sábado, 15 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Itarema. Vale do Acaraú Notícias promove enquete



As eleições municipais se aproximam e promovemos uma enquete para saber a preferência dos eleitores com relação aos candidatos a prefeito dos municípios do Baixo Acaraú. De 13/09/2012 a 15/09/2012, a consulta será feita com relação aos candidatos a prefeito do Município de Itarema. Na sua opinião, quem vencerá a disputa eleitoral em Itarema?

Dedé Rios (PRB) ou Binú Monteiro (PV)?

Participe! Sua opinião é muito importante para nós!

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Pesquisas falsas estão sendo distribuídas em Marco

Na cidade do Marco, no Vale do Acaraú, uma pesquisa falsa está sendo distribuída para a população e circulando pelas redes sociais. Na pesquisa o atual prefeito Paredão aparece com 78%.

Logo após a divulgação, a coligação "Marco Livre e Cada Vez Melhor", que tem a frente o atual prefeito Paredão, protocolou na 88ª ZE de Marco um oficio avisando que o resultado da pesquisa a favor da coligação não é de responsabilidade da coligação, e pede para que as pessoas não divulguem.

Em pesquisa realizada pelo instituo IBOPE e divulgado pelo Diário do Nordeste e TV Verdes Mares, os dois candidatos de Marco, Paredão e Roger, aparecem empatados com 49% cada.




Oficio Protocolado Pela Coligação


       (Fonte: O Acaraú)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alunos do Baixo Acaraú devem participar de Simulado do Enem


Os alunos de escolas estaduais dos municípios do Baixo Acaraú deverão participar de um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)-2012, organizado pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Os estudantes deverão se submeter às provas nos dias 27 e 28 de setembro. A confirmação das inscrições está sendo realizada até o dia 20 de setembro.
O Simulado faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação para mobilização e preparação dos estudantes da rede estadual para realizarem o Enem com segurança e com perspectiva de ingressarem no ensino superior por meio deste processo. Uma vez que o mesmo é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), como critério de ingresso em cursos superiores de instituições públicas.
O objetivo da ação é proporcionar aos estudantes a vivência de todo o processo que envolve a realização do ENEM, como horários de chegada aos locais das provas e habituar-se ao tempo para conclusão das mesmas, bem como a autoavaliação das competências cognitivas já desenvolvidas e oportunizar aos estudantes o contato com questões características deste exame.
A 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede), que coordena as escolas estaduais do Baixo Acaraú, repassou as orientações para a realização do Simulado ENEM SEDUC para os diretores.

Acompanhe as orientações do simulado, clicando aqui!

Veículo ajudará na execução de projetos de Meio Ambiente em Acaraú

Veículo Saveiro que será utilizado pelo órgão
Arquivo: Semam-Acaraú

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Acaraú (Semam) recebeu, na última quinta-feira, dia 13 de setembro, um veículo utilitário Saveiro, adquirido com recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema). O carro será utilizado pelo órgão para viabilizar a execução de projetos na área do meio ambiente. O recurso liberado para aquisição do veículo foi de R$ 40.500,00, devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA).

Mulheres de Acaraú aprendem costura e crochê por meio de projeto do Município

Projeto abre portas para geração de emprego e renda
Arquivo: Setase-Acaraú

Foram realizados neste mês, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) I e II, do Município de Acaraú, cursos de Corte e Costura e Crochê. A iniciativa faz parte do Projeto Estação Família, contemplando cerca de 50 mulheres assistidas pelo PAIF (Programa de Atenção Integral à Família).
O Projeto Estação Família objetiva fortalecer a família que está em vulnerabilidade social, potencializando o desenvolvimento de competências cognitivas, pessoais, relacionais e produtivas, junto a chefes de família, mães e mulheres, cuja qualificação pessoal e profissional se mostra importante no sentido de proporcionar uma melhor qualidade para as mesmas e membros da sua família.
Segundo a Secretária de Ação Social do município de Acaraú, Adélia Cristina Andrade de Oliveira, a qualificação e a preparação das famílias de baixa renda permite que elas deixem de ser exclusivamente assistidas, e passem a ser também um membro ativo da sociedade.

Índios Tremembés de Almofala, em Itarema, receberam visita de Rede Internacional

Índios Tremembés, de Almofala.
Arquivo: Blog Alternativa Terra Azul

No dia 7 de setembro, como parte da programação da assembleia da Rede Terra do Futuro (que tem membros da América do Sul, Ásia e Suécia, que desenvolve diversos projetos para o desenvolvimento sustentável) que aconteceu no Ceará, organizada pela Alternativa Terrazul e Fundação Cepema, os participantes fizeram uma visita aos índios Tremebé de Almofala, em Itarema, onde a Alternativa Terrazul tem atuação.

Os indígenas Tremembés fazem parte do Projeto Cajus, patrocinado pela União Europeia, com os grupos produtivos de doce e artesanato

A visita aconteceu durante a IX MARCHA DE RESISTÊNCIA E AUTONOMIA DO POVO TREMEMBÉ em homenagem aos mestres da cultura, Cacique João Venâncio e Pajé Luis Caboclo e teve o objetivo de trocar experiências com os participantes visitantes de outros países e fortalecer a comunidade. Durante o evento, o grupo produtivo do projeto Cajus teve seus produtos expostos.

Os indíos tremembés todo ano fazem essa atividade no dia 07 de setembro para reafirmar o seu território e identidade indígena.

Escritório de Jijoca oferece serviços de contabilidade

O escritório tem mais de 400 mil clientes fixos
Arquivo: DN

O escritório de contabilidade Servcon, localizado em Jijoca de Jericoacoara, conta com os melhores serviços do segmento na zona Norte do Estado do Ceará. São aproximadamente 400 clientes fixos mensais, número que vem crescendo por conta da assistência prestada. Além de atender pessoas das cidades de Cruz, Acaraú, Marco e Itarema, a Servcon também tem clientes europeus, de países como França e Itália.
De acordo com o proprietário Erivando de Vasconcelos, um dos diferencias da empresa é com relação à comodidade dos consumidores, que podem ser atendidos em domicílio pelos colaboradores da Servcon. "Eles são enviado para levar e trazer o fluxo de informações necessárias", afirma, informando que a empresa conta com 27 funcionários, dentre eles, sendo seis contadores e quatro estudantes de Contabilidade.
Segundo o proprietário, uma das maiores preocupações da empresa, que existe há 12 anos, é investir na estrutura física e na capacitação de seus colaboradores, com a promoção de cursos de capacitação e treinamentos. E isso vem sendo responsável pelo sucesso da Servcon.

(Com informações do Diário do Nordeste)

Mais informações:
Servcon - Escritório de Contabilidade
Rua 17 de outubro, 1340, Centro
Jijoca de Jericoacoara
Telefone: (88) 3669.1577

Novas prisões são decretadas em Trairi


O juiz Fernando Teles de Paula Lima decretou a prisão de mais sete acusados de participar de fraudes envolvendo licitações no Município de Trairi, na região Norte. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (14/09), levou em conta a existência de indícios de manipulação de provas por parte dos denunciados. Eles também são acusados de formação de quadrilha e falsidade ideológica. 
Estão presos: Vinícius Barbosa Damasceno (procurador-geral do Município), Maria das Graças Barbosa (secretária de Educação), José Evandro Cunha (secretário de Saúde), Germana da Paixão Oliveira (secretária do Trabalho e Ação Social), Alexandre Pires Sousa (membro da Comissão de Licitação) e Daniele Santos Oliveira (ex-membro da Comissão de Licitação). O empresário Manoel Castro Sales também teve a prisão preventiva decretada, mas está foragido.
Em decisão anterior, nessa quarta-feira (12/09), foi decretada a prisão de Euclides Andrade de Castro (ex-secretário de Finanças), Evaldo Luís Antunes, Manoel Carlos Oliveira, Gabriela Maria Chaves Souto (ex-membros da Comissão de Licitação da Prefeitura), José Eloísio Maramaldo Filho e Caroline Gondim Lima (advogados). Neio Lúcio Ferraz Passes, também advogado, teve a prisão decretada, mas também permenece foragido. 
O Ministério Público do Ceará (MP/CE) apresentou irregularidades em 33 procedimentos licitatórios, envolvendo o valor de R$ 19.650.621,29. A partir de agora, os acusados terão o prazo de dez dias para apresentar defesa escrita.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Marco. Resultado de enquete


O Vale do Acaraú Notícias promoveu neste blog uma enquete, no período de 10 a 12 de setembro, para saber a preferência do eleitorado com relação aos candidatos a prefeito do Município de Marco. No total, 870 internautas deram sua opinião. Ganhou a enquete o candidato Paredão (PP), escolhido por 454 pessoas, o que representa 52% dos que opinaram. O candidato Roger (PSD) foi escolhido por 408 pessoas, o que representa 46% dos que participaram. Duas pessoas declararam que votariam em branco, uma votaria nulo e cinco pessoas declararam que não sabiam ainda em que candidato votar.


Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Acarauense morre em acidente de trânsito na Paraipaba

Odécio Filho, morto no acidente.
Arquivo pessoal

Um acidente de trânsito ocorrido às 21h da última quarta-feira, dia 12 de setembro, resultou na morte do acarauense José Odecio de Vasconcelos Filho, de 35 anos, que morava em Fortaleza. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, ele estava vindo de Santana do Acaraú e, no retorno a Fortaleza, na CE-085, no município de Paraipaba, ao tentar desviar de uma moto que estava “no prego”, acabou batendo o carro Toyota que dirigia de frente com um caminhão baú que vinha em sentido contrário. Odécio morreu no local do acidente. O condutor da moto, Raimundo de Mesquita, residente na Paraipaba, foi atendido pelos socorristas de Paraipaba com várias escoriações e encontra-se de recuperação no hospital. Na pista, muito sangue e pedaços dos veículos. O motorista do caminhão, Claudio Adriano, saiu ileso do acidente. O carro de Odecio ficou completamente destruído. Ele tinha vários amigos em Acaraú. Odécio era casado e deixa duas filhas.



(vídeo Charles Robson) 

Homem é encontrado morto em sua residência na cidade de Jijoca


Por volta das 15h desta quinta-feira, dia 13 de setembro, foi encontrado o corpo de um homem morto em sua residência, no centro da cidade de Jijoca, no litoral Oeste. A vítima trata-se de Valdegleidson Brandão Vasconcelos, de 36 anos, cujo corpo estava com uma facada na altura do peito esquerdo. Ao notarem que não havia movimento na casa e que a mesma estava com a porta aberta, os vizinhos chamaram a polícia, que ao adentrar a residência acharam Valdegleidson já morto deitado na cama. A polícia de Jijoca de Jericoacoara ainda não tem nenhum suspeito e continua colhendo o depoimento dos vizinhos para conseguir elucidar o caso.

Aeroporto de "Jeri" poderá ter nome de ex-prefeito de Acaraú

Deputado João Jaime,
autor do projeto.
Arquivo: ALCE

         Projeto de Lei Nº 52/ 2012, de autoria do deputado estadual João Jaime (PSDB) apresentado na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará denomina de João Jaime Ferreira Gomes o terminal de passageiros do aeroporto regional de Jijoca de Jericoacoara, no município de Cruz. O homenageado foi um grande político e empresário da região. No projeto de lei, o deputado justifica o pedido devido ao reconhecimento de serviço prestado pelo homem público João Jaime Ferreira Gomes ao município de Acaraú, tendo exercido o cargo de Prefeito três vezes por eleição direta, sempre trabalhando para proporcionar melhorias ao povo acarauense e crescimento para o seu município.

         Leia o projeto na íntegra, clicando aqui!

Adolescente é morta pelo irmão de 8 anos com disparo acidental na cidade de Marco


          Uma adolescente de 16 anos morreu após um disparo acidental efetuado pelo irmão de oito anos no município de Marco, na região do Baixo Acaraú. O acidente aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 10 de setembro, por volta das 23h30min. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a morte ocorreu na localidade de Escondidos, a 17 km de Marco. De acordo com o CPI, a criança de oito anos encontrou a espingarda tipo socadeira (artesanal) do pai que estava guardada em casa. A arma estava carregada e, durante uma brincadeira com a irmã, de 16 anos, o menino disparou e a atingiu na face. A adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito do Município de Acaraú



Agenda do candidato Alexandre (PMDB)
Dia 14 de setembro, sexta-feira
Comício em Lagoa do Carneiro, às 20h

Peixe também será foco no Festival do Camarão em Acaraú


         Pela primeira vez, o peixe fará parte das discussões técnicas do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, em novembro, em Acaraú. Haverá palestras e oficinas sobre vacinação e controle sanitário da tilápia, integrando os debates com especialistas no Encontro do Arranjo do Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, nos dias 27 e 28 de novembro, segundo revelou o presidente da Comissão Científica da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), Antônio Peixoto. O idealizador do festival, empresário Livino Sales, presidente da ACCN, aprovou a ideia.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Marco. Vale do Acaraú Notícias promove enquete


As eleições municipais se aproximam e promovemos uma enquete para saber a preferência dos eleitores com relação aos candidatos a prefeito dos municípios do Baixo Acaraú. De 10/09/2012 a 12/09/2012, a consulta será feita com relação aos candidatos a prefeito do Município de Marco. Na sua opinião, quem vencerá a disputa eleitoral em Marco?

Roger (PSD) ou Paredão?

Participe! Sua opinião é muito importante para nós!

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Candidato a vice-prefeito de Jijoca de Jericoacoara tem registro de candidatura indeferido

Cleiton Marççal
Foto: Portal Eleições 2012

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE) aprovou em sentença de primeiro grau, na última terça-feira, dia 11 de setembro, pelo indeferimento do registro de candidatura do candidato Cleiton Oliveira Sousa (PSD) ao cargo de Vice-Prefeito do Município de Jijoca de Jericoacoara, nas eleições de 2012, e, em consequência, indeferiu o registro da chapa majoritária, nos termos do voto da Relatora, a Desembargadora Maria Iracema Martins do Vale. Cabe agora ao candidato recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Acesse o teor da decisão do TRE-CE, clicando aqui!

Eleições 2012. Agenda da semana dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Pedim do Cleto (PT)

Quinta-feira, dia 13 de setembro
A partir das 15h, concentração no comitê central.
Às 18h, concentração em frente ao Estádio e caminhada e Arrastão da Paz com som no Sítio Buriti.
Sábado, dia 15 de setembro
A partir das 8h, visita ao Espraiado e Volta do Rio.
Às 18h, concentração no comitê central, carreata saindo da Lagoa do carneiro, Celsolândia, Vila Progresso, Juritianha, Curral Velho, Cauassu, reunião na Barrinha de Baixo.
Segunda-feira, dia 17 de setembro
Às 18h, concentração na rua Santo Antônio (em frente ao Sítio do Pitu, próximo ao Estevão), seguida de caminhada e Arrastão da Paz com som na Perseguida e Vila do Naécio.

Agenda do candidato Alexandre (PMDB)

Reunião na noite desta quarta-feira, dia 12 de setembro, no Espraiado.

Lançamento oficial do IV Festival Internacional do Camarão de Acaraú será realizado no dia 26

Workshops com chefs internacionais
integram a programação do festival
Foto: ACCN

Em sua 4ª edição, o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra terá lançamento oficial no dia 26 de setembro, dentro do Frutal, que vai acontecer no novo Centro de Eventos do Ceará. O evento gastronômico de Acaraú, este ano, traz inovações e oficinas de Indicação Geográfica (IG) e será realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú. O festival cresce com a proposta de desenvolver a região e torná-la referência através do turismo e dos negócios.
A programação técnica do IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra será antecipada, com os dias 27 e 28 de novembro destinados ao IV Encontro do Arranjo Produtivo Local-APL da Carcinicultura do Litoral Oeste. A abertura será no dia 29/11, pela manhã. Na tarde deste mesmo dia, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, com a realização de três importantes palestras.
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, haverá Workshop Gastronômico do Grand Shrimp Festival, que é operacionalizado através de várias oficinas/workshops gastronômicos, coordenados por chefs internacionais renomados e estrelados. Os workshops terão a participação de instrutores e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que irão auxiliar na produção com os chefs.

Morrinhos comemorou neste mês 54 anos de emancipação política

A cidade de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú, completou neste mês 54 anos de emancipação política, comemorada no dia 6 de setembro. O Município organizou várias atividades, no período de 2 a 6 de setembro, nas festividades em alusão à data. A programação contou com o Esporte na Minha Cidade, missa em ação de graças na igreja Matriz e desfiles estudantis em algumas comunidades. Também ocorreram solenidades de inauguração de ampliação de salas de aula de escolas públicas municipais e a construção da Biblioteca Pública Municipal Professora Maria José Vasconcelos. A população contou com a animação de atrações locais e da banda Solteirões do Forró e banda Balachique. A organização da festa ficou sob a responsabilidade da Prefeitura Muncipal de Morrinhos.

Mais uma lesão corporal em Acaraú


Um crime de lesão corporal foi registrado no bairro de Bailarina, na sede do município de Acaraú. Francisco Nágilo Andrade, de 23 anos, agricultor, estava querendo agredir após uma discussão a sua avó, quando o agricultor Francisco Albino dos Santos, de 51 anos, foi defender a Senhora e foi agredido por Nagilo. O mesmo se mostrava bem agressivo, tendo inclusive desacatado os policiais. Francisco Nagilo foi encaminhado a Delegacia Regional de Acaraú, onde respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência por infringir os artigos 129, 329 e 331 do Código Penal Brasileiro.

Homem é preso vendendo CDs e DVDs piratas em Acaraú


Um crime contra a propriedade imaterial foi registrado na localidade de Cerâmica, zona rural do município de Acaraú, na região do Baixo Acaraú, no último domingo, dia 9 de setembro. O vendedor ambulante, Márcio Freitas Fonteles estava vendendo vários CDs e DVDs piratas. O vendedor foi preso e encaminhado para a Delegacia Regional de Acaraú, onde foi autuado no artigo 184 do Código Penal Brasileiro. Mas Márcio foi liberado após pagar fiança.

Homem lesiona outro após discussão em Acaraú


Um crime de lesão corporal foi registrado no bairro Bailarina, na sede do município de Acaraú, no último domingo, dia 9 de setembro. Francisco Vanderlei Adriano, de 21 anos, agricultor, agrediu com uma garrafa de cerveja Benedito Oliveira Adriano, de 23 anos, agricultor. Benedito acabou tendo lesionada a mão ao tentar se defender da agressão. Francisco Vanderlei foi encaminhado a Delegacia Regional de Acaraú, e respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infringir o artigo 129 do Código Penal Brasileiro.

Mulher é presa em Marco por crime de receptação


Um crime de receptação foi registrado, na última quinta-feira, dia 6 de setembro, véspera de feriado, na cidade de Marco, região do Baixo Acaraú, no bairro de Barro Vermelho. Uma moto, um aparelho de DVD e uma televisão roubados de Vera Lúcia de Albuquerque Sousa, moradora do bairro, estavam na posse de Silvia Helena de Andrade, de 18 anos, sem profissão definida, que também reside em Marco. Silvia foi presa e encaminhada a Delegacia Regional de Acaraú, onde foi autuada no artigo 180 do Código Penal Brasileiro. A acusada foi encaminhada para a Cadeia Pública de Marco, onde encontra-se recolhida aguardando os trâmites da Justiça.

Homem é preso por furtar engradado de cerveja de comércio em Acaraú


Um crime de furto foi registrado na localidade de Volta do Rio, no município de Acaraú, na região do Baixo Acaraú, no último sábado, dia 8 de setembro. Um engradado de cerveja foi furtado do comércio de José Mauricio da Silva, de 46 anos, autônomo. O acusado trata-se de Francisco Júnior da Silva, vulgo “Portela”, de 21 anos, saqueiro, que mora na localidade. O autor da ação foi preso e encaminhado a Delegacia Regional de Acaraú, e autuado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e em seguida encaminhado a Cadeia Pública de Acaraú, onde ficará a disposição da Justiça.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

TRE indefere candidatura de atual prefeito de Jijoca de Jericoacoara

Prefeito de Jijoca, Araújo Marques Ferreira.
Foto: arquivo da Prefeitura de Jijoca
       Os juízes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE) decidiram, por unanimidade, na última segunda-feira, dia 10 de setembro, indeferir os registros de candidatura de prefeito e vice-prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Araújo Marques Ferreira (PMDB) e José Viton Sousa (PRB).
 O candidato Araújo Marques Ferreira, que é o atual prefeito do município, que concorre a re-eleição, teve a candidatura indeferida pelo TRE por ter tido suas contas de gestão rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Dentre as irregularidades, estavam a ausência de licitação e de contrato para aquisição de combustível, para contratação de serviços médicos, aquisição de medicamentos e de serviços de planejamento. A Corte entendeu que o Chefe do Executivo de Jijoca incorreu em improbidade administrativa, o que resulta na sua inelegibilidade.
 Devido ao indeferimento da candidatura de Araújo, foi indeferido o registro da chapa majoritária, incluindo o candidato a vice, José Viton. O Juiz Relator do Processo no TRE foi o Dr. Raimundo Nonato Silva santos. Cabe agora recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Festa em comemoração aos 180 anos da Paróquia de Acaraú ocorreu no último sábado

Partilha do bolo, que trazia as cores das vestes da padroeira
 Foto: Blog da Paróquia

Um grande bolo confeccionado pelos paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Acaraú, foi partilhado na Praça da Matriz, no ultimo sábado, dia 8 de setembro, após uma celebração eucarística. Os católicos comemoraram os 180 anos da Paróquia, comemorados no dia 5 de setembro. Um grande número de fiéis participou da missa  celebrada pelo Vigário, Padre Eudes Cruz e da festa realizada na Praça da Matriz. Um tríduo (três dias de oração e celebrações eucarísticas), foi iniciado no dia 5 estendendo-se até dia 7, quando se rememoraram os passos importantes na história da Paróquia e seus personagens importantes e os devotos tiveram momentos de oração agradecendo aos céus pela Paróquia. A culminância da festa aconteceu no sábado, dia 8.

Está sendo construído novo prédio da Câmara de Vereadores de Itarema


Seguem as obras de construção da Câmara de Vereadores do Município de Itarema, na região do Baixo Acaraú. O prédio ficará localizado na Avenida João Batista Rios, no Centro da cidade. A construção das novas instalações estão orçadas em R$ 434.634,65, sendo R$ 200 mil oriundos da Secretaria Estadual das Cidades; e R$ 234.634,65 de contrapartida do Município. Atualmente, as sessões acontecem ainda na rua José Fernandes Sousa, até que o novo prédio do órgão seja inaugurado.


Eleições 2012. Agenda da semana dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Pedim do Cleto (PT)
Na noite desta terça, dia 11 de setembro
Caminhada com Arrastão da Paz nas localidades de Camboa, Perseguida e Mucunã

Agenda do candidato Alexandre (PMDB)
Dia 12 de Setembro, Quarta-feira
Reunião em Espraiado, a partir das 20:00h.

Festa de São Francisco acontece no município de Cruz

Festa de abertura. Foto: Caiçara Online

Segue até o próximo domingo, dia 16 de setembro, a festa de São Francisco na igreja da Área Pastoral de Caiçara, no município de Cruz, na região do Baixo Acaraú. O tema deste ano é “A Igreja na história a testemunhar o ressuscitado” e tem como lema “Eis que estou convosco todos os dias”. Em todos os dias, acontecem novenas com reflexões religiosas e orações e missas celebradas às 19h30min celebradas por padres da região do Baixo Acaraú, seguida de momento social. No próximo domingo, no encerramento das festividades, será realizada missa solene às 9h; às 17h30min, será realizada procissão com os padroeiros da Área Pastoral; às 19h, será realizada a bênção do Santíssimo Sacramento; e às 19h30min ocorre o encerramento da festa com o arreamento das bandeiras. Batizados serão realizados às 10h da manhã deste dia e as confissões são realizadas todos os dias às 16h. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Morrinhos. Resultado de enquete


O Vale do Acaraú Notícias promoveu neste blog uma enquete, no período de 7 a 9 de setembro, para saber a preferência do eleitorado com relação aos candidatos a prefeito do Município de Morrinhos. No total, 140 internautas deram sua opinião. Ganhou a enquete o candidato Jerônimo Brandão (PT), tendo sido escolhido por cem internautas, que representa 71% dos que opinaram; seguido de Carlos Bruno (PSD), que teve 33 votos (23%). Apenas cinco pessoas (3%) declararam que não se decidiram ainda em quem vão votar nestas eleições, duas declararam que votariam em branco e ninguém escolheu a opção de voto nulo.

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Metrô de Sobral tem previsão de conclusão neste mês

Governo e União investem juntos mais de R$ 70 mi
Arquivo: Divulgação

O Governo do Estado deve entregar, neste mês, o metrô de Sobral. Os recursos são do Governo do Estado (R$ 50 milhões) e União (R$ 21,6 milhões), por meio da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU). As obras começaram em março do ano passado. O Metrô de Sobral está orçado em R$ 71,6 milhões, sendo R$ 50 milhões de recursos do Governo do Estado e R$ 21,6 milhões do Governo Federal, através da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU). O Metrô deve transportar 5 mil pessoas diariamente. Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros da cidade em 12,1 quilômetros de ferrovias. O metrô de Sobral, que está sendo construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), terá dois ramais e onze estações. Atualmente, seis delas já estão sendo edificadas. 

Municípios da região Norte participam de reunião sobre o Plano Brasil sem Miséria

Divulgação

Morrinhos, Amontada, Sobral e Santana do Acaraú, na região Norte estão entre os 51 municípios cearenses participaram da Oficina Estadual do Plano Brasil sem Miséria. O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 10, e reuniu prefeitos e secretários municipais de ação social.  Na ocasião, foi realizada uma análise técnica e a avaliação das agendas municipais de erradicação da extrema pobreza elaboradas pelos municípios. A iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará também foi uma oportunidade para apresentar os resultados das três oficinas de orientação com os municípios para construção das agendas, realizadas durante os meses de novembro de 2011 e abril e maio de 2012.

Instituído pelo Governo Federal, o Plano Brasil sem Miséria reúne um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil. Além disso, agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica e inclusão produtiva.

Para localizar o público-alvo, será utilizada a estratégia da busca ativa, onde as equipes de profissionais farão uma procura minuciosa na sua área de atuação com o objetivo de localizar, cadastrar e incluir nos programas as famílias em situação de pobreza extrema. Também vão identificar os serviços existentes e a necessidade de criar novas ações para que essa população possa acessar os seus direitos. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) atuarão neste sentido.

domingo, 9 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Morrinhos. Vale do Acaraú Notícias promove enquete



As eleições municipais se aproximam e promovemos uma enquete para saber a preferência dos eleitores com relação aos candidatos a prefeito dos municípios do Baixo Acaraú. De 07/09/2012 a 09/09/2012, a consulta será feita com relação aos candidatos a prefeito do Município de Morrinhos. Na sua opinião, quem vencerá a disputa eleitoral em Morrinhos?

Carlos Bruno (PSD) ou Jerônimo Brandão (PT)?

Participe! Sua opinião é muito importante para nós!

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Campeões da primeira edição do Soletrando de Acaraú desfilaram no 7 de setembro

Aluno Joalison com  Mauricio Araújo,
 coordenador da Esc. Manoel Duca. 

