sexta-feira, 18 de maio de 2012

Alunas de Escola Estadual de Bela Cruz apresentam projeto cientifico nos Estados Unidos



Escola estadual apresenta projeto científico nos Estados Unidos "Fabricação de Papel a partir de Fibras Naturais: reciclando e reaproveitando na escola" é o título do projeto científico que será apresentado pelas alunas Antônia Amanda Araújo e Socorro Margarete Oliveira, da Escola de Ensino Médio Theolina de Muryllo Zacas, da rede estadual, em Bela Cruz, durante a Feira Internacional de Ciência e Engenharia Intel – ISEF 2012. O evento teve início no último dia 13, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e prossegue até amanhã, dia 18, quando serão divulgados os resultados do evento. Esse será o único projeto que representará o Estado do Ceará durante a Feira.

O trabalho foi orientado pelo professor de Matemática e Educação Ambiental, Fernando Nunes, que desenvolveu um método de produção de papel reciclável a partir de fibras do caule da bananeira, material que seria descartado por agricultores da região. O método incluiu a observação in loco e a análise do entorno escolar, o desenvolvimento de palestras e cursos on-line, além da utilização do papel produzido em atividades escolares diárias.

Segundo o professor, o processo é semelhante a outros métodos de reciclagem, mas dois pontos fazem o diferencial do projeto: a não utilização de material industrializado e o uso de amido de milho em vez de cola comum.

No ano passado, o projeto ficou em primeiro lugar na área de Ciências Biológicas durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Pelo desempenho, recebeu credencial para participar da Intel ISEF 2012. Em abril passado, o trabalho também foi mostrado na  Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2012, em Nijmegen, na Holanda. Além disso, foi escolhido na categoria Menção Honrosa pela Unesco como melhor projeto de desenvolvimento sustentável e inovação.

Intel ISEF 2012

A Intel ISEF é  realizada anualmente em maio, nos EUA. Para participar, o estudante precisa ser indicado por meio de uma das feiras nacionais credenciadas ao redor do mundo. Desde 1950, um Estado norte-americano diferente hospeda a feira. Neste ano, a 63ª edição da feira será em Pittsburgh, cidade localizada no estado da Pensilvânia.


(Seduc)

Acaraú. Câmara Municipal realizará Audiência Publica


Está previsto para hoje 18/05, ás 15h:00min, no Plenário da Câmara Municipal de Acaraú, Audiência publica. Autoridades, agricultores e sociedade em geral iram debater os efeitos da estiagem no município de Acaraú.

O Evangelho do dia!


Evangelho (João 16,20-23a)

Sexta-Feira, 18 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Acaraú tem novo Defensor Público

A cidade de Acaraú terá novo Defensor Público. Isso por que a atual Defensora, Dra. Cinira Maria Lopes Silveira, foi promovida para a cidade de Baturité, cidade que fica a 100km da capital cearense.Em seu lugar vai assumir o Dr. Martônio Brandão Pessoa, natural da vizinha cidade de Cruz e recém empossado na Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Dr. Martônio Brandão



(O Acaraú)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eudes Xavier é relator de projeto que regulamenta profissão de comerciário no Brasil


O deputado federal Eudes Xavier (PT), que já dirigente do Sindicato dos Comerciários do Ceará, vai relatar o projeto de lei que regulamenta profissão de comerciário no Brasil. O PL 3592/2012 é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A escolha foi feita nesta quarta-feira, durante reunião da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, da qual o parlamentar cearense é membro titular.
Eudes Xavier comemora a indicação lembrando que “é preciso melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho de cerca de 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país”. Ele diz que a regulamentação também fortalece a geração de empregos no Brasil.
Embora antiga, a profissão de comerciário ainda não é regulamentada, ao contrário de outros setores que surgiram recentemente como os motoboys.

(Eliomar de Lima)

Empossados novos conselheiros Tutelares de Acaraú


Os novos membros do Conselho Tutelar do município de Acaraú tomaram posse nesta segunda-feira (14), no auditório da Escola Profissionalizante Marta Maria Giffoni,após terem passado por processo de seleção  e eleitos pelo voto popular. Na solenidade de posse, que contou com a presença do Prefeito Pedro Fonteles dos Santos, o Promotor da Comarca de Acaraú, Dr. Patrick Corrêa, a presidente do CMDCA, Adélia Cristina Andrade de Oliveira, o coordenador da CREDE 03, Sr. Daniel Carlos,  além de secretários municipais.





