sábado, 12 de maio de 2012

Marco.Morre o ex Vereador Ari Macêdo Osterno

Faleceu nesta sexta-feira, 11/05, o ex-Vereador  Ari Macêdo Osterno. O corpo está sendo velado, no Centro de Convivência Sagrado Coração de Jesus (Casa dos Idosos), na rua Rios, Marco/CE. A Missa de Corpo presente, acontecerá às 06:00h, de hoje sábado,12/05 na Igreja Matriz, Pça. Manuel Jaime Osterno, Marco/CE. E o seu sepultamento no cemitério São Roque, naquele município.


(foto: site Câmara municipal de Marco)

Shalom é reconhecido pelo Vaticano

A Comunidade Católica Shalom recebeu, ontem, do Vaticano, o decreto de aprovação definitiva dos Estatutos da Associação através do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL).

Na última quarta-feira, a Basílica de São João de Latrão, em Roma, recebeu os participantes da Convenção Shalom 30 anos para a apresentação dos estatutos definitivos e para a missa de abertura do Congresso Internacional, que segue com programação até o próximo domingo

O ato litúrgico foi presidido pelo cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da congregação para o Clero, que já foi arcebispo de Fortaleza e o responsável pela aprovação dos estatutos da comunidade católica Shalom em nível Diocesano acontecido na Páscoa de 1998.

A celebração marcou, além da abertura da convenção Shalom 30 anos, o rito das promessas definitivas dos membros da comunidade Shalom que moram no exterior.

Na homilia, dom Cláudio ressaltou a importância da peregrinação do Shalom a Roma para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco que, no ano 1.200, foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao papa Inocêncio III, que aprovou, pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.

"Da mesma forma, a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as novas comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje", ressaltou, lembrando palavras do beato João Paulo II.

A celebração prosseguiu com o rito das promessas definitivas através do qual os consagrados no carisma Shalom selaram suas promessas definitivas na vocação missionária.

Nas palavras do fundador e moderador geral do Shalom, Moysés Azevedo, aos que fizeram as promessas definitivas, estes, "na força do sacramento do batismo dão um ´sim´ definitivo e incondicional. Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou".

O evento religioso foi acompanhado por cerca de 700 internautas através de transmissão via stream de vídeo e pela Rádio Shalom 690 AM. A missa repercutiu no microblog twitter, colocando a hastag #Shalom30Anos entre os três assuntos mais comentados no Brasil, sendo, por alguns minutos, o primeiro termo mais citado.

(Diário do Nordeste)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Itarema ganha novo escritório da Ematerce


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) inaugura nesta quinta-feira (10) mais dois escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). As unidades serão entregues a população de Irauçuba e Itarema, e fazem parte de um convênio assinado entre o Governo do Estado e os dois municípios contemplados.

        A ação visa ampliar a prestação dos serviços de assistência técnica aos agricultores familiares e promover o acesso dos trabalhadores às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. Os recursos são oriundos do Pacto Federativo firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, através da SDA. Ao todo, serão investidos mais de R$ 44,3 milhões.

        O projeto disponibilizou para os escritórios de Irauçuba e Itarema: carros, computadores, mobílias com estações de trabalho, cadeiras e contratações dos técnicos. As duas prefeituras disponibilizaram o espaço físico com suporte de linha telefônica, internet, pagamento de energia e água, além da contratação dos profissionais de serviços gerais e vigilantes.

        A inauguração das novas unidades fortalecerá o apoio da Ematerce aos agricultores familiares. Até o momento, já foram inaugurados 48 escritórios em todo o Estado. Já existem unidades em 115 municípios cearenses. Os novos escritórios fazem parte das políticas agrícolas de combate à pobreza rural, executada em parceria entre os governos Federal, estadual e municipais.

Serviço:
Inaugurações dos Escritórios da Ematerce
Irauçuba 15 horas
Rua Pedro Rodrigues de Oliveira, n°08, Centro

Itarema 17 horas
Avenida Rios, 257, Centro


Assessoria de Comunicação da SDA


CNBB e OAB fecham parceria para fazer valer a Lei da Ficha Limpa nas eleições


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil fecharam parceria, nesta semana, em Brasília, com o objetivo de difundir a importância da Lei da Ficha Limpa nas próximas eleições.
O ex-presidente da OAB nacional, Ernando Uchao Lima, que participou do ato em que essa parceria foi fechada, fala sobre o assunto.
(Eliomar de Lima)

O Evangelho do dia!


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Governo vai rever corte no salário do pessoal do Dnocs


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (CTASP) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, requerimento 133/2012, de autoria do deputado federal Eudes Xavier (PT), marcando audiência pública para tratar do Pl 2203/2011. Esse projeto diz respeito à luta dos servidores do DNOCS que tentam resgatar cerca de 60% do salário que foi cortado pela União. O percentual corresponda a uma gratificação de mais de 20 anos denominada de “bolsa”.
A audiência pública terá data acertada na próxima semana, mas já ficou acertado que o governo vai retirar o PL 2203/11 da pauta e colocá-la em um projeto específico para ser aprovado na Câmara.
A matéria tentará desfazer decisão da Controladoria Geral da União (CGU) que retirou  essa bolsa (Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada – VPNI) do salário dos servidores do DNOCS.
Bom destacar que o deputado Eudes Xavier apoiou essa luta desde o início e já chegou a declarar publicamente que a CGU havia cometido “uma grande injustiça” com os servidores.

(Eliomar de Lima)