Alunos do 4º ao 9º anos do Ensino Fundamental de quatro escolas municipais de Acaraú participaram no primeiro semestre deste ano do Projeto Soletrando, baseado no quadro de mesmo nome do programa Caldeirão do Hulck, da Rede Globo de Televisão. Participaram os estudantes das Escolas das seguintes localidades: Manoel Duca da Silveira (Lagoa do Carneiro), Maria Nazaré Viana (Aroeira), Sofia Nunes (Alpargatas) e Aristides Floriano (Cajueiro do Boi). A iniciativa foi de Macedo Alves e Mauricio Araújo, coordenadores respectivamente das Escolas Aristides Floriano e Manoel Duca da Silveira.
Aluna Iraneide com Socorro Andrade,
diretora da Esc. Sofia Nunes
Na final da primeira edição do Soletrando, em que competiram três alunos por nível para sagrar-se o campeão, realizada no mês de junho deste ano, conquistou a vitória no nível A (4º e 5º ano) a aluna Iraneide de Freitas, de 11 anos, da Escola Sofia Nunes, que ganhou uma caixinha de som com pen-drive; no nível B (6º e 7º ano), venceu João Vitor Araújo Souza, de 11 anos, que estuda na Escola Manoel Duca da Silveira, que ganhou um celular; e no nível C (8º e 9º anos), foi vitorioso Joalison David, de 12 anos, da Escola Manuel Duca da Silveira, que ganhou uma bicicleta.
Aluno João Vitor com Mauricio Araújo

         Conforme Socorro Andrade, diretora da Escola Sofia Nunes, o projeto implantado nas escolas teve muitos resultados, além do que “os alunos gostaram demais de participar, aprendendo de uma forma lúdica e aguçando seu espírito de competição”, elogiou.
Os campeões da 1ª edição do Soletrando de Acaraú marchavam orgulhosos com roupas de gala pelas ruas do Centro de Acaraú no desfile cívico-militar deste 7 de setembro. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Encerramento do Congresso da Juventude será realizado neste domingo em Juritianha


Neste domingo, dia 9 de setembro, acontecerá o encerramento do 3° CONGRESSO DA JUVENTUDE, no distrito de Juritianha (Acaraú), no Ginásio coberto. Será celebrada uma Missa as 17h e os católicos que comparecerem contarão com muito Louvor com Adrelle Lopes, da Canção Nova; Danilo Lopes, das bandas Cerimônia e Misericórdia em Canção, além do Ministério Unção Divina, que fará a abertura do evento, gravando seu primeiro CD oficial. A organização do evento fica por conta da JUC e Área Pastoral de Juritianha.

Escola Estadual de Morrinhos promove XVII Semana Cultural

Abertura da semana na unidade educacional. Arquivo da escola

A Escola Estadual Carminha Vasconcelos, localizada no Município de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú, promoveu, no período de 3 a 6 de setembro, a 17ª edição da sua Semana Cultural. Neste ano, o tema foi “O jovem e as profissões no contexto social”. Na programação do evento, constaram dinâmicas em sala de aula, com palestras abordando temas como “A pedofilia na internet”, “Incentivo a iniciação científica”, "Estudo do Regulamento da Feira Regional de Arte, Cultura e Ciências" e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/MEC, que adota a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso em cursos superiores de universidades e institutos federais. Também foi realizado workshop das profissões, além de terem sido apresentados trabalhos científicos alusivos a Feira Regional de Arte, Cultura e Ciências e apresentações artístico-culturais.

Atletas do Vale do Acaraú participam de competição de Karatê em São Paulo


Karatecas da Associação Atlética de Karatê do Vale do Acaraú (AAKC) estão participando do V Campeonato Brasileiro Esportivo e Educacional de Karatê. Até agora, os atletas do Baixo Acaraú conquistaram quatro medalhas de prata e uma de bronze. O campeonato, que está ocorrendo no Ginásio Municipal de Taboão da Serra, na cidade de São Paulo, no Sudeste do País, é uma realização da Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karatê.  As competições, que contam com atletas de todo país, inclusive da região do Baixo Acaraú cearense, estão sendo realizadas desde sexta-feira, dia 7, e encerram neste domingo, 9 de setembro.