segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Teste da orelhinha" pode ser feito gratuitamente na rede pública de saúde de Bela Cruz

Criança sendo submetida ao exame
Foto: Arquivo da Prefeitura

A Secretaria de Saúde do Município de Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú, tem disponibilizado desde o mês de julho deste ano, de forma gratuita, o Exame de Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT), conhecido popularmente como “TESTE DA ORELHINHA”. Por meio de uma Triagem auditiva neonatal (TAN) é possível detectar precocemente alterações auditivas que poderão interferir na qualidade de vida do indivíduo. Desde que foi implantado, vários bebês já foram submetidos à avaliação em Bela Cruz.
De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Maria Célia Araújo Carvalho, o procedimento é rápido, indolor, não incomoda o bebê e a análise do resultado é imediata. “O exame geralmente é feito com a criança dormindo e leva de 5 a 10 minutos”, explica a secretária. Uma sonda é colocada no conduto auditivo externo (ouvido externo) emitindo um som moderado e o equipamento registra a resposta gerada nas células ciliadas externas da cóclea (ouvido interno).
Para realizar gratuitamente a Triagem Auditiva Neonatal, o “TESTE DA ORELHINHA”, o responsável pelo bebê deve se dirigir ao seu agente de saúde e agendar o atendimento. O serviço é disponibilizado mensalmente em todas as unidades de saúde da família da zona rural e zona urbana do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário