sábado, 8 de setembro de 2012

Acidente envolvendo dois caminhões provoca quatro mortes e vários feridos em Itapipoca


“Um acidente envolvendo dois caminhões deixou quatro mortos e cerca de 15 pessoas feridas na manhã deste sábado, 8, na CE 168, que liga o centro de Itapipoca (a 147, 36 km de Fortaleza) à Praia da Baleia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 7h30 da manhã entre dois caminhões paus de arara que transportavam feirantes até Itapipoca. Um dos veículos era de Mundaú e o outro de Sabiaguaba. Equipes da PRE, da Polícia Militar de Itapipica e Corpo de Bombeiros encontram-se no local para realizar a perícia, a fim de encontrar a causa do acidente.
As vítimas que sofreram ferimentos leves e graves foram levados para o Hospital São Camilo, em Itapipoca.Entre elas, oito pessoas em estado grave de saúde foram transferidas para o Hospital Geral de Fortaleza e para o Instituto Dr.José Frota, na Capital, de acordo com a PRE.
Vítimas
As quatro vítimas do acidente foram Manoel Pires dos Santos, 54, José Pires Lima, 66, José Carlos da Mota Moreira, idade não informada, e Maria do Socorro Correia Lima, 41, a qual chegou a ser socorrida para o hospital de Itapipoca, mas faleceu no local, segundo a PRE.”
(POVO Online)

Duquinha diz em plenário da Assembleia que Alexandre não foi notificado pelo TCM

Deputado Estadual Manoel Duca (PRB)

No Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na última quarta-feira, dia 5 de setembro, o deputado estadual Manoel Duca da Silveira Neto (PRB), que tem como reduto eleitoral Acaraú, teceu críticas ao Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Contas dos Municípios, pelo indeferimento da candidatura de seu filho, Alexandre Gomes (PMDB), para concorrer a prefeito de Acaraú, por constatações de improbidade administrativa junto ao TCM nas prestações de contas quando era Secretário de Finanças do Município no exercício de 2007.
Segundo o parlamentar, o TCM emitiu nota de improbidade às contas do ex-secretário, que é candidato a prefeito, contudo o acusado não foi notificado e, portanto, não pode fazer sua defesa.
Dessa forma, o deputado aponta que o TCM anulou a decisão e enviou uma certidão ao TRE, que, segundo ele, não aceitou. “Se for assim, então vamos fechar o TCM porque não serve para nada”, comentou, entendendo que o TRE está formado por “um verdadeiro pacto abusivo para só condenar as pessoas”.
Alexandre recorreu da decisão do TRE que indeferiu sua candidatura junto a instância máxima, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato aguarda decisão da Corte. Enquanto isso, segue normalmente sua agenda de campanha.

Guardas municipais de Acaraú participam de aulas para uso de pistola de choque elétrico

Guardas municipais na capacitação em Fortaleza.
Arquivo: Divulgação

Os cinco guardas municipais de Acaraú que estão fazendo um curso para saber manusear a pistola elétrica, conhecida como “teaser”, continuam a capacitação, agora na parte prática, iniciada na terça-feira, dia 4. O treinamento vai até o dia 25 de outubro, na sede da Guarda Municipal de Fortaleza, na capital. A parte teórica, encerrada dia 18 de agosto, no campus do Itapery da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi ministrada pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro), que repassou informações sobre tecnologia, diferenças entre aparelhos de choque, regras de segurança para uso, entre outras informações. Agora, os guardas irão simular situações de uso da pistola. De acordo com o coordenador da capacitação, Sargento Gerson, todas as técnicas para uso da arma serão ensinadas nesta etapa do curso. Participam da capacitação guardas municipais de Fortaleza e de várias cidades do Interior, dentre as quais Acaraú.

Eleições 2012. Agenda do final de semana dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Alexandre (PMDB)
Sábado, dia 8 de setembro
Comício em Castelhano, às 20h.
Concentração no antigo casarão na Praça do Centenário, no Centro, a partir das 17h.


Agenda do candidato Pedim do Cleto (PT)
Domingo, dia 9 de setembro
Carreata do 13
Concentração às 15h em Morada Nova
Em seguida, passeio pelas ruas da cidade em carros e motocicletas, passando pelo distrito de Juritianha até o bairro Paulo VI.

Comemoração de 7 de setembro tomou de conta das ruas do Centro de Acaraú

Hasteamento das bandeiras

Na última sexta-feira, dia 7 de setembro, data em que se comemorou os 190 anos da Independência do Brasil, o Município de Acaraú, no litoral Oeste, organizou uma solenidade seguida de desfile cívico-militar que contou com setores importantes da sociedade acarauense, como escolas, Lions Clube, Grupo de Escoteiros, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, além das Polícias Militar e Ronda do Quarteirão. As atividades foram realizadas no período da manhã e iniciaram no patamar da Praça da igreja Matriz.

Várias autoridades compareceram ao evento, como o Vigário da Paróquia de Acaraú, Padre Eudes Cruz; o Comandante da Guarda Municipal, José Orismar; o Sargento Francisco Jeová Barroso de Lima, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra TG-018 de Acaraú; o Capitão Fred Rafael, Comandante do Ronda do Quarteirão de Acaraú; o Major Rondon de Freitas Lopes, Comandante da Polícia Militar; além do Secretário de Educação do Município, Arcelino Batalha e a primeira-dama, Fátima Moraes. A solenidade foi presidida pelo Secretário de Cultura do Município, Wandick Mesquita Gama.

Fogo Simbólico da Pátria
No patamar da Praça da Matriz, foi realizada a solenidade de abertura, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e do Município de Acaraú, sob o Hino Nacional Brasileiro, seguido da execução do Hino de Acaraú. Logo após, houve a corrida do Fogo Simbólico da Pátria pelo campeão de Karatê Magno Ávila, acompanhado dos soldados do Tiro de Guerra. A pira foi acendida juntamente com o Secretário de Educação de Acaraú, Arcelino Batalha. Em seguida, foi lida a mensagem da Liga da Defesa Nacional pelo Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Acaraú, Francisco Jeová Barroso de Lima.

Logo após, a primeira-dama do Município declarou aberto o desfile cívico-militar, que contou com a banda de música municipal Maestro Milton Gomes, da banda de música do Tiro de Guerra e da Guarda Municipal. Carro de som também tocava músicas cívicas. Três viaturas do Programa Ronda do Quarteirão vinha atrás do desfile, atrás dos soldados do Programa e dos pelotões da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que compunham o desfile militar.

Alunos exibem resultados das avaliações das escolas
No desfile cívil, alunos de várias escolas do Estado e do Município exibiam faixas com os nomes de suas escolas. As Escolas Nota Dez do Município, que alcançaram melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fizeram parte dos primeiros pelotões. Os projetos trabalhados em sala de aula e os resultados alcançados pelas escolas nas avaliações da qualidade educacional eram exibidos orgulhosamente pelos  “alunos destaque”.
Aluna Sabrina com seu vestido reciclado

          Os alunos e professores expuseram os trabalhos realizados nas escolas. A aluna Sabrina Camilo da Costa, de 14 anos, da Escola Francisca Silveira Gomes, no bairro Pedrinhas, localizada na sede de Acaraú, estava com um vestido que retratava a bandeira do Brasil, confeccionado só com materiais reciclados: caixa de leite e sacos plásticos. Ele faz parte de uma atividade da Feira de Ciências da Escola que teve por tema a utilização de materiais que seriam descartados para serem utilizados como arte. A ideia principal do trabalho, que comunga com a maioria dos trabalhos relacionados ao meio ambiente expostos no desfile, é a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados erradamente na natureza e passam a ter uma utilidade.

Bandeira feita com garrafas pet




Pensam da mesma forma os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Roque Lopes de Araújo, de Vila Progresso, que confeccionaram uma bandeira do Brasil com garrafas pet e tinta. Não faltou criatividade nesse trabalho de arte realizado nas atividades escolares, trazendo a mensagem de que é importante reaproveitar, reciclar e reutilizar (os três erres). É unânime entre os alunos que é importante atitudes em defesa do meio ambiente.

Para o soldado Samuel de Sousa, atirador do Tiro de Guerra TG-018 de Acaraú, a solenidade em comemoração ao 7 de setembro tem uma importância fundamental no calendário dos brasileiros. “É o aniversário do Brasil, em que devemos mostrar o orgulho de sermos brasileiros e de declarar amor pela nossa Pátria”, defendeu. No desfile, marchavam cerca de 40 soldados atiradores do TG, acompanhados de cabos e do Chefe de Instrução.

Confira mais fotos:
Pelotão da Guarda Municipal
Pelotão da Polícia Militar

Não faltou criatividade no desfile
Pelotão do Ronda do Quarteirão


Moto roubada e drogas são apreendidos pela Polícia em Acaraú

Arquivo do Ronda do Quarteirão - Acaraú

Na última terça-feira, dia 4 de setembro, por volta das 14h, a viatura do Ronda do Quarteirão de Acaraú, RD 1261 recebeu a denúncia de que no bairro Buriti, na sede do município de Acaraú, havia uma mulher, de 22 anos, utilizando uma moto sem placa, cor vermelha (original) pintada de preto. Após diligências, a moto foi encontrada na frente da residência. O chassi foi consultado no banco de dados da PM e ficou constatado que a moto era roubada e a cor adulterada.
Os policiais militares bateram a porta da residência e foram recebidos por um rapaz de 18 anos. O jovem informou que a moto pertencia ao dono da residência e permitiu a entrada dos policiais militares. Ao realizarem as buscas foi encontrado dentro de um buraco no chão da propriedade da residência, um saco contendo 840 gramas de maconha e papel laminado utilizado para embalar a droga. O rapaz alegou que era apenas "avião" (quem leva a droga).
 O rapaz foi dada preso e conduzido até a Delegacia Regional de Acaraú. O proprietário do veículo roubado residente na localidade de Pitombeiras, município vizinho de Cruz, já foi contactado e será restituído.

Vigário da Paróquia de Cruz ressalta que dízimo faz parte de educação religiosa

Padre Valdery, vigário da Paróquia de Cruz. Foto: Divulgação

Em carta publicada no dia 19 de agosto, no jornal Correio da Semana, com o título “Para o católico, entregar dízimo na Igreja é uma questão de educação religiosa”, o padre Valdery da Rocha expõe dados recentes do Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese de Sobral, que tem sob sua jurisdição várias paróquias do Baixo Acaraú, inclusive Acaraú. A Diocese divulgou que em algumas Paróquias e áreas pastorais o percentual de dízimo (taxa paga pelo fiel a Igreja para ajudar na sua manutenção e obras), no valor total dos recursos que entram, já superam os 80%.
Com base nos últimos doze meses: as Paróquias de Acaraú e de Bela Cruz arrecadaram no período de R$ 11.001,00 a R$ 13.000,00; a Área Pastoral de Aranaú (Acaraú), arrecadou de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00; a Área Pastoral de Celsolândia (Acaraú),  de R$ 3.001,00 a R$ 5.000,00; a Paróquia de Morrinhos, de R$ 9.001,00 a R$ 11.000,00; e a Paróquia de Marco recolheu de dízimo nos últimos doze meses de R$ 53.001,00 a 54.000,00.
Conforme explica Padre Valdery, vigário da Paróquia de Cruz, o objetivo do dízimo, implantado no Brasil desde 1967, é o de “prover com recursos os serviços essenciais da Igreja”. Além da manutenção, reforma, pagamento de água, luz e telefone, o valor pago pelo fiel ajuda na concretização dos projetos da Igreja, que não beneficiam só os devotos, mas a população. O vigário comemora os valores arrecadados e aponta que “já dá para comemorar esta partilha”.

Leia a carta de Padre Valdery, clicando aqui!

Dois cursos da UVA avaliados entre os melhores do país


Os cursos de Matemática e Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) estão entre os melhores do país, segundo o ranking divulgado nesta semana pelo Instituto Datafolha. Além de apontar as melhores instituições de ensino superior do País, o Ranking Universitário Folha (RUF) também avaliou a aceitação de diversos cursos no mercado de trabalho. A metodologia se baseou na resposta dos entrevistados sobre as três instituições de ensino superior que dariam preferência em um processo de contratação. Ao todo, 20 cursos foram avaliados. No Ceará, a UFC e Uece encontram cursos elencados no ranking.

Entenda mais sobre a metodologia da pesquisa e veja o ranking completo, clicando aqui!

Pesquisa aponta que Sobral tem escolas de primeiro mundo para crianças pobres


         A cidade de Sobral, na região Norte, tem 27 colégios de primeiro mundo para crianças pobres, segundo o levantamento feito pelo jornal O Globo. O trabalho foi feito pelo economista Ernesto Martins Faria, da Fundação Lemann, que calculou, a pedido do jornal, o nível de pobreza de todas as escolas públicas do país.  O objetivo era identificar aquelas que, mesmo trabalhando com os alunos mais pobres, conseguem atingir no 5º ano do ensino fundamental um Ideb maior ou igual a 6, considerado pelo Ministério da Educação como padrão de nação desenvolvida. Dos 82 estabelecimentos destacados no levantamento, 27 são de Sobral.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Jijoca de Jericoacoara. Resultado de enquete


O Vale do Acaraú Notícias promoveu neste blog uma enquete, no período de 4 a 6 de setembro, para saber a preferência do eleitorado com relação aos candidatos a prefeito do Município de Jijoca de Jericoacoara. No total, 117 internautas deram sua opinião. O candidato Padre Lindomar (PSD) ganhou a enquete, tendo sido escolhido por 78 pessoas, o que representa 66% do total dos que opinaram. O candidato Araújo ficou em segundo lugar, tendo sido escolhido por 28 pessoas, o que representa 23% dos que participaram. Dachaga foi escolhido apenas por duas pessoas e o candidato Iatã Barros por um internauta. Uma pessoa declarou que votaria em branco nestas eleições, uma votaria nulo e apenas três internautas se declararam indecisos quanto à escolha do candidato.

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Eleições 2012 em Jijoca de Jericoacoara. Vale do Acaraú Notícias promove enquete



As eleições municipais se aproximam e promovemos uma enquete para saber a preferência dos eleitores com relação aos candidatos a prefeito dos municípios do Baixo Acaraú. De 04/09/2012 a 06/09/2012, a consulta será feita com relação aos candidatos a prefeito do Município de Jijoca de Jericoacoara. Na sua opinião, quem vencerá a disputa eleitoral em Jijoca de Jericoacoara?

Padre Lindomar (PSD) ou Araújo (PMDB) ou Dachaga (PSOL) ou Iatã Barros (PSC)?

Participe! Sua opinião é muito importante para nós!

Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Comarcas do Baixo Acaraú atenderão em ritmo de plantão durante feriado


As Comarcas de Acaraú, Marco e Itarema, na região do Baixo Acaraú, estão entre os 20 Núcleos Regionais em todo Estado que funcionarão em regime de plantão nesta sexta-feira, feriado de 7 de setembro. O atendimento ao público ocorrerá das 8h às 14h. A medida do Poder Judiciário estadual que disponibiliza juízes plantonistas nos fóruns em regime de plantão tem por objetivo dar mais agilidade e aumentar a prestação judiciária a população. 

Jericoacoara é um dos polos que devem receber maiores números de turistas no Estado neste feriado


A Praia de Jericoacoara, no Município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, deve ter 88,2% de sua pousadas e hotéis ocupados no feriado de 7 de Setembro deste ano. O dado faz parte de levantamento do Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) que espera receber em todo Estado 50.584 turistas, cerca de cinco mil turistas a mais do que o feriado do ano passado. 

O preço do pescado está mais caro para o consumidor em Acaraú

Colônia de Pescadores Z-02 de Acaraú

Para o acarauense que deseja comer peixe nesta época do ano, deverá desembolsar mais dinheiro para ter o produto a mesa. É que como em todo o Estado, os ventos estão mais fortes neste período, o que acaba tornando o mar mais revolto e dificultando a pesca, inviabilizando o trabalho do pescador, e junto a outros fatores, eleva o preço do produto, que chega à mesa do consumidor mais caro.
Conforme o pescador Valdemiro da Silva, de 52 anos, de Acaraú, que trabalha como pescador desde os 12 anos de idade, os ventos “nesta época do ano estão fortes demais, e acaba atrapalhando o trabalho da gente, que não conseguimos pescar muito peixe nem passar muito tempo no mar”, revelou.
Segundo o pescador de Acaraú, Francisco Mauri dos Santos, pescador há mais de 22 anos, a situação dos ventos dura de agosto até o final do mês de outubro, o que acaba fazendo com que o pescador consiga pescar menos, o que deixa o peixe mais caro. Mas o lucro não fica mesmo para o pescador, mas para os donos de embarcação e empresários. “O lucro pra gente é mínimo, o rendimento é bem menor”, desabafou.  
Nossa equipe esteve numa Peixaria do Centro de Acaraú comparando os preços de julho e deste mês. O peixe sirigado, por exemplo, aumentou seu valor de R$ 12,00 para R$16,00. A cavala subiu de preço de R$ 9,00 para R$13,00. O valor do pargo subiu de R$ R$ 10,00 a R$ 14,00. A guaiúba teve aumento de preço de R$ 6,00 para R$ 8,00. Já a cioba ficou mais cara, aumentando seu valor de R$ 8,00 para R$ 10,00.
Compare os valores dos pescados:
Peixe
Valor hoje
Valor em julho
Cavala
R$ 13,00
R$ 9,00
Pargo
R$ 14,00
R$ 10,00
Guaiúba
R$ 8,00
R$ 6,00
Cioba
R$ 10,00
R$ 8,00
Sirigado
R$ 16,00
R$ 12,00

Comunidades pesqueiras de Acaraú participam de abertura da Semana do Peixe em Fortaleza

Pescadores de Curral Velho - Arquivo: Divulgação

Pescadores e marisqueiros de várias comunidades pesqueiras do município de Acaraú participaram em Fortaleza da abertura da 9ª. Edição da Semana do Peixe, ocorrido no Mercado do Peixe do Mucuripe, no dia 3 de setembro. A semana, que prossegue até o dia 16 de setembro é uma campanha de iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA para levar a população a se conscientizar sobre a importância de consumir peixe na alimentação.  A campanha conta com o apoio da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará – SPA e das Colônias de Pescadores, dentre as quais a Z-02 de Acaraú.
Do município de Acaraú, compareceram à abertura da semana, representantes das comunidades de Curral Velho, Espraiado, Volta do Rio, Aranaú, Ilha dos Coqueiros, dentre outras. Conforme a Presidente da Colônia de Pescadores Z-02 de Acaraú, Maria Luziara Rocha Vasconcelos, na ocasião foram recebidos materiais de divulgação como cartilhas e cartazes para que os pescadores e marisqueiros disseminem em suas comunidades  a “conscientização do valor nutritivo do peixe e dicas de como consumir o pescado, além da variedade de peixes existentes em nossos mares”, destacou a presidente.
Segundo a presidente da Colônia Z-02 de Acaraú, o município, que tem um grande destaque em sua economia na pesca, não poderia deixar de participar desse momento, que gerou muitos frutos positivos para as comunidades.  “A participação dos pescadores e marisqueiros de Acaraú no evento foi muito importante, por mobilizar a todos para melhor orientar e incentivar a população a consumir mais pescado, valorizando o produto e gerando mais qualidade de vida a população”, ressaltou Maria Luziara.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Alexandre Gomes tem registro de candidatura indeferido pelo TRE-CE; cabe recurso

Alexandre Gomes
Na última quarta-feira, dia 4 de setembro, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará aprovou o indeferimento do registro de candidatura de Alexandre Ferreira Gomes da Silveira (PMDB) ao cargo de Prefeito do Município de Acaraú para as eleições de outubro deste ano. A decisão consta no processo Nº 170-85.2012.6.06.0030, do TRE que teve como relator o Juiz João Luis Nogueira Matias.
O indeferimento da candidatura advém do fato de Alexandre ter tido reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios suas contas na época em que era Secretário de Finanças de Acaraú, no exercício de 2007, na gestão do ex-Prefeito Manoel Duca da Silveira Neto, o “Duquinha”.
Constam contra Alexandre inúmeras falhas em processo de licitação. Segundo o relator do processo, o Juiz João Luis Nogueira Matias, houve várias licitações que teriam tido seus contratos prorrogados sob o argumento de serem serviços continuados, o que não é do entendimento do TRE, de se tratarem de contratos de assessoria e Xerox. Ainda segundo o relator, os processos de licitação não foram apresentados na primeira análise de contas pelo TCM.
Os referidos processos haviam sido entregues ao TCM apenas no recurso, e ainda assim com várias irregularidades dentro das licitações, tais como ausência de rubrica em edital e certidões vencidas das empresas participantes. A luz desses argumentos, o relator considerou que as atitudes do candidato configuravam improbidade administrativa com prejuízo ao herário, votando pelo indeferimento do registro do candidato, voto este que foi acompanhado por todos os julgadores, a exceção do Juiz Manuel Castelo Branco Camurça, que votou pelo deferimento da candidatura de Alexandre.
O pleno do TRE-CE decidiu indeferir a candidatura de Alexandre, por ter entendido que o mesmo cometeu atos de improbidade administrativa, atestado pela rejeição das contas no TCM e pelas diversas falhas em procedimentos de licitação, o que resultaria em sua inelegibilidade. Cabe agora a Alexandre recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Acaraú comemorará a Independência do Brasil na próxima sexta-feira

Pelotão da Guarda Municipal em desfile no ano passado

Na próxima sexta-feira, dia 7 de setembro, data em que se comemoram os 190 anos da Independência do Brasil, está programado no Município de Acaraú, um desfile cívico-militar que contará com a participação de vários segmentos da sociedade: escolas estaduais, municipais e particulares, soldados do Tiro de Guerra, Policiais Militares e do Ronda do Quarteirão, Guardas Municipais, Grupo de escoteiros, dentre outros.
A concentração acontece às 7h na Praça da Matriz, quando os pelotões devem ser organizados. O início de solenidade acontece às 8h com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e do Município de Acaraú, com execução do Hino Nacional Brasileiro, discurso de autoridades, corrida do fogo. Em seguida, será dado início ao desfile, passando pelas ruas do Centro, em direção a Praça do Centenário, onde ocorrerá a apresentação dos pelotões e o encerramento do evento.
Conforme Ana Cláudia Sousa Ea, técnica da Secretaria de Educação de Acaraú, mais de 700 alunos de escolas municipais da sede e dos distritos e localidades de Acaraú devem participar do desfile. Ônibus será cedido para viabilizar a participação dos estudantes, de pais e de professores. Na ocasião, além das frases de amor a Pátria e em rememoração a data, serão apresentados os projetos trabalhados em sala de aula, além dos programas que integram os alunos e os resultados dos sistemas de avaliação dos governos federal e estadual que medem a qualidade da educação no Município. “Tem sido grande a mobilização nas escolas para aprontar tudo para que seja feita uma apresentação bem bonita”, revelou Ana Cláudia.
A Guarda Municipal de Acaraú também não está medindo esforços para se organizar para fazer uma boa apresentação no evento. “A população poderá conferir uma bela apresentação, com banda de música e desfile do nosso destacamento”, afirmou o guarda municipal Glaydistone Viana.
A organização do evento fica por conta da Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em cooperação com outras Secretarias e Instituições. Toda a população é convidada a prestigiar este evento tão importante ao civismo, como a comemoração a Independência do nosso País.

Aulas do campus de Acaraú do IFCE retornam dia 17

         As aulas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) retornarão no dia 17 de setembro, após fim da paralisação dos servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição aprovada em Assembléia Geral Extraordinária realizada nesta quarta-feira, dia 5 de setembro, no campus de Fortaleza, que aprovou o retorno das atividades. O calendário acadêmico de reposição do semestre 2012.1 ainda será elaborado. Os servidores estavam com as atividades paralisadas desde o mês de junho.

Servidores do campus de Acaraú do IFCE retornarão as atividades dia 17


As aulas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) retornarão no dia 17 de setembro, após fim da paralisação dos servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição aprovada em Assembléia Geral Extraordinária realizada nesta quarta-feira, dia 5 de setembro, no campus de Fortaleza, que aprovou o retorno das atividades. O calendário acadêmico de reposição do semestre 2012.1 ainda será elaborado. Os servidores estavam com as atividades paralisadas desde o mês de junho.

Operação prende oito pessoas acusadas de desviar R$ 20 milhões em Trairi; oito estão foragidos, sendo três secretários


Uma operação do Ministério Público Estadual (MPE) em conjunto com a Polícia Civil no município de Trairi prendeu até o momento oito suspeitos de crimes contra administração pública. Entre os envolvidos, a secretária de Ação Social, Germana de Paixão Oliveira e o procurador-geral do Município, Vinicius Barbosa Damasceno.

Além deles, foram presos nesta quarta-feira (5), os membros da Comissão de Licitação, Evaldo Luis Antunes e Gabriela Chaves Souto, o empresário, José Ademar Barroso e os advogados, Caroline Gondim Lima, José Eloiso Maramaldo Filho e Guilherme de Araripe Nogueira.

De acordo com o promotor de Justiça, Igor Pinheiro, o desvio de verba pública no município soma o montante de R$ 20 milhões. "São 16 mandados de prisão contra suspeitos de crimes contra a administração pública, fraudes em processo licitatórios, formação de quadrilha, condescendência criminosa e falsidade ideológica", informa.

As prisões foram efetuadas em Fortaleza, Eusébio e em Trairi. Os acusados ficarão presos na Delegacia de Trairi, somente os advogados serão encaminhados para a Delegacia Estadual de Capturas (Decap) em Fortaleza.

A Justiça expediu 16 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. Segundo o MPE, todos os acusados comenteram os crimes de formação de quadrilha e fraude de licitação.

Secretários foragidos 

Até o momento, oito pessoas estão foragidas, são elas,  a secretária de Educação, Maria das Graças Barbosa, o secretário de Saúde, José Evandro Cunha, o vereador e ex-secretário de Cultura, Márcio Alves Ribeiro, o secretário de Finança, José Airton Ribeiro, o ex-secretário de Finança, Euclides de Andrade Castro, ex-membro da Comissão de Licitação, Manoel Carlos Oliveira, membro da Comissão de Licitação, Alexandre Pires Sousa e ex-contrato da prefeitura, Neio Lúcio Ferraz Passos.

Conforme o MPE, a operação tem continuidade durante todo o dia em busca dos foragidos.

(Diário do Nordeste)

Eleições 2012. Agenda da semana dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Pedim do Cleto (PT)
Dia 6 de setembro, quinta-feira
Reunião em Celsolândia
Concentração no comitê às 18h


Coordenadores do Cadastro Único de cidades do Baixo Acaraú participam de Encontro Intersetorial

Setor do Cadastro Único de Acaraú

Os coordenadores municipais, responsáveis pela gestão do cadastro único e bolsa família, nas áreas de assistência social, educação e saúde, nos municípios de Acaraú, Bela Cruz e Cruz, na região do Baixo Acaraú, participaram de Encontro Regional Intersetorial do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Os Encontros foram promovidos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e ocorreram entre os dias 28 e 31 de agosto.
O objetivo do encontro foi instrumentalizar os coordenadores municipais com informações para o aperfeiçoamento da gestão do cadúnico e programa bolsa família.
No encontro, foram apresentadas as novas ferramentas de gestão com vistas a apoiar a elaboração de diagnóstico e planejamento das ações intersetoriais e acordar, por meio do diálogo, entre representantes municipais propostas para a gestão do cadúnico e programa bolsa família, viabilizando sua execução e aprimoramento.

Assaltantes levam R$ 145 mil de caixa eletrônico em Amontada


         Assaltantes levaram R$ 145 mil de um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil, no município de Amontada, no Norte do Estado. O roubo ocorreu por volta das 11 horas, de terça-feira, dia 4 de agosto. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a parte frontal do caixa eletrônica foi arrancada e a fiação interna sofreu modificação. A máquina apresentou curto circuito e passou a soltar dinheiro. A Polícia foi ao local e fez um levantamento, mas ninguém foi preso até o momento.

UVA está com inscrições abertas para o I Concurso de Fotografia


As inscrições para o I Concurso de Fotografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) prosseguem até o próximo dia 15, com a participação de  estudantes, professores, funcionários ou servidores terceirizados da Instituição de Ensino Superior. A divulgação dos resultados ocorre até dia 01 de outubro. A coordenação é da Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional (ACMI). O lançamento do Concurso ocorreu no dia 13 de agosto com a palestra “Fotografia – A Arte da Percepção”, ministrada pelo professor Hudson Costa, no Auditório Central, no campus Betânia.

Com a temática “A UVA sob meu olhar”, o concurso tem caráter exclusivamente cultural, sem cobrança de taxa de inscrição. Cada participante poderá enviar o máximo de três fotos, sendo que somente uma será selecionada. As fotografias devem vir acompanhadas do comprovante da condição de estudante universitário, professor, funcionário ou servidor terceirizado e da ficha de inscrição.

As fotografias onde figurem pessoas passíveis de identificação e de serem reconhecidas devem vir acompanhadas de autorização de uso da imagem.  Nas imagens que contenham obras de arte deve haver a menção do autor em texto explicativo anexo à fotografia.

O autor da foto classificada em primeiro lugar receberá uma câmera fotográfica digital; em segundo lugar, um livro de fotografia; em terceiro lugar, uma assinatura anual de uma revista de fotografia. Mais nove fotografias receberão certificados de Menção Honrosa. As três primeiras fotografias classificadas, assim como as nove menções honrosas, serão utilizadas na confecção do calendário e da agenda institucional da UVA 2013, quando a Universidade estará festejando 45 anos de fundação.  A Comissão Organizadora poderá solicitar aos participantes do concurso a cessão de suas fotos para a montagem de uma exposição no campus Betânia.

Todas as fotos deverão ter tamanho de 20 cm x 30 cm, impressas em papel fotográfico. Mesmo fotos em diapositivos (slide ou cromo) e imagens digitais só serão aceitas se impressas em papel fotográfico dentro do tamanho determinado.
Todos os trabalhos apresentados deverão estar de acordo com o tema “A UVA sob meu olhar”. Devem ainda ser inéditos. Portanto, não podem ter sido publicados em qualquer veículo de comunicação impresso ou premiados em outros concursos.

Serviço
O Regulamento, com todas as informações e a ficha de inscrição, está no site www.uvanet.br.

As fotos deverão ser deixadas pessoalmente junto à Coordenação do Concurso ou remetidas através dos Correios, com a seguinte identificação no envelope:

A/C ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL (ACMI)
I CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)
Avenida da Universidade, 850, Betânia, CEP 62040-370 – Sobral – CE

TRE já indeferiu 33 candidatos


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já indeferiu o registro de 33 candidatos a prefeito e vice-prefeito no Estado, em decorrência da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Na noite de ontem, o pleno do TRE negou registro a Fernando Assef e Alexandre Ferreira Gomes, candidatos a prefeito em Boa Viagem e Acaraú, respectivamente. 

Nas sessãoes anteriores, o candidato a prefeito Dalton Lacerda, em Brejo Santo, também teve o registro indeferido porque possuiu condenação por captação ilícita de sufrágio, confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como Francisco Farias Neto, candidato a prefeito em Guaramiranga, que teve condenação pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) por crime de responsabilidade.

Por contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, tiveram os registros indeferidos os candidatos a prefeito José Flávio Morais, em Ipueiras; Paulo César dos Santos, em Amontada; Roberto Barbosa, em Jaguaruana; Wilebaldo Melo, em Mucambo, João Viana de Araújo, em Cedro; Acinésio Bezerra, em General Sampaio; Antônio Monteiro Pedrosa, em Arneiroz; Francisco Magno Magalhães, em Trairi; Raimundo Nonato Barroso, em Tururu; Clementino Campelo, em Palmácia; Francisco Nilson Alves, em Cedro; Francisco das Chagas Alves, em Graça; José Sinval de Carvalho, em Chorozinho; Afonso Cunha, em Jaguaretama; Francisco Iteildo Roque, em Antonina do Norte; Maria Neuma Bezerra, em Piquet Carneiro; Ademar Pinto, em Barroquinha; Hélio Fontenele, em Granja; Edvaldo Almeida, em Jaguaribara; Nilton Ricarte, em Baixio; Carlos Macedo, em Aurora; Cícero André, em Santa Quitéria; José Juvêncio, em Moraújo; e Anilton Pinheiro, em Ibicuitinga. Ariosvaldo Saldanha, em Jaguaretama, teve contas de gestão desaprovadas pela Câmara Municipal e Grijalva Parente, em Ubajara, teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União.

Os candidatos a vice-prefeito Roger Neves, em Marco, e Afonso Cordeiro, em Maranguape, que participam das chapas encabeçadas respectivamente por Ângelo Luís e George Valentim, tiveram o registro indeferido por possuir contas de gestão desaprovadas pelo TCM.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Nas eleições de 2010, a Lei da Ficha Limpa não pode ser aplicada por conta da legislação eleitoral. Neste pleito, a expectativa é de que o número de indeferimentos cresça por conta da aplicabilidade da lei de origem popular

(O povo online)

Aluna de Acaraú fará intercâmbio em Portugal

Aluna Elisângela Lima, no Ecomangue

Uma aluna do 3º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participará de um intercâmbio na cidade de Bragança, em Portugal. A acarauense Elisângela Lima, de 20 anos, cursará um semestre na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. A estudante viajará neste mês e permanecerá em Portugal até dezembro. Todas as despesas serão custeadas pelo Programa de Bolsas IFCE Internacional.
A seleção da jovem constou de duas fases: na primeira, foram analisados seu rendimento acadêmico e as condições financeiras; já na segunda fase, a professora Rafaela Maia, coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), onde Elisângela é bolsista, assinou uma carta de recomendação declarando os bons rendimentos da aluna e sua qualificação para participar do programa. Além disso, nesta etapa, a estudante foi submetida a uma avaliação de proficiência na Língua Portuguesa.
Conforme a professora Rafaela Maia, que tem ajudado a aluna com todo o processo e com a documentação necessária para viabilizar a viagem a Portugal, Elisângela já participou de inúmeras ações de educação ambiental com o Ecomangue, apresentou trabalho em congresso e já redigiu um artigo científico, que em breve será publicado em uma revista científica. “Desde o início do curso, ela apresenta ótimas notas, vocação para pesquisa científica e amor ao meio ambiente”, ressaltou a professora Rafaela. 
Elisângela explicou que cursará no exterior cinco disciplinas e depois pedirá reaproveitamento no seu curso em Acaraú. As cadeiras, dentre as quais Imunologia, Conservação de Recursos Naturais e Biologia Molecular, foram escolhidas juntamente com a professora Rafaela Maia. É a primeira vez que a aluna viajará para fora do país, e sua expectativa é grande em relação a essa nova experiência. “Acredito que essa é uma oportunidade única para qualquer aluno de graduação. Uma chance de conhecer novas culturas, de trocar experiências e se aperfeiçoar profissionalmente”, ressaltou.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Homem tenta matar companheira com golpe de foice em Acaraú


Um crime de lesão corporal grave aconteceu no município de Acaraú no último domingo, dia 2 de setembro. A agricultora Maria Rosângela do Nascimento, de 31 anos, natural de Acaraú, foi agredida com um golpe de foice na cabeça pelo companheiro, Francisco Carlos Silva de Moura, de 32 anos, pintor, natural de Fortaleza. A tentativa de homicídio aconteceu após uma discussão na casa em que morava o casal, na Rua Neon Silva, no bairro Planalto Bailarina. O Ronda do Quarteirão foi acionado e compareceu ao local, mas o agressor já havia fugido. 
A vítima, que só não foi morta devido aos gritos por ajuda de sua mãe, foi encaminhada em estado grave para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia, na cidade de Sobral. O acusado foi preso em flagrante somente na manhã da segunda-feira após uma denúncia de que estaria num ônibus da empresa Fretcar já em fuga para Fortaleza. A polícia então deu voz de prisão ao agressor que foi encaminhado a Delegacia Regional de Acaraú, onde foi indiciado pelo artigo 7 da Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o artigo 14 do Código Penal. 
O agressor foi recolhido a Cadeia Pública no Município. O autuado já tinha passagem pela polícia, respondendo a um inquérito por homicídio na delegacia de Jurema e um Termo Circunstanciado de Ocorrência em Acaraú.

Escolas de Acaraú participam de Olimpíada de Matemática

Projeto busca revelar talentos em matemática

Trinta e duas escolas, entre estaduais e municipais, na cidade de Acaraú, estão participando neste ano da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que desde 2005 tem sido realizada em todo país com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Já foi realizada a primeira fase, e os alunos se submeterão a novas provas da segunda fase da olimpíada. A divulgação dos premiados será feita no dia 30 de novembro.
Os alunos que alcançarem as melhores notas são premiados com medalhas e Certificados de Menção Honrosa. Já os professores de matemática dos alunos que participarem da 2ª fase e indicados pela escola ganham tablet, placa de homenagem e assinatura anual (3 exemplares) da Revista do Professor de Matemática.
Além disso, as escolas públicas que se destacarem serão premiadas com computador portátil com programas livres relacionados ao ensino da matemática, e uma impressora.  E as Secretarias de Educação que tiverem o maior número de escolas premiadas receberão troféus.

Confira as escolas participantes em Acaraú: 

ANTONIO FERREIRA SALES EEIEF
ANTONIO INACIO FILHO EEIEF
ARISTIDES FLORIANO DE OLIVEIRA, EEIEF
CAROLINO LOPES ARAUJO, EEIEF
DEPUTADO JOSE FILOMENO, EEIEF
DOM JOSE, EEIEF
DONA EULINA MAGALHAES, EEIEF
ESC DE ENS MEDIO LICEU DE ACARAU MARIA A R GOMES
FRANCISCA SILVEIRA GOMES PROFA EEF
HERMINIA FRANKLINA DA SILVEIRA, EEIEF
HIGINO DE SOUZA BRANDAO EEIEF
JOAO DOMINGUES DE SOUSA, EEIEF
JOAO JAIME FERREIRA GOMES FILHO EEIEF
JOAO JAIME FERREIRA GOMES FILHO, EEIEF
JOAO LOURENCO PEREIRA ROCHA EEIEF
JOAO RIBEIRO RAMOS, EEIEF
JOAQUIM TIAGO DO NASCIMENTO, EEIEF
JOELINA RIBEIRO RAMOS VIANA, EEF PROF
JOSE AUGUSTO VASCONCELOS, EEIEF
LAURA FURTADO DO NASCIMENTO,EEIEF
MA LEONETE BRANDAO, EEIEF
MA NAZARE VIANA, EEIEF
MANOEL DUCA DA SILVEIRA, EEIEF
MANOEL JOAO DE ARAUJO, EEIEF
MANOEL LOUZADA, EEIEF
MARIA DA CONCEÇÃO ARAUJO. EEFM
MARTA MARIA GIFFONI DE SOUSA EEEP
PADRE ANTONIO TOMAS - CEJA
PROFª TERESA DE JESUS SILVA EEIEF
RAIMUNDA DOMINGUES OLIVEIRA, EEIEF
ROQUE LOPES DE ARAUJO, EEIEF

SOFIA NUNES DE FREITAS, EEIEF

Fonte: Portal - Obmep

Para maiores informações, acesse: www.obmep.org.br