos integrados da natureza; Dinâmica territorial: campo e cidade. A seleção será realizada de 19 a 23 de novembro, constando de prova escrita de conhecimento na área, exposição do projeto e entrevista, prova de proficiência em língua estrangeira e divulgação do resultado final.

A matrícula ocorre de 10 a 14 de dezembro na Secretaria do Mestrado, no Centro de Ciências Humanas (CCH), campus Junco, em Sobral. As aulas terão inicio no dia 4 de fevereiro de 2013. As disciplinas serão ministradas de segunda à sexta-feira. O Mestrado terá duração máxima de 24 meses, incluindo-se neste período a defesa da dissertação.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, o curso objetiva a formação de profissionais para atuação nas áreas de planejamento, assessoria de projetos junto aos movimentos sociais, políticas públicas e desenvolvimento de pesquisas, dando destaque ao ambiente semiárido.

Serviço:

O Edital, com a ficha de inscrição e todas as informações sobre o Mestrado, está disponível na página da UVA na internet:
Telefone da Coordenação do MAG: (88) 3677.7859
E-mail: mestradogeografia@uvanet.br

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eleições 2012 em Acaraú. Agenda dos candidatos a prefeito (última semana)


 Agenda do candidato Alexandre Gomes (PMDB)
- Terça-Feira (02/09)
Comício no Distrito de Juritianha
20:00hs

- Quinta-Feira (04/09)
Comício na Praça do Centenário em Acaraú

Agenda do candidato Pedim do Cleto (PT)
- Quinta-feira, dia 4 de outubro 
Comício no distrito de Juritianha
Às 18h, concentração no comitê central

Observação: última semana das atividades dos candidatos antes das eleições, que acontecerão no próximo domingo, 7 de outubro.

Rádio Acaraú FM é tirada do ar por determinação da Justiça


A Justiça Eleitoral determinou que a emissora de rádio Acaraú FM, suspendesse por 24 horas sua programação. A justiça entendeu que a emissora desobedeceu a Lei Eleitoral Número 9.504/97, ao permitir que em um dos seus programas fosse feita de forma explícita, o pedido de voto para um determinado candidato do município de Acaraú. Durante esse período a emissora é obrigada a veicular apenas a chamada a cada 15 minutos, informando a seus a ouvintes o motivo de mesma estar fora do ar. Além da suspensão, a emissora foi multada em R$ 24 mil.

(Com informações do blog O Acaraú)

Quatro cursos da UVA são avaliados pelo Guia do Estudante


A Universidade Estadual Vale do Acaraú, com sede em Sobral, zona Norte do Ceará, teve quatro cursos de graduação avaliados pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, os quais vão integrar a publicação GE Profissões Vestibular 2013, que estará nas bancas a partir de 25 de outubro. Os cursos de Ciências Sociais, Educação Física, Pedagogia e Zootecnia da UVA ganharam três estrelas. O estudo avalia vários cursos superiores do País, aplicando-lhes uma conceituação de qualidade (até cinco estrelas). De acordo com o Guia do Estudante, quatro critérios devem ser atendidos para participar da avaliação: ter a titulação de bacharelado ou bacharelado e licenciatura; possuir turma formada há pelo menos um ano; ter turma(s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo; ser um curso presencial. Com base nessas informações, a equipe seleciona os cursos e envia um convite para seus coordenadores preencherem questionário de avaliação.

Servidores e candidatos assinam termo de compromisso em Acaraú

Juiz da 30ª Zona Eleitoral, César de Barros Lima.
Arquivo e informações: Sindsep-Acaraú

         Foi realizado neste mês, no Município de Acaraú, na região Norte, o I COLÓQUIO MUNICIPAL DE ACARAÚ com o tema “Por um município decente e democrático”. Na ocasião, servidores municipais e candidatos a prefeito e vereador para Acaraú, nestas eleições municipais de 2012, apresentaram propostas e assinaram termo de compromisso caso conquistem vitória no pleito. O evento contou com a presença do juiz eleitoral da 30ª Zona Eleitoral (Comarcas de Acaraú, Itarema, Cruz e Jijoca), que aprovou a iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sindsep), que contou com o apoio da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Confederação dos Trabalhadores Municipais do Brasil (Confetam) e Central Única dos Trabalhadores (CUT). O evento contou com a presença da representante da Fetamce, Maria Ozaneide; a representante da Coordenadoria Regional da Fetamce de Itapipoca, Hermesland Teixeira; o representante do Sindicado de Umirim, Francisco Barroso; além do Assessor Jurídico do Sindsep-Acaraú, Valdecy Alves.