terça-feira, 25 de setembro de 2012

Perímetro do Baixo Acaraú produz grande variedade de culturas

Imagens do Perímetro Irrigado
Arquivo e informações: DNOCS

O perímetro irrigado do Baixo Acaraú, localizado nos municípios de Marco, Bela Cruz e Acaraú, implantado pelo DNOCS e que hoje estabelece uma área produtiva superior a 3.000 hectares foi concebido para produzir agricultura irrigada dentro das mais modernas tecnologias existentes.

Hoje, administrado pela organização de produtores detentores de lotes, de forma colegiada, fundamentada por um convênio de transferência de gestão assinado entre o DNOCS e o Distrito de Irrigação, tem em seu portfólio uma variedade de culturas em produção, com destaque para a fruticultura irrigada. Em sua área, atualmente, os irrigantes plantam e colhem banana, abacaxi, melancia, melão, mamão, maracujá, milho, abóbora, caju, manga, graviola, coco, laranja, goiaba, acerola, sapoti, mandioca, feijão, pimentão, limão, tomate, macaxeira, batata-doce, tangerina, abacate, cana e flores.

Segundo o gerente executivo do Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú – DIBAU, José Luciano Sales, recentemente, membros e técnicos desse polo produtivo estiveram reunidos com o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes, e outros dirigentes, com a finalidade de encontrar soluções para alguns questionamentos sobre uma política voltada para a sustentabilidade daquela área produtiva. Pendências relativas a repasse de recursos para manutenção e melhoria da infraestrutura foram discutidas no encontro.

Luciano Sales solicitou, na ocasião, a instalação de uma agroindústria que viria melhorar o aproveitamento da produção do perímetro, minimizando alguns desperdícios existentes, bem como, recuperação de áreas produtivas. O perímetro tem uma área total de 8.335ha, compreendendo área em produção, área não implantada, e uma reserva indígena de cerca de 590ha. Pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, estão sendo implantados mais 4.196ha, correspondentes à 2ª etapa do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário