domingo, 26 de agosto de 2012

Baixo Acaraú faz-se representar em Encontro de Povos do Mar

O Encontro aconteceu no SESC Iparana, em Caucaia.
Arquivo: Divulgação
Pescadores e marisqueiros das comunidades litorâneas de Acaraú, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, estão entre as mais de 86 comunidades litorâneas, provenientes de 20 municípios cearenses, que participam do 2º Encontro SESC Povos do Mar, que neste ano tem como tema “Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas”. O evento que se encerra neste domingo, dia 26 de agosto, teve início no dia 22, e está acontecendo na Colônia Ecológica SESC Iparana, no município de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza.
Promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC), a programação conta com exposições das comunidades e oficinas com os eixos temáticos de ofícios e artesanatos e de sabores e saberes. É uma oportunidade ímpar para tratar das culturas, dos problemas e das soluções dos problemas do cotidiano.
O intuito do encontro é promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense.
Neste domingo, acontece a Roda de Conversa Mulheres e Marés com a presença de mulheres que são destaques no cotidiano das comunidades litorâneas. O objetivo é promover um espaço de socialização das vivências e memórias das participantes que se destacam por sua sabedoria, força, garra, luta e determinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário