sábado, 25 de agosto de 2012

Semana cheia de atividades em Acaraú em comemoração ao Dia do Soldado

Apresentação da banda de música do TG em escola.
Arquivo: CVP

Hoje, dia 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Em alusão a data, foram realizadas uma série de atividades, nesta semana, encabeçadas pelo Tiro de Guerra de Acaraú,TG 10-018. Os soldados participaram de missa e culto, de atividades com alunos de escolas da cidade, além de uma solenidade no quartel.
A semana iniciou com os soldados tendo momentos de oração. Os católicos participaram de missa, no sábado, dia 18, celebrada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e os evangélicos, de culto.
Durante a semana, foram realizadas várias visitas às escolas de Acaraú, tanto públicas como particular, onde os soldados expuseram a importância de se elevar o devido respeito a Pátria e fizeram apresentação da banda de música do destacamento. Além disso, alunos também visitaram o TG, situado no bairro de Outra Banda, para conhecer o trabalho realizado.
Na manhã deste sábado, dia 25, o ponto alto das comemorações, em que se comemora o Dia do Soldado, foi realizado no Quartel do TG, hasteamento da bandeira, foi executado o Hino Nacional, e apresentação da banda de música, além de ter sido realizada apresentação da Ordem Unida, ou seja, uma das atividades militares, onde são treinadas as Marchas Militares e Desfiles cívicos. A solenidade contou com a presença do Tenente Ubirajara, que já foi por anos o Chefe de Instrução do TG de Acaraú. Além disso, a solenidade contou também com a presença do atual Chefe de Instrução, Sargento Jeová Lima.
Atualmente, o TG 10-018 apresenta 50 soldados, que passam por treinamento físico-militares e por formação, que inclui inúmeras palestras, que entre outros temas, abordam o civismo e a saúde, preparando os jovens que têm a faixa 18 anos, para a cidadania e o respeito a Pátria. “É muito gratificante ser soldado, porque a gente aprende a servir a Pátria, a termos amor a Nação em que vivemos, além de aprendermos muitas coisas importantes para nossa vida”, destacou Tiago Lima, soldado do Tiro de Guerra de Acaraú.
Para ingressar no TG, é necessário o alistamento militar, que deve ser feito a jovens que completam 18 anos, a ser realizado na Junta Militar, que fica situada na sede da Prefeitura Municipal de Acaraú, na rua General Humberto Moura, 675B, no Centro. Nos dias 13 e 14, será divulgada a relação dos candidatos que se alistaram, selecionados para ingressar no TG. A lista estará disponível na Prefeitura e no TG.

Saiba Mais
O dia 25 de agosto foi instituído como Dia do Soldado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. 

 Tiro de Guerra de Acaraú:
Rua Duque de Caxias n° 56, Bairro de Outra Banda - Acaraú
 (88) 3661-0146

UVA realizará Semana da Pedagogia


A Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, realizará a IV Semana de Pedagogia, no campus Betânia, no período de 10 a 14 de setembro. O tema das discussões será “Paulo Freire: patrono da educação brasileira". Paulo Freire foi um grande pensador da educação, cujas correntes servem de base a formação dos pedagogos até os dias de hoje. O evento é organizado pelos alunos do curso de Pedagogia, integrantes do Centro Acadêmico (CA) Rachel de Queiroz. Palestras e minicursos estão programados. Estudantes e profissionais da educação são convidados a participar desse momento de reflexão pedagógica. Informações pelo telefone (88)3677.4251.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

População dos Municípios do Baixo Acaraú são beneficiados com medida da Anatel

É alta quantidade de telefones em manutenção

Moradores da região do Baixo Acaraú poderão fazer ligações locais gratuitamente para telefones fixos  nos populares orelhões da empresa Oi. A medida que passa a valer a partir do dia 30, foi aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações e será colocada em prática em 2.020 municípios em nove Estados do País, dentre eles o Ceará. A medida impôs a empresa ajustes nos aparelhos, após a Anatel atestar problemas na maior parte deles. Após os ajustes exigidos, passarão a ser cobradas as ligações normalmente. Estima-se que isso ocorra em meados de outubro deste ano.
Na região do Baixo Acaraú, existem atualmente, conforme consta no site da Anatel, o total de 857 orelhões, sendo que Acaraú apresenta a maior quantidade de aparelhos, ou seja, 223 telefones; e Jijoca é o município com menos aparelhos, totalizando 67 telefones. Dos telefones do Baixo Acaraú, a grande maioria, totalizando 804 funcionam 24h. Mas é grande o número de aparelhos em manutenção: 86 telefones passam por reparos e 771 dos 857 estão disponíveis para uso.
Mas existe uma triste realidade no levantamento disponibilizado pela Anatel: ainda existem poucos aparelhos adaptados para pessoas com deficiência no Baixo Acaraú. Apenas 20 aparelhos são adaptados para cadeirantes e somente dois adaptados para pessoas com deficiências de fala ou surdez.
A medida da Anatel faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou há um ano. A agência exigiu das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões. 

Confira a quantidade de orelhões no Baixo Acaraú:
Município
TOTAL  DE ORELHÕES
Funciona 24h
Adaptado para cadeirante
Adaptado para deficiente de fala ou surdo
Disponíveis
Em manutenção
ACARAÚ
223
217
04
0
206
17
CRUZ
108
98
04
01
97
11
JIJOCA
67
65
01
0
54
13
BELA CRUZ
106
100
0
0
92
14
MARCO
119
102
04
0
107
12
MORRINHOS
84
78
04
0
80
04
ITAREMA
150
144
03
01
135
15
Total
857
804
20
02
771
86
Fonte: Portal da Anatel

Loja de Acaraú destaca-se em revelação digital e venda de itens de Informática

Visão interna da loja -  Arquivo: Divulgação

         A loja Cinemania, localizada no município de Acaraú, apresenta uma grande variedade de itens de informática, fotografia, bordado digital e locação de DVD e Blue Ray, sendo a única empresa da região a trabalhar com um serviço especializado em manutenção de notebooks e impressoras. O destaque da loja é a impressão de fotografias digitais, contando com três quiosques para a realização do procedimento. Além de ter as fotos impressas no papel, os clientes podem optar pela foto-presente e colocar as imagens em canetas, squeezes, canecas e portarretratos, por exemplo. Além disso, os clientes podem mandar confeccionar um pequeno álbum ao invés de apenas imprimir suas fotos. No espaço, também é possível se fazer a locação de DVDs e Blue Ray. Os clientes recebem, por e-mail, informações sobre os títulos que chegam na loja, com sinopses e trailers. A Cinemania apresenta, ainda, um terminal na loja onde o público pode assistir os trailers antes de locar os filmes.




Mais informações:

Cine Mania
Rua Expedito Farias, 205,
Centro de Acaraú/ CE
Telefone: (88) 9925.0997
cinemanianet@hotmail.com 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Acaraú lidera número de aplicação de doses de vacina em campanha de multivacinação

Posto de Saúde de Aranaú, em Acaraú, líder em doses.
Foto: Divulgação

A região do Baixo Acaraú cearense aplicou, até o presente momento, na campanha de atualização da caderneta de vacinação (multivacinação), o total de 1.520 doses de vacinas do calendário básico infantil. A informação consta no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). Os responsáveis pelas crianças menores de 5 anos têm até esta sexta-feira, dia 24, para levar os pequenos até um posto de saúde, das 8h às 17h, para atualizar o cartão de vacina das crianças. A aplicação das vacinas é de responsabilidade dos Municípios.
No Baixo Acaraú, o Município que aplicou o maior número de doses de vacina até o momento foi o de Acaraú, com o total de 783 doses; e o que registrou a menor quantidade de vacinas foi Marco, com o total de apenas seis doses aplicadas. Bela Cruz registrou 178 doses; Cruz, 70; Itarema, 136; Jijoca, 132; e Morrinhos, 215 doses de vacina. Lembrando que a campanha tem por intuito atualizar as cadernetas que estavam em atraso, levando as crianças a se prevenirem de várias doenças.
Dentre as vacinas disponíveis nos postos de saúde, as crianças recebem a pentavalente e a Vacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio. Além disso, menores de 5 anos recebem suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Confira o total de doses aplicadas no Baixo Acaraú:

MUNICÍPIO
TOTAL DE DOSES
ACARAÚ
783
BELA CRUZ
178
CRUZ
70
ITAREMA
136
JIJOCA
132
MARCO
6
MORRINHOS
215
TOTAL DE DOSES
1.520

Fonte: SI-PNI/ SUS – Ministério da Saúde

Obras do Aeroporto de Jericoacoara são retomadas

Maquete do aeroporto - Divulgação

As obras do Aeroporto Internacional do Polo Turístico de Jericoacoara, sediado no município de Cruz, no litoral Oeste, foram retomadas nesta quinta-feira, dia 23. O equipamento vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará ("Jeri") em quatro horas: o tempo de viagem vai diminuir das atuais cinco horas de carro para uma hora. O projeto prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes de janelas em vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira. A pista terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somado a isso, estão previstas áreas para alfândega, Polícia Federal e um Hangar. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Eleições 2012. Acaraú apresenta mais de 41 mil eleitores aptos a votar


Acaraú, situada no litoral Oeste, apresenta nestas eleições, o total de 41.640 eleitores aptos a votarem para prefeito e vereador. Esse quantitativo engloba os eleitores tanto da sede como da zona rural, incluindo-se as seções indígenas instaladas em Telhas e Queimadas. O município, que faz parte da 30ª Zona Eleitoral, dispõe do total de 144 seções eleitorais dispostas em 54 locais de votação, dentre escolas municipais e estaduais de ensino, além do auditório do Fórum. Os eleitores devem ficar atentos a checar o local de votação para poderem exercer sua cidadania. As eleições serão realizadas no dia 7 de outubro, decidindo-se o pleito em apenas um turno. 

Confira os locais de votação em Acaraú/ 30ª Zona Eleitoral 

Local de Votação
Endereço
Bairro
Qtd. Seções Principais
Qtd. Seções Total
Total de Aptos
AUDITORIO MONSENHOR SABINO
RUA PADRE HELIO ANDRADE 55
CENTRO
2
2
783
EEIEF DIOGO DIAS BARROS
TAPUIO
ZONA RURAL
1
2
205
CEI - DONA MINERVINA ROCHA
RUA SÃO PAULO SN
PEDRINHAS
4
4
1228
EEIEF JOAO JAIME FERREIRA GOMES FILHO
CURRAL VELHO DE BAIXO
ZONA RURAL
6
7
1659
EEIEF DONA EULINA MAGALHAES
JOSE MONTEIRO DE MELO 480
SAGUIM
6
6
2093
EEIEF ANTONIO FERREIRA SALES
SANTA FE
ZONA RURAL
3
3
698
EMEF. PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES
TRAVESSA MARIA FIRMINA - S/N - PEDRINHAS
PEDRINHAS
4
4
1398
CEJA - PADRE ANTONIO TOMAZ
PRACA CORONEL JOSE FILOMENO SN
CENTRO
3
5
859
EEFM TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL
RUA JOSE JULIO LOUZADA 550
CENTRO
5
6
1911
EEIEF MANOEL JOAO DE ARAUJO
BAIRRO SAO JOAO - ARANAU
ZONA RURAL
3
3
637
EEIEF CAROLINO LOPES ARAUJO
CELSOLANDIA
ZONA RURAL
4
4
1366
EEIEF RAIMUNDA DOMINGUES DE OLIVEIRA
ESPRAIADO
ZONA RURAL
3
3
841
EEIEF HUGO MARTINS DOS SANTOS
CE 178 KM 17 - JURITIANHA
ZONA RURAL
5
5
1805
EEIEF MANOEL DUCA DA SILVEIRA
LAGOA DO CARNEIRO
ZONA RURAL
5
5
1122
EEIEF ANTONIO INACIO FILHO
OLHOS DAGUA
ZONA RURAL
1
1
174
EEIEF MANOEL ALBINO FURTADO
TUCUNZEIROS
ZONA RURAL
2
2
609
EEIEF LAURA FURTADO DO NASCIMENTO
VOLTA DO RIO
ZONA RURAL
2
2
466
EEFM MARIA CONCEICAO DE ARAUJO
RUA DR ALOISIO SN - ARANAU
ZONA RURAL
4
4
1278
EEIEF PROF TERESA DE JESUS SILVA
RUA JOÃO JAIME FERREIRA GOMES, 457
CENTRO
5
5
1630
EEIEF FERNANDO FALCAO
RUA CAPITAO ANTONIO RAIMUNDO SN
OUTRA BANDA
3
3
1108
EEIEF IZABEL FRANKALINA DA SILVEIRA
CARRAPATEIRAS
ZONA RURAL
2
2
798
EEIEF JOAO LOURENCO PEREIRA ROCHA
CASTELHANO
ZONA RURAL
2
2
676
EEIEF HERMINIA FRANKLINA DA SILVEIRA
RUA QUINTAS DOS ALBUQUERQUES S/N - JURITIANHA
ZONA RURAL
4
4
1387
EEIEF JOSE ARISTIDES DE ANDRADE
MUCUNAN
ZONA RURAL
1
1
296
EEIEF SAO FRANCISCO
CAETITU
ZONA RURAL
2
2
576
EEIEF DOM JOSE
CAUASSU
ZONA RURAL
3
3
1174
EEIEF FRANCISCO JOÃO DE ARAUJO
MEDEIROS
ZONA RURAL
1
1
357
EEIEF RAIMUNDO ROSA DO NASCIMENTO
PEDRINHAS
ZONA RURAL
2
2
437
EEIEF ROQUE LOPES ARAUJO
LAGOA GRANDE
ZONA RURAL
1
1
338
EEIEF JOAO RIBEIRO RAMOS
VILA PROGRESSO
ZONA RURAL
7
7
2327
EEIEF RAIMUNDO BATISTA DE OLIVEIRA
ALTO DA BOA VISTA
ZONA RURAL
1
1
234
EEIEF MARIA NAZARE VIANA
AROEIRA II
ZONA RURAL
3
3
709
EEIEF EXPEDITO JOSE DE FREITAS
BARRINHA DE BAIXO
ZONA RURAL
2
2
576
EEIEF JOAQUIM JOSE RODRIGUES
BARRINHA DE CIMA
ZONA RURAL
2
2
603
EEIEF JOAO DOMINGUES DE SOUSA
ALMECEGAS
ZONA RURAL
2
2
639
EEIEF JOAO JAIME FERREIRA
MORGADO
ZONA RURAL
1
1
286
EEIEF PAULO VERISSIMO DE OLIVEIRA
ILHA DOS RATOS
ZONA RURAL
1
1
240
EEIEF MARIA LEONETE BRANDAO
RUA EDGAR SALES MOURA S/N
SITIO BURITI
3
3
1045
EEIEF ANTONIO DELFINO
OSTRAS
ZONA RURAL
1
1
248
EEIEF PROF JOELINA RIBEIRO RAMOS VIANA
RUA NEON SALES SN
BAILARINA
4
5
1584
EEIEF DEPUTADO JOSÉ FILOMENO
RUA CAPITÃO DIOGO LOPES SN
PAULO VI
4
4
1229
EEIEF SOFIA NUNES DE FREITAS
ALPARGATAS
ZONA RURAL
1
1
299
EEIEF JOSE AUGUSTO VASCONCELOS
ILHA DOS COQUEIROS
ZONA RURAL
2
2
572
EEIEF MANOEL LUIS DA SILVEIRA
MIRINDIBA I
ZONA RURAL
1
1
364
EEIEF ARISTIDES FLORIANO DE OLIVEIRA
CAJUEIRO DO BOI
ZONA RURAL
1
1
323
EEIEF CORACI SOARES DE SOUSA
LAGOA DO MATO
ZONA RURAL
1
2
417
EEIEF JOAO JAIME FERREIRA GOMES FILHO
LAGOA DA VOLTA
ZONA RURAL
1
1
343
EEIEF FRANCISCO FREITAS ARAUJO
CORREGO DOS IUS
ZONA RURAL
1
1
176
EEIEF FRANCISCO ALBANO DA SILVEIRA
CORREGO DO TOPE
ZONA RURAL
1
1
187
EEIEF JOAQUIM TIAGO DO NASCIMENTO
CORREGO DE ANA VERISSIMO
ZONA RURAL
1
2
384
EMEIF RUFINA MAGALHAES DE FARIAS
IMBÉ
ZONA RURAL
1
1
253
EIEF HIGINO SOUSA BRANDÃO
MORADA NOVA
ZONA URBANA
2
3
567
ESCOLA DIFERENCIADA DE TELHAS
ALDEIA INDIGENA DE TELHAS
TELHAS
1
1
59
EDEFM DE QUEIMADAS
ALDEIA INDIGENA DE QUEIMADAS
QUEIMADAS
1
1
67
135
144
41640