sábado, 7 de janeiro de 2012

O Evangelho do dia!

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Greve da Policia Civil em Acaraú em linhas rápidas


Com a adesão de Policiais Civis, lotados na Delegacia Regional de Acaraú, Apenas o Delegado Regional Bel. Flavio Artur Novaes, está de plantão no Prédio da Delegacia. Novaes informou ao Vale do Acaraú Noticias, que Policiais Militares juntamente com Guardas Municipais estão guardando o prédio. Já os procedimentos de flagrantes estão sendo realizados com escrivães “ad hoc”.
Em breve novas informações

Diocese de Sobral promove nova rodada de trocas de padres em suas paróquias

Desde que chegou a Sobral, há cerca de um ano, o Bispo Dom Odelir Magri vem colocando em prática um rodízio envolvendo os padres que servem as paróquias da Diocese de Sobral. Neste mês de janeiro, novas trocas já estão programadas para ocorrer.
Ontem (5), o Pe. José Lucione Queiroz, que estava servindo ao povo de Santa Quitéria, assume a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Coreaú, em solenidade marcada para às 19hs, e que contará com a presença do Bispo. No domingo (8), Dom Odelir empossa os padres Nery e Inácio na paróquia de Santa Quitéria, às 9hs, e às 17h dará posse ao padre Herlândio na paróquia de Pires Ferreira.
Antes, na sexta-feira (6), Dom Odelir Magri participa da celebração de ordenação de um Diácono na cidade de Mucambo, às 18hs.

O blog antecipa: está previsto tambem mudança nas paroquias de Jijoca e Bela Cruz, em breve detalhes

(Sobral de Prima) 

O Evangelho do dia!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho (Lc 3,23.31-34.36.38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23ao iniciar o ministério, Jesus tinha uns trinta anos, filho, segundo se pensava, de José, de Heli, 31de Meleia, de Mena, de Matatá, de Natã, de Davi, 32de Jessé, de Obed, de Booz, de Salá, de Naasson, 33de Aminadab, de Admin, de Arni, de Esron, de Farés, de Judá, 34de Jacó, de Isaac, de Abraão, de Taré, de Nacor, 36de Cainã, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec, 38de Enós, de Set, de Adão, de Deus.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eólicas apostão no potencial de Jijoca de Jericoacoara

Da Agência Ambiente Energia – A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a francesa Voltalia, da área de energias renováveis, investirão R$ 440 milhões em quatro parques eólicos a serem construídos no município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Os projetos totalizam 111 MW de potência instalada, divididos em quatro usinas: Junco I e II, de 30 MW cada, e Caiçara I e II, de 30 MW e 21 MW, respectivamente. As duas empresas conquistaram os projetos no leilão no leilão A-5, promovido em dezembro de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para empreendimentos com entrada de operação prevista até janeiro de 2016. A Chesf também possui outros projetos na área – todos na Bahia, com total de 270 MW – estes, a entrarem em operação até 2013, com investimento de R$ 350 milhões.
“A companhia está investindo para ter uma forte participação eólica  na matriz energética ”, afirmou o superintendente de Projetos e Construção de Geração da Chesf, Ruy Barbosa Pinto Júnior.

(ambiente energia)

Paroquia de Itarema completa 58 anos de criação


Padre João Batista de Lima Atual Pároco

 A radio Liberdade de Itarema, nesse dia 06 de Janeiro em comemoração a data, terá uma programação especial, as 06 da manhã com o  programa Oração da manhã com Érica de Paula, contara com a participação do Historiador José de Fátima diretor do museu  Pe.. Aristides. Encerrando com a transmissão com a Santa Missa as 19:30 pelos 58 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima..

Conheça um pouco da história da Paroquia de Nossa Senhora de Fátima

D. José Tupinambá da Frota, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de Sobral, Prelado Domestico de Sua Santidade e Assistente ao Sólio Pontifico. Aos que esta nossa portaria virem, saúde e paz e benção em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Considerando a vasta extensão da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú e o crescente aumento da respectiva população, em virtude da faculdade que nos confere o Cânon número mil quatrocentos e vinte e sete do código de Direito Canônico e pela nossa autoridade ordinária depois de ouvidos os Reverendos Consultores Diocesanos e o Reverendo Pároco da sobredita Paróquia do Acaraú, resolvemos por bem crear a nova paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no lugar Itarema, como pela presente Portaria creamos, a qual será amovível sendo o seu território desmembrado das Paróquias de Acaraú e Bela Cruz.

Os limites serão os seguintes: Ao Norte o Oceano Atlântico, a partir da foz do Rio Ilha do Rato, até a foz do Rio Aracati-Assú; ao Leste e Sul na extrema da paróquia da Amontada, pelo Rio Aracati-Assú, até o rio Aracati-Mirin, acima do lugar Ema Três quilometro, e daí ainda pelo Sul, com a paróquia de São Manoel do Marco. Numa reta até a Fazenda Córrego do Salgado pertencente à Bela Cruz; ao Oeste começando da Fazenda Córrego Salgado, seguindo pela estrada que vai para o Córrego do Arroz, passando pela fazenda Oriente que fica para Bela Cruz, continuando na mesma estrada real, passando pela Fazenda São José, que fica para Itarema, até a Fazenda Volta, que fica para Bela Cruz. Daí, seguindo pela estrada que vai para a praia, passando pela Lagoa dos Negros, que fica para Itarema, fazenda Córrego Novo, que fica para Bela Cruz, até a Fazenda Água Branca, que fica para Bela Cruz, daí continuando pela mesma estrada, até a Lagoa da Anta, contornando-a ao Poente, e seguindo a referida estrada até, a residência de Francisco das Chagas Silveira no lugar Baixinha, que fica para o Acaraú, continuando pela mesma estrada e passando pelo lugar Córreguinho (Sitio de Dona Clarice Coutinho) que fica para Itarema, daí seguindo pelo Córrego da Juritianha, passando pelo lugar Salgado do mesmo nome até a foz do Rio Ilha do Rato.

Elevando a atual Capela existente no lugar Itarema, à dignidade de Matriz, com os mesmos direitos, prerrogativas e dignidade de todas as outras Matrizes deste Bispado e haverá o Reverendo Pároco todos os proês e os precalços, que de direito lhe pertencerem.
Seja esta Portaria lida à estação da Missa Paroquial nas Freguesias de Acaraú, Bela Cruz e Itarema e depois transcritas nos respectivos Livros do Tombo, para em todo o tempo constar. Dado e passado nesta cidade de Sobral e Câmara Eclesiástica, sob o nosso sinal e selo das nossas armas, aos dois dias do mês de janeiro de mil novecentos e cinqüenta e quatro. + José, Bispo Diocesano. Pe. José Palhano – Secretario do Bispado.


BRASÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


A paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi criada a 02 de janeiro de 1954, pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom José Tupinambá da Frota, digníssimo Bispo da Diocese de Sobral. No ano de 2004 celebrou o Jubileu de Ouro de sua criação e, nesta ocasião o pároco, Pe. Francisco de Assis Oliveira, criou o brasão que retrata a Evangelização do povo durante este meio século de vida paroquial nos seus aspectos culturais e religiosos: a barca, símbolo da cultura pesqueira, representa a caminhada de nosso povo. A Igreja, localizada na vela, indica ao povo o caminho a seguir, guiada pelo vento do sopro do Espírito Santo e orientada pela Palavra de Deus, com o lema: “ Por atenção à tua Palavra,” (Lc 5,5), experiênciando a Eucaristia, através da devoção à Nossa Senhora, na oração do terço, representando a religiosidade popular do povo cristão itaremense.

Igreja Matriz de Itarema

COMUNIDADES / CAPELAS:
Comunidades Com Capelas: 13

1. Capela:
Nossa Senhora dos Navegantes - Porto dos Barcos
Festa de Padroeiro de 24/01 a 02/02
Missa mensal: 1º Domingo às 16:00 horas
3ª Quinta – às 19:00 h
2. Capela:
Santo Antonio – Santo Antonio
Festa do Padroeiro: 01/06 a 13/06
Missa mensal: 4ª Sexta - às 16:00 h
3. Capela:
Sagrado Coração de Jesus – Riacho
Festa do Padroeiro: de 09/06 a 18/06
Missa mensal: 2ª Quarta-feira- às 19:30 h
4. Capela:
São João Batista – Gargoê
Festa do Padroeiro: de 15/06 a 24/06
Missa mensal: 4ª Quarta – às 19:30h
5. Capela:
Santo Antônio - Maracanã
Festa do padroeiro: de 04/06 a 13/06
Missa mensal: 3ª Quarta-feira – às 19:00h
6. Capela:
Sant’Ana - Córrego da Volta
Festa do Padroeiro: de 17/07 a 26/07
Missa mensal: 4ª Sexta-feira – às 10:00h
7. Capela:
Santa Clara – Santa Clara
Festa do Padroeiro: de 09/08 a 11/08
Missa mensal: 2ª Quarta - feira – às 16:00h
8. Capela:
São Vicente - São Vicente
Festa: de 18/09 a 27/09
Missa mensal: 2º Sabado – às 08:00h
4ª Sexta-feira – às 19:00h
9. Capela:
Nossa Senhora Aparecida - Carvoeiro
Festa da Padroeira: de 19/10 a 28/10
Missa mensal: 1ª Quinta-feira – às 19:00h
3º Domingo – às 16:00h
10. Capela:
São Geraldo Magela – Orieete
Festa do Padroeiro: 22/11 a 24/11
Missa mensal: 2ª Domingo – às 16:00h
4ª Quarta – às 16:00h
11. Capela:
São José – Mãe Cosma
Festa do Padroeiro: 14/03 à 16/03
Missa mensal: 1ª Quarta-feira – ás 19:00h
12. Capela:
São Pedro – Catanduba
Festa do Padroeiro: 27/06 à 29/06
Missa mensal: 2ª Quarta – às 19:00h
13. Capela:
São Francisco – Guagirú
Festa do Padroeiro: 27/10 à 29/10
 
(fonte: Itarema é dez)

O Evangelho do dia!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.
49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

30 delegacias estão paradas no Ceará, diz Sinpoci

“Trinta delegacias de Polícia Civil estão paradas em todo o Estado, segundo informa o site do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpoci). A categoria decidiu retornar à greve, após assembleia realizada na noite desta terça-feira, na sede do sindicato.
Nesta manhã de quarta-feira, 4, uma tropa do Exército ocupou o 30º Distrito Polciial, a no bairro São Cristóvão. Em frente ao DP, havia algumas viaturas policiais com pneus esvaziados.
Na Capital, paralisaram as atividades os seguintes distritos policiais 11º (Panamericano); 25º (Montese); 34º (Centro); 7º (Pirambu); 3º (Otávio Bonfim); 8º (José Walter); 35º (Curió); 33º (Goiabeiras); 12º (Conjunto Ceará); 15º (Cidade 2000); 27º (João XXIII) e 21º (Conjunto Timbó).
Além dos Distritos, também estao paradas a Delegacia de Defesa da Mulher, Delegacia da Criança e do Adolescente, Delegacia de Roubos e Furtos, Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Delegacua de Defraudações, Divisão Anti-Sequestro, Delegacia de Capturas, Delegacia de Homicídios.
O Sinpoci informou ainda que várias unidades aderiram à paralisação na Região Metropolitana e Interior do Estado, como Maracanaú, Cumbuco, Icaraí, Pindoretama Cascavel, Guaiúba, Beberibe, Tianguá, Acaraú, e Icó.
Decisão
A categoria decidiu, por unanimidade, retomar a greve, dessa vez parando 100% as delegacias e demais serviços prestados pela Polícia Civil à sociedade. Com a definição, a categoria decidiu ocupar a sede da Superintendência da Polícia Civil, vizinho ao Sindicato dos Policiais Civis (Sinpoci), no Centro, logo após o encerramento da assembleia.
A presidente do Sinpoci, Inês Romero, afirmou que, durante os cinco meses e meio de greve mantidos pelos policiais civis, não houve atendimento de nenhuma reivindicação da classe e sim retaliação por parte do Governo do Estado, com desconto nos salários.”

(Eliomar de lima)

Acaba greve dos bombeiros e policiais militares do Ceará


Depois de muita negociação, acabou a greve dos bombeiros e policiais militares do Ceará. Agora, tudo voltará a normalidade depois de um dia de caos.

O termo do acordo foi lido pelo comando de greve e submetido em audiência, ponto por ponto, com os policiais militares que se encontram aquartelados na 6ª Companhia do 5º Batalhão, no bairro do Antônio Bezerra, em Fortaleza.

Isso depois do documento ser aprovado e assinado por representantes do Governo, Igreja, OAB, Defensoria Pública e Ministério Público, no Palácio da Abolição.

Entre os pontos aceitos estão:

- Anistia desde o dia 1º novembro, antes da grande movimentação grevista, por conta de medidas punitivas como transferências. Todos serão anistiados sem processos administrativos.

- Montagem de uma comissão paritária, com representantes da OAB-CE, Governo do Estado, Defensoria Pública e Ministério Público, para analisar e formatar o novo código de ética dos bombeiros e policiais militares. Isso será dará em 90 dias.

- Uma carga horária de 40 horas semanais - e não mais 44h - também foi atendido. Sem efetivo, PMs e BMs receberão extra.

- Uma grande conquista, segundo o comando de greve. Aceita a proposta que incorpora R$ 850 para todos policiais ativos, inativos, pensionistas, tanto da polícia militar como bombeiros militares. Mais 7% de aumento dado a todos os servidores estaduais. Isso a partir deste mês de janeiro.

Com a aprovação do acordo assinado no Palácio, na audiência da categoria na madrugada desta quarta-feira, o compromisso é de normalizar o trabalho até a meia-noite desta quarta.

Caminhada

Antes, haverá uma caminhada dos militares e mais entidades e sindicatos da 6ª Companhia do 5º Batalhão, no Antônio Bezerra, passando pela Avenida Mister Hull, até a sede da Secretaria de Segurança Pública na Avenida Bezerra de Menezes.
 
(blog Ceará é Notícia)

O Evangelho do dia!

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Agora são os Policiais civis que decidem voltar a greve

Policiais civis decidiram, em assembleia geral, nesta noite de terça-feira, voltar à greve. As viaturas das Delegacias de Homicídios, Denarc, DRFVC e da 34ª DP já estacionaram as viaturas em frente à Superintendência da Polícia Civil. A Polícia da Região do Jaguaribe, segundo a diretoria do Sinpoci, já parou também.
Diretores da entidade segfuem agora em direção às delegacias plantonistas para convocar os associados a entregarem as chaves das delegacias aos delegados e virem apoiar o movimento paredista na praça, em frente a sede da Superintendência.
Barracas estão sendo montadas nesse local para servir de ponto de concentração do movimento. A luta é por melhores condições salariais.
O Sinpoci diz que a Polícia Militar já conseguiu promessa de aumento salarial, enquanto a categoria, em cinco  meses, fez a paralisação conforme a lei e não conseguiu êxito. A Força Sindical e o Sindicato Mova-se prometem apoio ao movimento com alimentos e carros.

Eliomar

Bispo Acarauense esteve nas negociações da greve da PM

Líderes do Movimento da Greve da PM cederam 16 viaturas para o exército brasileiro segundo postagem no site da Associação dos cabos e soldados militares do Ceará.

Confira a postagem feita ontem dia 03/01

COMANDO DO MOVIMENTO

NOTA AO POVO BRASILEIRO
O  COMANDO DE GREVE DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO CEARÁ, formado pela ACSMCE, ASPRAMECE e APROSPEC e decide em resposta às mensagens de apoio do POVO CEARENSE e pela ADESÃO de todas as categorias de profissionais do Ceará e, na PRESENÇA DOS REPRESENTANTES:

Dom Edmildson Cruz, Bispo Emérito - Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz;
Andréa Cruz - DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ;
Cel Medeiros - Exército Brasileiro
DECIDE:
A GREVE CONTINUA, E...
ATENDENDO AO CLAMOR DA SOCIEDADE CEARENSE, O COMANDO DE GREVE VAI LIBERAR 16 VIATURAS, "LOCALIZADAS NA SEDE DO MOVIMENTO -6ªCIA-5ºBPM-, AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA AUXILIAR NA SEGURANÇA DO POVO DO ESTADO DO CEARÁ.
ESTE ATO, SE FUNDAMENTA NO RESPEITO IRRESTRITO AO "NOSSO POVO" E, DEMONSTRA A SOCIEDADE BRASILEIRA QUE ESTA MANIFESTAÇÃO REINVIDICATÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS DOS MILITARES ESTADUAIS DO CEARÁ É PACÍFICA, ORDEIRA E ESTÁ AGUARDANDO UM DIÁLOGO COM O GOVERNO ESTADUAL.
Assinado
Comando de Greve
ACSMCE - APROSPEC - ASPREMECE

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Deputado João Jaime, diz que escapou de assalto

O deputado estadual João Jaime (PSDB) escapou de assalto, nesta tarde de terça-feira, quando fazia cooper no calçadão Praia de Iracema. O parlamentar contou assim, em nota para o Blog do Competente Jornalista Eliomar de Lima, essa situação:
 
Caro Eliomar,
Acabo de escapar de ser assaltado no calçadão da praia de Iracema. Dois jovens, de aproximadamente 20 anos – um botou o revólver na minha cabeça e dizia que se eu corresse, ele atirava. O outro me revistou e, como não encontrou nada, disse para eu me virar e andar sem olhar para trás . Segui em frente e fui andando e procurando alertar às pessoas que seguiam.
Foi uma experiência que não quero pra ninguém.
Sugiro que, quem puder, não saia de casa. Estamos fora do  estado de direito. O caos, pelo visto, se instalou em Fortaleza e quem devia, não esta fazendo pela população. Qualquer um, nesse momento, pode ser uma vitima fatal. Felizmente, hoje não era o meu dia. Agradeço a Deus.

DETALHE - João Jaime é do PSDB, mas integra a base de apoio do Governo Cid Gomes (PSB).

Voltamos!!!


Após o recesso de fim ano, voltamos com nossas postagens. Sempre com o intuito de realizar a busca incessante da informação consistente