terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prefeitura de Acaraú participou de Encontro Nacional das Águas

Participantes do Encontro; Márcio Cavalcante é o
quinto da esquerda para a direita.
Foto: arquivo da Semam-Acaraú

A Prefeitura Municipal de Acaraú, representada pelo Secretário Márcio Cavalcante, da pasta de Meio Ambiente do Município (Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú), fez-se representar no XIV ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, no período de 5 a 9 de novembro.
Apenas 10 representantes do Estado participaram, sendo dois deles do Município de Acaraú. Além do Secretário Márcio Cavalcante, participou Antônio Carlos, que representa o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Acaraú no Comitê de Bacia do Coreaú.
O evento, que teve como tema “Comitês de Bacia: Trabalhando soluções para a sustentabilidade da gestão das águas” apontou mais de 1.300 participantes inscritos que através de mesas de diálogo, conferências, cursos de capacitação e apresentação de experiências exitosas de boas práticas de recursos hídricos, promoveram durante o Encontro, debates, integração das ações desenvolvidas e divulgação do excelente trabalho que estes colegiados têm promovido em nosso país. 
O Encontro integrou os 185 Comitês de Bacia já implementados em nosso país que atualmente envolve direta e indiretamente mais de 70 mil pessoas. Conforme a Semam de Acaraú, no evento, foi grande a interação e a troca de experiências entre todos os Comitês de Bacias do Brasil, fortalecendo o cuidado com a água. 
Todos os Estados brasileiros preveem em suas Leis de Recursos Hídricos a criação e implementação dos Comitês de Bacias que são organismos de bacia que envolvem todos os segmentos da sociedade num processo participativo e compartilhado de gestão dos recursos hídricos, sendo o Brasil um país pioneiro neste tipo de processo democrático e integrado de gestão das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário