sábado, 21 de julho de 2012

Jijoca de Jericoacoara é campeã em Copa Vale do Acaraú de Futsal 2012

Equipe de Jijoca, a grande vencedora. Foto: Divulgação
        A seleção de futsal de Jijoca de Jericoacoara sagrou-se  campeã da Copa Vale Acaraú de Futsal 2012 ao vencer o time de Camocim em partida realizada no dia 13 de julho, no Ginásio Vicente Arruda, em Jijoca No final da partida, o placar apontou 05 a 01 para Jijoca que pela primeira vez conquistou a competição mais importante do futsal do Vale Acaraú e levou um cheque de R$ 10 mil. A equipe de Camocim arrematou o valor de R$ 2 mil. Na artilharia da competição, Tizil (Cruz) e Marcio Alex (Santana do Acaraú) com 10 gols foram os artilheiros. Na entrega da premiação, o organizador do evento e presidente da Liga Acarauense de Futebol, Dayron Mourão falou da satisfação em concluir mais esse evento, agradecendo a todos que participaram, além dos que contribuiram para o sucesso do evento.

Incêndio toma de conta de oficina em Acaraú


Uma oficina mecânica situada na avenida João Jaime Ferreira Gomes, no centro do município de Acaraú, região Norte cearense, foi tomada por um incêndio na madrugada deste sábado, dia 21. Alguns carros ficaram queimados e parte das instalações físicas do estabelecimento foram comprometidos com as chamas. O caso está sendo investigado pela polícia.

Crede de Acaraú inicia processo de escolha de gestores para escolas


       A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) está realizando desde o dia 19, até o próximo dia 26 de julho, Chamada Pública para os cargos de diretor e coordenador em Escolas de Ensino Médio, sob sua abrangência. Para participar, o interessado deverá comparecer à sede da Crede, na Rua Santo Antônio, nº 133, Bairro Outra Banda, Acaraú. O atendimento será no horário de 08h às 12h e das 13h às 17h.

      Conforme o documento, Podem participar do processo de escolha e indicação aos cargos desta Chamada Pública, professores efetivos da rede estadual e outros professores sem vínculo com o Estado, com prioridade para os efetivos da própria escola.

      Confira a chamada pública, clicando aqui!

Camocim promove Festival Gastronômico neste final de semana


A pesca se destaca na economia de Camocim
Foto: Panoramio

Conhecido como a Terra da Lagosta, sendo um dos maiores produtores de peixe e crustáceos do Ceará, a cidade de Camocim, no litoral oeste cearense, recebe neste sábado e domingo (21 e 22 de julho), mais uma edição do Festival Gastronômico Tesouros do Mar.

Oito restaurantes participação da mostra culinária com pratos inéditos criados a partir dos seus chefs. O evento deste ano terá um formato diferente das edições anteriores, que ocorria no Galpão de Eventos da Prefeitura. Haverá premiação em dinheiro e equipamentos para restaurantes.

O Festival deste ano, já em sua 5ª edição, será realizado na Avenida Beira Mar, onde serão montados estandes para que hotéis, pousadas, artesãos, restaurantes e bares possam apresentar seus produtos.

A realização do Festival Gastronômico Tesouros do Mar é uma realização da Prefeitura de Camocim, através da Secretaria Municipal do Turismo. Conta ainda com o apoio do BNB e do Sebrae, que realizará cursos para cozinha aberto ao público.

Secretários de Pesca cumprem agenda no litoral oeste do Estado


Os Secretários conversaram com carpinteiros e pescadores
Foto: SPA-CE

No dia 14 de julho, o Secretário Nacional da Pesca do MPA, Flávio Bezerra, e o Secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), engenheiro de pesca Ricardo Campos, tiveram agenda movimentada no litoral oeste do Ceará. Visitaram a colônia de pesca Z-22, do Preá, município de Cruz, onde foram recebidos pelo seu presidente, Carlinhos, que apresentou as reformas efetuadas na sede da colônia, bem como os novos computadores entregues pelo MPA para inclusão digital dos pescadores e suas famílias. A inauguração do Telecentro Maré, nome do projeto, será neste sábado, dia 21, durante a regata tradicional daquela praia, e contará com a presença dos dois secretários.
Já em Itarema, os secretários foram recebidos pela presidenta licenciada da colônia Z-19, Glaís e por seu marido, o pescador Antonino e também pelo vice-presidente, que apresentaram aos secretários o projeto inicialmente concebido como "Lagosta Viva", que se encontra parado, que pediram  ajuda do MPA e SPA para dar continuidade ao mesmo, quer seja com lagosta ou polvos.
Os Secretários conversaram com carpinteiros e pescadores do Porto do Barco, enxergaram a possibilidade de transformar uma antiga indústria daquele local em um terminal pesqueiro e conheceram a sede reformada da colônia em Almofala.
Pela tarde, foi à vez da colônia Z-25, de Lagoinha (Paraipaba), receber a visita dos secretários. A presidenta da colônia, dona Pequena, e seu marido, o pescador Camocim, os mesmos relataram as dificuldades por que passam os pescadores, mas que estão satisfeitos com a presença de um pescador como Secretário Nacional da Pesca, agradecendo inclusive uma das primeiras ações de Flávio Bezerra no MPA, que foi a extinção da necessidade de renovação da carteira de pescador daquele órgão, obrigação que acarretava em despesas desnecessárias, como o deslocamento a Fortaleza, além de gastos com documentos.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Região norte cearense registra alto índice de acidentes de trabalho


Operários e construtoras devem investir na segurança

         Até junho deste ano, o posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) situado na cidade de Sobral, na região Norte do estado, concedeu 261 auxílios-doença. Em todas as 15 agências da região Norte do estado atendidas pelo município, foram 621 auxílios.
         Em Sobral, bem como nas outras cidades da região Norte (Acaraú não está de fora), são comuns os casos registrados na construção civil e na indústria. Trabalhadores sem equipamento de proteção ainda são comuns. Em um andaime a alguns metros do chão, nada de luvas, nem capacete e nem mesmo cinto de segurança. O uso desses equipamentos que protegem os trabalhadores de possíveis acidentes é obrigatório.
         Os operários da construção civil, por exemplo, estão constantemente expostos a riscos. Por isso, a preocupação do uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Mas esse uso ainda tem encontrado muita resistência. De acordo com engenheiros de segurança do trabalho, os acidentes mais comuns na construção civil são as quedas e as perfurações. 
        Entre os casos de acidente de trabalho que aconteceram em Acaraú, em dezembro do ano passado, um operário morreu vítima de choque elétrico. O acidente de trabalho ocorreu  em uma construção particular no Bairro Bailarina. O operário, que manuseava uma vara de metal que tocou em um fio de alta tensão, teve morte instantânea. 
       É comum encontrar na cidade operários da construção civil não utilizando os EPIs na construção civil, expondo-se a riscos. Às construtoras cabe investir em treinamento e aos operários ter consciência da necessidade de utilização dos equipamentos.

Presidente da ACCN se defende contra representação protocolada no Ministério Público


 ACCN rebate as acusações

O presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), Livino Sales falou a imprensa sobre a representação no Ministério Público Federal que pode resultar na cassação do selo de “indicação geográfica” concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ao camarão da Costa Negra. A representação foi protocolada pelo Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará (FDZCC) e pela Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Ceará (Renap) requerendo apuração, citando inclusive casos de agressão ao meio ambiente.
Livino confirmou a imprensa que o camarão produzido na Costa Negra tem origem no Pacífico. “Queria saber qual o problema disso? Há denominação de origem de café, que tem origem na África; de uva, que é da Europa”, descreve. Ainda segundo o empresário, a espécie do camarão foi introduzida no Brasil há mais de 25 anos, e tem origem próxima da espécie brasileira.
Para o presidente da ACCN, os advogados deveriam conhecer como é produzido o camarão antes de fazer a denúncia. Ele compara o caso dos camarões à miscigenação do povo brasileiro. “Pergunta se eles (advogados) são importados. Porque, se for assim, os únicos brasileiros que têm aqui são os índios”, ironiza o presidente.
Sobre as denúncias contra possíveis crimes ao meio ambiente, Livino diz que os produtores têm licença estadual, além de registro no Ibama e no Ministério da Pesca para produzir. “Eles deveriam ler o novo Código Florestal”, recomenda Livino Sales.
O núcleo do Ministério Público Federal em Sobral deverá investigar a representação. Além da indicação geográfica, os advogados apontam a existência de problemas ambientais na exploração do camarão.

Praia Limpa acontece neste fim de semana em Canoa Quebrada e Arpoeiras


Praia de Arpoeiras, em Acaraú-CE  - Foto: Panoramio

    No próximo domingo, dia 22, o Conselho de Políticas e Meio Ambiente (Conpam) e as prefeituras de Aracati e Acaraú realizarão a campanha educativa Praia Limpa, nas praias de Canoa Quebrada e Arpoeiras. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Maria José Holanda, com esses pequenos gestos se busca indução a multiplicação de uma consciência individual e coletiva, para que as pessoas e as comunidades passem a cuidar bem do espaço de lazer popular mais democrático que existe, que são as praias.

        Em Canoa Quebrada, Aracati, as técnicas Roberta Goes e Edilene Queiroz, acompanhadas de 50 pessoas, distribuirão sacos biodegradáveis para a coleta de lixo nas cores azul, vermelho, verde e amarelo. Os sacos receberão respectivamente papel, plástico, vidro e metais.

        Já em Arpoeiras, distante em 8 km do centro de Acaraú, os técnicos Milton Alves e Mauricélio Duarte estarão coordenando o trabalho educativo com apoio da Secretaria de Meio Ambiente daquele município praiano.

        Para estimular ainda mais que turistas, banhistas e comerciantes participem dessa manhã de limpeza, haverá a troca do lixo por um brinde, no caso uma sacola retornável.

Internautas acompanham evolução das obras do Hospital Regional Norte


Maquete do hospital 

      Em fase de conclusão, com mais de 90% das obras prontas, o Hospital Regional Norte, em Sobral, receberá mais um grupo de internautas que curtem o facebook do governo do Estado (www.facebook.com/governodoceara). A segunda visita guiada está marcada para as 9 horas deste sábado, dia 21, com o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, mostrando a evolução das obras e quais serviços e exames a população terá acesso no hospital que será o maior do interior do Nordeste, com 57 mil metros quadrados. Da primeira visita, há dois meses, quando o HRN estava com 85% das obras concluídas, até agora, muitos detalhes da construção avançaram e foram definidos. Um exemplo: as unidades de pediatria e de obstetrícia já estão até com a iluminação instalada.

        Os internautas que irão à visita guiada foram sorteados. Participam do projeto no perfil do governo da rede social Facebook, que tem como objetivo mobilizar e atrair a população para conhecer de perto as principais obras estruturantes mesmo antes de serem inauguradas. Entre as grandes obras que o governo do Estado está construindo e que já receberam a visita de internautas está o estádio Castelão. O Centro de Eventos do Ceará e a primeira etapa da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, já entregues à população, também foram visitadas por internautas antes das inaugurações.

Exames complexos
        O Hospital Regional Norte fica em Sobral, na Rua Jonh Sanford, no bairro Junco, mas vai atender a população dos 55 municípios de toda a macrorregião Norte, no total de 1,5 milhão de habitantes. Com perfil de assistência em alta complexidade, o HRN vai ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde na própria região, realizando exames que  na rede pública da região Norte ainda não são realizados, como a ressonância magnética. Só na aquisição de equipamentos, o Governo do Estado está investindo R$59.429.435,00. Nas obras, o investimento é de R$169.653.512,73. Somando obras e equipamentos, totaliza R$229.082.947,73.

        Arruda Bastos, antes de iniciar a visita e de percorrer as mais diferentes unidades do novo hospital acompanhado dos internautas visitantes, fará uma apresentação mostrando a dimensão e o perfil de assistência. Serão 382 leitos. Desses, 70 são UTIs. Exclusivamente para a pediatria foram construídos 30 leitos semi-intensivos. Além da emergência urgência e do prédio de internação, com cinco andares, a população da região Norte terá atendimento especializado na saúde da mulher e da criança. No HRN terá ainda a Unidade de Psiquiatria, com 21 leitos.

Profissionais
        Como hospital-escola, o hospital formará profissionais na unidade construída especificamente para o ensino e pesquisa. No HRN, serão ao todo 1.641 profissionais. A contratação ocorre através de seleção pública, que está com as inscrições abertas desde o dia 3 deste mês até o próximo dia 5 de agosto, através do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (www.isgh.org.br).

Rede de assistência
        O Hospital Regional Norte será o segundo hospital no interior construído no governo Cid Gomes. O primeiro foi o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, que desde abril do ano passado atende a população dos 44 municípios da macrorregião do Cariri. O compromisso de expandir a assistência à saúde no interior, descentralizando o atendimento na capital, inclui ainda o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, que está no início das obras, e o Hospital Regional Metropolitano, com o edital de licitação das obras previsto para ser lançado no próximo mês. A nova rede de assistência é formada também por policlínicas regionais para ampliar e facilitar o acesso a consultas e exames especializados, com sete entregues à população em Baturité, Camocim, Tauá, Pacajus, Itapipoca, Brejo Santo e Sobral. O acesso aos serviços de saúde bucal também estão sendo assegurados. Integram a rede de assistência 18 novos Centros de especialidades Odontológicas (CEOs regionais). Treze dos 18 CEOs foram concluídos e entregues em Ubajara, Baturité, Acaraú, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Itapipoca, Crateús, Caucaia e Camocim.

        A nova rede de assistência abrange também serviços de urgência e emergência. Em Fortaleza, o Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, construiu quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24horas). Estão em funcionamento nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana e Canindezinho. Na Região Metropolitana construiu UPA 24h em Maranguape, funcionando desde novembro do ano passado, e em Caucaia, há uma semana. Há mais oito prontas para serem inauguradas no Eusébio, Horizonte, Pecém - em São Gonçalo do Amarante, Canindé, São Benedito, Aracoiaba, Crateús e Pentecoste. No total, são 48 UPAs na rede de urgência e emergência.

UVA recebe inscrições de concurso público para professor efetivo


As inscrições no concurso da UVA seguem até 2 de agosto
Foto: Divulgação

      O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), autorizou a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de professor efetivo assistente e adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral.  O Edital 09/2012, que fixa as normas do Concurso, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 10 de julho e está disponível no site da Uva.

        As inscrições serão recebidas a partir de hoje, dia 20, e seguem até 2 de agosto, exclusivamente através da Internet, no endereço eletrônico  concursos.uvanet.br, para os Cursos de Engenharia Civil e de Letras. A titulação exigida é de Mestre e Doutor. Estão sendo ofertadas 20 vagas.

        Após a conclusão do preenchimento da ficha de inscrição on-line, deverá ser impresso o boleto bancário, também disponível na Internet, para o pagamento da inscrição, no valor de R$ 100,00, em qualquer agência bancária, até o dia 03 de agosto.

        O Concurso será coordenado, administrado e realizado pela Comissão Executiva de Processo Seletivo – CEPS/UVA. A aplicação das provas escrita dissertativa, didática e de títulos ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto, no campus CIDAO, em Sobral.

        A remuneração total, incluindo vencimento base, gratificação de dedicação exclusiva, gratificação de regência de classe e gratificação de incentivo pessoal, com regime de trabalho de 40 horas semanais, será de R$ 5.310,79 para Professor Auxiliar/ Nível A; de R$ 7.016,71 para Professor Assistente/Nível D; e de R$ 9.927,81 para Professor Adjunto/Nível I.

As vagas
        Das 20 vagas ofertadas, 13 são destinadas para o Curso de Engenharia Civil, para lotação no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, nos seguintes setores de estudo: Construção Civil (04), Estrutura (02), Física na Engenharia (01), Matemática na Engenharia (01), Meio Ambiente (01), Recursos Hídricos (02) e Solos (02).

        Para o Curso de Letras, do Centro de Filosofia, Letras e Educação, são sete vagas nos setores de estudo Língua Inglesa (03); Literatura da Língua Inglesa (01); Ensino de Língua Inglesa (01), Linguística e Teoria da Literatura (02).

Serviço
Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS
Av. Dr. Guarany, 317 – Campus CIDAO, Derby, Sobral-CE
Fone/fax: (88) 3677-4210 – site: www.uvanet.br

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Poços tubulares serão limpos pela Cagece no Vale do Acaraú

Poços tubulares suprem a carência de água de comunidades
Foto: Divulgação
         A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) fará, até o final deste ano, a limpeza e a manutenção dos poços tubulares nas cidades do Interior do Estado, garantindo assim uma água própria para consumo para a população. Municípios da região do Vale do Acaraú deverão ser contemplados. Nas cidades do Interior do Estado que não possuem açude ou rio como fonte de água para o abastecimento do local, a Cagece capta água em poços tubulares que necessitam de limpeza e manutenção periodicamente.

       De dentro dos poços, a Companhia retira grãos de areia que acabam se acumulando por conta da erosão do solo. Também é retirada a crosta de lodo que a própria água forma nas paredes do poço. Com a limpeza e com o tratamento por filtração e por adição de produtos químicos, a Cagece garante em 100% a qualidade da água para o consumo humano.
      A Companhia possui em torno de 80 poços espalhados pelo Estado, inclusive na região do Vale do Acaraú. Todos são limpos pelo menos uma vez por ano, ou mais vezes dependendo da necessidade de cada poço. A operação de limpeza não interrompe o abastecimento do município.
      Em 2012, a Companhia já executou a limpeza de 68 poços, até julho, e fará a manutenção de mais 54 poços, até o mês de dezembro.

Município de Marco receberá 60 unidades habitacionais


O município de Marco é um dos 109 beneficiados

      Sessenta famílias do município de Marco, na região do Baixo Acaraú cearense, serão contempladas com novas unidades habitacionais. As moradias integram a política habitacional executada pela Secretaria das Cidades, por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Para as obras, o investimento é de R$ 900 mil.
      A construção das novas residências, conforme técnicos da Secretaria atende a uma realidade de famílias que vivem em casas de taipa, onde estão expostas a vários riscos, como de desabamento nos períodos chuvosos e até mesmo de doenças. Dessa forma, o governo estadual pretende oferecer mais conforto e segurança com a entrega de novos lares as 60 famílias contempladas em Marco. Ao todo, mais de 4 mil famílias serão beneficiadas no Ceará, pelo programa federal.
      O programa habitacional em execução pela SCidades tem como objetivo mobilizar as prefeituras do interior, a fim de que os órgãos sociais do município realizem o trabalho de cadastramento das famílias que vivem em locais impróprios para moradia. Depois de efetuado o cadastro, as famílias passam a integrar o programa habitacional, que atende as demandas de substituição de casas de taipa no interior.
     Na construção de unidades habitacionais a SCidades também é responsável pela fiscalização e andamento das obras, nesta primeira etapa do MCMV. O programa atende municípios com até 50 mil habitantes no Estado.

Famílias de Santana do Acaraú recebem novas casas


     “Muito mais que casas, estamos recebendo a garantia de morar num local seguro. Para mim e minha família, morar numa casa de tijolo é a realização de um sonho”, afirma a dona de casa, Dorotéia Soares, que com seus três filhos, será beneficiada com uma nova unidade habitacional. Além dela, outras 59 famílias serão atendidas por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
      O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, que executa o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), está beneficiando os municípios cearenses com mais de 50 mil habitantes. As unidades habitacionais construídas recebem recursos do Governo Federal e contrapartida do Estado. Ao todo, serão investidos R$ 900 mil na substituição de casas de taipa por imóveis de alvenaria.
       De acordo com o gestor estadual, Camilo Santana, o objetivo maior do Governo do Estado é proporcionar conforto e segurança às famílias que estão sendo atingidas pelo programa MCMV. “A nossa meta é reduzir o déficit habitacional do Ceará. Nosso foco principal é a habitação é garantir a oportunidade de moradia digna para os cearenses. Para isso estamos trabalhando a fim de superar a cota destinada ao Ceará junto ao Ministério das Cidades”, destacou.
       A SCidades tem um papel fundamental na execução do programa federal no estado do Ceará. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a pasta opera diretamente nos municípios que atendem as expectativas do programa. Ao todo mais de quatro mil famílias estão sendo beneficiadas com a substituição de casas de taipa. Nas cidades com maior densidade populacional a Secretaria apóia as prefeituras em seus programas habitacionais.
O programa habitacional executado pela SCidades cadastrou 109 municípios do estado do Ceará, na 1ª etapa do programa MCMV.

Deputado Federal do Baixo Acaraú responde por ação penal no STF


Deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE)

Conforme informação do site Congresso em Foco, oito dos 22 deputados federais cearenses, ou seja, 36% do total, estão respondendo a procedimentos judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF). Dentre os que figuram em investigação, está o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB), ex-chefe do Executivo do município de Acaraú. O parlamentar responde à Ação Penal 347 (lavagem de dinheiro), relativa a problemas na prestação de contas de entidade filantrópica beneficiada com verbas públicas na época em que ele era prefeito de Acaraú. Segundo Aníbal, o hospital recebeu uma subvenção para manutenção do extinto Ministério da Ação Social, e para que o hospital prestasse contas do recurso recebido, era necessário que o  prefeito, o juiz ou o promotor passasse um visto na citada prestação de contas, que Aníbal fez atestando a existência e o funcionamento daquela entidade. “Eu não fazia parte do quadro administrativo da entidade e não fui o responsável pela obtenção de recursos”, rebateu o deputado. É importante notar, no entanto, que responder a um processo judicial não significa necessariamente que qualquer um dos acusados seja culpado da acusação atribuída. 

Leia a matéria completa e a defesa do deputado, clicando aqui!

Vitória Futebol Clube vence Moraújo pelo Inter Copa do Brasil


Time do Vitória, campeã - Foto: divulgação

     A equipe do Vitória F.C de Itarema enfrentou, no último sábado, a equipe de Moraújo valendo pela segunda fase do Inter Copa do Brasil da Liga dos Árbitros de Futebol de Fortaleza e Interior - LIGAFFI. O time de Itarema venceu por 1X0, gol de cabeça do Diney aos 33 minutos do 1º tempo.
    O Vitória F.C formou com: Deividi, Joceliano, Cesar, Lopes e Wesclê; Samuel (Chim), Nenezim (Ubiratan), Diney (Toinho) e Caio; Germano (Breno) e Chola (Careca).
No próximo sábado, dia 21, Itarema jogará em Sobral no Junco ás 16h30min, contra a equipe do Mototáxi pela 2ª rodada da 2ª fase do Inter Copa do Brasil da LIGAFFI.

Feira de Negócios do Vale do Acaraú é realizada na cidade de Sobral


      De 26 a 28 de julho, o Centro de Convenções de Sobral será palco de mais uma edição da maior feira multisetorial do interior do Ceará, a Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva). O evento é um dos mais tradicionais do Nordeste, mas a cada ano se renova com atrações que impulsionam ainda mais os micro e pequenos negócios locais. Em 2012, a principal novidade é a realização, durante o evento, do Seminário Inovação & Sustentabilidade.



       O seminário contará com palestras já confirmadas do navegador, economista e escritor Amyr Klink, com o tema “Sustentabilidade e Gestão de Negócios”, e do professor Gil Giardelli, um dos mais importantes nomes da inovação empresarial e das redes sociais no Brasil, que vai falar sobre a importância da inovação na gestão das empresas.


      As palestras serão realizadas, respectivamente, nos dias 26 e 27 de julho, no auditório anexo ao Centro de Convenções de Sobral. A inscrição para o seminário custa R$ 50 para os dois dias e pode ser feita na sede do Sebrae em Sobral. No dia 27, durante o seminário, o Sebrae fará o lançamento da Feira do Empreendedor 2012, que acontece de 23 a 27 de setembro em Fortaleza. O objetivo é estimular a participação do empresariado local por meio das caravanas que serão promovidas pelo Sebrae no maior evento de empreendedorismo do Ceará.


Serviço:
Fenaiva 2012 – Feira de Negócios do Vale do Acaraú
Período: 26 a 28 de julho de 2012.
Horário: A partir das 19h.
Local: Centro de Convenções de Sobral - Rua Visconde de Sabóia, Nº 300 – Junco – Sobral/CE
Informações: www.fenaiva.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Jovens do Baixo Acaraú serão preparados para o trabalho


Convênios serão assinados nesta quinta-feira

Prefeituras e associações dos municípios de Cruz, Itarema, Marco e Jijoca de Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú, celebraram convênio com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social para implementação do Projeto Primeiro Passo. O objetivo das parcerias é proporcionar ao jovem a oportunidade de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, experiências e departamentos distintos.
Serão qualificados estudantes de 8º e 9º séries do Ensino Fundamental, 1º ou 2º ano do Ensino Médio ou EJA III e IV. Os jovens participarão de cursos de iniciação profissional por um período de cinco meses, por meio da linha de ação Jovem Bolsista, e receberão da STDS bolsa-capacitação no valor de R$ 100,00, fardamento, lanche e material didático.
Mais de 4.000 jovens em 63 municípios do Estado serão beneficiados. A celebração dos convênios será assinada no auditório da STDS, em Fortaleza nesta quinta-feira, dia 19.

Festival de Música tem início hoje em Sobral


Teatro São João, em Sobral, sediará o evento. Foto: Divulg.

         A cidade de Sobral, na região Norte, será palco do I Festival de Música, intitulado “Amigos e Música”, que reunirá crianças, adolescentes e jovens aprendizes de música da cidade. O evento tem início nesta quarta-feira, dia 18, às 19h, no Teatro São João. O festival é resultado de uma série de oficinas de Montagem de Banda, iniciadas em junho deste ano. As oficinas foram coordenadas pela Escola de Música Universo da Música, que organiza o evento. Serão realizadas 22 apresentações de bandas cover e autorais, com ênfase em Música Popular Brasileira. O I Festival de Música de Sobral é coordenado pela professora de música Ana Amélia e integra a programação de comemorações dos 239 Anos de Sobral. A entrada é franca.

Governo Federal oferta cursos para copa, há vagas para profissionais de Jericoacoara



O Ministério do Turismo anunciou que será estendido até  o dia 31 de julho o prazo de inscrições do programa de qualificação profissional, o Pronatec Copa, para 62 municípios. Jijoca de Jericoacoara consta entre os contemplados. Uma ótima chance para os profissionais do setor turístico desse município, que apresenta a Praia de "Jeri", um dos maiores destinos turísticos do País, cujo fluxo de visitantes deve aumentar ainda mais com a competição mundial. Para participar do Pronatec Copa o interessado deve ter 18 anos ou mais. São oferecidos 29 cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico e também cursos de inglês, espanhol e libras.
Os  interessados poderão consultar disponibilidade de turmas diretamente pelo site do programa: www.pronateccopa.turismo.gov.br. Moradores das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, trabalhadores do setor turístico e portadores de deficiências têm prioridade nas inscrições. 
Até o momento, dos 151 mil inscritos, 45.949 estão pré-matriculados e formam turmas em todo o Brasil. Com a prorrogação, o Ministério do Turismo pretende fortalecer o programa de qualificação em cidades e cursos com baixa procura pela população.

Para inscrever-se nos cursos, clique aqui!

Ações para limpeza e preservação da Praia são desenvolvidas em Acaraú

Barracas da Praia de Arpoeiras, em Acaraú - Foto: Divulgação
         A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam), juntamente com o Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promoverão uma campanha de educação ambiental junto aos frequentadores e barraqueiros, com o objetivo de apontar a necessidade de preservação e limpeza da praia. A ação acontece no próximo domingo, dia 22, na Praia de Arpoeiras. O trabalho de conscientização ambiental ficará a cargo dos técnicos do Conpam, da equipe da Semam e dos membros da Associação dos Marisqueiros e Pescadores de Curral Velho, que farão a abordagem às pessoas. Na ocasião, também será feita uma limpeza da Praia. A Prefeitura convida a sociedade acarauense a participar.

Projeto de arte é implementado nas escolas municipais de Cruz


Professores participando das oficinas - Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação do Município de Cruz, no Baixo Acaraú cearense, implantou, neste ano, o Projeto “Educação Ambiental, Arte e Reutilização”. A iniciativa capacita os professores de Arte Educação do sexto ao nono ano das escolas municipais, para que desenvolvam a Educação Ambiental em suas aulas.
Mensalmente, são realizados encontros temáticos, relacionando-os com as datas comemorativas, onde os professores aprendem a transformar o “lixo escolar” em objetos e brinquedos que serão utilizados pelos alunos. A pasta do Executivo monitora a execução do projeto nas escolas, por meio de visitas periódicas às unidades.

Eleições 2012. Novas seções eleitorais em comunidades indígenas de Acaraú e Itarema


A iniciativa beneficiará inúmeros índios - Foto: Divulgação

As comunidades indígenas das cidades de Acaraú e Itarema estão entre as que serão beneficiadas com novas seções eleitorais. Ao todo, serão instaladas 17 novas seções em 11 cidades cearenses. Os novos locais de votação foram definidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em convênio com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Foram instaladas novas seções nos bairros de Queimadas e Telhas, no município de Acaraú, além de quatro seções na zona rural de Itarema.

Prefeito de Santana do Acaraú renuncia, vice deve assumir

         O Município de Santana do Acaraú, na região norte cearense, passará a contar com um novo chefe do Executivo. O motivo é que o prefeito José Maria Sabino renunciou ao cargo nesta quarta-feira, dia 18. A renúncia seria motivada por questões de saúde. Assume o vice-prefeito Betinho Farias (PSD). 

terça-feira, 17 de julho de 2012

O corpo de um jovem de 18 anos é encontrado em Acaraú


      Um cadáver foi encontrado no galpão de uma empresa localizada no bairro Bailarina, na sede do município de Acaraú, na região Norte cearense, na noite da última segunda-feira, dia 16. O corpo de Marcio de Sousa Germano, de 18 anos, que era pintor de carros, natural e residente de Acaraú, foi encontrado esmagado por um pneu de trator contra uma coluna. O corpo foi periciado e encaminhado para a verificação de óbito em Sobral. As investigações estão sendo feitas pela polícia com a finalidade de elucidar o caso.

Jericoacoara é apontada como um dos maiores destinos dos espanhóis


"Jeri" atrai milhares de turistas do país - Foto: Divulg.

       A praia de Jericoacoara, no Litoral Oeste cearense, foi indicada pelo blog de viagens “El País”, de grande circulação na Espanha, como um dos sete melhores destinos para os espanhóis migrarem nos tempos de recessão econômica pelos quais o país europeu passa. Na postagem Lugares para emigrar si los mercados nos siguen ahogando (Lugares para emigrar se os mercados seguem nos afogando), o blogueiro Paco Nadal coloca Jericoacoara como um local “maravilhoso, cheio de dunas e praias isoladas". Segundo Nadal, a renda per capita da praia é 2,6 vezes inferior a da Espanha, e o salário médio é 376 dólares.  

Confira a matéria, clicando aqui!

Gatos abandonados em Acaraú esperam por um dono

 Filhotes deixados no carro do professor do IFCE
        O internauta Joab Dantas, professor do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) encaminhou um e-mail ao Vale do Acaraú Notícias solicitando que divulgássemos que ele está adotando três gatos, que apresentam alguns meses de vida. Os bichanos, que gozam de bom estado de saúde, foram abandonados na noite de segunda-feira, dia 16, dentro de seu carro e, sensibilizado, o docente achou por bem procurar um dono para os animais. Caso alguém deseje adotar os filhotes, é só ligar para os telefones (88)9614.0447/ 8804-5447/ 9998.1733. Não será cobrado nenhum valor financeiro pela adoção.

Comemorados 30 anos de renovação carismática em Sobral


Momento de oração dos fiéis. Foto: Divulgação

Um Congresso Diocesano comemorou os 30 anos da Renovação Carismática Católica - RCC na Diocese de Sobral nos dias 14 e 15 de julho no Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu. Um grande número de fiéis católicos compareceu ao momento festivo que contou com muita oração, música, louvor e dinâmicas de grupo, além de adoração ao Santíssimo Sacramento. As pregações foram realizadas  por Araújo Lopes, da Comunidade Maranatá; Genildo Azevedo, da Comunidade Coração de Maria; Edna Chaves, coordenadora da RCC de Sobral e Padre Berg, diretor Espiritual da RCC de Sobral.

Núcleos a serem implantados em Cruz promoverão atividades esportivas e culturais


O Município de Cruz, na região do Baixo Acaraú, será beneficiado com a implantação de dois novos núcleos do Programa Segundo Tempo. Um ficará localizado na praia do Preá e outro na sede do Município. As novas unidades deverão beneficiar 200 crianças, que contarão com atividades esportivas e culturais por um período de dois anos. Na sede do Município as atividades acontecerão na Escola Municipal Constância Muniz de Sousa.
O Segundo Tempo é um Programa Estratégico do Governo Federal que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Garantia Safra começa a ser pago neste mês


Acaraú está incluída entre as cidades com beneficiados 

Nesta quarta-feira, dia 18, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizará, em Fortaleza, solenidade de liberação do pagamento da primeira parcela do Garantia Safra. Além disso, será iniciado o pagamento da parcela extra.  Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, 388 agricultores do Município de Acaraú que aderiram ao benefício receberão R$ 263.840,00, além da parcela extra do Estado. O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, com vistas a recuperar a perda na agricultura.
Os agricultores contemplados receberão o pagamento em cinco parcelas, iniciando a ser pago o benefício neste mês e seguindo até novembro, obedecendo ao calendário de pagamento dos Programas do Governo Federal (observando o numero do NIS) através da rede da Caixa Econômica  Federal (Agências, Casas Lotéricas e Postos).
Em todo o Estado, 71.033 agricultores serão beneficiados com R$ 48.302.440,00 do Garantia Safra, mais R$ 32.637.552,00 por parte do Estado, referente a  pagamento da parcela-extra do programa, após autorização da Assembleia.

Lions Clube de Acaraú conta com nova diretoria


Solenidade de posse dos novos membros. Foto: Div.

