sábado, 29 de setembro de 2012

Eleições 2012. Cinco candidatos de Acaraú estão com as candidaturas indeferidas


No município de Acaraú, na região Norte, um candidato a prefeito e quatro candidatos a vereador estão com suas candidaturas indeferidas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), apesar de terem recorrido a instâncias superiores, podendo ter revertida a atual situação. A informação do indeferimento consta na base de dados do DivulgaCand (Divulgação de Registro de Candidaturas)-2012 do site do TRE-CE. Dois candidatos a vereador de Acaraú teriam renunciado. No total, candidataram-se dois candidatos a prefeito e 61 candidatos a vereador para 15 vagas. Para manter-se informado sobre a situação do candidato é só acessar: http://divulgacand2012.tse.jus.br/

Confira os candidatos com candidatura indeferida ou que renunciaram:

Candidato a prefeito

Alexandre Gomes – indeferido com recurso

Candidato a vereador

João Mick Rooney do Nascimento (PRB) - indeferido com recurso
José Tarzan Bernardo da Costa (PSL) – Indeferido com recurso
Marcos Rigony Menezes Costa (PT) – Indeferido com recurso
Vandeluce Vasconcelos Chaves dos Santos (PRB) – Indeferido com recurso
Francisco das Chagas Ribeiro (PT) - renúncia
Vicente de Paulo dos Santos Filho (PT) - Renúncia 

Eleições 2012. Polícia Federal reforça esquema de segurança em Acaraú


A cidade de Acaraú, na região Norte, receberá nas eleições municipais deste ano, o reforço na segurança com a Polícia Federal. Delegado, escrivão e agentes chegam a cidade nesta segunda-feira, dia 1º de outubro. Um Posto da PF será montado no Fórum de Acaraú, onde funciona a 30ª Zona Eleitoral (Acaraú, Itarema, Cruz e Jijoca de Jericoacoara). Os policiais atuarão não só no município de Acaraú, bem como em cidades vizinhas.
A vinda da Polícia Federal ao Município faz parte de um acordo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o órgão de segurança  e tem por objetivo garantir nos municípios um pleito seguro, com respeito à legislação eleitoral e tranquilidade aos eleitores.
O presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra ressaltou a imprensa que foram feitas reuniões com o secretário de Segurança Pública e delegados do Estado, destacando que “todos fizeram questão de reafirmar a importância da participação da Polícia Federal no esquema de segurança para as próximas eleições”.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Quadrilha que havia arrombado caixa eletrônico do BB em acaraú é presa em Redenção

Ferramentas apreendida pela polícia
Arquivo: DN

Quatro homens foram presos, na madrugada de ontem, acusados de envolvimento na tentativa de furto a um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil (BB) em Redenção. A prisão dos bandidos foi possível graças a uma denúncia da população dando conta de uma movimentação estranha na frente da agência bancária. O bando é o mesmo que havia arrombado o caixa eletrônico no município de Acaraú em 27 de junho deste ano. Os criminosos fizeram um buraco no equipamento e tamparam a tela com envelopes após tirar quantia em dinheiro. Os bandidos também protagonizaram ações contra agências bancárias em Almofala, Uruburetama e Umirim, além de duas tentativas nesta Capital. Policiais da 2ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar prenderam os catarinenses Cristian Rafael Rosa, de 24 anos, e Thiago Janing, de 19 anos, ambos de Joinvile. Também foi preso o mineiro, natural de Uberlândia, Antônio Carlos Marcelino, 32, e Francisco Thiago Silva, 26, natural de Redenção. Os acusados foram presos e encaminhados a Delegacia de Roubos e Furtos, em Fortaleza.

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato “Pedim do Cleto” (PT)
Sábado, dia 29 de setembro
Comício em Aranaú
18h, concentração no comitê central para carreata.

Agenda do candidato Alexandre (PMDB)
Domingo (30/09)
Comício na Localidade de Celsolandia

20h

- Terça-Feira (02/09)
Comício no Distrito de Juritianha
20h

- Quinta-Feira (04/09)
Comício na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú (último comício)
20h

Eleições 2012. Juiz da 30ª Zona Eleitoral alerta veículos de comunicação sobre legislação

Juiz da 30ª Zona Eleitoral, César de Barros Lima

O juiz da 30ª Zona Eleitoral, César de Barros Lima, reuniu-se com candidatos a prefeito, representantes de coligações, diretores de rádios e locutores dos municípios de Acaraú, Itarema, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, na ultima segunda-feira, dia 24, no fórum de Acaraú.
A reunião foi motivada pelo grande número de denúncias feitas pelas coligações sobre o privilégio que alguns candidatos vêm recebendo em algumas rádios, e sobre as atitudes inadequadas de alguns programas. A legislação veda aos veículos de comunicação tratamento privilegiado a candidatos, partidos e coligações.
O juiz eleitoral informou que, caso a legislação não seja respeitada, irá tomar as devidas providências, inclusive podendo vir a fechar emissoras de rádio. Segundo as orientações da justiça eleitoral, os locutores não podem tomar partido no rádio, as informações têm de ser passadas de forma igual para os candidatos, não podendo haver campanha fora do horário eleitoral.

(Com informações do blog O Acaraú)

Estudantes do Baixo Acaraú realizam simulado do Enem


Alunos de Ensino Médio das escolas estaduais do Baixo Acaraú (Acaraú, Marco, Morrinhos, Jijoca, Cruz, Bela Cruz e Itarema) participam ontem e hoje de um simulado Seduc Enem 2012. Organizado pela Secretaria de Educação do Estado, os alunos testarão seus conhecimentos preparando-se ao teste oficial, juntando-se a 110 mil alunos da rede pública estadual de todo Estado.
O objetivo da ação é proporcionar aos estudantes a vivência de todo o processo que envolve a realização do Enem, como horários de chegada aos locais das provas e assim habituar-se ao tempo para conclusão das mesmas, bem como a autoavaliação das competências cognitivas já desenvolvidas, além de oportunizar aos estudantes o contato com questões características deste exame.
 A atividade integra um conjunto de ações destinadas à mobilização e preparação dos estudantes para que possam realizar o Exame com segurança e com perspectiva de ingresso no ensino superior por meio deste processo. O Simulado inscreveu alunos de 3º ano, da Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio Presencial e ex-alunos matriculados no Programa Rumo à Universidade (PRU).
A 3ª Crede havia promovido um ciclo de palestras e os professores intensificaram a preparação dos alunos para participarem do exame. O simulado faz parte desse processo de estímulo ao aluno. O Enem é utilizado como critério de ingresso em cursos superiores de Instituições de Ensino públicas, dentre as quais a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), que dispõe de um campus em Acaraú, além de vários outros municípios do Estado.

Festival Lítero-Musical é realizado em Jijoca de Jericoacoara

Apresentação dos alunos.
Arquivo e informações: 3ª Crede/Acaraú

O município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, sediou o III Festival Regional Lítero-Musical da 3ª Crede (Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação). O evento ocorreu, no dia 21 de setembro, no NAEC (Núcleo de Arte, Educação e Cultura). O evento, realizado pela equipe do NRCOM (Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios) tem como principal objetivo divulgar e reconhecer o trabalho de incentivo e promoção da leitura nas salas de aula dos municípios da 3ª CREDE/Acaraú. Em sua  3ª edição, o festival teve como tema: “Saboreando e Musicalizando a coleção PAIC Prosa e Poesia”.
Participaram alunos de escolas estaduais das cidades de Acaraú, Bela cruz, Cruz, Itarema, Jijoca, Marco e Morrinhos, que protagonizaram contação de histórias, teatro, dança e canções, resultado do trabalho com a dinamização do acervo da 5ª e 6ª coleção PAIC Prosa e Poesia.
As atividades iniciaram com a apresentação da Orquestra Sinfônica do de Jijoca. Entre as autoridades presentes, estavam o Coordenador da 3ª CREDE, Daniel Costa; o Secretário de Educação de Jijoca de Jericoacoara, Vitor Albuquerque; o Secretário de Educação de Cruz, Raimundo Otávio.

Bancários de Acaraú retornam ao trabalho após dez dias de paralisação


Os bancários da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, no município de Acaraú, região Norte, retornaram ao trabalho na manhã desta sexta-feira, dia 28 de setembro, após dez dias de paralisação, seguindo comando nacional da categoria. O atendimento nos guichês dos bancos foi normalizado. A assembleia que pôs fim ao movimento no Ceará, que contou com mais de 500 bancários de vários municípios, foi realizada ontem, quando os bancários deliberaram pelo fim da greve e retorno das atividades na manhã desta sexta. A categoria conquistou um reajuste de 7,5%, abaixo do esperado, de 10%.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Segunda etapa das obras de restauração do Largo do Poeta, em Acaraú, é finalizada


O Largo do Poeta, área de manguezal que liga o bairro do Centro ao de Outra Banda, na sede do Município de Acaraú, teve concluída a segunda etapa das obras de restauração pela Prefeitura Municipal. Foram feitas intervenções nas laterais de acesso, que foi acimentado, onde só havia areia. Também foram colocados postes com lâmpadas de alta potência que iluminarão todo o espaço. Algumas estruturas de madeira também foram recuperadas e receberam pintura.
A empresa de Sobral, responsável pela restauração do espaço, entregou a obra no final da tarde desta quinta-feira, dia 27 de setembro, a Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, responsável pela fiscalização da execução dos trabalhos.
Conforme o Secretário do Meio Ambiente do Município de Acaraú, Márcio Cavalcante, esta foi a segunda etapa da obra de recuperação do Largo do Poeta, orçada em R$ 66 mil com recursos próprios da Prefeitura. Na primeira etapa, que foi orçada em R$ 140 mil, com recursos do Fundo do Meio Ambiente, a empresa anterior havia feito apenas 50% e, por desistir da obra, a Prefeitura precisou contratar uma nova empresa para concluir a restauração.
Para Márcio Cavalcante, os acarauenses só têm a ganhar com a revitalização do Largo do Poeta. “Esse é um espaço que a população de Acaraú tem para poder contemplar a nossa vegetação, o mangue, nosso ecossistema natural. Além de ser um local agradável, onde as pessoas podem conversar, passear, estar em contato com a natureza”, ressaltou.
O Secretário explica que o Largo é um dos poucos manguezais urbanos no Estado. “São poucos os municípios no Ceará que possuem uma área como essa, um espaço de manguezal no meio da cidade”. Além disso, conforme Marcio, o Largo do Poeta facilita o deslocamento dos acarauenses entre os dois bairros que ele interliga.
A Prefeitura providenciará a segurança do espaço, com guardas municipais e vigias para impedir que seja depredado o patrimônio público, além de oferecer mais tranquilidade e conforto a população. 
O visitante pode conferir uma extrema variedade de plantas e animais típicos do ecossistema de manguezal, bem no coração da cidade. No espaço, que é uma Área de Proteção Permanente, é possível ter uma verdadeira aula de meio ambiente, conhecendo mais a natureza e integrando-se com as belezas naturais que Acaraú pode oferecer. Vale a pena conhecer.

Confira fotos do Largo do Poeta:
O acesso foi acimentado e ganhou
 postes de iluminação
Estruturas de madeira foram
recuperadas e receberam pintura
O Largo é uma Área de Proteção
Permanente
É grande a fauna no Largo




É grande a biodiversidade do espaço

O espaço tem uma grande flora
em seu manguezal




Greve dos bancários do BB e Caixa, em Acaraú, completa dez dias

Bancários afixaram cartazes na frente da Caixa, em Acaraú.

As agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, no Município de Acaraú, na região Norte, continuam sem atendimento ao público, que deve recorrer a correspondentes bancários e outras alternativas para pagar contas, fazer transferências de dinheiro, entre outros procedimentos. A greve perdura no Ceará, apesar da orientação da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) de aprovar proposta dos sindicatos patronais na noite de quarta-feira, dia 26 de setembro. Segundo o Sindicado dos Bancários do Ceará, a proposta oferecida pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que elevou para 7,5% o reajuste salarial da categoria (aumento real de 2%) é insuficiente e uma nova assembleia está marcada para a próxima segunda-feira, dia 1º de outubro. Em Acaraú, os bancários da agência do Bradesco não aderiram a greve e o banco está com o funcionamento normal aos clientes. Faixas e cartazes tomam de conta das fachadas e interior das agências dos bancos públicos de Acaraú (BB e Caixa) desde o dia 18 de setembro, quando foi deflagrada a paralisação, totalizando hoje dez dias sem atendimento no interior das agências. Disponíveis a população só auto-atendimento, além de opções alternativas como correspondentes bancários, internet banking, mobile banking, além dos caixas eletrônicos.

Postos de gasolina de Santana do Acaraú são embargados

Placa do embargo aos postos.
Arquivo e informações: Blog Sobral Tem de Tudo

 A SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará) através de seus fiscais, esteve na tarde de 25 de setembro, na cidade de Santana do Acaraú, na região Norte, e lacrou com advertência de interdição, os dois postos de combustíveis da cidade. Os postos estão proibidos de vender qualquer tipo de combustível, sob pena do pagamento de multa que varia de R$ 10 mil a R$ 1 milhão de reais, pelo descumprimento da decisão da entidade.
Segundo os gerentes dos postos, a SEMACE interditou os estabelecimentos pelo mesmo motivo: piso inadequado para o funcionamento de postos. Os gerentes já acionaram os advogados para tentarem reverter a situação.
Todos os moradores foram pegos de surpresa. Um terceiro posto que funcionava no distrito do Sapó de Cima já está desativado há alguns meses. Os dois postos interditados eram a única fonte de combustível a carros e motos.

‎Agrinorte e Congresso de Agroecologia ocorrerão em Sobral


A cidade de Sobral, na região Norte, irá sediar, de 7 a 9 de novembro, a X Agrinorte – Feira da Agricultura da Zona Norte e o III Congresso Cearense de Agroecologia. A realização dos dois eventos em conjunto tem como proposta aproximar a teoria e a prática da Agricultura Familiar com a Agroecologia; avançar nos processos de pesquisa e extensão rural, desta forma incentivando o intercâmbio científico sobre estratégias de desenvolvimento rural sustentável no semiárido e divulgando casos de sucessos e articulando processos de transferência de tecnologias.

Mais informações, clique aqui!

Atleta de Acaraú participará de competição paraolímpica em Fortaleza


O atleta acarauense Otávio Costa, o “Otavinho”, confirmou sua participação na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Natação Paraolímpica, no Náutico Atlético Clube, na cidade de Fortaleza, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro. A primeira e a segunda etapas aconteceram na cidade de São Paulo, e nesta terceira etapa, será na capital do Ceará. Nas duas fases, o atleta acarauense conquistou medalhas e está se preparando, com apoio dos patrocinadores, para mais esta etapa para trazer mais medalhas a sua Terra Natal.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Eleições 2012. Baixo Acaraú começa a receber reforço policial

Morrinhos e Itarema, na região do Baixo Acaraú cearense, estão entre os trinta municípios cearenses que já receberam reforço da Polícia Militar do Ceará, antecipando as ações da “Operação Eleições 2012”.  A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, em conjunto com as vinculadas Polícia Civil e Polícia Militar, vem acompanhando cotidianamente o andamento das campanhas eleitorais  em todo o Interior e resolveu antecipar o envio de tropas para os municípios onde as campanhas se desenvolvem de forma mais sensível. Todos os efetivos deslocados têm à frente o comando de um oficial. Acaraú receberá mais dez policiais militares enviados pela SSPDS na próxima sexta-feira, dia 28 de setembro. Os policiais ficam nas cidades até a apuração dos votos. Ainda nesta semana a SSPDS divulga o plano operacional da "Operação Eleições 2012".

Eleições 2012. Ronda do Quarteirão dará aparato de segurança no pleito em Acaraú


Segundo informações do Capitão Fred Rafael, Comandante do Programa do Ronda do Quarteirão em Acaraú,  o efetivo policial de mais de 24 policiais estará mobilizado na sede do Município para garantir a Segurança Pública aos cidadãos nas eleições de outubro.  O Ronda do Quarteirão, atuante há dois anos no Município, dispõe de duas viaturas, realizando um policiamento preventivo e ostensivo. O efetivo intensificará sua atuação na véspera e no dia das eleições, tanto no Fórum, como nas diversas seções eleitorais na sede do Município.
Quanto aos casos de pedradas em pessoas de partido político contrário, lutas corporais e depredações a veículos, o Capitão Fred relata que são casos que ocorrem com mais freqüência, neste período eleitoral, quando existem carreatas e comícios, no trajeto da zona rural a zona urbana ou vice-versa. “São poucos os casos que acontecem aqui na sede de Acaraú”. Os envolvidos são encaminhados a delegacia e respondem a procedimento.
Segundo o Capitão, na sede do Município, entre as infrações, acontecem mais xingamentos e constrangimentos, mas “lesão corporal quase não existe motivado por fins eleitorais, revelou. E quando acontece, é feito o procedimento cabível", disse. 

Eleições 2012. Doze policiais reforçarão efetivo da Polícia Militar em Acaraú


Conforme o Major Rondon, Comandante da Polícia Militar de Acaraú, haverá uma reunião na próxima sexta-feira, dia 28 de setembro, com o Comandante da região, Coronel Edvar, no Município de Itapipoca, que deverá reunir todos os destacamentos da região deverão participar, para definir as escalas e pontos de atuação dos policiais militares tanto antes como no dia da eleição, 7 de outubro, inclusive em Acaraú.  A partir dessa reunião, é que serão dadas as diretrizes a Polícia. A Polícia Militar em Acaraú está recebendo o reforço de 12 policiais enviado pela Secretaria de Segurança Pública, permanecendo o reforço a partir da próxima sexta-feira até a apuração das eleições. Esses doze devem se somar aos 26 policiais militares já existentes, conforme informação do Major Rondon.

Infância e Adolescência Missionária é implantada na Paróquia de Acaraú

Grupo IAM com o vigário da Paróquia, Padre Eudes
Arquivo e informações da Paróquia

Os primeiros grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) já estão sendo implantados na Paróquia de Acaraú. A primeira comunidade contemplada foi de Correguinho dos Agostinhos, que em 28 de agosto teve a implantação e apresentação dos membros do grupo para toda a assembleia, que se fazia presente na missa de encerramento dos Festejos de Santo Agostinho, padroeiro da Capela da comunidade. 
O grupo nesta comunidade iniciou-se com 15 crianças e adolescentes. O segundo grupo foi implantado na Comunidade de Córrego da Varas no dia 16 de setembro e de início contou com 10 membros e um terceiro grupo foi implantado no bairro da Rodagem, no dia 19 de setembro. Todos os membros dos grupos têm entre 7 e 14 anos de idade.
A IAM, Infância e Adolescência Missionária, tem como tema "criança evangelizando criança" e conta com voluntários de toda a comunidade paroquial, com interesse de ajudar na missão de evangelização.

Oficina de reciclagem participa de Festival de "Jeri"

Logomarca do Festival - Divulgação

  O grupo produtivo Mundo Jeri, que trabalha com objetos artísticos produzidos com base na reciclagem de materiais, participa do 5º Jeri Sport Music Festival, a ser realizado em Jericoacoara, no período de 27 a 29 de setembro. As peças geradas pelo grupo estarão à venda no Centro de Artesanato.

     O Mundo Jeri confecciona objetos como bolsas, nécessaires, jogos americanos e aventais, a partir de lonas descartadas durante a produção de banners. Também são reutilizadas garrafas pets. A capacitação e a articulação do grupo é feita com a parceria da Cagece, por meio do Projeto Reciclocidades.

      O Projeto Reciclocidades incentiva a formação de grupos produtivos, capacitando seus membros e acompanhando o crescimento da equipe, ajudando a firmar parcerias estratégicas e a divulgar os produtos. Os grupos atuam na confecção de artesanato, através de materiais reciclados, como forma de contribuir para a geração de renda nas famílias.

        As cidades beneficiadas pelo Reciclocidades são selecionadas de acordo com estudos, a partir de análises socioambientais, levantamento de indicadores de renda familiar da população e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões.

       O 5º Jeri Sport Music Festival terá entre as suas atrações Paula Tesser, Bárbara Eugênia, Farra na Casa Alheia e Fino Coletivo. O evento constará também de uma regata de Wind Surf e Kite Surf, no dia 29.

Sobral: Inauguração de postos da PRE e entrega de viaturas acontece nesta quinta-feira (27)


       O Governo do Estado entrega seis novas viaturas para a Polícia Militar e inaugura dois postos da Polícia Rodoviaria Estadual (PRE) nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, na cidade de Sobral. A entrega das viaturas acontece no Beco do Cotovelo, em Sobral, às 8 horas. No total, serão entregues seis viaturas para a Polícia Militar do Ceará, sendo quatro para o Policiamento Ostensivo Geral (POG)e duas para o  Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM) do município de Sobral.

         Às 10 horas, acontecerá a inauguração do Posto da PRE em Taperuaba, localizado na CE-362 Km 145, que liga os municípios de Martinópole e Massapê. Em seguida, às 11 horas, acontece a solenidade de entrega do segundo posto da PRE, localizado no km 99, da CE-178, em Sobral.

     Participam das solenidades o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra; o comandante da Polícia Militar do Ceará, Coronel Werisleik Pontes Matias; o delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas, e o comandante da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará, Tenente Coronel Túlio Studart.

Serviço:
Evento: Entrega de viaturas
Horário: 8 horas
Local: Beco do Cotovelo - Sobral
Evento: Entrega do Posto da PRE
Horário: 10 horas
Local: CE-362, Km 145

Evento: Entrega do Posto da PRE - Sobral
Horário: 11 horas
Local: CE-178, Km 99

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Perímetro do Baixo Acaraú produz grande variedade de culturas

Imagens do Perímetro Irrigado
Arquivo e informações: DNOCS

O perímetro irrigado do Baixo Acaraú, localizado nos municípios de Marco, Bela Cruz e Acaraú, implantado pelo DNOCS e que hoje estabelece uma área produtiva superior a 3.000 hectares foi concebido para produzir agricultura irrigada dentro das mais modernas tecnologias existentes.

Hoje, administrado pela organização de produtores detentores de lotes, de forma colegiada, fundamentada por um convênio de transferência de gestão assinado entre o DNOCS e o Distrito de Irrigação, tem em seu portfólio uma variedade de culturas em produção, com destaque para a fruticultura irrigada. Em sua área, atualmente, os irrigantes plantam e colhem banana, abacaxi, melancia, melão, mamão, maracujá, milho, abóbora, caju, manga, graviola, coco, laranja, goiaba, acerola, sapoti, mandioca, feijão, pimentão, limão, tomate, macaxeira, batata-doce, tangerina, abacate, cana e flores.

Segundo o gerente executivo do Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú – DIBAU, José Luciano Sales, recentemente, membros e técnicos desse polo produtivo estiveram reunidos com o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes, e outros dirigentes, com a finalidade de encontrar soluções para alguns questionamentos sobre uma política voltada para a sustentabilidade daquela área produtiva. Pendências relativas a repasse de recursos para manutenção e melhoria da infraestrutura foram discutidas no encontro.

Luciano Sales solicitou, na ocasião, a instalação de uma agroindústria que viria melhorar o aproveitamento da produção do perímetro, minimizando alguns desperdícios existentes, bem como, recuperação de áreas produtivas. O perímetro tem uma área total de 8.335ha, compreendendo área em produção, área não implantada, e uma reserva indígena de cerca de 590ha. Pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, estão sendo implantados mais 4.196ha, correspondentes à 2ª etapa do projeto.

Curso de Doces e Salgados foi realizado em Acaraú

Cursistas na capacitação
Arquivo e informações: Setase-Acaraú

Com o objetivo de incentivar a autossustentabilidade das famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) - I e II, órgãos da Secretaria da Ação Social do Município (Setase), foram realizados dois cursos de doces e salgados com duração de uma semana que beneficiaram 40 usuários da assistência social. A intenção é criar uma alternativa de renda para famílias do Bolsa Família e dessa forma melhorar as condições de acesso ao consumo e aos serviços, prevenindo violações decorrentes da precariedade financeira.

Paróquia de Itarema divulga programação da festa da Padroeira

Igreja Matriz de Itarema, no Centro da cidade
Arquivo: Blog  Eelepe

Itarema, na região do Baixo Acaraú cearense, comemorará a festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Município. O tema de reflexão deste ano será “Com Maria acolhamos Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre”. A festa inicia no dia 3 de outubro, às 18h, com procissão saindo da Praça Pedro Penha em direção a Matriz, onde será celebrada missa pelo Padre Ailton. Todos os dias, ocorrerá novena às 19h, seguida de missa. No dia 13 de outubro, dia em que se celebra o grande dia da Padroeira, as atividades iniciarão às 7h da manhã, com a missa dos romeiros, celebrada por Dom Benedito, bispo emérito de Itapipoca; ao meio-dia, será celebrada missa com Padre Afonso; às 18h, será realizada uma procissão e missa de encerramento da festa com o bispo diocesano, Dom Antônio. Em todos os dias, após a missa, existe momento social na Praça da Matriz. A paróquia convida a sociedade de Itarema e de municípios vizinhos para participarem deste momento de fé.

Confira a programação completa da festa:


Fonte: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima - Itarema/CE

Rádio 6 de abril, de Cruz, completa 15 anos

A rádio fica situada em frente a Matriz, no Centro de Cruz.
Arquivo: Paróquia de Acaraú

Na última segunda feira, dia 24 de setembro, a Rádio FM Comunitária 6 de Abril, localizada no município de Cruz, na região do Baixo Acaraú, completou 15 anos no ar. A emissora tem parceria com a ONG Catavento e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A rádio, cujo nome é uma homenagem a data de fundação da Paróquia de São Francisco de Cruz, que foi erigida em 6 de abril de 1958, nasceu de um ideal do vigário da Paróquia, Pe.Valdery, com o objetivo de difundir a educação, a cultura e as pastorais da igreja. A rádio conta com uma programação variada, com informação e entretenimento. 

Municípios da região do Baixo Acaraú podem concorrer a Certificação Praia Limpa


Os municípios de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú cearense, estão entre os 20 que podem submeter suas praias ao processo de Certificação Praia Limpa – Edição 2013/2014. A inscrição, que serão realizadas a partir desta terça-feira, dia 25 de setembro, ocorrerão on-line, por meio do site do Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), responsável pelo processo.

A certificação concedida pelo Estado tem omo objetivo incentivar as municipalidades para a adoção de medidas efetivas de proteção das praias e aplicabilidade dos Instrumentos da Política do Meio Ambiente de forma a garantir a proteção, conservação e restauração do patrimônio natural.

Certificação Praia Limpa

Criada pela Lei Estadual Nº 13.892/07, a Certificação Praia Limpa é um programa do Governo do Estado coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). A certificação consiste na concessão de um selo de qualidade aos municípios que detenham jurisdição costeira, façam sua adesão voluntária ao programa e apresentem as condições de higiene limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa o que, de acordo com os artigos 1º e 2º da referida lei, habilita o município para formalização de qualquer tipo de convênio ou ajuste entre Estado e Município no que se refere a implantação de equipamentos públicos, obras e serviços de engenharia.

Avaliação

A avaliação das praias para Certificação será de responsabilidade da Comissão de Avaliação (CA), formada pela Comissão Técnica Estadual (CTE) do Projeto Orla/CE e terá como instrumentos o Questionário de Avaliação das Condições da Praia, de responsabilidade da Comissão de Avaliação (CA), e o Questionário de Gestão da Qualidade da Praia, de responsabilidade do município.

A Certificação, que terá vigência de dois anos em sua segunda edição, será concedida à praia certificada, em três categorias abaixo descriminadas, dependendo da nota resultante da avaliação das condições da praia e da gestão municipal:

70 ≼ TRÊS ESTRELAS DO MAR ≺ 85
85 ≼ QUATRO ESTRELAS DO MAR ≺ 100
CINCO ESTRELAS DO MAR = 100

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Pedim do Cleto (PT)
Terça-feira, dia 25 de setembro
Caminhada com Arrastão da Paz no bairro de Morada Nova
Concentração às 18h na entrada do bairro.

Agenda do candidato Alexandre Gomes (PMDB)
Quarta-feira, dia 26 de setembro
Comício no distrito de Aranaú
Concentração às 18h no comitê para o comício que iniciará às 20h.

Experiência do Sisar, realidade no Baixo Acaraú, será estudado por Instituições internacionais

Sisar já é referência nacional
Arquivo: Potengi Notícias

O Sistema de Saneamento Rural (Sisar), que é uma realidade no Baixo Acaraú cearense, será objeto de estudo internacional. O sistema já é referência nacional em gestão do saneamento rural, tendo sido modelo para outras experiências no semiárido brasileiro.

A ideia da pesquisa é avaliar soluções bem sucedidas em levar abastecimento de água e esgotamento sanitário em regiões carentes, assim como identificar as mudanças socioculturais decorrentes, com a finalidade de incentivar a replicação das experiências positivas.

A pesquisa será coordenada pela Universidade de Newcastle (Newcastle University - UNEW), no Reino Unido. Outras instituições estarão envolvidas, como a Universidade de Coimbra (IMAR-UC, Marine and Environmental Research Centre, Coimbra University), em Portugal; na América Latina, as universidades de Cali (Universidad del Valle – Univalle), na Colômbia, e de Córdoba (Universidad Nacional de Rosario - UNR), na Argentina; e no Brasil, além da UFMG, tomam parte dos trabalhos as universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Pernambuco (UFPE).

O Sistema também já está sendo estudado por um pesquisador da UFMG que observa o “empoderamento” da comunidade ao ser atendida por água potável e ao participar da gestão do sistema.

