sábado, 18 de agosto de 2012

Guarda Municipal de Acaraú recebe treinamento em Fortaleza

Guardas municipais de Acaraú - Foto: Divulgação

Cerca de cinco guardas municipais de Acaraú participaram de um treinamento em Fortaleza sobre o uso de pistola de descarga elétrica, conhecida como teaser. O curso foi realizado no dia 16 de agosto, no auditório central do campus do Itapery da Universidade Estadual do Ceará. O efetivo de Acaraú somou-se a guardas da capital e de várias cidades do Interior do Estado. O curso teve uma etapa teórica, voltada a discutir o equipamento elétrico, como sua tecnologia, manuseio, carregamento, cuidados, auditoria, cartuchos, regras básicas de segurança, entre outros. Já a parte prática será ministrada por profissionais habilitados na área, e acontecem de 03 de setembro a 23 de outubro, em local a definir. A última fase será composta com seminários sobre Direitos Humanos, com data e local a ser definido. Os certificados serão emitidos pelo Iepro da Uece, com carga horária total de 40h/aula. A participação dos guardas de Acaraú foi feita mediante sorteio e os que participam do treinamento posteriormente socializarão com os demais o que aprenderam. Conforme o guarda municipal de Acaraú, Glaydistone Viana, a capacitação acaba trazendo novos conhecimentos que serão muito úteis ao cotidiano do trabalho. Além do que “quando essas armas chegarem aqui já estaremos pronto para utilizá-la”, afirmou. 

Semana do Estudante foi realizada em Acaraú

A atividade compõe um momento de estímulo e descontração

Alunos de escolas municipais de ensino da cidade de Acaraú, na região Norte, participaram, nos dias 16 e 17 de agosto, de uma série de atividades no Ginásio Municipal Prefeito João Jaime Ferreira Gomes, em comemoração ao dia do estudante, comemorado no dia 11. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, contou com a mobilização das escolas. Dentre as atividades, desfile da garota e mister estudante, painel criativo, grito de guerra, gincana solidária, cultura musical, soletrando, melhor fantasia de animal e tarefas de palco. As atividades mobilizaram professores e alunos, numa grande descontração. O evento foi encerrado com  festa dançante.

Médicos e enfermeiros de Jijoca podem inscrever-se em curso de Hanseníase


Médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica (assistência) na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, dentre outros municípios cearenses, poderão inscrever-se no Curso de Ações Básicas de Vigilância e Atenção à Saúde em Hanseníase: uma abordagem integrada, com foco nas ações de diagnóstico e tratamento. A capacitação é oferecida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). A inscrição poderá ser realizada até a próxima segunda-feira, dia 20, com o preenchimento e envio da ficha de inscrição para o Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP-CE, via fax: (85) 3101-1400 ou por meio dos e-mails: daniella.marroni@esp.ce.gov.br ou luana.barreto@esp.ce.gov.br . As aulas acontecerão no período de 27 a 31 de agosto no Centro de Saúde Dona Libânia, no Centro de Fortaleza.

Hospital Regional Norte será inaugurado no dia 29 de setembro

Hospital beneficiará região Norte - Foto: Divulgação

A tarde da última sexta-feira, dia 17, foi marcada pela solenidade de assinatura do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), realizada no auditório do Palácio da Abolição. O contrato foi firmado, mediante assinatura do governador Cid Gomes; do ministro Alexandre Padilha, da Saúde; do secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, e de prefeitos e representantes de 45 municípios das macrorregiões de saúde de Brejo Santo, Maracanaú, Tauá e Sobral.

Segundo o governador Cid Gomes, ao final da sua gestão, o Ceará terá destaque no cenário nacional do sistema público de saúde. “O  meu compromisso é fazer da rede de saúde pública do Ceará, a melhor rede de Saúde do Brasil. Exemplo disso é que no próximo dia 29 de setembro, a população da Região Norte do Estado vai receber o Hospital Regional do Norte, em Sobral. Já inauguramos o Hospital Regional do Cariri e prosseguem as obras de construção do Hospital do Sertão Central  Logo iniciaremos a construção do Hospital Regional Metropolitano”, anunciou Cid Gomes.

De acordo com o governador, a meta é a universalizar os serviços de atendimento especializado de saúde para toda a população, com a implantação dos Centros Especializados de Odontologia e das Policlínicas. “Também vamos universalizar o atendimento de pronto-socorro 24 horas, através das ambulâncias do SAMU e implantaremos 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), desafogando os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais”, completou.

“O Ceará é o primeiro estado a aderir às novas regras de organização do Sistema de Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem 21 anos e o Ceará mais uma vez marca a sua história, sendo o primeiro a implantar a COAP”, destacou o ministro Padilha durante o seu discurso. Segundo o ministro, “com a vigência deste contrato, todas as responsabilidades ligadas a rede que forma o SUS no Ceará,  tornam-se transparentes, a medida que cada esfera, quer municipal, estadual ou federal, terá bem definidas as suas metas, ações e indicadores. O Ceará já está implantando a rede mais completa de saúde pública do país”, afirmou.

Participaram da solenidade o secretário Mozart Sales, da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e o secretário Odorico Monteiro, de Gestão Estratégica e Participativa, ambos do Ministério da Saúde; o deputado estadual Tim Gomes, representando a Assembleia Legislativa do Ceará, o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, Ana Maria de Carvalho Fontenele, secretária municipal de Saúde, prefeitos e representantes de 45 municípios do Estado.

Parque Nacional de Jericoacoara permite ecoturismo

Rota turística

Integrante da Rota das Emoções, o Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do Estado do Ceará. Possui uma área total de 8.850 hectares e é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os objetivos da unidade são proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do uso público (visitação), educação ambiental e pesquisa científica.

A área protegida se estende a leste até a Vila do Preá e a oeste até a barra do rio Guriú. Dentro da unidade estão incluídos os mais diversos cenários de Jericoacoara, como o complexo de dunas móveis em formato de meia-lua, as chamadas "dunas barcanas". Além disso, o Parque protege ecossistemas muito frágeis, de forma que dentro de seus limites não é permitido a construção de estradas, a caça e a pesca predatória, ou qualquer tipo de poluição. O tráfego de veículos é permitido somente nas trilhas autorizadas, como a Trilha do Preá, a Trilha da Lagoa Grande e a Trilha do Mangue Seco/Guriú.

Todas elas ligam as respectivas entradas do Parque à Vila de Jericoacoara. No Parque é proibido trafegar com veículos motorizados fora das trilhas ou sobre as dunas móveis. Também é proibida a circulação de veículos motorizados no morro conhecido como "Serrote" (onde encontra-se o farol instalado pela Marinha) e a Praia da Malhada. A criação do Parque assegura a conservação de uma amostra do rico patrimônio natural existente no litoral Oeste do Ceará, garantindo a sustentabilidade do turismo nessa região e melhorando a qualidade de vida das comunidades locais.


Atrações

A Rota das Emoções, compreendida a partir da capital do Ceará, Fortaleza, abrage cinco municípios: Barroquinha; Camocim; Chaval; Cruz; e Jijoca de Jericoacoara. Entre elas, as principais praias são:

Barra dos Remédios (em Barroquinha) - Praia deserta, com uma paisagem bucólica e paradisíaca;

Curimãs (em Barroquinha) - vila de pescadores, localizada sobre as dunas, proporciona uma bela visão da paisagem, principalmente da orla marítima. É rodeada de dunas eoleanitos (popularmente conhecidos como Cascudos), também apresenta vários sambaquis;

Praia de Bitupitá (em Barroquinha) - localizada a 36 km da sede do município, seu nome significa "pancadas de vento nos morros". Oferece serviço de hospedagem e alimentação em pequenas pousadas de nativos, e barracas de praia. Caracteriza-se por possuir águas calmas e rasas e pela instalação de diversos currais de pesca, que estão localizados entre 2 a 8 km da costa;

Praia Nova (em Barroquinha) - é uma vila de pescadores, pacata e aconchegante, constituída de dunas brancas, formando uma paisagem lunar;

Ilha do Amor (em Camocim) - localizada em frente à Camocim, com vista para o encontro do rio Coreaú com o mar;

Praia de Maceió (em Camocim) - localizada a oeste de Camocim, tem ondas fracas, com águas límpidas e azuis. Dunas móveis;

Praia do Farol (em Camocim) - na foz do rio Coreaú, tem um pontal rochoso avança para o mar e há um farol ainda em operação;

Praia do Préa (em Cruz) - antiga vila de pescadores, a praia está recebendo investimentos de empresários que apostam no seu desenvolvimento. É ideal para a prática de kite surf, principalmente para os iniciantes, pois o vento sopra do mar para a terra;

