quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Obras da Central Eólica de Itarema seguem em ritmo acelerado

Movimentação grande de operários e máquinas
A equipe do Vale do Acaraú Notícias esteve hoje na CE-085, onde pode atestar que seguem em ritmo acelerado as obras da Central Eólica Cajucoco, que está sendo instalada na localidade de Córrego do Rio, no município de Itarema,  na região do Baixo Acaraú. Já é possível ver instaladas quase toda a estrutura dos vinte aerogeradores, que vão gerar juntos mais de 30 MW de energia tida como limpa. A previsão é que a eólica já esteja em operação ainda neste ano.
A empresa Energimp, controlada pela argentina Impsa Wind é a proprietária. As obras são realizadas pela empresa de Fortaleza, Cortez Engenharia. A obra é autorizada mediante licença concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) após audiências públicas com a presença do Ministério Público, empresa e a população.
A Central Eólica de Itarema apresenta um investimento de mais de R$ 129 milhões e conta com financiamento, dentre outros, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e com apoio do Governo Federal. E tem a pretensão de gerar energia limpa, ou seja, sem agredir tanto o meio ambiente, sem a utilização de hidrocarbonetos. Coloca-se como uma grande alternativa de geração de energia na região do Baixo Acaraú.
A Impsa não tem limites no seu sonho de expansão. Também serão instaladas eólicas no município de Acaraú, no qual serão edificados os parques de Buriti, Coqueiros, Ventos do Oeste, Lagoa Seca e Garças. Cada central, gera 30 MW, totalizando mais de 120 Mw de capacidade de energia. Um sexto parque, de Araras, será instalado na região, dentro do município de Acaraú. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário