sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Baixo Acaraú confirma dezessete casos de dengue

Lixos depositados em terrenos baldios aumentam riscos
Foto: Divulgação

Os municípios da região do Baixo Acaraú cearense, vinculados a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, registraram no primeiro semestre deste ano, de janeiro até 10 de agosto, no total, o registro de 17 casos confirmados de dengue. Nenhuma morte foi confirmada. Os dados constam no boletim semanal da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), ferramenta que avalia os riscos de epidemia da doença.
O município de Cruz registrou um caso em fevereiro e dois em abril; Bela Cruz, dois casos em abril e um em maio; Itarema, um caso em abril e um em junho; Jijoca de Jericoacoara registrou um caso em abril e dois em maio; Marco apresentou um caso em fevereiro, dois em abril e dois em junho; em Morrinhos, houve um caso em maio. Acaraú não registrou nenhum caso confirmado da doença.
A cidade de Marco saiu do estado de maior risco, entretanto a Sesa orienta que permaneça em alerta. Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, passou para o grupo de alto risco. Os outros municípios apresentam um quadro de risco de dengue baixo e moderado, mas o que não quer dizer que não existam os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Segundo o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Acaraú, é grande o número de focos do mosquito, o que exige uma maior conscientização da população. O lixo depositado em terrenos baldios é um dos fatores que colaboram para a proliferação da doença.

Acesse o boletim da dengue, clicando aqui!

Eleições 2012. Agenda dos candidatos a prefeito de Acaraú para este sábado


O candidato a prefeito Alexandre, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, com a coligação Acaraú Unido e Forte, realiza neste sábado, dia 11, bandeiraço às 9h no bairro da Outra Banda.
Já "Pedim do Cleto", do Partido dos Trabalhadores (PT), que tenta a reeleição pela coligação Acaraú com Liberdade, realiza o primeiro comício político neste sábado, dia 11, na Praça do Centenário, no Centro da cidade, a partir das 19h.

Eleições 2012. Acordo Interpartidário é assinado entre as coligações políticas em Acaraú

Dr. César de Barros Lima, juiz eleitoral da 30ª Zona Eleitoral

Na última quinta-feira, dia 09 de Agosto, no Fórum de Acaraú, foi realizada uma reunião para definir os dias e as datas para os atos políticos dos candidatos a prefeito e vereador das eleições deste ano. Foi fechado um Acordo Interpartidário celebrado pelas coligações políticas do Município de Acaraú. O principal objetivo da iniciativa é evitar confrontos e agressões entre os simpatizantes das coligações, garantindo a segurança e a ordem pública durante a campanha eleitoral.
O Acordo foi assinado pelo Juiz Eleitoral da 30ª Zona Eleitoral, Dr. César de Barros Lima, o promotor eleitoral, Dr. Iuri da Rocha Leitão juntamente com os representantes das coligações políticas.
O documento entregue aos presidentes dos partidos políticos, reforça que o objetivo da Justiça Eleitoral é garantir a segurança e a ordem pública. Defende que “é de bom alvitre se definir datas e dias distintos para os atos políticos dos candidatos em disputa, como medida profilática, de modo a evitar provocações e até mesmo agressões recíprocas entre militantes e simpatizantes partidários.”
O documento estabelece datas para os comícios, caminhadas, panfletagens. Além disso, detalha que com a chegada de reforço policial e do Exército Brasileiro, que deverão auxiliar na segurança e ordem no período eleitoral, será realizado novo acordo interpartidário para a realização dos comícios.
Por fim, o Termo estabelece que em caso de descumprimento, implicará na apreensão de veículos e objetos usados quando da prática do ilícito. A cópia do acordo foi enviado ao Delegado de Polícia Federal de Sobral, ao Delegado de Polícia Civil de Acaraú, o responsável pela unidade de Polícia Militar em Acaraú e às rádios locais para divulgação.

Postos de saúde de Acaraú atualizam cartão de vacina das crianças menores de 5 anos

Campanha nacional deve beneficiar os menores acarauenses

O município de Acaraú, no litoral Oeste, deverá vacinar 4.809 crianças de zero a 4 anos e 11 meses de idade. Fruto da Campanha Nacional de Multivacinação. No dia 18 de agosto, será o dia de mobilização nacional da campanha, que segue até dia 24. Os postos de saúde atenderão das 8h às 17h. Nesta ocasião serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. 
Esta estratégia visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. O objetivo é atualizar o esquema vacinal dos menores de 5 anos.
Nos postos de saúde do município, as crianças terão o cartão de vacinas avaliado e atualizado com a disposição de todas as vacinas do calendário básico de imunização da criança. Os profissionais do Programa Saúde da Família, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes Comunitários de Saúde, trabalharão na campanha para que o máximo de crianças acarauenses seja vacinada. 

Acaraú deverá possuir nova agência bancária

         A cidade de Acaraú, na região Norte cearense, terá uma agência do Banco do Nordeste do Brasil, BNB. Será mais uma instituição financeira, que vai facilitar linhas de crédito a comerciantes, agricultores e o povo em geral, enfim, facilitará a vida dos acarauenses. O BNB já está procurando prédio para se instalar na cidade. Atualmente, Acaraú dispõe das agências bancárias do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Bradesco. Em breve, deverá apresentar mais este novo equipamento financeiro.

Eleições 2012. Cartório da 30ª Zona Eleitoral já está com as urnas eletrônicas a serem usadas na eleição de outubro

Há todo um aparato de segurança com relação às urnas

A 30ª Zona Eleitoral, que responde pelas comarcas de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú, recebeu, na última quarta-feira, dia 8, as 262 urnas que serão utilizadas nas 311 seções eleitorais dispostas em vários locais nos municípios. A distribuição das urnas, que se encontram recolhidas junto ao Fórum de Acaraú, sede da zona, ficou a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Seção de Administração e Manutenção de Urnas Eletrônicas (URNAS). As urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições municipais deste ano,marcadas para o dia 7 de outubro. No Baixo Acaraú, não existe segundo turno. Também já foi iniciada a distribuição dos centros de armazenamento e manutenção de urnas eletrônicas (CAMUs) na cidade de Sobral, com previsão de conclusão para o dia 12 de agosto.

Eleições 2012. Acaraú apresenta dois candidatos a prefeito e 60 a vereador

          Nas eleições municipais que serão realizadas no dia 7 de outubro, constam junto a Justiça Eleitoral o registro de candidatura de dois candidatos a prefeito no município de Acaraú: "Pedim do Cleto", do Partido dos Trabalhadores (PT), que tenta a reeleição pela coligação Acaraú com Liberdade; e Alexandre, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, com a coligação Acaraú Unido e Forte. Já para o cargo de vereador, um total de 60 candidatos pleiteiam uma das 15 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal. Dos concorrentes, alguns almejam mais um mandato e outros candidataram-se pela primeira vez. Para que a população possa conhecer a proposta de cada candidato, a Justiça Eleitoral regulamentou a participação nas rádios locais em propaganda eleitoral e os candidatos tem apostado em eventos públicos. Eleitores têm utilizado as redes sociais e seus carros e bicicletas, exibindo bandeiras e adesivos para externar os candidatos de sua preferência.

             Confira a relação de candidatos, clicando aqui!

Acaraú, Itarema e Jijoca estão entre as cidades que apresentam centro de formação

Sede da BitCtrl em Itarema. Foto: Divulgação

Curso de informática e profissionalização é o que oferece a empresa Bitctrl Informática, localizada no Município de Itarema desde 2006. É mais uma oportunidade de se aperfeiçoar para o mercado de trabalho. O idealizador do projeto foi José Ubajara de Sousa, que também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Município, que investiu no negócio para atender uma carência por capacitação no Baixo Acaraú.

Além da sede, em Itarema, a empresa também existe nas cidades de Acaraú, Granja e Jijoca de Jericoacoara. E ainda há dois anexos nos distritos de Almofala e Camodango, em Itarema.

         No curso de informática, são oferecidos o básico, que contempla office, Windows e Linux e o avançado, com web designer e programação. Já o profissionalizante é de gestão empresarial.

          Os valores do curso variam de R$ 18,00 a R$ 35,00, cujos preços variam de acordo com a localidade. Por ano, são matriculados mais de 1.200 alunos que participam dos cursos nas unidades.

Mais informações:

BIT CTRL Informática
Avenida João Batista Rios, 1.486 - inscrições podem ser feitas por meio de cheque ou cartão
Telefone: (88) 3667.162 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Curso sobre decibelímetro foi realizado nesta quinta-feira em Acaraú

Agentes ouvem atentos as explicações do representante da Semace

Através de uma iniciativa da Promotoria Pública de Acaraú e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), foi realizado nesta quinta-feira, dia 9, no Hotel Municipal, um curso de  Poluição Sonora, que abordou como utilizar  o decibelímetro, aparelho de medição sonora que deverá ser utilizado nas fiscalizações de veículos emissores de som.
 O Curso foi ministrado por Francisco Alexandre Rocha Pinto, Químico Industrial da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). No período da manhã discorreu-se sobre os conceitos básicos e teoria específica sobre Poluição Sonora, legislação ambiental e técnicas de aferição. À tarde, por sua vez, foi realizada aferição prática, sendo utilizado um "paredão de som" disposto em frente ao Hotel Municipal como fonte emissora. Todos os participantes puderam utilizar os dois aparelhos (um pertencente à Semace e o outro à Semam) fazendo a medição real no local.
 Participaram da capacitação Policiais Militares e do RONDA, Guardas Municipais, Policiais Civis, Técnicos e Ficais da SEMAM, totalizando 44 agentes públicos.

Banda de Música de Cruz se reúne com Prefeitura para discutir estratégias de ação

Membros da banda reunidos com a Coordenação de Cultura

No início deste mês, o Programa de Iniciação Musical Primeiro Sopro (PIMPS), da Banda de Música Padre Waldery, da cidade de Cruz, na região do Baixo Acaraú, reuniu-se com a Coordenação de Cultura da Prefeitura para tratar de assuntos relevantes ao grupo de alunos que realiza cursos de percussão e sopro.
Foram discutidas também novas formas de exibição do grupo junto a comunidade, como nos festejos do Padroeiro de Cruz, São Francisco, em Setembro, além de planejar futuras ações em Praça Pública em forma de Roda de Som em conjunto com alunos do Programa Música na Escola.
As ações pensadas estão sendo organizadas e ensaiadas para que possam ser realizadas nos devidos momentos planejados.
Foram também avaliados todos os alunos participantes com estudo de estratégias para melhoria do trabalho desenvolvido, e ainda a garantia da continuidade no acompanhamento dos mesmos.

Atleta paraolímpico de Acaraú participará de mais uma competição em Fortaleza

Otávio Costa, atleta paraolímpico de Acaraú

         O atleta paraolímpico acarauense Otávio Costa, conhecido como Otavinho, participará dos Jogos Aquáticos Paraolímpico. A competição, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), será realizada no Náutico Atlético Clube, em Fortaleza, no dia 18 de agosto. Atletas de todo o Estado do Ceará deverão competir. Otavinho tem um extenso currículo na natação, incluindo a conquista de mais de trinta medalhas, tendo competido inclusive no exterior. O atleta de Acaraú, que conta com alguns patrocínios que viabilizam seu treino, entre instituições públicas e empresas da região, tem grandes expectativas de vitória e de trazer mais uma medalha para sua terra. Na natação, Otavinho é perseverança e determinação. "Eu espero trazer bons resultados para o Vale do Acaraú", revelou.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Eleições 2012. Parcial da Justiça Eleitoral aponta campanha mais modesta de candidato do PT em Acaraú


Na primeira parcial da prestação de contas a Justiça Eleitoral feita pelos candidatos a prefeito do Município de Acaraú, disponível no site do TSE, é possível checar os gastos com a campanha eleitoral e as fontes de recursos. O candidato Alexandre Ferreira Gomes da Silveira, do PMDB, que concorre com o número 15, declarou em sua campanha o total de arrecadação de R$ 129.926,00. Deste montante, R$ 2.480,00 são oruindos de recurso próprio, R$ 122.526,00 de pessoas físicas e R$ 5.000,00 de pessoas jurídicas. Já o candidato a reeleição pelo PT, Pedro Fonteles dos Santos, que concorre com o número 13, declarou na 1ª parcial a Justiça Eleitoral na arrecadação para campanha o valor total de R$ 5.280,00, sendo R$ 3.380,00 de recursos próprios e R$ 1.900,00 de doações de pessoas físicas.

Confira as informações no site do TSE, clicando aqui!

Livro sobre cidade de Bela Cruz foi lançado no último sábado

Grande painel montado no local do lançamento. Foto: Divulg.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Bela Cruz, por meio da Secretaria de Cultura, foi realizado, no último sábado, dia 4, no Centro Pastoral Mons. Odécio, em Bela Cruz, o lançamento do livro “BELA CRUZ, biografia do município” de autoria do poeta e historiador Vicente Freitas. Estiveram presentes amigos, professores e autoridades locais, prestigiando assim a obra de Vicente Freitas. Os trabalhos foram iniciados por intermédio da professora Rejane Silva, que destacou o valor da cultura belacruzense.
Em seguida, o escritor Dimas Carvalho, da Academia Sobralense de Estudos e Letras, apresentou o autor e a obra, se conduzindo de uma maneira acadêmica e demonstrando grande conhecimento do conteúdo do livro, como também da vida, capacidade e inteligência do autor. Fez um relato sobre os primeiros colonizadores do Município de Bela Cruz, citando principalmente os Portugueses que aqui se radicaram e foram os troncos genealógicos, hoje estudados na nossa história. Disse que, por várias vezes, tem ido a Portugal e lá visitado os lugares de onde vieram para cá, pois, suas famílias lá ainda vivem.
Continuando, o professor Marcos Pires leu uma saudação em nome do Prefeito, que não pode comparecer ao evento. Depois foi lida a mensagem da Secretária de Cultura, Maria de Fátima, que agradeceu às equipes da Secretaria de Cultura, e da Prefeitura Municipal, enfim a todos que contribuíram para a realização do evento.
Por último, tomou a palavra Vicente Freitas, que fez um histórico sobre a biografia do livro e agradeceu às equipes da Secretaria de Cultura, Biblioteca Professor Nicácio e Museu Emílio Fonteles, que contribuíram com o seu trabalho e o seu talento para o sucesso do evento.
Vicente prometeu que outros livros seriam publicados e ressaltou que “BELA CRUZ biografia do município” se encontra em lançamento também em Portugal. 


Serviço:
BELA CRUZ, biografia do município.
Florianópolis: Bookess Editora, 2012, 395 páginas
Para adquirir com a Editora:
Para adquirir com o autor: (88) 9964-5522
vincentfreitas@yahoo.com.br


Agentes de segurança participam de curso sobre decibelímetro em Acaraú

Paredão de som, muito comum em Acaraú

Nesta quinta-feira, dia 9, será realizado em Acaraú o Curso de Qualificação para o Uso do Aparelho Decibelímetro, aparelho que mede a intensidade dos ruídos sonoros nas fiscalizações. Participarão técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam), policiais militares e civis, além de guardas municipais, que atuarão no combate ao uso abusivo de ruídos sonoros em moto som, carros de som, paredões de som e veículos de particulares, que deverão emitir o som de acordo com o estabelecido em legislação específica. A capacitação é promovida por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Acaraú. A estimativa é que na próxima semana os agentes de segurança já estejam trabalhando nas fiscalizações com o decibelímetro.

Operários iniciam intervenções na igreja Matriz de Acaraú

Igreja Matriz de Acaraú

Quem passou nesta quarta-feira, dia 8, em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Acaraú, teve uma grande surpresa. É que operários encontravam-se na torre do templo iniciando os trabalhos de reparo do relógio que se encontra com as engrenagens paradas. O relógio, que atualmente encontra-se no modelo analógico, será digital. Além de informar as horas aos passantes, a Paróquia implantará a forma mecânica para chamar os fiéis às missas (atualmente, é executado de forma manual) e no badalar das horas. Às 18h, tida como a hora do Angelus (da anunciação de Maria), ficarão programados os toques das ave Marias. Há alguns anos sem funcionar, o maquinário dos relógios foi fabricado em Juazeiro do Norte no ano de 1944 e personalizado com o nome da Paróquia de Acaraú e de Monsenhor Sabino, Pároco daquela época. A fachada da igreja também receberá uma nova iluminação. A Paróquia custeará as intervenções que embelezarão o templo e darão mais praticidade às suas atividades. A previsão é que neste segundo semestre tudo esteja pronto.

Prorrogadas as inscrições para concurso do Hospital da Região Norte


       Uma boa notícia aos profissionais que por algum motivo perderam o prazo do último dia 5, domingo, para se inscrever na seleção pública e concorrer às 1.641 vagas do Hospital Regional Norte: as inscrições foram prorrogadas até o dia 13 de agosto, segunda-feira.  Está mantida a data da prova de conhecimentos específicos. Conforme calendário divulgado inicialmente, será realizada no dia 2 de setembro.

         Do total de 1.641 vagas ofertadas na seleção pública, 342 são médicos e 563 para técnicos em enfermagem. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (www.isgh.org.br) . O ISGH foi o mesmo que fez a seleção dos 994 profissionais do Hospital Regional do Cariri, que já estão trabalhando e atendendo a população de 1,4 milhão dos 44 municípios da macrorregião do Cariri desde abril do ano passado, quando o HRC começou a funcionar.     

UVA receberá investimentos do Governo do Estado

Investimento deve beneficiar inúmeros alunos e servidores

O Governador Cid Gomes autorizou a liberação de R$ 15 milhões para investimento na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com sede em Sobral, até 2014. O anúncio foi feito durante reunião de Monitoramento de Ações e Programas Prioritários do Governo do Estado (Mapp), ocorrida na última sexta-feira, dia 3. 

 A UVA terá os recursos aplicados na compra de veículos para apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão; equipamentos de informática nos campi Betânia, Derby, Junco e Cidão; construção da rede óptica para a interligação da UVA ao Cinturão Digital; mobiliários para salas de aula e construção e aparelhamento do Restaurante Universitário. Os investimentos beneficiarão ainda a área de assistência estudantil, compra de livros, apoio a projetos de pesquisa e extensão, climatização e melhoria das instalações do Museu Dom José, administrado pela Universidade.

 Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, o desenvolvimento do Estado passa pelo fortalecimento das universidades. “Os investimentos realizados pelo governo estadual contribuem para a contínuo aperfeiçoamento das nossas universidades e refletem a preocupação do governo com o desenvolvimento do Ceará”. De 2008 a 2011 os investimentos nas universidades estaduais somaram cerca de R$ 90 milhões, em infraestrutura, custeio e manutenção.

  O secretário da Secitece também destaca a forte contribuição que o Estado tem dado para a expansão do ensino superior público federal. De 2007 para cá, foram mais de R$ 18 milhões em recursos e desapropriações, resultando na criação da Unilab, em Redenção-CE, instalação de campi da Universidade Federal do Ceará no interior, bem como a ampliação do número de Institutos Federais do Ceará (IFCE) pelo Estado.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cruz comemora a Semana da Família


         A Prefeitura Municipal de Cruz, por meio das Secretarias de Cultura e de Ação Social, promoverão sessões de cinema e apresentação especial da Banda de Música do Padre Waldery (vigário de Cruz). O evento acontecerá no próximo dia 15 de agosto às 18h30min no Centro Cultural Cruzense, no Centro. A ação é motivada pela comemoração a Semana da Família, que transcorre de 12 a 18 de agosto. Toda a sociedade de Cruz é convidada a participar.

