sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Enem é realizado neste final de semana


          Neste final de semana, no sábado, 3, e domingo, 4 de novembro, 345 mil cearenses se submeterão às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  No Município de Acaraú, farão o exame desde pessoas que já terminaram os estudos e desejam cursar uma graduação, até pessoas que ainda estão cursando o Ensino Médio e farão as provas para testar os conhecimentos. 
O acarauense Gleison Rodrigues, de 19 anos, terminou o Ensino Médio no ano de 2009, no Liceu Maria Alice Ramos Gomes, de Acaraú. Ele se preparou em casa e fará as provas neste final de semana na Escola Thomaz Pompeu de Souza Brasil, na sede do Município. Quanto às expectativas do candidato, ele relatou que se submeterá ao exame mais para testar os conhecimentos, mas “dependendo da nota, caso consiga pontuação, gostaria de concorrer no Sisu a um curso ligado a área de meio ambiente”, relatou.
A estudante acarauense Iorrana Kéviny, que está cursando o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Souza, em Acaraú, também se submeterá ao exame na Escola Thomaz Pompeu. A aluna fará as provas do Enem para tomar contato com o estilo da prova a título de conhecimento. “Participarei para ficar por dentro do Enem, para ficar sabendo como lidar com essa prova, para me sair bem quando estiver concluindo o Ensino Médio”, destacou. Iorrana não tem certeza ainda do curso superior que vai seguir.
A Secretaria de Educação do Estado do Ceará anunciou que vai fornecer transporte escolar aos candidatos da rede pública. Os alunos da área rural terão hospedagem e alimentação assegurados. No Baixo Acaraú, a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede) está supervisionando para que tudo saia conforme o planejado.
A 3ª Crede promoveu por vários meses um ciclo de palestras com a finalidade de embasar os professores para serem multiplicadores em sala de aula de metodologias que levassem ao estímulo dos alunos para participarem do exame. Um Simulado foi realizado  para testar os conhecimentos dos alunos da rede pública, tendo contado com a participação maciça dos alunos da rede estadual do Baixo Acaraú, que acabaram se inscrevendo no exame.
Várias instituições de ensino em Acaraú servirão como locais de prova para que os alunos possam se submeter ao exame. Os candidatos devem prestar atenção ao horário que devem chegar aos locais de prova, que é o horário de verão (horário de Brasília). O Enem tem se tornado um dos principais canais de acesso às instituições federais de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além de contar na hora de pleitear bolsa de estudo ou financiamento, por meio do Prouni e do Fies.  

As provas
       O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30min. No domingo, 4, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão.

É fundamental que os participantes do exame verifiquem com antecedência, na página do exame na internet, o local designado para a prova.
 O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio. 

Serviço:
Como saber o local de prova e esclarecer dúvidas

Portal do Enem:
http://www.enem.inep.gov.br/ 

Tele-atendimento: 0800-616161 (ligar de telefone fixo ou público)

Nenhum comentário:

Postar um comentário