sábado, 14 de julho de 2012

Doações fortalecem agricultura familiar em Acaraú

       A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca do Município de Acaraú, foi beneficiada com o recebimento de três tratores e um veículo Courier. Os transportes serão utilizados no suporte à agricultura familiar do município. Além disso, o Município recebeu 22 computadores que serão entregues aos produtores rurais com objetivo de ingressá-los na inclusão digital. A verba que possibilitou a aquisição dos veículos e dos computadores foi liberada por meio de uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Eudes Xavier.

Acaraú é pioneiro no Diagnóstico da Primeira Infância


Acaraú é o primeiro no país a fazer o diagnóstico

    Objetivando conhecer a realidade das crianças acarauenses de 0 a 6 anos para a elaboração do Plano de Ação Municipal para a Primeira Infância, a Secretaria de Ação Social, em parceria com as secretarias executivas municipais de saúde, educação, assistência social, Universidade Anhanguera Uniderp e Instituto da Infância elaboraram um relatório contendo o diagnóstico da primeira infância do município de Acaraú.
      A metodologia consistiu em três etapas: Coleta de informações junto às 3.903 famílias identificadas com crianças de 0 a 6 anos, por meio de formulário elaborado especificamente para fim do diagnóstico e aplicado em domicílio pela equipe de agentes comunitários de saúde da rede municipal;Cruzamento dos dados coletados com as informações das Políticas Setoriais da Educação e da Assistência Social (Cadastro Único) e o cartório de Registro Civil, realizada pela equipe de estagiários do curso de serviço social da Universidade Anhanguera;Sistematização com a utilização de um banco de dados informatizado desenvolvido pelo município e análise das informações pela equipe técnica da pesquisa composta por profissionais com atuação na área da infância.
      O documento consolidou informações de 4.729 crianças de 0 a 6 anos, 3.903 famílias da sede e da zona rural de Acaraú e será utilizado para subsidiar a elaboração de políticas públicas para a primeira infância.

Encontro discutiu em Cruz ações sustentáveis para a região da Costa Negra

A Costa Negra destaca-se na produção de camarão. Divulg.

     A Associação dos Carcinicultores da Costa Negra – ACCN – promoveu, no final do mês passado, um encontro para debater assuntos relevantes para a Costa Negra, região compreendida pelas cidades de Itarema, Cruz, Jijoca e Acaraú e assim denominada pelo fato de possuir um solo escuro, diferenciado, rico em nutrientes capazes de produzir um tipo especial de camarão, que apresenta selo de qualidade superior. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Cruz, 
   Entre os presentes, Livino Sales, Presidente da ACCN, Paulo Emídio, representante do SENAR Ceará, Márcio Bezerra, coordenador de extensão do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Gerardo Newton, CENTEC, Pedro Henrique, representando a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE e representantes da sociedade civil, que foram recepcionados por Jonas Muniz, Prefeito de Cruz, e Erlandson Muniz, Vereador.
     A advogada Socorro Lima e Antônio Peixoto, Coordenador da Comissão Técnico-Científica, ambos da ACCN, apresentaram conceitos sobre a indicação geográfica do camarão da Costa Negra, informações e números relevantes a respeito do perfil populacional, índices de analfabetismo, desenvolvimento humano, renda familiar per capta, entre outros.    
Peixoto afirmou que uma das prioridades é descobrir novas atividades econômicas para alavancar o desenvolvimento da região. Mobilizar a sociedade, estimular o associativismo, identificar grupos de interesses e desenvolver potencialidades econômicas são objetivos fundamentais. “De início, vamos realizar a Semana do Associativismo, que acontecerá em outubro”, declarou, afirmando ainda que a Associação dos Carcinicultores deseja contribuir para que os mesmos benefícios da região da Costa Negra sejam estendidos para o Litoral Leste.
      A ACCN enfatiza a importância da certificação da denominação de origem do Camarão da Costa Negra (selo que identifica um produto ou serviço dotado de características próprias exclusivamente pelo meio geográfico) para alavancar o desenvolvimento da região. Livino ressalta a importância de utilizar esse potencial para fortalecer o turismo. “Eu não tenho dúvidas que nós vamos receber uma demanda muito grande de turistas aqui na nossa região”, alertou.
      O encontro foi oportuno para a apresentação da programação preliminar da quarta edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, evento anual de caráter gastronômico e cultural que acontecerá entre os dias 15 e 17 de Novembro, no município de Acaraú, com a presença de chefs nacionais e internacionais, realização de oficinas, cursos, palestras, além das atrações musicais.

Alunos da rede estadual do Baixo Acaraú receberão premiação por bom desempenho


A premiação corresponde ao Spaece aplicado em 2011 - Div.

Cento e sessenta e cinco alunos do Ensino Médio de escolas estaduais dos municípios do Baixo Acaraú cearense, vinculados a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), serão premiados pelo Estado com computadores pelo bom desempenho acadêmico alcançado nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), aplicado no ano passado.  
Em Acaraú, serão premiados alunos das escolas Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Maria Conceição de Araújo, Vicente de Paula da Costa e Liceu; em Bela Cruz, serão contemplados estudantes das escolas Júlio França, Marieta Santos e Theolina de Muryllo Zacas; no município de Cruz, alunos da Escola São Francisco da Cruz; na cidade de Itarema, receberão o prêmio alunos das escolas Luzia de Araújo Barros, Prefeito José Maria Monteiro e Liceu; além disso, serão contemplados alunos da Escola José Teixeira de Albuquerque; também serão premiados os alunos das escolas Francisco Porciano Ferreira e Ricardo de Souza Neves, em Marco; e da Escola Carminha Vasconcelos, no município de Morrinhos.
A premiação, regulamentada em leis estaduais, tem por objetivo potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. Em todo o Estado, um total de 6.107 estudantes irão ganhar um computador pelo bom desempenho obtido na avaliação. Professores e as unidades de ensino também são beneficiados.
O Spaece, ferramenta da avaliação da Secretaria de Educação (Seduc) do Governo do Estado, fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Para visualizar a relação dos alunos a serem premiados, clique aqui!

Jijoca de Jericoacoara recebe premiação na área do Turismo

A Praia de Jericoacoara, em Jijoca, tem alto atrativo turístico.
Foto: divulgação
     O município de  Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste cearense, foi contemplado, neste mês, com o troféu de reconhecimento pelo melhor desempenho no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, como destino de não-capital, na categoria Políticas Públicas. A premiação aconteceu durante o Festival Internacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná (FIT Cataratas). O Secretário de Turismo de Jijoca, José Osmar Fonteles, festejou a premiação e declarou que o Município está trabalhando para as adoções de melhoramentos, objetivando tornar o destino Jijoca de Jericoacoara como um dos mais competitivos do Brasil. O Índice Nacional apresentado no FIT Cataratas é uma metodologia desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae. Foram pesquisados cerca de 62 destinos turísticos no País, entre capitais e não-capitais.

Museu Madi em Sobral será reformado

As obras de reforma iniciam neste semestre - Divulgação
      O Museu Madi, situado na cidade de Sobral, fechado há mais de três anos, irá passar por uma reforma com reaproveitamento da antiga estrutura. A reforma irá se iniciar ainda este semestre. O espaço, inaugurado em 2005 com um acervo de mais de 100 peças de 60 artistas diferentes, todas provenientes de doações, foi inundado em 2009 pela enchente do Rio Acaraú, que acabou comprometendo suas instalações.  
      A Secretaria de Cultura do Município aponta, dentre as melhorias que serão implantadas, a criação de mais um pavimento para a área de exposições; instalação de um amplo espaço para o desenvolvimento de ações educativas e uma nova área para projetos socioeducacionais. Já as áreas administrativas, laboratórios e reserva técnica serão implantadas na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes, que funciona próxima ao prédio do museu. 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Baixo Acaraú será beneficiado com Programa de Valorização da Infraestrutura Turística