Três pessoas morrem em acidente na cidade de Morrinhos


         Três pessoas que estavam em uma moto morreram após colidirem com a traseira de um veículo abandonado na CE-354, na cidade de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE), o acidente aconteceu no km 88 da rodovia, por volta das 23h do último domingo, dia 5. O condutor, de 45 anos, e as passageiras, duas adolescentes, uma de 19 e outra de 15 anos, morreram no local. A PRE-CE disse que, na estrada, a iluminação era precária.

domingo, 5 de agosto de 2012

Ronda de Acaraú registra sucesso das operações no facebook

Viaturas do Ronda nas ruas do Centro de Acaraú

No perfil do Ronda do Quarteirão de Acaraú, na rede de relacionamentos do facebook, o Capitão Fred Rafael, Comandante da Corporação  no município, postou uma imagem que divulgou que a cidade da região Norte cearense está há nove meses, de 1º de novembro de 2011 até o momento, sem registrar nenhum homicídio na área de atuação do Ronda, ou seja, na sede de Acaraú. A Corporação ainda comemorou a apreensão, neste ano, de sete armas, que evita, por consequência, novos crimes. Motivo para comemoração da população, que por meio do policiamento preventivo e ostensivo do Ronda no município, contam com um clima de mais segurança e tranquilidade.

Festival Internacional do Camarão de Acaraú ocorrerá em nova data


O Festival Internacional do Camarão, que anualmente é realizado na região da Costa Negra, no município de Acaraú, Litoral Oeste cearense, mudou de data. Previsto para iniciar no dia 15, deve começar as atividades no dia 29 de novembro. A programação técnica e gastronômica está sendo elaborada, mas alguns dos maiores chefes de cozinha do Brasil e do mundo estarão presentes, como aconteceu nas anteriores edições do evento.

Tremor de 2,9 graus atinge região norte do Ceará


A terra tremeu na região norte do Ceará na madrugada da última quinta-feira, dia 2. A informação foi confirmada na sexta-feira pelos técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo monitoramento da área sísmica cearense.

O abalo maior foi sentido às 4h14min, com 2.9 graus de magnitude. Logo depois, às 4h41min, um tremor de 2.1 graus foi notado. O epicentro dos dois tremores aconteceu na região da Serra da Meruoca e foi verificado pelas estações operadas pela UFRN localizadas em Sobral e Morrinhos, no Ceará, e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.

Fonte: DN
O epicentro dos tremores foi registrado entre as cidades de Sobral, Meruoca e Alcântaras, no Ceará. Há informações de que as populações de Massapê e Forquilha, vizinhas a Sobral, também sentiram o tremor. Não houve registros de vítimas.

A atividade sísmica nessa região cearense vem sendo monitorada pela UFRN desde 2008, ano que aconteceu o maior tremor na região: 4.2 graus de magnitude. A área está em cima de uma fenda geológica e sofre constantemente pequenos abalos com menos de um grau de magnitude.

Alunos de Escola Profissionalizante de Acaraú assistem a palestra sobre o Enem

Professor Geovânio Parente, palestrante.

A Escola Estadual Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, de Acaraú, promoveu uma palestra sobre a disciplina de matemática aplicada ao Exame Nacional do Ensino Médio. A palestra, ministrada pelo professor Geovânio Silveira, foi realizada no prédio da escola, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, na última sexta-feira, dia 3. Na ocasião, foram tratadas as mudanças adotadas para o ENEM 2012, matrizes de habilidades, desafios, dicas, novidades, apresentação de vídeos  motivacionais. Participaram os alunos, inscritos no exame,  dos terceiros anos  dos Cursos Técnicos de Aquicultura, Enfermagem e Informática.