segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Municípios da região Norte participam de reunião sobre o Plano Brasil sem Miséria

Divulgação

Morrinhos, Amontada, Sobral e Santana do Acaraú, na região Norte estão entre os 51 municípios cearenses participaram da Oficina Estadual do Plano Brasil sem Miséria. O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 10, e reuniu prefeitos e secretários municipais de ação social.  Na ocasião, foi realizada uma análise técnica e a avaliação das agendas municipais de erradicação da extrema pobreza elaboradas pelos municípios. A iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará também foi uma oportunidade para apresentar os resultados das três oficinas de orientação com os municípios para construção das agendas, realizadas durante os meses de novembro de 2011 e abril e maio de 2012.

Instituído pelo Governo Federal, o Plano Brasil sem Miséria reúne um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil. Além disso, agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica e inclusão produtiva.

Para localizar o público-alvo, será utilizada a estratégia da busca ativa, onde as equipes de profissionais farão uma procura minuciosa na sua área de atuação com o objetivo de localizar, cadastrar e incluir nos programas as famílias em situação de pobreza extrema. Também vão identificar os serviços existentes e a necessidade de criar novas ações para que essa população possa acessar os seus direitos. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) atuarão neste sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário