sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Campus do IFCE em Acaraú promove I Semana da Biologia

Logomarca do curso
de Ciências Biológicas

O Campus Acaraú do IFCE será palco da I Semana da Biologia, entre os dias 12 e 14 de novembro, com o tema “Do mar ao Sertão: valorizando os ecossistemas regionais e a sustentabilidade”. Estão programados mini-cursos, mesas redondas, oficinas e várias palestras que abordam o meio ambiente e a sustentabilidade ambiental. O evento, que acontecerá no auditório da Instituição e nas demais dependências do campus, é aberto ao público e a inscrição é gratuita. O evento, organizado pelos docentes do curso de Ciências Biológicas, é dirigido principalmente a estudantes, profissionais e docentes de biologia e áreas afins.
O credenciamento do evento será realizado no dia 12 de novembro, das 8h às 10h. Em seguida, às 10h, ocorrerá palestra de abertura com o tema “A Importância de Coleções Científicas”, a ser proferida pelo professor Amaurício Lopes, do Campus Acaraú. No período da tarde, às 14h, será proferida palestra com o tema “O consumismo na sociedade”, por Magda Marinho, gestora ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Já às 15h30min, acontecerá a palestra “Programa de combate a fumaça negra de veículo automotor de ciclo diesel”, ministrada por Francisco de Oliveira da Silva, Coordenador do Programa Fumaça Negra, da Semace. Às 18h será ministrada a palestra “Potencial biotecnológico de proteínas de lesmas do mar” pela professora Tallita Tavares, do Campus Acaraú. No período da noite, a partir das 19h, será realizada palestra e debate sobre cinebiologia, tendo a frente Eugênio Pacelli e Joab Dantas, bem como os demais professores do corpo docente do Curso de Ciências Biológicas do Campus Acaraú
No segundo dia do evento, 13 de novembro, no período da manhã, serão realizados minicursos e oficinas. No período da tarde, as atividades iniciarão com pôsteres, seguidos, a partir das 16h, da palestra com o tema “O que é o Programa de Iniciação a Docência (PIBID): a formação de professores de ciências e biologia”, ministrada pela coordenadora institucional do projeto de 2011, Raimunda Olímpia de Aguiar e pelo pró-reitor de ensino do IFCE, Gilmar Lopes. Em seguida, será proferida a palestra “A sustentabilidade na pesca”, por Leonel Ferreira, técnico ambiental da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (SPA). Às 19h20min, a professora Elisângela Sousa, do Campus Acaraú, ministrará a palestra “A potencialidade da produção de alimentos no Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú”. Logo após, às 20h20min, será realizada mesa redonda com o tema “Construções, cultivos e embarcações sustentáveis”, com os professores Armando Fontenelle e Toivi Masih, ambos do Campus Acaraú.
No dia 14 de novembro, durante todo o período da manhã, também ocorrerão minicursos e oficinas. No início da tarde, às 14h será realizada a palestra “Preservação ambiental dos recursos hídricos buscando a sustentabilidade”, por Juliana Oliveira, do Núcleo de Gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos(Cogerh). Às 15h30min, ocorre a palestra “Energia Eólica em Acaraú e região” ministrada por Silvia Honorato, Gerente de Meio Ambiente da empresa IMPSA wind. Às 18h a bióloga Liana Mara, da Associação Caatinga, ministrará a palestra “Unidades de Conservação na Caatinga” que será seguida pela palestra “Adaptações de plantas a ambientes secos” ministrada pela professora Ileane Barros do Campus avançado Jaguaribe. Após o evento, acontecerá uma festa organizada pelos alunos do curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar.
O evento buscará tratar dos temas mais relevantes que envolvem o ambiente semi-árido assim como os ambientes costeiros e sua utilização, reunindo figuras do cenário cearense que tentam, seja pela via acadêmica ou pela via cultural, minimizar os impactos causados pelo homem, buscando um equilíbrio e uma harmonia no ambiente.

Serviço
I Semana da Biologia
Tema: "“Do mar ao Sertão: valorizando os ecossistemas regionais e a sustentabilidade”
Período: de 12 a 14 de novembro de 2012 (manhã, tarde e noite)
Local: IFCE/ Campus Acaraú
Avenida Des. Armando de Sales Louzada, sn, bairro Mons. Edson Magalhães - Acaraú-CE (vizinho ao fórum)
Mais informações pelo telefone: (88)3661.1682

Nenhum comentário:

Postar um comentário