Praia do Preá - Cruz/CE, será beneficiado. Foto: Divulgação
      Municípios da região do Baixo Acaraú cearense estão entre os beneficiados com um programa de revitalização da orla. Trata-se do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste – ProinfTur, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) – um banco de fomento composto por países das Américas do Sul e Central, que aprovou financiamento da ordem de US$ 160 milhões para o Agora, Governo do Estado e CAF que irão definir as cláusulas contratuais e remeter para aprovação no Senado Federal, instituição responsável por autorizar todos os empréstimos internacionais realizados pela esfera pública no Brasil. Serão beneficiados, na região do Baixo Acaraú: Acaraú, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Praia do Preá, Praia de Jericoacoara e Cruz.
         O ProinTur é dividido em quatro componentes - Desenvolvimento Social e Turístico Sustentável; Urbanização, implantação e ampliação de saneamento básico; Infraestrutura turística e Gestão do Programa. No penúltimo, estão inclusos a duplicação da CE 085 entre Fortaleza – Paracuru; o Aeroporto Internacional do Polo de Jericoacoara, em Cruz; e esgotamento sanitário e abastecimento d'água em Taíba e Flexeiras.
      Destes, já foram iniciadas as obras da CE 085, no trecho do entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e a pista do aeroporto de Jericoacoara. As outras etapas do programa contemplam melhoria da infraestrutura, qualificação profissional e empresarial e requalificação e proteção de recursos naturais.

     Confira os valores a serem investidos em todo o Estado:
 
      Componente 1 – Desenvolvimento Social e Turístico Sustentável: US$ 9.200.000,00
    Componente 2 – Urbanização, implantação e ampliação de saneamento básico: US$ 46.800.000,00
     Componente 3 – Infraestrutura turística: US$ 95.145.000,00
     Componente 4 - Gestão do Programa: US$ 8.000.000,00
     Contrapartida do Estado: US$ 47.145.000,00.
     Total: US$ 159.145.000,00.    

Informe. Unaces/ Acaraú


Alunos de rede municipal de Sobral contam com aulas de reforço

Alunos em aula de reforço. Divulgação
      A Secretaria da Educação de Sobral, na região norte cearense, por meio do Projeto Jornada Ampliada, oferece aulas de reforço dos conteúdos ensinados durante o primeiro semestre do ano letivo para os alunos que não tiveram desempenho satisfatório.
       O reforço escolar no período de férias já é prática corrente nas escolas municipais de Sobral, com o intuito de garantir que cada aluno atinja, mesmo fora do período regular, todas as competências e habilidades da série que está cursando.
      Cada escola é responsável por fazer um levantamento do desempenho de seus alunos, e, se houver necessidade, oferecer aulas de reforço escolar. Os alunos são convidados a participar das aulas de reforço durante os quinze primeiros dias do mês de julho. A adesão do aluno é opcional.
      Essa proposta integra o Projeto Jornada Ampliada, promovido pela Secretaria da Educação de Sobral, que trabalha implementando uma grade de atividades extracurriculares no dia a dia dos alunos, ampliando o tempo que estes permanecem na escola. Dentre as atividades destacam-se a prática de esportes, dança, teatro e leitura.

Camocim enfrenta Jijoca em Copa Vale do Acaraú

O ginásio Vicente Arruda, em Jijoca de Jericoacoara, será palco, nesta sexta, 13, a partir das 20:00h, de uma grande partida de Futsal entre as equipes de Camocim e Jijoca, pela final da Copa Vale do Acaraú de Futsal. O campeão terá direito de R$ 10 mil reais para a equipe vencedora.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Município de Cruz é beneficiado com recurso federal


Dentre as aquisições, estão três ônibus novos. Divulg.

         O município de Cruz, localizado na região do Baixo Acaraú cearense, foi beneficiado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que destinou, no final do mês passado, um total de R$ 1.173.920,75 previsto no Plano de Ações Articuladas (PAR). O recurso já está disponível nas contas da Prefeitura e será direcionado a compra de três ônibus escolares (conhecidos popularmente como "amarelinhos", fruto do Programa Federal intitulado “Caminho da Escola”), 80 aparelhos condicionadores de ar para uso em salas de aula das unidades escolares, além da compra de mobiliário novo e 32 projetores multimídia para atender às escolas.

Exposição de Artes e Negócios é realizada em Sobral

         A Prefeitura de Sobral promoverá no dia 12 de julho, às 18h, a IV EXPORTA - Exposição de Artes e Negócios de Taperuaba. A feira, que acontecerá na Praça da Igreja, terá apresentações culturais, barracas com artesanatos e comidas típicas. A IV EXPORTA é uma ação do Projeto Circuito de Feiras nos Bairros e Distritos e do Programa Trabalho Pleno da Prefeitura de Sobral, coordenados pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Município (STDE). O objetivo da Feira é a divulgação e valorização da produção e cultura locais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade. 

Agricultores de Acaraú serão beneficiados com o Garantia-Safra


Pagamentos do Garantia-Safra começarão neste mês

Agricultores do município de Acaraú, na região norte cearense serão contemplados com o Garantia Safra  2011-2012O pagamento, que já deve iniciar neste mês, beneficiará 388 agricultores que aderiram ao Programa do Governo Federal. A autorização do pagamento foi divulgada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira, dia 10, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar. 
Os pagamentos serão realizados de acordo com as datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal (como o Programa Bolsa-Família).
De acordo com a portaria, além de Acaraú, mais 54 municípios cearenses serão contemplados com o pagamento da primeira parcela em julho. No total, o Programa beneficiará 71.581 agricultores familiares, o que representa um investimento superior a R$ 9,7 milhões.
A inscrição no Garantia Safra é feita junto a comissão municipal do programa, composta por sindicatos de trabalhadores rurais, secretarias municipais de agricultura e unidades da Ematerce. Todos os agricultores familiares podem se inscrever com a Declaração de Aptidão (DAP) específica do Garantia Safra.

Benefício

O Programa Garantia Safra paga o valor de R$ 680,00, dividido em cinco parcelas mensais, iguais e consecutivas de R$ 136,00, aos pequenos agricultores que perderam suas safras.

Parcela Extra
Conforme o coordenador estadual do Programa Garantia Safra, Arimateia Gonçalves, dos 184 municípios cearenses, 181 estão aptos a implementar o Programa. Na safra 2011/2012, 176 municípios fizeram o cadastro no programa e estão habilitados a receber o benefício.

 O Governador Cid Gomes autorizou com recursos do Estado, o pagamento de uma parcela extra no valor de R$ 136 para os agricultores cadastrados no Programa. O pagamento já foi autorizado pela Assembleia Legislativa. Segundo o secretário Nelson Martins, está em andamento negociação com a Caixa Econômica Federal para que o pagamento aconteça ainda este mês. “Nós queremos agilizar o pagamento desta parcela extra. São 239.982 agricultores cadastrados, cada um recebrá R$ 136,00, o que representa um investimento de R$ 32.637.552,00 por parte do Estado”, destacou.


Representantes do Baixo Acaraú comparecem a Conferência de Direito do Consumidor


Conferência Territorial  realizada em Acaraú. Foto: Divulgação

O Baixo Acaraú cearense deverá estar representado na I Conferência Estadual de Defesa do Consumidor, que terá como tema “Construindo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor”. O encontro iniciou nesta quarta-feira, dia 11 e segue até o próximo dia 13, no hotel Oasis Atlântico, na avenida Beira Mar, na cidade de Fortaleza.
Ao todo, cerca de 260 delegados foram escolhidos por meio de votação, nas 11 Conferências Territoriais dos Direitos do Consumidor que aconteceram entre os meses de abril a junho de 2012, reunindo representantes dos Poderes Público Municipais das regiões, sociedade civil, Poder Legislativo local, Ministério Público, Conselhos Municipais de Defesa do Consumidor, bem como entidades empresariais e Defensoria Pública.
No município de Acaraú, a Conferência Territorial de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Litoral do Extremo Oeste do Estado foi realizada no dia 26 de abril. Na ocasião, a título do que aconteceu nas demais conferências territoriais, discutiu-se com a sociedade a municipalização dos direitos do consumidor no interior do Estado. O evento foi promovido pela Secretaria da Justiça (Sejus) que contou com a parceria da Prefeitura do Município.
Comparecerão delegados das seguintes microrregiões: Região da Ibiapaba, Vale do Jaguaribe, Litoral Extremo Oeste, Litoral Leste, Sertões de Canindé, Maciço de Baturité, Sobral, Sertões de Inhamuns/Crateús, Sertão Central, Cariri e Região Metropolitana de Fortaleza.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Atropelamento resulta em morte no município de Santana do Acaraú


        Um idoso foi atropeladado na última segunda-feira, dia 9, próximo ao município de Santana do Acaraú, região Norte do Estado. O acidente ocorreu na CE 178 - Km 555 . A vítima, Miguel Arcanjo Nascimento, de 73 anos, foi atropelada por volta das 19h pelo carro Fox de placa NEC-5712 e faleceu no local, antes que a ambulância chegasse. O motorista, não identificado, evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima. A polícia de Santana do Acaraú ainda está a procura do acusado.

Eleições. TSE aponta dois candidatos a prefeito e 59 para vereador em Acaraú

A Lei da Ficha Limpa deverá dar mais lisura nas eleições
    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, por meio de sua ferramenta eletrônica Divulcand (Divulgação de Registro de Candidaturas), a relação dos candidatos a prefeito e vereador para as eleições municipais deste ano. Algumas candidaturas ainda se encontram aguardando julgamento que apontará a aptidão ou não para participação no processo eleitoral. No Município de Acaraú, estão inscritos dois candidatos a prefeito e  59 candidatos inscritos para 15 vagas de vereador. Neste ano, serão eleitos cinco vereadores a mais em relação a última eleição em 2008, após necessidade apontada pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontou um aumento no número de habitantes que justificaria o aumento no número de parlamentares. Neste ano, é a primeira vez que será aplicada a Lei da Ficha Limpa, ou seja, Lei Complementar nº. 135/2010, originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas. A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos. Por meio da Ficha Limpa, ficará mais difícil um candidato com problemas na vida política assumir cargos eletivos além do que especialistas apontam que gera mais lisura ao processo eleitoral.

        Para acessar a relação de candidatos inscritos para as eleições 2012, clique aqui!


        Confira a relação de candidatos no Município de Acaraú:

Candidatos a prefeito

Nome do Candidato
Nome para Urna
Número
Partido
Coligação
ALEXANDRE FERREIRA GOMES DA SILVEIRA
ALEXANDRE
15
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
PEDRO FONTELES DOS SANTOS
PEDIM DO CLETO
13
PT
ACARAÚ COM LIBERDADE




Candidatos a Vereador (15 vagas)