O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros firmam o propósito de não medir esforços no combate à violação dos direitos da criança e do adolescente, de forma ética e responsável perante a sociedade.
Foram empossados como conselhos tutelares para o triênio 
2012/2014:

_ Maria Vilani de Miranda Sales;
_ Daniele Maria Rodrigues;
_ Luciana Maria Targino;
_ Christian Brandão Nascimento;
_ Edinete Neli Rodrigues.


(Setase Acaraú)

Mons. Rômulo é nomeado Vigário Episcopal da região Vale do Acaraú





Monsenhor Manuel Rômulo Rocha, pároco da Paróquia de São Manuel do Marco, foi nomeado dia 3 de Maio, vigário episcopal  da Diocese de Sobral. Aos 27 anos de sacerdócio, seu  trabalho e competência a frente da evangelização é reconhecido pela Diocese de Sobral, que a menos de seis meses lhe concedeu o título de monsenhor e agora o confia o de vigário episcopal.
A sua missão não deve ser diretamente dirigir o trabalho pastoral, o importante é que, em cada setor, haja uma equipe que possa dirigir os trabalhos pastorais. O Vigário Episcopal deve exercer a função de coordenador, animando as atividades pastorais, em termos de paróquias, foranias e a nível diocesano.
No exercício de seu ofício, deve procurar conhecer os problemas pastorais que atingem o território, e, em comunhão com o Bispo e os coordenadores dos setores, a melhor solução para resolver as dificuldades, que possa ter encontrado na pastoral.
O trabalho pastoral será bem desenvolvido, se houver um boa organização pastoral, e o Vigário Episcopal deve seguir as linhas traçadas pelo Bispo, junto com os seus colaboradores, e também deve organizar para que tenha formação pastoral para os presbíteros e paras os futuros presbíteros, de acordo com as possibilidades da Diocese.
O Vigário episcopal é uma figura muito importante na diocese hoje. No Concílio Vaticano II, já eram sentido pelos padres conciliares as dificuldades pastorais enfrentadas pelos Bispos, para conduzirem, praticamente sozinhos, todos os trabalhos pastorais da diocese, e com a previsão de que as dificuldades aumentariam devido o crescimento da população em cada diocese, a figura do Vigário Episcopal foi criada com poder ordinário Vicário, para exercer o seu ofício especificamente nas ações pastorais da diocese.
O Vigário Episcopal foi criado para exercer o seu poder em uma área determinada da diocese, seja para um determinado território, para alguns assuntos ou ainda para um grupo de pessoas, que lhe deve ser confiados pelo Bispo Diocesano, para que desenvolva um trabalho pastoral como verdadeiro pastor de um rebanho, o qual, embora exerça o seu ofício em nome de outro, possuirá todo o poder para agir em seu próprio nome, mas sempre em comunhão com o Bispo Diocesano.
Ao ser designado para estar à frente de uma jurisdição territorial, deve, primeiramente, procurar conhecer a realidade deste território, através de contatos com o presbitério, os religiosos e com todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estão engajados nos trabalhos pastoral daquele território da diocese.
O exercício do ofício, no território, deve ser realizado sempre em comunhão com o Bispo, procurando viver uma relação de caridade fraterna, mesmo porque o Bispo é o pastor próprio do rebanho, e deve ser informado dos principais atos que foram realizados e também dos principais projetos para futuras realizações.

O Vigário episcopal deve estar muito ligado ao Conselho de Pastoral Diocesano, mesmo porque o Conselho de Pastoral, como o próprio Vigário Episcopal foram criado pelo Concílio Vaticano II, para dinamizar a pastoral na diocese, e contribuír para que o múnus pastoral do Bispo Diocesano possa exercitasse de tal maneira que pudesse atingir todos os fiéis diocesanos.
O dinamismo do trabalho pastoral do Vigário Episcopal contribuirá para desenvolver uma verdadeira Cúria Pastoral, em que o múnus de ensinar, santificar e governar do Bispo será exercitado no meio do povo, com a colaboração dos seus vigários. A Cúria Pastoral desenvolvida pelo Vigário Episcopal em todos os campos de pastorais da diocese, abrirá a possibilidade do acompanhamento pastoral chegar, através do cuidado e da vigilância, aos religiosos, aos universitários, aos operários, etc

(Com.filhos de Sião).

Confira flashes da Festa de Santa Rita em Juritianha - Acaraú



Área Pastoral de Juritianha
festeja sua padroeira
Fieis lotam a praça da Igreja
de Santa Rita de Cassia
Comunidade do Espraiado sempre
 presenta ao eventos religiosos
Padre José Raimundo Pàroco de Trairi
e Juiz Eclesial da diocese de Itapipoca,
celebrante  da noite.
Pe. Flavio, Pe. José Raimundo e
 Diácono Paulo José de Apuiarés



(Itarema É DEZ)