Praia da Malhada (em Jericoacoara) - é ideal para quem deseja algo mais naturalista, a praia é o lugar ideal. Lá é comum a prática de topless. Há uma extensa faixa de praia para banho e para esportes aquáticos, que vai até Guriú;

Praia do Mangue Seco (em Jijoca) - localizada após a duna do pôr do sol, em direção à Guriú, é a praia preferida para a prática do Kite Surf, pois afasta-se das raias de prática do Wind Surf. É muito utilizada para caminhadas;

Lagoa do Paraíso Azul (em Jijoca) - tem águas limpas e quentes. Excelentes para um mergulho.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Prefeitura de Acaraú encerra série de encontros com grupo de gestantes

Secretária entregando kit a uma das gestantes - Foto: Divulg.

Gestantes do município de Acaraú foram acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), órgão da Prefeitura Municipal ligado a pasta da Ação Social. As futuras mamães receberam orientação sobre uma gravidez saudável e de educação em saúde em encontros, por meio de apoio socioassistencial. O objetivo foi o de fortalecer os vínculos familiares e comunitários das grávidas. O encerramento dos encontros, ocorrido na última quarta-feira, dia 15, contou com a presença das técnicas dos CRAS, técnicos da Secretaria de Saúde, além da Secretária do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo de Acaraú, Adélia Cristina de Andrade Oliveira. Na ocasião, as gestantes foram agraciadas com kits para seus bebês.

Campeonato de Kung Fu e Boxe Chinês será realizado neste fim de semana em Sobral


A cidade de Sobral sedia neste fim de semana, dias 18 e 19, a III Copa Nacional de Kung Fu e Boxe Chinês no Ginásio Poliesportivo da cidade. E além dessas modalidades, o evento estará aberto a disputas de muay thai e karatê. Os adeptos e admiradores do kung fu e muay thai que desejarem assistir à Copa deverão na entrada entregar uma lata de leite em pó no primeiro dia e 1Kg de alimento não perecível no segundo dia. A arrecadação será doada à Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Sobral, entidade beneficente. De acordo com o presidente da Federação de Kung Fu e Boxe Chinês do Estado do Ceará, Carlos Araújo, estão sendo esperados mais de 300 inscritos nas diversas modalidades. 

Maioria das Municípios do Baixo Acaraú alcançaram resultados acima da meta projetada do Ideb


Morrinhos alcançou o melhor resultado a nível de 8ª série
No geral, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas dos Municípios da região do Baixo Acaraú são positivos. O índice leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, permitindo traçar metas de qualidade educacional. Leva em conta a última série do Ensino Fundamental I que equivale ao 5º ano, bem como da última série do Ensino Fundamental II, que é o 9º ano.
No 5º ano, todos os municípios do Baixo Acaraú alcançaram resultados acima da meta projetada, sendo que Itarema apresentou o maior índice, de 6,9, estando 73% acima do projetado, que era de 4,0. Já neste nível de ensino, o município de Acaraú representou o menor crescimento, apenas de 17%, alcançando nota 4,8, contra 4,1 da meta projetada.
Já referente ao 9º ano, Morrinhos alcançou o melhor resultado, com nota 4,0, ou seja, 43% acima da meta projetada que era de 2,8. O único município que ficou abaixo da média neste nível foi o de Bela Cruz, que alcançou a nota 3,8, estando 14% abaixo da meta projetada de 4,4.

         Resultados/ Ideb– 5º ano (Baixo Acaraú)
Município
Ideb/ 2011
Meta projetada
Resultado
Acaraú
4,8
4,1
Acima da meta 17%
Itarema
6,9
4,0
Acima da meta 73%
Cruz
5,7
4,4
Acima da meta 30%
Bela Cruz
5,2
4,6
Acima da meta 13%
Marco
4,8
3,9
Acima da meta 23%
Jijoca de Jericoacoara
6,9
4,5
Acima da meta 53%
Morrinhos
5,5
3,7
Acima da meta 49%



Resultado/ Ideb - 9º ano (Baixo Acaraú) 

Município
Ideb/ 2011
Meta projetada
Resultado
Acaraú
4,1
3,7
Acima da meta 11%
Itarema
4,4
3,5
Acima da meta 26%
Cruz
4,5
4,3
Acima da meta 5%
Bela Cruz
3,8
4,4
Abaixo da meta 14%
Marco
3,7
2,7
Acima da meta 37%
Jijoca de Jericoacoara
5,2
3,9
Acima da meta 33%
Morrinhos
4,0
2,8
Acima da meta 43%



Escolas de Itarema e Sobral conquistam melhores notas do País no Ideb

Alunos de Itarema entre os melhores no Ideb. Foto: Divulgação

A Escola Municipal Professora Altair Giffone Tavares, situada na cidade de Itarema, na região do Baixo Acaraú, alcançou nota 8,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando uma das maiores notas dentre unidades de ensino de todo país. Também alcançaram a proeza duas escolas de Sobral, na região Norte: a Escola Francisco Ricardo da Silva, em Mucambo; e a Escola Raimundo Pimentel Gomes CAIC. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo governo federal em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Policiais do Ronda do Quarteirão prendem acusados de assaltos em Acaraú

Material apreendido pela polícia de posse dos acusados

Na última quinta-feira, dia 16 por volta das 00h, a viatura do Ronda do Quarteirão RD 1261, em que estavam os Soldados Ricardo, Paulino e Joélio, estava policiando o centro da cidade de Acaraú quando foram acionados por três jovens acarauenses informando que haviam sido assaltados por dois homens armados que levaram os seus celulares e fugiram em um Fiat de cor azul.
De posse das informações, os policiais militares saíram no sentido indicado pelas vítimas e se depararam com o veículo em frente ao Loteamento São Felipe, sentido Itarema/Acaraú. Dois ocupantes do veículo, ao perceberem a aproximação da viatura, desembarcaram com o veículo em movimento e fugiram pelo matagal.
Alguns policiais entraram no matagal, enquanto outros resolveram abordar o Fiat e foram surpreendidos com um homem deficiente físico, com a perna amputada, segurando dois revolveres calibre 38 e sete cartuchos intactos. Foi dada voz de prisão a J.E.S.F, de 22 anos, residente em Maracanaú, que estava com os três celulares das vítimas.
J.E apontou os outros dois comparsas como sendo J.R.S.S, de 24 anos, residente em Fortaleza e A.L.R.N, residente em Juritianha, distrito de Acaraú. Ele também confessou que o carro foi roubado na cidade de Caucaia (região metropolitana de Fortaleza) e disse onde era a casa de A.L em Juritianha.
Ao amanhecer, J.R.S.S foi preso por policiais à paisana e outra equipe, formada pelo Cabo Matos e o Soldado Edílio, foi até Juritianha. Policiais entraram na casa e encontraram vários materiais de um possível desmanche: veículo Pálio, cor preta, chassis cortados, vários documentos e chaves, placas, ferramentas para corte, maçarico, parabrisas, baterias, dvd e cd automotivos, mini-moto, carenagens de motos e carros e etc..
A casa de Juritianha pertence ao irmão do terceiro envolvido, de nome F.M.R.N. Após levantamento, ficou constatado que o local servia realmente para desmanche de veículos e que F.M já responde por porte ilegal de arma. Os dois presos foram autuados na Delegacia Regional de Acaraú e já se encontram recolhidos ao Presídio de Acaraú. Até o momento, já são nove armas de fogo retiradas de circulação na cidade de Acaraú.
Obs.: A polícia resguarda o nome dos acusados, identificados apenas com as iniciais.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estão abertas as inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos em Acaraú


Pessoas de 16 a 59 anos de idade cadastrados ou em processo de cadastramento no Bolsa Família poderão inscrever-se em cursos profissionalizantes gratuitos  na cidade de Acaraú. São ofertadas vagas para os seguintes cursos: Serígrafo, Representante Comercial, Vendedor, Porteiro e Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar de Pessoal. A oferta das capacitações faz parte do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (PRONATEC), do governo federal, executado em parceria com o Município. Os interessados podem dirigir-se a Secretaria do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo de Acaraú, situada na Praça Manuel Duca da Silveira, atrás da agência do Banco do Brasil ou podem ligar para o telefone (88)3661.1345 (falar com Germana).

Cartão do Garantia-Safra está disponível aos agricultores de Acaraú


A Secretaria de Agricultura e Pesca de Acaraú informa aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra 2011-2012 que o benefício está sendo pago por meio de um cartão específico ao programa, e não com o cartão do Bolsa Família, como anteriormente havia sido divulgado. Os pagamentos são realizados por meio da Caixa Econômica Federal. Aqueles agricultores que não receberam seu cartão, podem procurar a Secretaria, situada na rua João Coelho, 246, no Centro, vizinho ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Ou então podem ligar para o telefone (88)3661.1469.

Empresas que oferecem produtos de cama, mesa e banham movimentam economia de Jijoca

Loja Vento das Marés, em Jijoca. Foto: Divulgação
Já conhecida pelo seu imenso potencial turístico, o Município de Jijoca de Jericoacoara tem se destacado também por apresentar empresas que oferecem produtos de cama, mesa e banho e utilidades domésticas. Além da venda direta ao consumidor, as empresas atendem a demandas de hotéis, pousadas e restaurantes, inclusive oferecendo produtos personalizados.
Conforme a proprietária da loja Vento das Marés, situada em Jijoca, Denise Lombardi, a intenção da empresa é trabalhar em parceria com fabricantes que atuam nesse segmento, verificar as necessidades do público e manter estoque dos itens de maior giro para entregas em pequenos lotes e imediatas.
Segundo Denise, para que os clientes se beneficiem, uma das grandes preocupações da empresa refere-se ao constante contato com principais fornecedores, buscando novidades que são repassadas aos consumidores.
O investimento de empreendedores nesse setor acaba movimentando ainda mais a economia, gerando emprego e renda para os fabricantes e gerando um produto com um melhor acabamento que, estimula comerciantes, hotéis e pousadas, além de turistas a consumir esses produtos, que passam a ter um maior valor agregado e ser um fator importante na economia.

Escola São Francisco da Cuz realizará Olimpíadas de Educação Física

Futsal feminino na 6ª edição. Foto: Divulgação
A Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco da Cruz, situada na cidade de Cruz, na região do Baixo Acaraú, está na contagem regressiva para a 7ª edição das Olimpíadas de Educação Física. A competição, que será realizada no mês de setembro, integrará os alunos dos terceiros anos da escola, que deverão participar dentre outras modalidades, de jogos de futsal e xadrez. A organização fica por conta dos alunos, sob a coordenação dos professores da escola.

Agentes de Saúde em greve se mobilizam em Sobral

Agentes de saúde mobilizados na Prefeitura. Foto: Divulg.
Os agentes de saúde do Estado de Sobral se mobilizaram, na manhã da última quarta-feira, dia 15, no pátio da Prefeitura Municipal. Em paralisação desde o dia 8 deste mês, a categoria afirma que já houve a primeira caravana nos dias 9 e 10 para uma conversa com o Governo do Estado e está marcada uma nova reunião marcada para esta quinta. As conversas sobre a greve, de acordo com a diretora regional do SindSaúde, Solange Lima Ponte, já vinham acontecendo desde o mês de fevereiro, com algumas reivindicações, como insalubridade e a licença-maternidade. Segundo Solange, ambos os direitos são garantidos por lei, porém, os agentes não recebem a insalubridade. Já a licença-maternidade é de apenas quatro meses. Estiveram presentes a manifestação representantes dos Municípios de Mucambo, Coreaú, Forquilha, Sobral, Irauçuba, Moraújo, Pacujá e Graça.

Seminário sobre o Garantia-Safra foi realizado na cidade de Sobral

Na última quarta-feira, dia 15, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou mais um seminário de capacitação sobre o Programa Garantia-Safra. O encontro foi realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de Sobral, e reuniu secretários de agricultura e representantes dos movimentos sociais da Zona Norte do Ceará.

Segundo o Coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da SDA, Arimatéa Gonçalves, o encontro orientaou os parceiros sobre a documentação necessária para que os agricultures possam aderir ao benefício para a safra de 2013. “Nossa meta é cadastrar 300 mil agricultores de todo o Ceará para receber o benefício, este ano foram aproximadamente 240 mil beneficiados”, afirmou.

Os agricultores que receberam o Bolsa Estiagem em 2012, poderão fazer o cadastro no Garantia-Safra para o ano 2013. No Ceará, 55 municípios já estão recebendo o benefício, outros 91 municípios receberão a primeira parcela no dia 20 de agosto. Os agricultores dos municípios do Baixo Acaraú também estão sendo contemplados. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está analisando a situação de outros 30 municípios cearenses para a liberação da primeira parcela do benefício.

Para 2013, o Governo do Estado anunciou a liberação de aproximadamente R$ 17 milhões como contrapartida para a composição do Fundo do Garantia-Safra. O Governo Federal vai investir R$ 56,85 milhões, através do MDA, as prefeituras municipais deverão investir R$ 8,527 milhões e os agricultores vão contribuir com R$ 2.842 milhões.

O cadastramento no programa Garantia-Safra para 2013 pode ser feito nos escritórios locais da Ematerce, nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e nas secretarias municipais de agricultura.

Rosa de Sarom animará show católico em Sobral, caravana sairá de Acaraú


A Marca do Eterno. Esse será o tema do SEL-2012 (Sonho Eterno de Liberdade), show católico promovido pela Comunidade sobralense Coração de Maria. O evento, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de setembro, será realizado no Derby Clube, na cidade de Sobral. Entre as atrações, a famosa banda católica Rosa de Saron e o DJ Emanuel, da Comunidade Católica Shalom, além da banda Swuingueira de Cristo, Ministério de Música Coração de Maria, dentre outros grupos. Caravana está saindo de Acaraú para participar do evento. É cobrada uma taxa de R$ 45,00, dando direito a passagem, ingresso e lanche. É só entrar em contato com os integrantes da Comunidade Rainha da Paz, de Acaraú, nos telefones (88)9627.6068/ 3661.0099. Os ingressos também podem ser comprados na Comunidade Coração de Maria, em Sobral, na Rua Antônio Mendes, por traz da Extra Farma. As inscrições antecipadas tem um custo de R$ 20,00 e as camisas do evento custam R$ 15,00.

Eleições 2012. Acaraú terá reforço na segurança nestas eleições

O juiz da 30ª zona eleitoral, que responde pela comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima, encaminhou uma solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral requerendo o aumento do efetivo policial para atuar na segurança nos comícios e eventos políticos neste período eleitoral. O TRE encaminhou a solicitação a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e, segundo o órgão, as solicitações têm sido atendidas aos juízes eleitorais das comarcas do interior.
O objetivo do magistrado de Acaraú é zelar pela manutenção da ordem pública, reconhecendo que os ânimos ficam acirrados em virtude da aproximação do pleito. O juiz explicou que, conforme acordo interpartidário, cada coligação tem um dia específico para exercer suas atividades. “Em um comício, por exemplo, um efetivo policial ficará atento a qualquer aglomeração de membros de coligação contrária, que se pêgos querendo fazer alguma atitude inóspita serão punidos, inclusive com detenção”, explicou Dr. César.
O juiz da 30ª zona eleitoral também pediu o apoio do Exército para ajudar na segurança do Município neste período eleitoral, mas devido a um treinamento que a corporação está tendo em Quixadá, a 10ª Região Militar, cuja solicitação havia sido encaminhada, informou que somente na antevérpera das eleições é que os homens do Exército estarão em Acaraú. “O Exército dará um apoio importante na segurança de Acaraú juntamente com a polícia”, reforçou o juiz.  

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vigário de Acaraú comemora hoje 13 anos de sacerdócio

Padre Eudes, vigário de Acaraú

Será realizada uma missa em ação de graças pelos treze anos do sacerdócio do Padre Eudes Cruz, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Acaraú. A celebração eucarística será realizada nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, às 18h30min na igreja Matriz, no Centro da cidade. O vigário está a frente da Paróquia desde 2010, tendo dado continuidade ao trabalho de Monsenhor Edson Magalhães, o vigário anterior. Toda sociedade acarauense é convidada a participar deste momento festivo.

Traficante é preso na cidade de Acaraú com 26 pedras de crack

Material apreendido com o traficante em Acaraú

Uma parceria entre a Polícia Civil, o Ronda do Quarteirão (SGT Pinheiro, SD PM Rubens, Fábio) e a Companhia de Acaraú (SGT Joab e CB Teixeira) acabou prendendo mais um traficante de drogas na cidade de Acaraú, no litoral Oeste. A prisão foi efetuadana última segunda-feira, dia 13 de agosto. De posse do acusado, identificado com as iniciais F.M.S., residente no bairro Bailarina, em Acaraú,  no cumprimento do mandado de prisão a polícia apreendeu 26 pedras de crack, um automóvel Montana, um cheque em nome de J.B.O e outros materiais. A droga foi encontrada por policiais do Ronda do Quarteirão ao revistarem a gaveta da cômoda acondicionada em um saco contendo linhas de costura no intuito de camuflar a droga. Em uma semana, este foi o segundo traficante de drogas preso pelos agentes de segurança pública em Acaraú. O acusado foi encaminhado a Delegacia Regional.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hospital do Coração de Sobral tem novo nome e novas instalações

Novas instalações do hospital - Foto: Divulgação

O Hospital do Coração de Sobral mudou de nome. Agora, a unidade de saúde  se chama Hospital do Coração de Sobral Padre José Linhares Pontes. Com a nova nomenclatura, adquirida na última sexta-feira, dia 10, veio junto a inauguração de novas instalações. A unidade conta com uma nova sala de Hemodinâmica e 12 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). Antes, o hospital contava com apenas dez leitos de UTI destinado a unidades de doenças cardiovasculares. Com os novos leitos, esse número subiu para 24.  A instituição é conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), e 80% dos atendimentos e procedimentos realizados provêm daí. Segundo o diretor do hospital, Klauber Roger, não há distinção entre pacientes de diferentes convênios. "Venha do SUS ou qualquer outro convênio ou plano de saúde particular, o paciente terá acesso a qualquer serviço do hospital, pois a filosofia do Hospital do Coração é voltada para a centralização dos pacientes. Todos têm acesso a toda nossa estrutura, onde buscamos oferecer o que existe de melhor dentro da especialidade", disse. O deputado federal Padre José Linhares Ponte, que passa a dar nome ao hospital, foi um grande empreendedor de Sobral, seguidor das pegadas do seu primeiro e verdadeiro bispo, Dom José Tupinambá da Frota. Desenvolveu em Sobral importante atuação no campo social e da saúde.

Comercialização de arranjos florais faz parte da economia do Baixo Acaraú

Arranjos, cestas e artesanatos são serviços oferecidos
Foto: Divulgação

Lojas especializadas em buquês personalizados para casamentos, aniversários, Dia das Mães, funerais, dentre outros, tem aparecido no Baixo Acaraú. Além de mais uma alternativa para presentear quem se ama, também passa a movimentar a economia dos municípios e também a gerar emprego e renda. O Empório Art e Flores, por exemplo, empreendimento inaugurado há cerca de dois anos na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, vem fazendo sucesso na região e atraindo um grande número de clientes, inclusive de cidades vizinhas, como Acaraú, Marco e Bela Cruz. De acordo com o proprietário da loja, Ângelo Márcio Silva, a empresa oferece  Além dos arranjos, a empresa dispõe de objetos de pelúcia, chocolates, cestas de café da manhã, além de peças artesanais provenientes de Fortaleza e de Estados brasileiros como Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo Ângelo Márcio, o movimento na loja, no primeiro semestre deste ano, cresceu quase 100% em relação ao mesmo período de 2011.

Mutirão de limpeza foi realizado na comunidade da Ilha dos Coqueiros, em Acaraú

Inúmeros resíduos foram retirados da Ilha 

No último sábado, dia 11, foi realizado um mutirão de limpeza e conscientização ambiental na comunidade pesqueira da Ilha dos Coqueiros, na cidade de Acaraú, litoral Oeste. Na ocasião, foram coletados resíduos sólidos, que foram separados e destinados a uma empresa de reciclagem. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam) contou com o apoio dos alunos do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que fazem parte do Laboratório de Ecossistema de Manguezais (Ecomangue), dos Escoteiros de Acaraú, dos técnicos da Semam e da comunidade do local. A Ilha dos Coqueiros caracteriza-se por ter um ecossistema de manguezal, que apresenta uma grande variedade de fauna e flora que sofrem com o desmatamento e a sujeira. "É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico, daí a importância da sua preservação", explicou a professora Rafaela Maia, coordenadora do grupo Ecomangue, que também participou do mutirão de limpeza.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pagamentos do Garantia Safra beneficiam agricultores do Baixo Acaraú

Agricultores da cidade de Marco - Foto: divulgação

Agricultores dos municípios de Bela Cruz, Itarema, Marco e Morrinhos, na região do Baixo Acaraú cearense, que aderiram ao Garantia-Safra, começarão a receber o benefício neste mês. A autorização do pagamento aos agricultores relativo à safra 2011-2012 foi feita pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Ao todo, serão beneficiados 2.642 agricultores na região do Baixo Acaraú. De todos os municípios, Morrinhos apresenta o maior número de agricultores. Estão aptos a receberem o benefício, no município de Bela Cruz, 98 agricultores; 546 em Itarema; 432 em Marco; e 1.566 em Morrinhos.
O benefício será pago em cinco parcelas mensais, sendo quatro de R$ 135,00 e a última de R$ 140,00, somando R$ 680,00. A parcela inicial será paga neste mês de agosto e as demais parcelas nos meses subsequentes. Outros 55 municípios do Ceará receberam a primeira parcela do benefício, em julho, contemplando mais de 71.500 agricultores familiares. Os agricultores de Acaraú foram contemplados em julho.
O Governo do Estado autorizou o pagamento de uma parcela extra do Garantia Safra para ajudar na recuperação da perda de safra. Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Vinte municípios da região Norte participam de seminário organizado pelo TCM

Os seminários ajudam na correta prestação de contas
Foto: Divulgação

Foi realizado, no dia 8 de agosto, no auditório da Câmara Municipal de Amontada, o Seminário Regional ministrado por técnicos do TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. O órgão, que tem a função de orientar e fiscalizar os municípios cearenses, vem realizando uma série de encontros regionais com as lideranças municipais, como prefeitos, vereadores, gestores, conselheiros e sociedade civil. Acaraú também participou do encontro.
Esses encontros regionais visam fortalecer uma maior interlocução em temas relacionados às boas práticas de gestão pública focadas no último ano de gestão, especialmente as orientações a serem observadas quanto à aplicação da legislação eleitoral, lei de responsabilidade fiscal e equivalentes, no âmbito dos governos municipais e das câmaras.
No seminário realizado em Amontada, participaram representantes de 20 municípios da região Norte: Acaraú, Amontada, Barroquinha,  Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Martinópolis, Miraíma, Morrinhos, Marco, Santana do Acaraú, Senador Sá, Tururu, Uruoca e Uruburetama.

Ações de conscientização a saúde são desenvolvidas em Cruz

O NASF realiza trabalho de orientação a saúde 

No período de 31 de julho a 10 de agosto, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) do Município de Cruz, na região do Baixo Acaraú, realizou ações educativas e de sensibilização aos cuidados com a saúde. As ações foram realizadas juntamente com as unidades do PSF (Programa Saúde da Família), em virtude das comemorações ao Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto, data escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, pioneiro nos estudos de doenças tropicais e da medicina experimental, de relevante importância para nossa sociedade. A equipe multidisciplinar do NASF, composta dentre outros por nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros e assistentes sociais, realizou palestras com a temática geral: Qualidade de Vida e Alimentação Saudável. Como fazer uma alimentação saudável e diversificada? Qual o benefício a saúde da prática de atividades físicas? Quais os cuidados com a higiene pessoal? Foram perguntas esclarecidas pelos profissionais do NASF a população cruzense. Além disso, na ocasião, foram realizados alguns exames básicos para checar o estado de saúde dos participantes.

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú


Agenda do candidato Pedro Fonteles dos Santos, "Pedim do Cleto", do Partido dos Trabalhadores, da coligação Acaraú com Liberdade
Quarta-feira (15/08)
18h – Inauguração do Comitê na Lagoa do Carneiro
19h – Reunião em Pedrinhas

Sexta-feira (17/08)
18h – Inauguração do Comitê em Juritianha
19h – Reunião em Cauassu

Domingo (19/08)
18h – Inauguração do Comitê em Aranaú
19h – Reunião na Lagoa do Mato



Agenda do candidato a prefeito Alexandre, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, da coligação Acaraú Unido e Forte
Terça-feira (14/08)
Reunião no bairro do Saguim

Quinta-feira (16/08)
Reunião em Almécegas

Sábado (18/08)
Comício na Praça do Centenário, no Centro da sede

Casa de Farinha beneficiará 56 famílias de Sobral


A Coordenadoria da Agricultura Familiar (Codaf) do Governo do Estado fará a entrega do projeto de uma Casa de Farinha no distrito de Jaibaras, na cidade de Sobral. O investimento é de R$ 50 mil e vai beneficiar 56 famílias. Casas de farinha são unidades de processamento onde se transforma a mandioca em farinha e em outros derivados, como beijus e tapiocas. Valoriza o arranjo produtivo local e colabora para a geração de emprego e renda.