 Foi empossada, no último domingo, dia 15, a nova Diretoria do Lions Clube de Acaraú, para atuar no período de 2012 a 2013. A solenidade de posse foi realizada na sede do clube e foi presidida por José Liryal Rolim de Castro, Governador Imediato do Distrito LA4. Foi feita a prestação de contas da última gestão, presidida por José Teúnas Ramos, que transmitiu o cargo, no evento, à nova Presidente, Lúcia Maria Costa Braga, que prometeu dar continuidade às atividades. Na ocasião, foi homenageada Rita de Fátima Fernandes de Andrade, pelo seu desempenho como Presidente da Divisão 8, que foi destaque em todo Distrito.  Já Maria Edileuza Rodrigues Alexandrino recebeu um Certificado de Excelência pelo grande trabalho como Secretária.

Ministério e Secretaria da Pesca firmam parcerias com IFCE de Acaraú


Docentes e representantes do SPA e MPA com o catamarã

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu a visita, na última sexta-feira, dia 13, do Secretário Nacional da Pesca do MPA, Flávio Bezerra, e do Secretário da Pesca do Ceará, o engenheiro de pesca Ricardo Campos. O objetivo da visita foi discutir uma parceria entre as três instituições para desenvolver projetos de pesca e aquicultura no Ceará. Na pauta, a criação de uma Escola de Pesca, renovação da frota artesanal com fibra de vidro, laboratório de produção de alevinos de peixes marinhos, entre outros assuntos.
A comitiva, recepcionada pelos docentes da instituição, visitou o galpão  onde está sendo construído um barco catamarã construído a base de fibra de vidro, que será testado nos mares cearenses e analisada a viabilidade de sua construção em série para a renovação da frota artesanal cearense. 
Na ocasião, o Ministério da Pesca apontou o projeto de patrocinar no IFCE de Acaraú a implantação de uma escola de pesca que atenderá a todo o Norte e Nordeste do Brasil.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Eleições 2012. Campanha Limpa no Baixo Acaraú

Os candidatos que desrespeitarem a medida serão punidos
      Os presidentes dos partidos políticos que fazem campanha para as eleições deste ano noMunicípios que compõem a 30ª Zona Eleitoral - Acaraú, Itarema, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú cearense, firmaram acordo interpartidário para a propaganda eleitoral junto a 30ª Zona Eleitoral da Comarca de Acaraú. A iniciativa restringe o uso de meios de divulgação que poluam as vias públicas.
      Por meio da Campanha Limpa, fica proibido o uso de materiais gráficos, como cartazes, santinhos, bandeiras, faixas e publicações em jornais e revistas, e a utilização de carros de som e pinturas em muros. Só serão utilizados nas campanhas encontros, reuniões e comícios. Os que não cumprirem o acordo estarão sujeito a multas e sanções previstos pela legislação.

      A iniciativa partiu dos partidos que, devido a outras restrições, já aplicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a proibição de carros de som há 200 metros de escolas e hospitais, decidiram que seria melhor ambiental e financeiramente buscar campanha menos agressivas ao meio ambiente e à população.

Doação de maniva

        A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a EMATERCE, conseguiu junto à SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrário, 350 m3 de sementes de maniva pretinha, para distribuição nos assentamentos que são assistidos pela secretaria.  Este tipo de maniva é uma inovação na mandiocultura no país, por ser precoce e de maior produtividade.

Prefeitura traça diálogo com líderes evangélicos em Acaraú


O auditório ficou lotado com os líderes religiosos. Foto: Divulgação

Um encontro foi realizado entre a Prefeitura e pastores evangélicos na cidade de Acaraú, para que fosse traçado um balanço da atual gestão e sugeridas propostas. A reunião, que ocorreu no último sábado, dia 14 de julho, no auditório da Fazenda Cacimbas, contou com cerca de 90 pessoas, entre pastores de diversas igrejas evangélicas do município. Dentre os presentes, o Prefeito Pedro Fonteles;  Acelino Batalha, Secretário de Educação; e João Berlezi, Secretário de Saúde, dentre outras autoridades.
O Secretário de Saúde, João Berlezi discorreu sobre o que tem sido feito e se pretende fazer na área, como o recurso de R$ 6,9 milhões que o município receberá para execução dos projetos. Informou sobre o funcionamento do Hospital Municipal, que irá disponibilizar uma UTI adulto, a aquisição de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que vai funcionar ao lado do novo hospital, a aquisição de duas ambulâncias, sendo uma com UTI móvel e outra com ambulatório, socorrista e técnico de enfermagem.
Já o Secretário de Educação, Acelino Batalha traçou um perfil da educação no município. Destacou a valorização dos professores, por meio das formações continuadas, que apresenta novas metodologias para a qualidade do ensino, a conquista do município em dispor de sete escolas nota 10, o número de proficiência, que subiu de 139 para 210 em poucos anos, entre outras melhorias.
Dentre as intervenções dos pastores, foram propostas ações para fortalecer estratégias de combate às drogas. Sugestão realizada pelos pastores Nazareno e Humberto, respectivamente das Igrejas Assembleia de Deus e Presbiteriana Ebenezer. O encontro foi encerrado com uma oração proferida pelo Pastor Humberto.