sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto faz resgate histórico da comunidade de Lagoa Salgada, localidade de Cruz

Alunos em interação com moradores antigos
Arquivo: biblioteca municipal - Cruz

          Na Escola de Ensino Fundametal Raimunda Elvira Brandão, na localidade de Lagoa Salgada, no município de Cruz, tem sido desenvolvido um projeto intitulado “A memória do meu lugar, no museu eu vou guardar”, coordenado pelo professor Silvio de Araújo. As atividades acontecem nas aulas de História e contam com mapeamento cultural feito com as pessoas da localidade escolhidas pelos próprios alunos. Estas pessoas são entrevistadas e são coletadas peças antigas, como fotografias, moedas, cédulas e outros itens. Na avaliação da direção da escola, o projeto foi muito proveitoso, pois os alunos despertaram para conhecer fatos e acontecimentos antigos ocorridos em sua comunidade.

Eleições 2012. Agenda do final de semana dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Alexandre (PMDB)
- Sábado (22/09)
Cavalgada e Comício em Macajuba
Concentração Praça da Bailarina
15:00hs

Agenda do candidato Pedim do Cleto (PT)
- Domingo, 23/09
Caminhada com Arrastão da Família 13
Concentração às 15h em frente ao Rochinha (bairro de Outra Banda) para caminhada com percurso até o bairro de Planalto Bailarina

Alunos de Bela Cruz fazem invenção na área de telefonia


Uma antena para celular foi confeccionada por estudantes do distrito de Cajueirinho, na cidade de Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú. O artefato permitiu que a população desse distrito tivesse acesso às quatro principais operadoras que atuam na região, o que antes não tinha. As pessoas estão tendo acesso ao mundo e à comunicação, ressalta o coordenador de ciência e tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Francisco Carvalho. Novidades como essas foram criadas por estudantes de escolas públicas da rede de ensino do Ceará que participaram, neste ano, do projeto Ceará Faz Ciência, que mobilizou 600 alunos do ensino fundamental de várias partes do estado. Foram selecionados100 trabalhos que foram expostos em feiras e mostras científicas. Os melhores foram premiados em cerimônias regionais e recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior.  O projeto é realizado pelo governo do estado, por meio da Secitece e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia, identificar jovens talentosos e estimular o interesse pela área.

Eleições 2012. Candidato Alexandre Gomes recorre ao TSE para registro de sua candidatura


O candidato a prefeito do Município de Acaraú, Alexandre Gomes (PMDB) teve protocolada entrega de recurso de indeferimento de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Ministra relatora do processo será a Dra. Laurita Hilário Vaz. O processo, que foi enviado para montagem na última terça-feira, dia 18 de setembro, consta na Coordenadoria de Registros Partidários, Autuação e Distribuição e está em análise do Ministério Público Eleitoral. O candidato recorre a indeferimento de candidatura decidido pelos juízes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) após terem sido apontadas irregularidades na prestação de contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Os problemas atestados pela Corte ocorreram na época em que o candidato era Secretário de Finanças de Acaraú no exercício de 2007. Enquanto não sai a decisão final do TSE, Alexandre continua a cumprir sua agenda de campanha eleitoral.

Confira a situação do processo:




























Fonte: TSE

Governador destaca importância do ensino profissional na capacitação de jovens

Pronunciamento do governador
Arquivo e informações: Governo do Estado

O governador Cid Gomes participou nesta sexta-feira, dia 21, na cidade de Sobral, na Região Norte, do I Fórum Tecnológico Regional de Educação Profissional. Com a palestra  “O desenvolvimento do Ceará e a política de Educação Profissional”, proferida na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lysia Pimentel Gomes, Cid Gomes destacou a importância da capacitação de jovens para obtenção de oportunidades no mercado de trabalho. O programa de implantação de Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEPs) desenvolvido pelo Governo do Ceará é o maior do Brasil. Participam alunos da Escola Profissional de Acaraú.
Criada em 2008, a rede estadual conta com 88 escolas implantadas em todo o Estado. Até o final do ano, serão 95 unidades com a matrícula de 31 mil jovens. O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos jovens no mundo do trabalho. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais.
O I Fórum Tecnológico Regional de Educação Profissional.é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e promovido pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Acaraú, Camocim, Crateús, Sobral e Tianguá. Durante o evento, foram expostas experiências, de projetos e trabalhos científicos de estudantes, professores e gestores, com o objetivo de garantir o diálogo com temas como aprendizagem cooperativa, mercado de trabalho para a juventude e empreendedorismo no ensino médio.
 Além de seminários, estão programadas 17 oficinas sobre os mais diferentes assuntos. O aluno poderá aprender, por exemplo, como se faz um Mangá - histórias em quadrinhos no estilo japonês, um foguete ou ainda conhecer o cenário da “Mineração e o campo de atuação no Ceará e no Brasil”, tema que será abordado pelo chefe de mineração da Fábrica de Cimentos do Grupo Votorantim, Daniel Aguiar.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

C.A.S.A. de Acaraú conta com nova diretoria

Novos membros dos Conselhos da C.A.S.A.
Arquivo da ONG

A Organização Não Governamental Cultura e Arte Solidária (C.A.S.A.), sediada no Município de Acaraú, conta agora com uma nova diretoria desde a última quarta-feira, dia 19 de Setembro. Passam a integrar o Conselho Diretor e Conselho Fiscal para o mandato de 2012/2013 da entidade os seguintes membros: Regina Maria (Presidente), João Marcelo Andrade (Tesoureiro), Marina Sena (Secretária) e Emmanuel Kant (Suplente). A posse dos novos membros ocorreu na 6ª Assembleia Geral Ordinária da entidade. Na ocasião, também foram comemorados os cinco anos de atuação da ONG na cidade de Acaraú. 
A C.A.S.A é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que busca a promoção social de jovens através da arte e da cultura. Promove oficinas de arte, mutirões de limpeza, palestras, além de apresentar projetos como o pró-jovem adolescente, que têm beneficiado inúmeras crianças e adolescentes no Município, principalmente os mais carentes, beneficiados pelo Bolsa Família. 
A ONG aceita doações, e recebe materiais recicláveis, como papel e plástico. A ONG recebe doações de papéis para reciclagem e de material didático. Para quem desejar ajudar, a sede fica localizada na rua José Júlio Louzada, 451, no Centro de Acaraú (vizinho a Guarda Municipal) e o telefone é (88)8103.6371/8124.0721.

Eleições 2012 em Acaraú. Resultado de enquete


O Vale do Acaraú Notícias promoveu neste blog uma enquete, no período de 17 a 19 de setembro, para saber a preferência do eleitorado com relação aos candidatos a prefeito do Município de Acaraú. No total, 1.177 internautas participaram. Ganhou a enquete o candidato Alexandre (PMDB) que foi escolhido por 690 pessoas (58%). Já 467 pessoas  escolheram o candidato Pedim do Cleto (PT), que representa 39% dos que participaram. Declararam que ainda estão indecisos no candidato em quem votar 14 pessoas, duas declararam que votariam em branco e quatro declararam que anulariam o voto.


Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

TRE divulga os locais das seções de justificativa de voto


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizará, nas eleições municipais que ocorrerão em outubro, 15 seções eleitorais exclusivas para justificativas de votos dos eleitores, em nove locais de votação, na capital e nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Aquiraz (Porto das Dunas) e São Gonçalo do Amarante (Pecém).
O TRE do Ceará priorizou os locais de maior circulação dos eleitores que estejam de passagem pelo Ceará, no dia das eleição (7 de outubro). Mas esclarece que a justificativa do voto pode ser feita pelo eleitor que esteja fora do seu domicílio eleitoral em qualquer seção de votação instalada em todo o Estado do Ceará.
Para justificar o voto, o eleitor deverá levar a qualquer seção eleitoral, fora do seu domicílio, o formulário de justificativa preenchido com o número do título e um documento oficial de identidade.

Dia das Crianças aquece mercado de eletrônicos na Zona Norte


O Dia das Crianças (12 de outubro) que se aproxima, na cidade de Sobral, na região Norte, tem movimentado o setor tecnológico. De acordo com os comerciantes, hoje, as crianças buscam consoles e games interativos, que possibilitem o uso online, além de tablets.

Segundo o empresário Gladstone Rodrigues Ponte, a procura por videogames na loja Icomp Nobel tem crescido nos últimos meses. Para suprir o mercado, ele explica que está preparando um estoque especial para a data, além de preparar um espaço especializado.

"Há uma grande procura, principalmente, dos adultos, que usam o filho como justificativa para possuir um console em casa. Para suprir essa procura, estamos preparando um estoque especial que estará disposto a partir da semana que vem e vamos inaugurar um novo espaço permanente no fim do ano, com campeonatos periódicos", afirmou. Na loja, a maior procura tem sido o Play Station 3.

Play Station 2

Já na Rafa Games, o comerciante Thiago Fragoso diz que a maior procura ainda é pelo Play Station 2, pois apresenta mais opções de jogos. "Como temos essa experiência, colocamos o PS2, como é mais conhecido, na promoção e temos boa saída". Além de consoles, o comerciante destaca que há grande procura pelos colecionáveis, como miniaturas de personagens dos jogos. "Esses são procurados mais por adolescentes, que já tem um espírito de colecionador mais forte".

Vendas

Segundo a Superintendente da CDL em Sobral, Daniela Costa, a previsão é de que haja um acréscimo apenas de 7% nas vendas de brinquedos, menor que o ano passado, devido à grande busca das crianças por eletrônicos.

Na Station Games, o lojista Alessandro Oliveira explica que esse tipo de presente tem sido preferido, considerando o papel que o videogame e o tablet desempenham dentro do lar. "Agora não é mais um brinquedo, e sim uma opção para a família descontrair", disse.

Lojas especializadas

Segundo ele, as lojas especializadas são mais procuradas devido às informações que os vendedores dispõem. "É importante se informar sobre o produto antes de comprar. Voltagem, fonte e acessórios são diferenciais importantes, além do amplo número de títulos disponíveis".

Alessandro aponta como console mais procurado o XBOX 360, por conta do acessório Kinect, que faz o scanner do corpo do jogador e reproduz seus movimentos na tela. "Além dessa opção de interatividade ser a mais avançada, a sala online do XBOX é apontada como a mais completas pelos internautas", finaliza.

               (Com informações do Diário do Nordeste)

Pessoas com necessidades especiais têm serviço de convivência em Acaraú

Atividade do grupo.
Arquivo e informações: Setase - Acaraú

O Município de Acaraú, na região Norte, tem sido palco de atividades do Projeto Conviver com Cidadania que objetiva a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em grupos de convivência. Na ocasião, esse público têm oficinas temáticas e de arte-educação, atividades físicas e ações de desenvolvimento de potencialidades. O projeto prevê atendimento a 60 pessoas com necessidades especiais e representa um significativo avanço no sentido da promoção de políticas públicas de inclusão e de garantia de  direitos desse segmento populacional. As atividades, iniciadas no mês de agosto deste ano, são realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), da Prefeitura Municipal de Acaraú.

Governador abre Fórum Regional de Educação Profissional nesta sexta-feira, dia 21


             Com a palestra “O desenvolvimento do Ceará e a política de Educação Profissional”, o governador Cid Gomes abrirá nesta sexta-feira (21),  às 9 horas, em Sobral, o I Fórum Tecnológico Regional de Educação Profissional. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Fórum é promovido pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Acaraú, Camocim, Crateús, Sobral e Tianguá. A abertura será na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lysia Pimentel Gomes e contará com a presença do secretário executivo da Seduc, Idilvan Alencar.

       O evento pretende ser um espaço institucional destinado à disseminação de experiências, de projetos e trabalhos científicos de estudantes, professores e gestores, com o objetivo de garantir o diálogo com temas como aprendizagem cooperativa, mercado de trabalho para a juventude e empreendedorismo no ensino médio.

               Os seis seminários temáticos começam a partir das 13 horas, em diversos espaços na cidade para melhor atender ao público de aproximadamente 1.200 pessoas, entre estudantes e profissionais da educação das cinco Credes. O secretário do Turismo do Estado, Bismark Maia, é um dos palestrantes convidados e falará sobre “ O turismo e o desenvolvimento do Ceará”. Esse momento também ocorrerá na Escola Lysia Pimentel.

         Além dos seminários, estão programadas 17 oficinas sobre os mais diferentes assuntos. O aluno poderá aprender, por exemplo, como se faz um Mangá - histórias em quadrinhos no estilo japonês, um foguete ou ainda conhecer o cenário da “Mineração e o campo de atuação no Ceará e no Brasil”, tema que será abordado pelo chefe de mineração da Fábrica de Cimentos do Grupo Votorantim, Daniel Aguiar.

            Criada em 2008, a rede estadual de educação profissional conta com 88 escolas implantadas em todo o Estado. Até o final do ano, serão 95 com a matrícula de 31 mil jovens. Nas Credes de Acaraú, Camocim, Crateús, Sobral e Tianguá são 19 unidades. O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos jovens no mundo do trabalho. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais.

Projeto leva saúde, descontração e sociabilidade a mulheres de Cruz

Grupo de mulheres em atividade
Arquivo: Brinquedoteca de Cruz

BrincAerobica - Mulheres em Ação pela Saúde: esse  é o título do projeto que tem buscado levar mais saúde, sociabilidade e descontração às mulheres do Município de Cruz, na região do Baixo Acaraú. Entre as atividades, dança, aeróbica, ginastica localizada e outras atividades, alongamento e relaxamento, jogos de competição, brincadeiras e cantigas de roda acabam levando as mulheres a resgatarem também a criança que têm dentro de si. É uma oportunidade do corpo de parar e recuperar seu equilíbrio, relaxamento e é o momento de aliviar as pressões mental e emocional, levando ao equilíbrio do corpo e da mente. O grupo se reúne na onde funcionava a Creche Criança Feliz, conhecida como creche do Padre, todos os dias de 18h ás 19h. Não há custo nenhum para as interessadas. O projeto foi criado no ano de 2009 pelas educadoras Sociais, Lucia Nascimento, Silvany Rios e Adriele Rocha, que já desenvolviam vários trabalhos com as crianças na Brinquedoteca Municipal, criaram um projeto para as pessoas adultas.

Dez pessoas são presas acusadas de corrupção eleitoral em Trairi


Mais um escândalo em Trairi, na região Norte cearense. Cerca de 10 pessoas foram presas na última quarta-feira, dia 19, suspeitas de corrupção eleitoral e formação de quadrilha. Dentre os detidos estão a esposa e o filho do atual prefeito, Josimar Moura Aguiar (PRB), além de dois vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Trairi e o candidato a prefeito Magno Magalhães (PPS), quem tem o apoio do atual gestor nas eleições deste ano.

As prisões são resultado de uma operação de investigação sigilosa da Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Eleitoral (MPE) iniciada há pouco mais de um mês. A operação detectou documentos que evidenciavam um suposto esquema de compra de votos com recursos públicos por parte de pessoas ligadas à atual gestão para favorecer a campanha do postulante Magno Magalhães (PPS).

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Acaraú. Vale do Acaraú Notícias promove enquete


As eleições municipais se aproximam e promovemos uma enquete para saber a preferência dos eleitores com relação aos candidatos a prefeito dos municípios do Baixo Acaraú. De 17/09/2012 a 19/09/2012, a consulta será feita com relação aos candidatos a prefeito do Município de Acaraú. Na sua opinião, quem vencerá a disputa eleitoral em Acaraú?

Pedim do Cleto (PT) ou Alexandre (PMDB)?

Participe! Sua opinião é muito importante para nós!

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Festival Internacional do Camarão em Acaraú


Vem aí, em novembro, o 4º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, em Acaraú, no litoral Oeste do Ceará.
É o maior festival do gênero, no Brasil.
Ele será lançado, oficialmente, no dia 26, no estande da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), na Frutal, em Fortaleza.
A ACCN tem 35 empresas associadas.

Hemoce precisa aumentar número de doações de sangue para garantir abastecimento


O Hemoce precisa ter em estoque de 844 bolsas de sangue para atender as necessidades dos 168 hospitais públicos e ainda 126 hospitais privados com leitos do SUS em todo o Ceará.  Na última segunda-feira, dia 17, o estoque estava reduzido a 500 bolsas. A queda no número de doações, uma realidade nacional que preocupa os gestores da saúde, ficou mais acentuada desde o último feriadão de 7 de setembro. “Estamos reforçando as ações de mobilização para atrair os doadores, telefonando diretamente para os antigos e fieis doadores, com a finalidade de garantir o abastecimento”, afirma a diretora do Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Luciana Barros Carlo. A diretora informa que há três anos não era registrado um nível tão baixo de doações.

O número de doações, segunda ela, não acompanha o aumento da demanda e da expansão da rede de assistência à saúde do Ceará: “Tivemos a expansão da rede, com novos hospitais, como o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, que exige mais disponibilidade de sangue, sem as doações acompanharem esse crescimento”.  As unidades do Hemoce, além de Fortaleza, em Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Sobral, dão cobertura aos 184 municípios cearenses, através das 63 agências transfusionais. Além da necessidade de atender ao crescimento da rede de hospitais, Luciana Carlo acrescenta que a necessidade de sangue nos hospitais cresce a cada dia por causa da violência, principalmente da violência no trânsito.

Doar sangue é simples. Quem tem entre 16 a 67 anos, pesa mais de 50 quilos pode fazer a doação. É necessário estar saudável e na hora da doação estar bem alimentado.  Os doadores com menos de 18 anos devem apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Quem pode doar sangue
- Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
- O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

Recomendações
- Não doar em jejum
- Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
- Evitar fumo e comidas gordurosas

Onde Doar

Interior – Região Norte

Hemoce - Sobral: Rua Jânio Quadros, s/n - Bairro Santa Casa
(88) 3677.4624/4627 E-mail: sobral@hemoce.ce.gov.br

Prefeito de Trairi é afastado acusado de participar de fraude em licitações


O prefeito de Trairi, Josimar Moura Aguiar foi afastado nesta quarta-feira dia 19 de setembro, acusado de participar do esquema que fraudava licitações e desviou a quantia de R$ 19.650.621,29.
O juiz auxiliar do município Fernando Teles de Paula Lima determinou a expedição de mandados de busca e apreensão no gabinete e na residência do prefeito, quebra dos sigilos bancário e fiscal, além do bloqueio de suas contas e da indisponibilidade de seus bens.
De acordo com o juiz, o afastamento imediato de Josimar Moura Aguiar se faz necessário para "salvaguardar a instrução processual, ameaçada pela adulteração de provas, reveladas e documentadas pelo Ministério Público".
 O magistrado também determinou o envio de ofício ao presidente da Câmara Municipal para que seja designada sessão extraordinária para a posse do vice-prefeito como chefe do Executivo.

Capoeira é praticada no Município de Acaraú

Grupo de capoeira em Acaraú
Arquivo e informações: Prefeitura

No município de Acaraú, no litoral Oeste, os irmãos “Da Lua” e “Barruada” foram os primeiros praticantes da capoeira (luta de defesa e ataque de ascendência afro que tem uma ginga como dança), na década de 90, como conta o Mestre Ávila, Presidente do Grupo de Capoeira Regional.  “Em 1995, quando me mudei para a cidade de Jijoca de Jericoacoara, realizei o 1º Encontro de Capoeira do Vale do Acaraú, no qual conheci os irmãos Da Lua e Barruada, que tentavam divulgar sem patrocínio a capoeira da cidade do Acaraú”, revelou

A convite do Mestre, os irmãos aceitaram trabalhar juntos. Hoje, Da Lua é Contra-Mestre e responsável por professores e alunos em Acaraú.

“Hoje somos uma associação registrada. E nosso grupo é filiado à Federação Cearense de Capoeira. Somos conhecidos e respeitados por nossas atividades. Tivemos participação em Salvador, Siribinha, entre outras cidades na Bahia. A Capoeira em Curral Velho existe há um ano e meio, período em que me filiei ao Grupo e o mestre deu seu consentimento pra eu manter um trabalho voluntário na comunidade com o esporte”, conta o Professor Intermediário Betinho.

 O grupo tem aproximadamente 43 alunos ativos até o momento. São garotos na faixa etária inicial de 6 anos de idade, de várias localidades: centro, Curral Velho, Buriti, Pedrinhas, Mungubas, Perseguidas e outros. Os Professores: Mestre Ávila, Contra-Mestre Da Lua (Arnoldo), Monitor Barruada (Arnaldo), Formado Luis Carlos e Intermediário Betinho se dividem entre as turmas.
As aulas acontecem na Academia Da Lua, que é a sede na cidade, com o Contra mestre Da Lua. No Centro de Referência de Assistência Social – CRAS 2 (Rua do Detran, vizinho ao posto do Detran de Acaraú) com o formado Luis Carlos, na escola Tereza de Jesus (Av. João Jaime, vizinho à Caixa Econômica), com o Monitor Barruada por intermédio do CRAS 1, e no Centro de Educação Ambiental e Turismo Comunitário em Curral Velho, Vila dos Honórios, na Escola João Jaime em Curral Velho, Rodagem e Praia de Arpoeiras, todas com Intermediário Betinho. Aulas de segunda à quinta no período noturno, de 19 às 21horas. Na Praia de Arpoeiras, aos sábados pela manhã a partir das 8:30h. As aulas de capoeira na Escola João Jaime foram suspensas em consequência da construção da quadra de esportes, mas serão retomadas em breve.

O grupo tem o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú, com a ajuda de custo aos professores que atendem pelos CRAS ou pela Secretaria de Cultura.


 Como ingressar nas aulas de capoeira

Para participar das aulas do grupo, quem for menor tem que estar acompanhado dos pais e devidamente matriculado na escola e ser um bom aluno.

Interessados devem procurar o CRAS 1 e 2 ou a Academia Da Lua, ou até mesmo entrar em contato com os professores através dos números (88) 9951 32 92 ou (88) 96673511.

Sobre a importância da Capoeira, nas palavras do Professor Intermediário Betinho: “A Capoeira engloba uma filosofia de vida, tem seu estilo próprio com todo seu respeito e tradicionalismo, respeito pelos grandes mestres, os mais velhos. Enfim, ensinamos e aprendemos a ser um cidadão enquanto praticamos esse esporte genuinamente Brasileiro, que faz bem ao corpo e a alma. Ela é importante na formação principalmente da juventude, que como alguns dos nossos alunos, chegam até nosso poder bruto como diamante na natureza e aos poucos vamos lapidando e dando valor aquela “peça”. 
A Capoeira é importante porque se ensina e aprende a viver respeitando sempre os limites do corpo, da mente e da sociedade em que se vive, fugindo assim da marginalização, das drogas e do crime e transformando a vida através da educação.“Capoeira é luta, é dança, é arte, é magia.”   Agradecemos ao Nosso Mestre Ávila e ao Nosso Contra mestre Da Lua, que nos guiam pelo caminho da aprendizagem da capoeira”.

Parceria entre Senac e Prefeitura ofertam qualificação profissional em Acaraú

Turma do curso de Auxiliar em Recursos Humanos
Arquivo e informações: Setase-Acaraú

Estão em andamento no município de Acaraú, na região Norte, os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, de qualificação profissional. Mais de 100 pessoas, principalmente incluídas no programa do Bolsa Família, são qualificados nos seguintes cursos: Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar Administrativo e Vigia e Porteiro. As capacitações são realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Prefeitura Municipal de Acaraú, e são totalmente gratuitos.

Eleições 2012. Municípios da região Norte terão resultado dos votos mais cedo


Nas eleições municipais que ocorrerão em outubro deste ano, as cidades de Itarema, Jijoca e Amontada, na região Norte, terão instalados pontos remotos para transmissão de dados de votação para municípios-sede. A medida visa dar celeridade à transmissão dos resultados da votação eletrônica, uma vez que estes municípios ficam distantes do município-sede da zona eleitoral, de onde, normalmente, são feitas as transmissões de dados para o TRE. Além disso, algumas localidades apresentam difícil acesso, acarretando demora no trajeto até a sede.

No Estado, a novidade foi implementada pela Secretaria de Tecnologia da Informação nas eleições de 2008 em dois municípios, Ocara e Piquet Carneiro, ocasionando uma diminuição de 3 horas e 4h17m, respectivamente, no tempo de transmissão dos resultados para o TRE. Piquet Carneiro, por exemplo, tinha finalizado a transmissão do resultado de 2006 às 23h35m. Já em 2008, o TRE recebeu os resultados finais do município às 19h18m. Em 2010, foram 8 os municípios-termo contemplados com a novidade, e em todos eles houve considerável agilidade no recebimento dos resultados das urnas.

Coordenadoria de Infraestrutura do TER prepara os equipamentos necessários para o trabalho, a Coordenadoria de Eleições planeja e auxilia o trabalho de transmissão de dados e a equipe dos cartórios eleitorais executam o serviço, observando a segurança exigida para o trabalho.

Confira as regras da transmissão dos dados, clicando aqui!

Incêndio na Serra da Meruoca é controlado

Tentativas para apagar o incêndio
Arquivo: Sobral em Revista

O incêndio que atingiu a Serra da Meruoca, na Região Norte do Estado, está debelado. As chamas começaram no fim de semana e se alastraram rapidamente pela vegetação devido à baixíssima umidade característica da região nesta época do ano. Para combater o fogo, o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), empregou 20 homens do Corpo de Bombeiros e mais 15 homens e duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O esforço concentrado para debelar as chamas reuniu ainda 10 brigadistas da Guarda Municipal de Sobral e 25 brigadistas do Ibama. “Os helicópteros foram fundamentais no trabalho contra o fogo. A área é de difícil acesso e só com o sobrevoo nós conseguimos debelar os principais focos”, destacou o capitão BM Roberto Morais, que coordenou a operação. 

As aeronaves empregadas no combate ao incêndio estavam equipadas com equipamentos chamados “Bambi Bucket” – espécie de bolsas capazes de transportar 545 litros de água a cada voo. “Agora é manter a vigilância para evitar possíveis reincidências e também contar com a colaboração da população para que evite fogo nessa época do ano”, disse o capitão Morais.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sete candidatos a prefeito e vice-prefeito têm registros de candidaturas indeferidos na região Norte cearense

Na região Norte cearense, sete candidatos a prefeito e vice-prefeito tiveram registro de candidatura indeferidos. Os candidatos com problemas, nos municípios de Acaraú, Amontada, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Santana do Acaraú, que tiveram a sentença negativa do Pleno do TRE-CE ainda podem recorrer a Corte Suprema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou as coligações podem substituir os nomes impossibilitados na disputa. No total, no Estado, 78 registros de candidaturas a prefeito ou vice-prefeito foram indeferidas pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A maior parte dos problemas diz respeito a problemas na prestação de contas e problemas nas contas de gestão quando os candidatos assumiram função pública. 

Acaraú
Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (prefeito)

Amontada
Francisco Tomé Rodrigues (vice-prefeito)

Itarema
José Stênio Rios (prefeito)

Jijoca de Jericoacoara
Araújo Marques Ferreira (prefeito)
Cleiton Oliveira Sousa (vice-prefeito)

Marco
Ângelo Luís Leite Nóbrega (vice-prefeito)

Santana do Acaraú
Roberto Carlos Farias (prefeito)

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

TRE realizou treinamento com mesários em Acaraú


Os mesários (voluntários que fiscalizam os trabalhos da mesa receptora de votos e a existência de "boca de urna") que atuarão nas sessões eleitorais do Município de Acaraú nas eleições municipais de outubro deste ano, participaram de um treinamento com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE) nos dias 17 e 18 de setembro. O treinamento foi realizado no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú.
 Durante o treinamento, foram repassados os procedimentos de operação da urna eletrônica, desde a inicialização até a operação de terminais do eleitor e mesário, terminando com a finalização dos trabalhos e o envio das mídias de resultado para transmissão.
Na capacitação, foram distribuídas cartilhas e várias ferramentas que integram o material de apoio para instruir o futuro mesário sobre o funcionamento completo das urnas eletrônicas.

Greve nacional atinge agências bancárias de Acaraú

Clientes utilizavam o auto-atendimento na Caixa em Acaraú

As agências bancárias do Município de Acaraú, na região Norte, estão fechadas desde a manhã desta terça-feira, dia 18 de setembro, seguindo greve nacional aprovada na noite de ontem, em assembleia da categoria, de acordo com levantamento da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). A greve atinge tanto bancos públicos quanto privados. Os bancários pedem reajuste de 12,8% e maior participação nos lucros das empresas. Isso significa aumento real de 5%, se descontada a inflação. Os bancos ofereceram 8% de aumento sobre salários e participação nos lucros, incremento real de 0,56%.
Em Acaraú, não são poucos os números de cartazes e faixas que foram colocados na entrada das agências e no interior dos bancos, alertando a população que os bancários estão de greve.
Faixas e cartazes foram afixados na fachada das agências
Segundo um gerente da Caixa Econômica em Acaraú, que não quis se identificar, devido não ter ainda um posicionamento oficial da categoria, mais de 40% do serviço está disponível a população, obedecendo a lei da greve, que determina para os serviços essenciais o mínimo de 30% de concessão do serviço. “Não está sendo realizado apenas o atendimento pelos bancários no interior das agências, comprometendo depósitos e autenticações mecânicas, mas uma série de alternativas é disponibilizada a população para que sofra o mínimo de prejuízo”, declarou. 
O gerente reforçou que há quatro pontos alternativos na sede de Acaraú que podem ser procurados pela população. Neste primeiro dia de paralisação, nossa equipe esteve nos pontos alternativos e atestou a normalidade no atendimento. O benefício do bolsa-família, um dos serviços mais procurados, continua podendo ser pago nas lotéricas conforme calendário estabelecido.

Dentro das agências bancárias de Acaraú, a população consegue utilizar o auto-atendimento, por meio dos caixas eletrônicos. Outras opções são Internet Banking, Mobile Banking, operações por telefone e correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos correios e demais estabelecimentos credenciados. 

Alunos de Escola Profissionalizante de Acaraú participarão de Fórum Tecnológico em Sobral

Divulgação: Governo do Estado

A cidade de Sobral, na região Norte, sediará o I Fórum Regional Tecnológico de Educação Profissional no próximo dia 21 de setembro. Participarão do evento deverá reunir alunos de várias Escolas Estaduais de Educação Profissional, incluindo a Escola Marta Giffoni de Sousa, de Acaraú. Na ocasião, os alunos participarão de Seminários e Oficinas, em que serão discutidos os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa no Estado do Ceará; Empregabilidade e Mercado de Trabalho em tecnologia da informação; Direitos e Deveres do Adolescente e do Trabalhador; O turismo e o desenvolvimento do Ceará; Perfil profissional que o mercado exige; e A Importância do serviço técnico especializado para o desenvolvimento local. O fórum é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). 

´Jeri´ busca disciplinar tráfego de veículos

Carros de visitantes não podem circular na vila.
Arquivo: DN

A vila de Jericoacoara é Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1984. O local recebeu diversos investimentos que modificaram a antiga vila de pescadores. Com a instalação da energia elétrica em 1994, o destino já bastante procurado passou a contar com dois supermercados de médio porte, massagistas especializados, lavanderia e academia, além de outros serviços especializados.
Para diminuir os danos, algumas medidas foram tomadas para complementar as leis da APA. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Município, José Osmar Fonteles, o turista que busca Jericoacoara como destino deve seguir algumas normas. "Algumas já são de domínio público, como não jogar lixo dentro do parque e respeitar as leis locais. Outras, como a proibição de subir com os carros nas dunas, foram medidas encontradas para diminuir o impacto no meio ambiente".
Ele explica que dentro da vila é proibido o tráfego de carros, exceto os que possuem permissão do Detran, como os carros de tração e buggys, moradores da na vila ou os que estão de passagem para Camocim. "Para os turistas que vêm em seus próprios carros, Jeri possui um estacionamento em sua entrada onde o automóvel irá ficar, sendo que o estacionamento possui o serviço de translado dentro da vila, que fica à disposição do visitante", explicou ele.
O secretário diz que a medida foi tomada em dezembro de 2010 com intuito de diminuir o fluxo constante de automóveis na área de 1km² que compreende o povoado. "A fiscalização é feita pelo Detran e monitorada pela Prefeitura, mas existe um pedido para que municipalize também a fiscalização". Segundo ele, o feriado de 7 de Setembro fez com que o estacionamento contabilizasse mais de 500 carros no estacionamento.
De acordo com os dados da Secretaria, o turismo local aumentou em 65% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao ano passado. "Podemos afirmar que, há quase dois anos, não temos baixa temporada em Jericoacoara. E mais, podemos também falar que agora o visitante não se limita a Jericoacoara, mas também lota pousadas em Jijoca e movimenta o comércio da sede", disse o secretário. O som local deve ser ambiente, porém, em períodos mais movimentados, o secretario explica que há uma tolerância maior, desde que não incomode. Caso isso ocorra, o Batalhão da Polícia Militar Turística (PMTur) está preparado para ser acionado.
O Sargento do Batalhão, José Evaldo de Sousa Freitas, responsável por Jericoacoara, afirma que, nos últimos 30 dias, houve apenas uma chamada devido à poluição sonora. Quando isto ocorre, normalmente, são os moradores locais que extrapolam o limite permitido por lei. "Normalmente corrigimos as atitudes da própria população, lembrando que não devem denegrir o parque, pois o sustento deles depende do turismo de Jericoacoara", explica. Sobre o som alto, o sargento diz que é impossível que não haja vez ou outra alguém que ultrapasse o limite, pois principalmente na beira mar os turistas se reúnem para jantar, beber e ouvir música.
"Porém, é muito raro que o som incomode, pois os estabelecimentos mantêm apenas o som ambiente no volume definido por lei. Caso haja excessos, nós vamos até o local e conversamos com o responsável, que imediatamente se adequa aos padrões".
As medidas básicas da Polícia, de acordo com sargento, são rondas periódicas pela vila, além de policiais divididos em turnos de 8h. "Dividimos assim para que, em qualquer momento, tenhamos policiais disponíveis. Como somos o único destacamento na vila, além das nossas atividades voltadas para o policiamento turístico, buscamos também ajudar a população em pequenos desentendimentos, para manter a paz local".
De acordo com o empresário local, Edimilson Nonato Ferreira, que nasceu na vila, o som alto tem se tornado uma realidade constante na vila, chegando realmente a incomodar. "Alguns hóspedes se sentem incomodados e reclamam com os donos das pousadas. Mas não é sempre que isso acontece e temos fins de semana tranquilos, como esse".
A microempresária Juliana Tomás decidiu passar o fim de semana na praia. "Quando vim em alta temporada ou em feriados, sempre há uma festinha ou outra de reggae na praia, ou ainda de outros estilos. Já em fins de semana normais é calmaria".

(Com informações do Diário do Nordeste)

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato “Pedim do Cleto” (PT)

Quarta-feira, dia 19
Reunião no Espraiado
Concentração a partir das 18h no comitê central

Sexta-feira, dia 21
Reunião na Lagoa do Carneiro
Concentração a partir das 18h no comitê central

Domingo, dia 23
Caminhada com Arrastão da Família 13
Concentração a partir das 15h em frente ao Rochinha (bairro de Outra Banda) para percurso até o bairro de Bailarina.

Agenda do candidato Alexandre (PMDB)

Dia 18, terça-feira, 
Caminhada partindo da Praça da Bailarina, passando pelas ruas do bairro
Concentração às 18h

Igreja Católica organiza V Marcha do Vale do Acaraú que ocorrerá em Cruz

III Marcha realizada em Bela Cruz - Arquivo: Terramar

Dada a sua importância econômica para a região, do Vale do Acaraú, tanto na produção de alimentos para pessoas e animais como para o fornecimento de água para o abastecimento das cidades, é feito todo um trabalho pela Igreja Católica, associações ambientais e civis em defesa da preservação do Rio Acaraú. Como fruto desse ímpeto em defesa do rio, ocorrerá na cidade de Cruz, no dia 15 de novembro, quando se comemora a Proclamação da República, a V Marcha do Vale do Acaraú.

Representantes das paróquias de Santana ao Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Aranaú e as Áreas Pastorais de Caiçara e Celsolandia estão  organizando a marcha que deverá passar pelas principais ruas do município, com faixas e cartazes, em grande ato em defesa do Rio Acaraú.

Pessoas e entidades ambientais estão sendo mobilizadas para participar. A concentração será na Praça dos Três podres, em frente à Prefeitura Municipal de Cruz.

Prefeitura de Sobral notifica equipe da TV Globo

Ônibus do Menina Fantástico - Arquivo: Divulgação
No último domingo, dia 16 de setembro, uma notificação foi lavrada por fiscais da Prefeitura de Sobral e entregue a equipe do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, que se encontravam na cidade de Sobral, na região Norte, para realização do concurso Menina Fantástico. A Prefeitura cobrou da equipe um documento que autorizasse a sua permanência em Sobral, bem como uma liberação de estacionamento do ônibus do Menina Fantástico na Praça do Teatro São João. Como a equipe não apresentou o documento, o coordenador do evento, Adriano Dória, foi notificado pelo fiscais. Mesmo depois do constrangimento, o coordenador continuou as gravações. 
Desde o dia 20 de agosto, quatro ônibus do projeto Menina Fantástica servem de estúdio e estão percorrer diferentes roteiros em busca do novo rosto da moda brasileira. Ao todo, serão mais de 250 cidades, em 24 estados e no Distrito Federal, num total de mais de 140 mil quilômetros rodados. A cada domingo, os telespectadores do programa Fantástico, da Rede Globo, têm acompanhado as etapas do concurso.


 Confira onde o ônibus ainda passará no Ceará:

Dia 18/09:
Itapipoca (CE)- Praça Getulio Vargas
Umirim (CE)- Praça Central

Dia 19/09:
Quixadá (CE) – Praça José de Barros
Canindé (CE) – Praça Doutor Aramis

Dia 20/09:
Pentecoste (CE) – Praça Central (Calçadão Miguel Soares de Moura)
Caucaia (CE) – Rua Padre Romoaldo – Centro

Dia 21/09:
Fortaleza (CE) – Praça General Tibúrcio / Verdes Mares – Passeio Público