O Sisar começou a ser implantado no Ceará em 1995, inicialmente na Bacia do Acaraú e Coreaú, com sede em Sobral. Hoje existe um para cada uma das oito bacias hidrográficas do Ceará. Eles beneficiam pequenas comunidades e visam garantir, a longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos sistema de água implantados pela Companhia de forma auto-sustentável. Cada um desses Sisars constitui uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, formada pelas associações comunitárias que representam as populações atendidas, com a participação e orientação da Cagece.

O Projeto da pesquisa será desenvolvido em paralelo em outros estados brasileiros, estudando comunidades rurais ou urbanas em Pernambuco, Minas Gerais e Rio do Janeiro. Na Argentina, serão avaliadas experiências na Província de Santa Fé e, na Colômbia, na cidade de Cali e na região de Cauca.

Eleições 2012 em Amontada. Resultado de enquete


O Vale do Acaraú Notícias promoveu neste blog uma enquete, no período de 20 a 24 de setembro, para saber a preferência do eleitorado com relação aos candidatos a prefeito do Município de Amontada. No total, 96 internautas participaram. Ganhou a enquete o candidato Paulo César (PT), escolhido por 52 internautas, ou seja, 54% dos que participaram. Dr. Valdir (PDT) ficou em segundo lugar, tendo sido escolhido por 21 pessoas (21%). Já Deusdete (PHS) foi escolhido por apenas cinco internautas. Declararam que votariam em branco três internautas, cinco que anulariam o voto e dez candidatos (10% dos que participaram) declararam que não sabiam ainda em que candidato votar para prefeito de Amontada.

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Amontada. Vale do Acaraú Notícias promove última enquete


As eleições municipais se aproximam e promovemos uma enquete para saber a preferência dos eleitores com relação aos candidatos a prefeito dos municípios do Baixo Acaraú. De 20/09/2012 a 24/09/2012, a consulta será feita com relação aos candidatos a prefeito do Município de Amontada. Na sua opinião, quem vencerá a disputa eleitoral em Amontada?

Paulo César (PT) ou Dr. Valdir (PDT) ou Deusdete (PHS)?

Participe! Sua opinião é muito importante para nós!

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Procuradoria Geral Eleitoral emite parecer pelo desprovimento do recurso de Alexandre Gomes no TSE








Praia de Arpoeiras, em Acaraú, deverá passar por intervenções

Praia de Arpoeiras, a praia mais seca do país.
Arquivo: Portal Oort

A Prefeitura de Acaraú recebeu ofício da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, solicitando anuência para fins de execução de obras de urbanização do ponto de acesso à praia de Arpoeiras, no município. Serão  realizadas as seguintes intervenções: complementação do acesso em revestimento primário, construção de praça dos quiosques turísticos, de calçadão e de estacionamento. As intervenções serão possíveis através do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste –PROINFTUR, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina. 
O acordo com o Município e a articulação foi através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Acaraú onde foi feito em reunião realizada em 30 de agosto do ano passado. A anuência para execução das obras será em breve encaminhada pela Prefeitura de Acaraú.
Confira o ofício enviado pela Setur-CE a Prefeitura de Acaraú:

Seca dificulta produção do camarão da Costa Negra

O camarão da Costa Negro tem certificação de qualidade
Arquivo: Nutrimar

Em entrevista a imprensa, o empresário Livino Sales, presidente da Associação de Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), revelou que a produção de camarão em cativeiro está enfrentando problemas com duas grandes secas. O empresário cita a “seca natural”, que se compõe pela escassez de chuvas; e a “seca financeira”, causada pela negativa de crédito dos bancos oficiais.
“Quando é para a indústria, as portas do crédito são escancaradas, mas quando o pleito é do setor primário, algo se intromete para dificultar o que sempre foi difícil”, desabafou Livino Sales.
Por causa da seca natural, estima-se que a produção de camarão na região da Costa Negra (Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara) não ultrapassará 1 mil toneladas neste ano, justo no momento em que o mercado interno brasileiro e seu preço têm aumentado tanto, que foi suspensa a exportação.

Idoso é assassinado a faca após discussão em Itarema


No município de Itarema, na região do Baixo Acaraú, por volta das 4h da manhã do último sábado, dia 22 de setembro, foi registrado um crime de assassinato. O agricultor Francisco Neuton da Silva, de 77 anos, foi morto a faca por José Leonardo Vasconcelos, de 28 anos. De acordo com o subtenente Soares, da Companhia de Policiamento do Interior (CPI), o crime ocorreu após discussão durante uma bebedeira. O O acusado, José Leonardo, foi detido.