sábado, 1 de setembro de 2012

Paróquia de Acaraú realizará comemoração de seus 180 anos

Igreja Matriz de Acaraú

Um Tríduo (três dias de orações e celebrações religiosas) será realizado na igreja Matriz e comunidades católicas a partir do dia 6 de agosto em comemoração aos 180 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Acaraú, na região Norte. O ponto alto das comemorações ocorrerá no dia 8 de agosto, quando ocorrerá uma celebração eucarística, na igreja Matriz às 19h, a ser presidida pelo vigário, Padre Eudes Cruz. Após a missa, ocorrerá um momento festivo na Praça da igreja Matriz. Na ocasião, será partilhado um grande bolo para os presentes, que será confeccionado especialmente em comemoração a data. A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Acaraú, que foi criada por decreto geral de 1832, comemora neste ano 180 anos. 

Comunidades do Baixo Acaraú serão beneficiadas com carros-pipa

Carro-pipa que deverá visitar as comunidades
Foto: Divulgação
De acordo com a Defesa Civil do Estado, os municípios de Acaraú, Marco e Morrinhos, na região do Baixo Acaraú, além de Santana do Acaraú, terão as primeiras famílias a serem beneficiadas com carros-pipa. A iniciativa é fruto de uma ação de combate a estiagem que tem atingido o Estado. A partir desta segunda-feira, dia 3 de agosto, os carros começarão a atender as comunidades. O Ceará deve chegar ao fim de setembro com aproximadamente 95% dos municípios sendo atendidos por carros-pipa.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará, coronel Hélcio Queiroz, a meta é chegar até o dia 10 de setembro atendendo os primeiros 21 municípios e, até o final do mês, alcançar um total de 57. A “Operação Carro Pipa” faz parte de um convênio de R$ 8,3 milhões entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional.

Comarca de Itarema institui Núcleo de Conciliação Permanente

Juíza Katherine da Costa - Arquivo: TJCE 

A juíza Katherine Martins da Costa instituiu o Núcleo de Conciliação Permanente da Vara Única da Comarca de Itarema, na região do Baixo Acaraú. O objetivo é buscar acordos para solucionar processos, principalmente de alimentos, divórcio, reconhecimento de união estável, investigação de paternidade, reparação de danos e outros de natureza cível.
A Portaria nº 07/2012, que instituiu o Núcleo, foi disponibilizada no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (13/08). O conciliador será o analista judiciário José Tales Torres Portugal Bezerra, servidor da Comarca.
As audiências ocorrerão sempre às terças-feiras, ficando a pauta a cargo do conciliador ou por outra pessoa designada. Recebida a petição inicial, se for o caso, os autos serão encaminhados ao Núcleo de Conciliação. O conciliador designará a data da audiência, ficando as intimações das partes a cargo da Secretaria da Vara.

Sessão movimentada na Câmara de Vereadores de Cruz


Em sessão realizada na última sexta-feira, dia 31 de agosto, na Câmara de Vereadores do Município de Cruz, houve a discussão de vários projetos que impactam diretamente na população. Dentre eles, está em discussão projeto de lei para aumento do salário dos parlamentares para o próximo mandato.  Além disso, discutiu-se a solicitação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística solicitando ao Município a legalização de ruas e limites dos bairros da cidade.  O vereador Chico Sousa sugeriu audiências públicas para nomear as novas ruas.

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú


Passeata de bicicleta com eleitores do candidato Pedro Fonteles, o "Pedim do Cleto" (PT)

Domingo, dia 2 de setembro
Saindo de Cauassú, Curral Velho e Ilha dos Coqueiros a partir das 7h da manhã até a sede de Acaraú. Concentração no Açude do Bal às 8h. 

Eleições 2012 em Cruz. Resultado de enquete


Na enquete realizada pelo Vale do Acaraú Notícias para saber qual candidato a prefeito é o preferido do eleitorado no Município de Cruz, Erlandson Muniz foi o preferido. Opinaram 47 internautas. Destes, 27 escolheram o candidato Erlandson Muniz (DEM), o que representa 57% dos que opinaram. Já 19 pessoas escolheram o candidato Adauto (PT), representando 40% dos internautas.  Somente uma pessoa escolheu a opção de voto nulo e nenhuma escolheu votar em branco ou que não sabia. A enquete ficou disponível no blog de 29 a 31 de agosto de 2012.
Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Eleições 2012 em CRUZ. Vale do Acaraú Notícias promove enquete


O Vale do Acaraú Notícias lançou mais uma ferramenta importante de interação com os internautas. As eleições municipais se aproximam e gostaríamos de saber a preferência dos eleitores com relação aos candidatos a prefeito. A enquete abrangerá os municípios do Baixo Acaraú. De 29/08/2012 a 31/08/2012, a consulta será feita com relação aos candidatos a prefeito do Município de 
Cruz. Na sua opinião, quem vencerá a disputa eleitoral em Cruz?



Adauto (PT) ou Erlandson Muniz (DEM)




Este blog esclarece que, conforme o artigo 2º da Resolução nº 23.364/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo apenas da participação espontânea do interessado, que deve opinar uma única vez.

Ex-aluno do Liceu de Acaraú elabora projeto de estudo sobre Astronomia

O grupo se reúne em sala no Liceu de Acaraú

Olhar Distante: esse é o nome do projeto elaborado por um ex-aluno do Ensino Médio do Liceu de Acaraú, Eurimar Araújo, que instituiu um grupo de estudo sobre Astronomia. O projeto foi aprovado pelo professor Daniel, da área de Física do Liceu, que também colabora com as atividades. O projeto encontra-se em fase inicial e as aulas acontecem em sala do Liceu. Ainda será definido o nome do grupo. Atualmente, oito alunos do Liceu estão fazendo parte do projeto, mas qualquer pessoa que se interesse por Astronomia pode participar.
Conforme explicou Eurimar, que também é aluno do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Acaraú, os membros do grupo discutem curiosidades e diversos temas relacionados a Física e Astronomia. “Cada integrante traz um tema e nós aprofundamos em sala”, declarou Eurimar.
Além de aprofundar os conhecimentos na área de Física e Astronomia, que acabam ajudando os alunos a se submeterem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como critério de ingresso em instituições públicas, como IFCE e UFC, o grupo também estimula os alunos a participarem de desafios como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, segundo Eurimar. O coordenador do projeto revela que o Olhar Distante “incentiva o aluno a estudar, facilita sua compreensão acerca de assuntos que seria difícil entender sozinho, além de aperfeiçoar seus conhecimentos e aumentar a sua capacidade rumo a realidade acadêmica”, ressaltou.

Serviço
Para quem quiser fazer parte do grupo de estudo de Astronomia
Eurimar Araújo
(88)9629.7674

Região do Baixo Acaraú cearense registra aumento de quase 5 mil habitantes, segundo levantamento do IBGE

A cidade de Acaraú mostrou-se a mais populosa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2012. A região do Baixo Acaraú apresenta atualmente, conforme o levantamento, a quantidade de 215.753 habitantes, representando um aumento no censo realizado no ano de 2010, quando a região apresentava 210.784 habitantes. A nova estimativa aponta que houve um aumento de 4.969 habitantes, apesar de não ter havido um aumento muito significativo por município, em média mil habitantes por município.
Na região, Acaraú continua sendo a cidade mais populosa, apresentando a maior quantidade de habitantes, com o total de 58.848; já Jijoca de Jericoacoara tem o menor quantitativo, com 17.744 moradores. Todos os municípios da região apresentaram aumento no número de habitantes, com relação ao censo realizado pelo IBGE no ano de 2010.
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Confira a estimativa da população na região do Baixo Acaraú:
Município
População estimada -2012
População em 2010
Acaraú
58.848
57.551
Bela Cruz
31.259
30.878
Cruz
22.887
22.479
Itarema
38.547
37.471
Jijoca de Jericoacoara
17.744
17.002
Marco
25.349
24.703
Morrinhos
21.119
20.700
Total
215.753
210.784
Fonte: IBGE

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Alexandre, do PMDB
Dia 1º de setembro, sábado
bandeiraço do 15, a partir das 9:00h, no Centro;
Comício em Curral Velho, às 20:00h.
               
Agenda do candidato Pedim do Cleto, do PT
Dia 02 de setembro, domingo

Concentração às 18h no comitê central.
Encontro da Juventude com Pedim e Demir
Local: bairro de Outra Banda (em frente ao Rochinha)

Alunos do Campus de Acaraú do IFCE atuam em bolsa de docência

Turma de Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE

Trinta e três alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceaá (IFCE) estão tendo a oportunidade de ter uma primeira experiência no magistério. Os discentes do IFCE acompanham as aulas de um professor-supervisor e têm a oportunidade de treinar a prática docente junto aos estudantes do ensino médio em escolas públicas nos municípios de Acaraú e Itarema. A ação faz parte do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).
O Pibid é um programa do Governo Federal que incentiva a docência, sob a administração da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os alunos do IFCE foram selecionados mediante análise curricular e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, durante um ano, para participarem do projeto. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede fazendo uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas de ensino.
O aluno Benjamim Carvalho, do 4º semestre do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, iniciou as atividades da bolsa no dia 20 de agosto, na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú. Benjamim, mesmo que ainda esteja começando no projeto, já começa a entender a grandiosidade dessa nova experiência. “O Pibid vai enriquecer não só o meu currículo, mas também minha formação. Vou estar mais bem preparado para lidar com algumas situações dentro de sala de aula”, ressaltou.
Para o professor Eugênio Pacelli, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú, o qual encabeçou a seleção dos respectivos discentes para atuarem no Pibid, a bolsa produz vários efeitos positivos para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas. “Os alunos vão ter uma experiência importante, por meio da vivência prática do ensino cada vez mais cedo e sob supervisão sendo, assim, estimulados ainda mais a caminho da aprendizagem e da prática profissional”, ressaltou.

Pe. Juscelino celebra 14 anos de Sacerdócio


Pe. Juscelino Pascoal, colaborador na futura Área Pastoral da Praia de Acaraú, completou nesta quinta feira (30) o seu 14º aniversário Sacerdotal. O Padre teve uma missa em  sua intenção, que foi celebrada em frente a Capela de São Pedro em Cauassú. A missa foi presidida pelo Sr. Bispo Diocesano Dom Odelir José Magri e concelebrada por  Pe. Eudes Cruz, pároco de Acaraú, Pe. Maurílio, da Paróquia de Aranaú e também pelos Diáconos Lucas, Airton e João Paulo.
             Na ocasião também foi dada a segunda benção da Capela, por ter passado por uma reforma  e ampliação.
            A comunidade da Região da Praia festejou junto com seu administrador e desejou votos de felicidades e força na caminhada sacerdotal.
           
 Pe. Juscelino em seu discurso falou da sua força de vontade e também pediu ao Sr. Bispo, votos de confiança para desempenhar seu trabalho pastoral na comunidade.
          

              




(paroquia de Acaraú)

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CREDE de Acaraú promove intercâmbio entre escolas

Participantes do intercâmbio no auditório da 3ª CREDE

A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, de Acaraú, realizou, na  última quarta-feira, dia 29 de agosto, o I Intercâmbio das Escolas Apoiadas e Premiadas no auditório da Instituição.
O evento teve como pauta a socialização das ações significativas desenvolvidas ao longo do ano letivo pelas Escolas Premiadas e um momento para o planejamento da ação de cooperação técnico-pedagógica  entre as escolas parceiras.
O Intercâmbio contou com a participação dos gestores das escolas premiadas e apoiadas dos sete municípios da 3ª CREDE-Acaraú, dos municípios de Guaiúba, Maracanaú e Caucaia, pertencentes a 1ª CREDE-Maracanaú e dos municípios de Itapipoca e Amontada, da 2ª CREDE- Itapipoca, como também dos gerentes municipais e dos Supervisores do NRCOM e Gerentes Regionais das Coordenadorias mencionadas.
O encontro foi considerado bastante significativo e relevante pelos participantes, que destacaram o momento mais importante a troca de experiências e as ações pedagógicas que estão contribuindo para a aprendizagem das crianças.

Município de Cruz será palco da Trilha da Independência

         Para quem tem seu carro ou moto e gosta de esportes radicais, tem uma opção especial, no feriadão de 7 de setembro, no município de Cruz.  Poderá inscrever-se na Trilha da Independência, que chega neste ano a sua 4ª edição. Informações e inscrições podem ser realizadas pelo telefone (88)9600.0153 ou (88)9618.5647. Também existe uma página do facebook com mais informações: www.facebook.com/equipefazdeconta

Festival Internacional do Camarão de Acaraú inovará em sua 4ª edição

Palestra com Antônio Peixoto, presidente da
Comissão Científica da ACCN

O IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, evento que acontece em paralelo ao Festival Internacional do Camarão, acontecerá com inovações neste ano. As atividades, que serão realizadas nos dias 27 e 28 de novembro, numa quinta e sexta-feira, contarão com palestras e mesas redondas no campus de Acaraú do IFCE; e oficinas sobre camarão e tilápia na Fazenda Cacimbas, onde tracicionalmente aconteciam todas as atividades do Festival.
No dia 29 de novembro, está prevista a solenidade de abertura pela manhã na Fazenda Cacimbas; e à tarde acontecerá a tradicional Reunião da Câmara Setorial do Camarão. Nos dias 29 e 30, acontecem workshops, festivais gastronômicos e shows musicais.
Tanto a programação científica como gastronômica e artística estão sendo fechadas. A apresentação da prévia da programação científica foi apresentada por Antônio Peixoto, presidente da Comissão Científica da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), organizadora do evento, em 3ª reunião da Comissão, que contou com a presença dos sócios da entidade, no auditório do campus de Acaraú do IFCE nesta quinta-feira, dia 30. No dia 26 de setembro, está previsto o lançamento oficial do Festival.

Jericoacoara tem se destacado na culinária

O Café Brasil  evoluiu no cardápio por exigência
da demanda de turistas
  - Arquivo: Divulgação

A praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste, tem tido destaque não só por suas belezas naturais, como também pela culinária. Bares e restaurantes oferecem uma dezena de opções com cardápio variado para se comer bem, incluindo pratos da cozinha internacional e regional. Um desses estabelecimentos é o Café Brasil, fundado em 1993. A proposta inicial era servir um farto e delicioso café da manhã, com frutas, sucos, bolos, geleias e pães, um diferencial ante as pousadas da região. A ideia deu certo.

         Com o passar do tempo, o Café Brasil, que foi um dos primeiros a se estabelecer na praia, também passou a oferecer outros pratos para almoço e jantar. Pratos naturais são bastante procurados. Os clientes têm opção de saborear uma lasanha vegetariana. O prato individual de maior saída é o bife acebolado, acompanhado de salada de legumes. O filé parmegiana e o filé de peixe robalo integram a lista dos mais pedidos.


         O Café Brasil é destaque em Jericoacoara, que surpreende os turistas com a qualidade do atendimento e a variedade de seus produtos. Nos últimos anos, a gastronomia local evoluiu acompanhando o ritmo de crescimento da vila.

         Há opções de cardápio com comidas regional, exótica e internacional. Destaques são as culinárias italiana, alemã, francesa e japonesa para o gosto mais exigente. A demanda turística foi determinante na hora de capacitar os trabalhadores dos empreendimentos gastronômicos.

Lula divulga vídeo falando sobre a importância das eleições desse ano



Vem aí o III Congresso da Juventude em Juritianha


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jijoca de Jericoacoara poderá ser beneficiada com apoio financeiro



A Praia de "Jeri" é tomada de belezas naturais
Arquivo: Panoramio
Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, é considerado destino indutor do desenvolvimento turístico regional. Por este motivo, desde a segunda-feira, dia 27 o Município poderá ser beneficiado com R$ 5 milhões, por meio de chamada pública da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). A verba poderá auxiliar Jijoca, que apresenta uma das praias mais visitadas do mundo, a Praia de Jericoacoara, a promover seus atrativo turístico no exterior.

Outros municípios cearenses que se encaixam no perfil da Política Nacional do Turismo podem pleitear o apoio. Após a classificação dos projetos, a Embratur realizará procedimentos internos necessários para a formalização de convênios, conforme legislação vigente.

Os recursos serão liberados a órgãos ou entidades municipais definidas por lei, que tenham em seus estatutos ou regimentos o turismo como objetivo final. As ações que podem ser contempladas pelo convênio são eventos, viagens de familiarização, viagens de imprensa, produção de material promocional e campanhas publicitárias.

O período para o cadastramento e envio de proposta para análise vai pode ser feito até 17 de setembro. A segunda fase do processo, que é a habilitação das propostas será realizada de 18 de setembro a 23 de outubro.

Comissão Científica do Festival do Camarão de Acaraú se reúne no IFCE

Festival apresenta ampla programação científica

A Comissão Científica que será responsável por organizar as palestras e mesas redondas que constarão na programação do IV Festival Internacional do Camarão, se reunirá amanhã. O encontro ocorrerá  no auditório do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) às 15h. O Grand Srimp Festival, que é um dos maiores eventos gastronômicos da região, acontece em paralelo ao Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, quando se discutem alternativas sustentáveis e empreendedorismo para o setor. Estão cotados a participarem da reunião no IFCE, dentre outros, Mardônio de Oliveira, Assessor da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), o Coordenador de Extensão e Relações Empresariais do campus de Acaraú do IFCE, Márcio Bezerra e o jornalista José Rangel, assessor de imprensa do evento. O Festival deverá acontecer no mês de novembro deste ano. Estuda-se a possibilidade de que a parte científica do evento, composta de mesas redondas e palestras, transcorra no prédio do campus de Acaraú.

Obras da Central Eólica de Itarema seguem em ritmo acelerado

Movimentação grande de operários e máquinas
A equipe do Vale do Acaraú Notícias esteve hoje na CE-085, onde pode atestar que seguem em ritmo acelerado as obras da Central Eólica Cajucoco, que está sendo instalada na localidade de Córrego do Rio, no município de Itarema,  na região do Baixo Acaraú. Já é possível ver instaladas quase toda a estrutura dos vinte aerogeradores, que vão gerar juntos mais de 30 MW de energia tida como limpa. A previsão é que a eólica já esteja em operação ainda neste ano.
A empresa Energimp, controlada pela argentina Impsa Wind é a proprietária. As obras são realizadas pela empresa de Fortaleza, Cortez Engenharia. A obra é autorizada mediante licença concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) após audiências públicas com a presença do Ministério Público, empresa e a população.
A Central Eólica de Itarema apresenta um investimento de mais de R$ 129 milhões e conta com financiamento, dentre outros, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e com apoio do Governo Federal. E tem a pretensão de gerar energia limpa, ou seja, sem agredir tanto o meio ambiente, sem a utilização de hidrocarbonetos. Coloca-se como uma grande alternativa de geração de energia na região do Baixo Acaraú.
A Impsa não tem limites no seu sonho de expansão. Também serão instaladas eólicas no município de Acaraú, no qual serão edificados os parques de Buriti, Coqueiros, Ventos do Oeste, Lagoa Seca e Garças. Cada central, gera 30 MW, totalizando mais de 120 Mw de capacidade de energia. Um sexto parque, de Araras, será instalado na região, dentro do município de Acaraú. 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ciclo de Palestras sobre o Enem é realizado em Acaraú

Educadores participando do ciclo de palestras

Um ciclo de palestras sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo dirigido a professores de escolas da rede estadual dos municípios do Baixo Acaraú (Acaraú, Cruz, Itarema, Bela Cruz, Marco, Jijoca de Jericoacoara e Morrinhos). Na formação, são abordadas as quatro áreas do conhecimento do Exame: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. As palestras, que estão sendo ministradas por educadores escolhidos pela 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede), de quem é também a iniciativa da formação, acontecem na sede da Crede, no bairro de Outra Banda, em Acaraú. As datas das palestras são estipuladas, com base no calendário indicado pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e adequando-se ao calendário das escolas. O objetivo é dar mais embasamento aos profissionais para, no seu dia a dia em sala de aula, possam melhor preparar seus alunos  para submeter-se ao Enem, que já é utilizado como critério de ingresso em universidades públicas, como a UFC e o IFCE. Conforme a Crede, a ideia é que estas palestras ocorram periodicamente, na perspectiva de marcar o esforço de mobilização para o Enem. Além do Exame, nas palestras, os educadores recebem orientações gerais sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Sinalização para ordenamento da prática de esportes náuticos é implantada em Jericoacoara

Discussão sobre a nova sinalização de "Jeri"
Arquivo: PARNA

O Parque Nacional de Jericoacoara, situado no Município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, foi contemplado com uma sinalização referente ao ordenamento da prática de esportes náuticos a vela. A sinalização, que foi instalada na última semana, foi feita pela equipe gestora do Parque Nacional,  de acordo com o zoneamento constante no Plano de Manejo e regras relativas à prática de esportes a vela dentro do perímetro do Parque.
A sinalização é composta por placas instaladas nas praias, além de bóias com bandeiras na área marinha, que sinalizam quatro zonas: de Exclusão de Esportes de Vento, de Exclusão de Kitesurf Norte, de Exclusão de Kitesurf Sul e de Exclusão de Windsurf.
Conforme Antonio Elson Portela, Analista Ambiental lotado no Parque Nacional de Jericoacoara, a sinalização delimita áreas específicas para a prática de Windsurf ou Kitesurf, além da exclusão de modalidades em uma determinada área.  Assim, não persistirá disputa de espaço entre velejadores de modalidades distintas, em determinados espaços situados na área marinha. O objetivo é diminuir o risco de eventuais acidentes envolvendo velejadores e demais usuários dessas áreas, como surfistas e banhistas. Além disso, a sinalização tem a finalidade de diminuir os conflitos existentes entre os velejadores de kite e windsurf, uma vez que Jericoacoara é considerada "um dos melhores points do planeta para a prática desses esportes", ressaltou.
Toda a operação de instalação das placas e bóias na área marinha e terrestre do Parque de Jericoacoara foi coordenada por Antonio Elson, com apoio do pessoal do ClubeVentos de Jericoacoara e Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara.

Marco tem se destacado em fabricação e venda de móveis

A fábrica de Marco tem 12 mil m2 - Divulgação

A cidade de Marco, na região do Baixo Acaraú, que faz parte do polo moveleiro no Estado, apresenta fábricas de móveis que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Uma delas é a  Madressilva, que além de abranger o Estado, Norte e Nordeste, começou a vender para a região Centro-Oeste. Com 18 anos de atuação, a empresa é especialista em móveis para sala de jantar, fabricando mesas, cadeiras, bases, bufês e consoles.
As peças têm acabamento feito em PU (poliuretano) e com designer em busca de constante inovação. A empresa conta com um profissional apenas para desenhar os móveis conforme as novas tendências do mercado. De acordo com o proprietário da fábrica, Perilo Silva Neves, todo o trabalho é realizado com o intuito de deixar os móveis resistentes ao sol e chuva, por exemplo.
Atualmente, a Madressilva conta com 198 colaboradores. Pelo menos uma vez a cada ano, atendendo às exigências do mercado, eles passam por uma reciclagem e aprendem novas técnicas. O treinamento é dado por profissionais gabaritados que vêm diretamente da região Sul do Brasil.   

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vale do Acaraú participará do Campeonato Cearense Sub-20

Dayron Mourão - Divulgação

O presidente da Liga Acarauense de Futebol, Dayron Mourão, assegurou que todas as seleções do Vale de Acaraú estarão presentes ao lançamento oficial do Campeonato Cearense de Futebol Sub-20, que está confirmado para o dia 5 de setembro, a partir das 15h, no auditório da Secretaria do Esporte, no Estádio Castelão, na cidade de Fortaleza. Marcelo Araújo, coordenador de Esporte da Zona Norte, está arregimentado a presença dos representantes de da região. Na abertura, além do desfile dos atletas, haverá apresentações culturais. No calendário da competição, no dia 15 de setembro, a seleção de Granja recebe, no Estádio Mitotonho, o escrete de Uruoca na abertura da Zona Norte.

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Alexandre, do PMDB
Dia 28 de agosto, terça-feira
20h – Reunião da coligação em Morada Nova
Concentração no antigo Casarão na Praça do Centenário às 18h

Agenda do Candidato Pedim do Cleto, do PT
Dia 29 de agosto, quarta-feira
Arrastão da paz e da felicidade, no bairro de Piranhas 


Dia 31 de agosto, sexta-feira
18h - Concentração no Comitê central para reunião em Almécegas

Dia 02 de setembro, domingo
18h – Concentração no comitê central
Encontro da Juventude com Pedim e Demir
Local: Bairro Outra Banda (em frente ao Rochinha)

IFCE de Acaraú realiza matrícula na próxima quinta-feira (30)

Prédio do IFCE em Acaraú, situado vizinho ao fórum

Os candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificado do MEC, que pleiteiam uma das 35 vagas do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertados pelo Campus de Acaraú do IFCE para o semestre 2012.2 devem ficar atentos. É que a chamada dos candidatos para matrícula será realizada na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, às 9h da manhã, no prédio da Instituição, localizada no bairro Monsenhor Edson Magalhães, vizinho ao fórum.  No ato da matrícula, o candidato deve estar munido das fotocópias e originais dos seguintes documentos: certidão de nascimento, RG, CPF, comprovante atualizado de endereço, título de eleitor com comprovante da última votação, certificado de quitação do serviço militar (se do sexo masculino), histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio, além de duas fotos 3X4 recentes e iguais. Ao todo, 139 candidatos constam na lista de espera concorrendo a 27 vagas que ainda não foram preenchidas para o curso de Ciências Biológicas. O curso é gratuito e forma principalmente professores e pesquisadores.

Confira a relação de candidatos e a documentação, clicando aqui!

Eleições 2012. Justiça divulga arrecadação e gastos de campanha dos candidatos a prefeito de Acaraú



E segue a corrida pela cadeira de Prefeito do Município
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a primeira parcial da prestação de contas dos gastos e da arrecadação dos candidatos a prefeito do Município de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos (PT) e Alexandre Ferreira Gomes (PMDB). A receita é entendida como tudo aquilo que o foi arrecadado para campanha do candidato, seja por empresas ou pessoas físicas; já despesa como todos os gastos com publicidade, transporte etc. Foi arrecadada, no total, a quantia de R$ 5.000,00 para a campanha de Pedro Fonteles dos Santos, em cessão de veículo, serviço de motorista. Também foi declarado que se gastou na campanha do candidato R$ 7.750,00, sendo que deste montante, foram investidos R$ 5.750,00 em publicidade, com a impressão de santinhos, bottons, adesivos e jornais, além R$ 2.000,00 em combustível. Já na campanha de Alexandre Gomes, arrecadou-se o total de R$ 127.526,00, por meio da cessão de veículos e de serviço de motorista para todo o período eleitoral. Além disso, foi declarado junto a Justiça Eleitoral o gasto de R$ 97.325,47, em publicidade, combustível e contratação de serviço de assessoria contábil.

Confira a especificação das receitas e despesas:
Candidato Pedro Fonteles dos Santos
Receita
NOME
VALOR (R$)
DESCRIÇÃO
Aldemir Viana Sales
1.000,00
Cessão de veículo
300,00
Cessão de serviço de motorista
Militão Xavier do Nascimento Filho
300,00
serviço de motorista
Paulo Sérgio Pereira
300,00
serviço de motorista
Maria de Fátima Araújo
800,00
Cessão de veículo
Rafael Vale dos Santos
300,00
serviço de motorista
Pedro Fonteles dos Santos
2.000,00
Depósito em espécie
Total
R$ 5.000,00


Despesa
NOME
VALOR (R$)
DESCRIÇÃO
Walter Sanford Lobo Frota ME
5.750,00
Publicidade (Santinhos, bottons, adesivos e jornais)
JBJ de Souza ME
2.000,00
Combustível
Total
R$ 7.750,00


Candidato Alexandre Ferreira Gomes
Receita
NOME
VALOR (R$)
DESCRIÇÃO
Amadeu Ferreira Gomes
12.000,00
Cessão de veículo
2.400,00
Serviço de motorista
4.917,00
Cessão de veículo
Maria Eucilene Conde Wanderley
12.000,00
Cessão de veículo
Alexandre Ferreira Gomes da Silveira
2.400,00
Serviço de motorista
Augusto César Magalhães de Araújo
9.213,00
Cessão de veículo
José Itamar de Araújo
2.400,00
Serviço de motorista
Maria Aparecida Façanha Mota
4.917,00
Cessão de veículo
2.400,00
Serviço de motorista
Adahil Vasconcelos F. Júnior
4.917,00
Cessão de veículo
Denis Willian dos Santos Vasconcelos
2.400,00
Serviço de motorista
Ricardo Sanray Aguiar Lopes
12.000
Cessão de veículo
2.400,00
Serviço de motorista
Eliziane Rodrigues Lopes
4.917,00
Cessão de veículo
Dario Araújo Felipe Rocha
2.400,00
Serviço de motorista
Otávio Felipe Rocha
2.352,00
Cessão de veículo
Germany Eurides Silva Araújo Rocha

2.400,00
Serviço de motorista
Manuella de Andrade Gonçalves
2.412,00
Cessão de veículo
Augusto César Magalhães de Araújo
2.400,00
Serviço de motorista
Liduina Fátima F. dos Santos
4.917,00
Cessão de veículo
Daniel Lousada Rocha
2.400,00
Serviço de motorista
Antonio Pereira da Silva
2.412,00
Cessão de veículo
2.400,00
Serviço de motorista
Francisco Deives do Carmo
2.352,00
Cessão de veículo

2.400,00
Serviço de motorista
Paulo Renato da Silva
12.000,00
Cessão de veículo
Adriano Ferreira Gomes da Silveira
2.400,00
Serviço de motorista
Régis Albuquerque Advogados Associados
5.000,00
Serviços advocatícios no período eleitoral
Total
R$ 127.526,00


Despesa
NOME
VALOR (R$)
DESCRIÇÃO
Gráfica e Editora Pouchain Ramos
7.631,50
Publicidade (cartazes, santinhos e bottons)
Artes e Cores Ind. e Com. De Confecção
450,00
Publicidade (bandeiras)
9.000,00
Publicidade (bandeiras)
Distribuidora de Livros Itamar Júnior LTDA
73.000,00
Publicidade (adesivos)
José Aristides de Andrade Filho
5.999,97
Combustível
Manoel Clebel da Costa Filho
1.244,00
Serviço prestado em assessoria contábil
Total
R$ 97.325,47

Fonte: TSE