Nome do Candidato
Nome para Urna
Número
Partido
Coligação
ALAIZ VALDEZA SILVA SANTOS
LAIZINHA
13789
PT
Partido não coligado
ANTONIO ALVES NETO
ANTONIO NETO
13000
PT
Partido não coligado
ANTONIO EDSON BRANDAO
PROFESSOR EDSON BRANDAO
65333
PC do B
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
ANTONIO RODRIGUES BARBOSA
TONINHO
13111
PT
Partido não coligado
CARLES JAQUESON FONTENELE
CARLES FOTENELES
13888
PT
Partido não coligado
CLAUDIO JEAN DA SILVEIRA
PROFESSOR CLAUDIO JEAN
65555
PC do B
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
CRISTINA ARAUJO PINHEIRO
CRISTINA DO MARANGUAPE
40487
PSB
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
DANIELLE SOUSA DA COSTA
DANIELLE COSTA
14000
PTB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
EMANUEL MELO NASCIMENTO
EMANUEL MELO
43000
PV
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
ESDRAS FONTELIS DA COSTA
ESDRAS
31234
PHS
ACARAÚ UNIDO E FORTE
FRANCISCO BATALHA DO NASCIMENTO
TICO BATALHA
15115
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
FRANCISCO BISPO PARNAIBA
MANO DA MELANCIA
13999
PT
Partido não coligado
FRANCISCO DAS CHAGAS GOMES MENDES
CHICO LOURO
12345
PDT
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
FRANCISCO DAS CHAGAS RIBEIRO
CHOFIA
13500
PT
Partido não coligado
FRANCISCO DIVANGER LOPES
DVANGÊ
13666
PT
Partido não coligado
FRANCISCO FERNANDO FONTELES
FERNANDO FONTELES
33234
PMN
ACARAÚ UNIDO E FORTE
FRANCISCO TERTULIANO DE AGUIAR
TUTU SANTA FÉ
13130
PT
Partido não coligado
GIVALDO RODRIGUES DA SILVA
IRMÃO GIVALDO
31999
PHS
ACARAÚ UNIDO E FORTE
GUTEMBERG FRANCISCO FELIPE DA ROCHA
DR. GUTEMBERG
65665
PC do B
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
JEAN CHARLES DE LIMA SAMPAIO
JEAN CHARLES
12123
PDT
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
JOÃO BATISTA MUNIZ
JOÃO DION
13113
PT
Partido não coligado
JOAO JAIME DE FARIAS
JOAO JAIME
13100
PT
Partido não coligado
JOAO MICK ROONEY DO NASCIMENTO
MICK ROONEY
10222
PRB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
JOSÉ CARLOS DA SILVEIRA
ZÉ CARLOS
11111
PP
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
JOSE CLAUDENIR SILVEIRA SOUSA
PROFESSOR CLAUDENIR
13444
PT
Partido não coligado
JOSE EDILSON ARAUJO
EDILSON SALGUEIRO
15666
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
JOSÉ ILSON DE ARAUJO
ZÉ ILSON
43456
PV
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
JOSE JADEJUNE DE ARAUJO
JUNIOR MUNDO
15123
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
JOSÉ NACELIO COUTO CRUZ
NACÉLIO CRUZ
13013
PT
Partido não coligado
JOSE TARZAN BERNARDO DA COSTA
TARZAN COSTA
17333
PSL
ACARAÚ UNIDO E FORTE
JOSE VALTER DE PAULO
VALTER PAULO
10456
PRB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
JOSE VASCOLOMBO DE ARAUJO
COLOMBO
15610
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
JOSE VILDES ALVES
ZÉ VILDES
13456
PT
Partido não coligado
LÚCIA TRINDADE MARTINS DA SILVA
LÚCIA TRINDADE
15001
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
MANOEL ODEON FONTELES
DEON
13222
PT
Partido não coligado
MANOEL TEOFILO ROCHA
MANOEL ROCHA
15333
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
MARCIO GLADSON VASCONCELOS CHAVES
MARCIO CHAVES
10123
PRB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
MARCOS RIGONY MENEZES COSTA
DR. MARCOS RIGONY
13400
PT
Partido não coligado
MARIA CLEIDE DE ALMEIDA
CLEIDE
15789
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
MARIA DE FATIMA DE CARVALHO
LILI
65111
PC do B
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
MARIA DO CARMO LEITAO ALVES
CARMINHA
15000
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
MARIA ERINEUZA FONTENELE DA SILVA
ERINEUZA
15555
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
MARIA LIDUINA FONTELES
PROFESSORA LIDUINA
65222
PC do B
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
MARIA MAÉVIA DE SOUSA
MAÉVIA
13555
PT
Partido não coligado
MARIA MUDIANE DOS SANTOS SILVA
MUDIANE
13333
PT
Partido não coligado
MARLY OLIVIA DO NASCIMENTO FREITAS
PROFESSORA MARLY
15456
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
MARTA REGINA DO NASCIMENTO
MARTINHA
13003
PT
Partido não coligado
PAULO CESAR ROCHA
PAULO ROCHA
40123
PSB
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
PAULO MARIA SILVEIRA
PAULO SILVEIRA
15234
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
PAULO SERGIO GOMES DE ANDRADE
PAULO ANDRADE
15635
PMDB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
RAIMUNDA EXPEDITA ALVES VASCONCELOS
IRMÃ RAIMUNDINHA
13777
PT
Partido não coligado
RAIMUNDO DENIZAR DOS SANTOS PIRES
PROFESSOR DENIZAR
13147
PT
Partido não coligado
RAIMUNDO EUDER ROCHA FONTENELE
NEN
43123
PV
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
REGINA DIAS DE SOUSA
REGINA DIAS
13145
PT
Partido não coligado
RENATA GIFFONI SALES
RENATA GIFFONI
12555
PDT
..PAZ, AMOR E PROGRESSO
ROBERTO SERGIO GOMES
ROBERTO GOMES
14111
PTB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
ROSA DIAS DE SENA CRUZ
ROSA
13122
PT
Partido não coligado
VANDELUCE VASCONCELOS CHAVES DOS SANTOS
VANDERLUCE
10000
PRB
ACARAÚ UNIDO E FORTE
VICENTE DE PAULO DO SANTOS FILHO
VICENTE
13123
PT
Partido não coligado
Fonte: TSE